Pantanal | Marilia Mota Silva | Digestivo Cultural

>>> Manual para revisores novatos
>>> A Copa, o Mundo, é das mulheres
>>> O espelho quebrado da aurora, poemas de Tito Leite
>>> Carta ao(à) escritor(a) em sua primeira edição
Colunistas
>>> Segredos da alma
>>> O Mundo Nunca Foi Tão Intenso Nem Tão Frágil
>>> João Gilberto
>>> Retalhos ao pôr do sol
>>> Pelagem de flor: AMARELO
>>> Fritas acompanham?
>>> K 466
Mais Recentes
>>> A Cabala - Tradição Secreta do Ocidente - Com quadros e ilustrações de Papus pela Pensamento (2005)
>>> Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya - Vol 17 de Masami Kurumada pela Jbc (2012)
>>> As Artes Adivinhatórias - Grafologia - Quiromancia - Morfologia de Papus pela Ciências Ocultas (1989)
>>> No Caminho da Evolução - pelo Espírito Simone de Aparecida D. Talhari pela João Batista (2010)
>>> A Escolha de Nicholas Sparks pela Novo Conceito (2013)
>>> Uma Carta de Amor de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2014)
>>> Um Amor para Recordar de Nicholas Sparks pela Novo Conceito (2015)
>>> À primeira vista de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2014)
>>> O melhor de mim de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2012)
>>> O Casamento de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2012)
>>> Noites de Tormenta de Nicholas Sparks pela Novo Conceito (2011)
>>> Negro e Amargo Blues de James Lee Burke pela Record/ RJ. (1998)
>>> Marcas de Nascença de Sarah Dunant pela Record/ RJ. (1998)
>>> Mistério À Americana- 2: Uma Antologia dos Melhores contos Norte-americanos de Mistério... de Lawrence Block (Editor Convidado/ Vários autores) pela Record/ RJ. (2003)
>>> Camaradas de Miami de José Latour pela Record/ RJ. (2007)
>>> Manual de Sobrevivência Em Recepções Com e Coquetéis Com Bufê Escasso de Angelo Machado/ Ilustrações: Lor pela Ed. Lê/ Belo Horizonte (1998)
>>> Os Corvos de Hollywood de Joseph Wambaugh pela Record/ RJ. (2011)
>>> Querido John de Nicholas Sparks pela Novo Conceito (2010)
>>> Livro Fisiologia Clínica do Sistema Digestório de Carlos Roberto Douglas pela Tecmed (2004)
>>> Primeiros Passos 050 - O que é Magia de João Ribeiro Júnior pela Brasiliense / Abril Cultural (1985)
>>> Livro Defesas no Código de Trânsito Brasileiro de Omar Zanette Tobias pela Tradebook (2014)
>>> Planejamento Tributário à Luz da Jurisprudência de Coordenador: Douglas Yamashita pela Lex (2007)
>>> Tutela Cautelar Nas Falências e Concordatas de Caio Graccho Barretto Junior pela Saraiva/ Sp. (1995)
>>> Livro Estimulação Precoce: Inteligência Emocional e Cognitiva de 0 a 1 Ano de José Luiz França pela Grupo Cultural (2018)
>>> Código Comercial e Legislação Complementar Anotados de Fábio Ulhôa Coelho pela Saraiva/ Sp. (1996)
>>> Direito e Internet - Liberdade de Informação, Privacidade e responsabilidade Civil de Liliana Minardi Paesani pela Atlas (2008)
>>> Dicionário de Estudos Bíblicos de Francisco de Jesus Maria Sarmento pela Rideel (2016)
>>> Livro Transtornos de Aprendizagem e Autismo de Ana Maria Salgado Gómez pela Grupo Cultural (2014)
>>> Livro Patologia de Arnaldo Rocha pela Rideel (2017)
>>> Praticabilidade e Justiça Tributária - Exequibilidade de Lei Tributária e Direitos do Contribuinte de Regina Helena Costa pela Malheiros (2007)
>>> Ayuda o Recolonización? Lecciones de un Fracaso (ed. Ltda) de Tibor Mende pela Siglo Veintuno/ México (1974)
>>> Eficácia nas Concessões, Permissões e Parcerias: Comntários. Jurisprudênci e LegislçãoContém Instrução... de Carlos Pinto Coelho Motta pela Del Rey/ Belo Horizonte (2008)
>>> Livro Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças de Rafael Bisguerra pela Ciranda Cultural (2010)
>>> As Lanças do Crepúsculo de Philippe Descola pela Cosac Naify (2006)
>>> Código Civil Comentado - XV de Luiz Edson Fachin e Carlos Eduardo Pianovski Ruzyz pela Jurídico Atlas (2003)
>>> Viagem ao Afeganistão de Arthur Omar pela Cosac Naify (2010)
>>> Cadernos Etíopes de J.R. Duran pela Cosac Naify (2008)
>>> Dvdteka Español Sì O Curso De Espanhol Da Abril de Abril Coleções pela Abril Coleções (2011)
>>> Photo Poche Nº 5 de Sebastião Salgado pela Cosac Naify (2011)
>>> Coleção Foto Poche Nº 12 de Seydou Keita pela Cosac Naify (2014)
>>> Grande Dicionário Barsa da Língua Portuguesa - 4 Vols + DVD de Equipe Barsa Planeta pela Barsa Planeta (2005)
>>> Código Civil Comentado - Volume XX de Euclides de Oliveira pela Jurídico Atlas (2004)
>>> O manual da raiva de Dr. Les Carter / Dr. Frank Minirth pela Thomas Nelson (2013)
>>> Coleção Barsa Hello Hoobs - Inglês para crianças de Barsa Planeta pela Barsa Planeta (2007)
>>> Coleção Explorando o Ensino Antártica de Diversos Autores pela Ministério da Educação (2009)
>>> Livro História do Brasil Barsa - 4 Livros + CD Interativo de Paulo Nascimento Verano pela Barsa Planeta (2011)
>>> Código Civil Comentado XI - Direito de Empresa de Priscilla M. Correa da Fonseca, Rachel Sztajn pela Atlas (2008)
>>> Introdução á Psicologia Aplicada á Administração de C.G Chaarron -S.M Evers -E.C Fenner pela Saraiva (1976)
COLUNAS

Quarta-feira, 26/8/2015
Pantanal
Marilia Mota Silva

+ de 2500 Acessos

É preciso estar determinada para viajar à meia-noite, com quatro crianças acostumadas a dormir às oito horas. Esse foi o único horário que encontramos, 23:52 para ser exata, de voo direto Rio-Cuiabá. Os outros faziam conexões diversas que acrescentavam pousos e decolagens e horas consideráveis à jornada. Mas, como estávamos mesmo determinados a conhecer o Pantanal nessas férias, fomos em frente.

Vou poupá-los dos detalhes das primeiras horas: a chegada a Cuiabá, o hotel difícil de localizar, na alta madrugada, porque tem um nome online e outro "in loco"; as "reservas vencidas" por ser mais de meia-noite, embora eles estivessem avisados da nossa hora de chegada, e depois de algum impasse, as crianças se deitando nas mochilas, finalmente receber chaves de quartos já ocupados. Detalhes. Antes das quatro da manhã, finalmente pudemos descansar.

A boa notícia é que as "ilhas de excelência" no Brasil estão por toda a parte. Essa viagem, por exemplo, a despeito do começo atrapalhado, foi uma dessas ilhas de profissionalismo. Valeu cada minuto.

Do hotel à Pousada, percorremos cerca de 120 km através de cenários naturais belíssimos, em que a presença humana interfere pouco. Me lembrou o deserto que cobre boa parte do oeste americano. Ali também a estrada é um dos poucos sinais da presença humana. Ali também se pode entrever a soberania da Terra, a beleza da natureza sem a nossa presença. Só que no oeste americano, a faixa escura de asfalto corta um paisagem uniforme, em tons marrons, forte erosão, ar seco, vento e poeira. O Pantanal é o oposto, é tanta vida que supera descrições. Só vendo.

Uma parte ínfima do Pantanal constitui Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Ecológicas. - 94% são propriedade privada, diz o motorista que nos leva à Pousada. - Mas eles não podem mexer em quase nada. A SEMA (Secretaria do Meio-Ambiente) vigia. Mas nem precisava. O Pantanal se defende sozinho, acrescenta com gosto. - Metade do ano ele fica alagado. Não dá pra formar fazenda, plantar soja. Não tem jeito.

Gado, sim. Gado vive em harmonia com o ciclo das águas. Veem-se belas boiadas, zebus imponentes e cavalos em campo aberto entre bandos de aves, a extraordinária fauna que vive sem susto por ali.

De vez em quando o motorista parava na estrada para nos mostrar um jacaré à espreita, um bando de capivaras atravessando o rio, uma siriema, um tuiuiu.

Assim que chegamos na Pousada, o guia nos levou à sala de mapas, onde aprendemos alguma coisa sobre a geografia do Pantanal.

São cerca de 150 mil km² no território brasileiro (só pra dar uma ideia, Portugal tem 92 mil km²) a maior parte fica no Mato Grosso do Sul, avançando até Bolivia e Paraguai ; situamos nossa Pousada no mapa (MT) e o trecho do rio que iríamos explorar no dia seguinte.

Os rios que irrigam o Pantanal nascem em um platô fora da região pantaneira: um delicado ecossistema. Os que nascem do outro lado desse platô correm para o norte e formam a bacia amazônica.

Manhã inteira rio acima, rio Mutum, amplo e secreto com seus labirintos de igarapés, e piranhas, capivaras, ariranhas, jacarés. Pássaros e aves magníficos em seu habitat, indiferentes à nossa presença. Fomos pescar piranha durante uma tarde até o anoitecer. Pescar é fácil, até as crianças pescaram várias. Tirar a bichinha do anzol exige conhecimento e coragem. Um peixinho pouco maior que um lambari, mas com olhos vorazes, não leva dois segundos para destruir um talo de aguapé.

Fomos fazer um safari à tarde, com a esperança de ver araras azuis, cada vez mais raras. Ficamos à espreita junto à árvore manduvi, e elas chegaram barulhentas, mas fugiram assim que deram com nossa presença.

Fizemos caminhada pela mata, aprendendo sobre a vegetaçao local que abriga plantas de ecossistemas diversos, do cerrado, da Amazonia, do chaco.

Num dos passeios, fomos à vila de Dona Joana, onde só se chega de barco. Com tudo isso, o ponto alto para as crianças foi o passeio a cavalo, três horas cavalgando pelo mato, por trilhas ou campo aberto, por terrenos alagados, parando aqui e ali pra admirar uma coruja buraqueira, uma teia de aranha gigante ou o voo de um colhereiro.

A Pousada estava lotada nos dias em que estivemos lá, em meados de julho. No restaurante só se ouvia lingua estrangeira. No fim de semana chegou um grupo de brasileiros, só homens: vieram pescar. O guia disse que 85 a 90% dos hóspedes são europeus, alemães e ingleses, principalmente: pessoas que procuram esses santuários no mundo inteiro.

As Pousadas no Pantanal, distantes, naturalmente, das cidades, incluem no preço da diária, os translados de e para o aeroporto, todas as refeições, passeios e excursões, e o guia que nos recebe e acompanha durante toda a estada.

Tivemos sorte. Nosso guia, o biólogo Bruno Grolli Carvalho, conquistou as crianças e despertou seu interesse com sua paixão e conhecimento da natureza.

No dia de vir embora, a seu convite, acordamos às cinco da manhã para ver o sol nascer. Em meio aos jacarés que costumam se reunir junto do embarcadouro, embarcamos em duas canoas e subimos o rio, remando, ainda no escuro. Até que o sol despontou e com ele a gritaria, a algazarra das aves e dos bichos. E nós ali em silêncio, amanhecendo junto.