Reflexões boêmias sobre música | Milton Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Alice e a História do Cinema
>>> Com-por
>>> Revista Ato
>>> Juntos e Shallow Now
>>> Contos Clássicos de Fantasma
>>> O bom, o ruim (e o crítico no meio)
>>> O surpreendente Museu da Língua Portuguesa
>>> As Últimas, de Pedro Doria e Carla Rodrigues
>>> Kafka: esse estranho
>>> Live: tecnologia e escola
Mais Recentes
>>> Livro Culinária A Revolução da Cerveja Artesanal Como Um Grupo de Microcervejeiros Está Transformando a Bebida Mais Apreciada do Mundo de Steve Hindy pela Tapioca (2015)
>>> Os Contos Da Furb de Vários Autores pela Acadêmica (1979)
>>> Livro Literatura Estrangeira Esta é uma História de Amor de Jessica Thompson pela Novo Conceito (2014)
>>> As Montanhas Cantam de Nguyễn Phan Quế Mai pela Tag (2023)
>>> Livro Pedagogia Sociologia Educacional de Rudolf Lenhard pela Pioneira (1974)
>>> Livro Religião Busca e Acharás de Francisco Cândido Xavier pela Ideal (1977)
>>> Livro Culinária The Audacity of Hops de Tom Acitelli pela Chicago Review Press (2013)
>>> Livro Economia O Que a China Pensa? de Mark Leonard pela Larousse do Brasil (2008)
>>> Livro Sociologia Cidades Rebeldes Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil Tinta Vermelha de Vários Autores pela Boitempo (2013)
>>> Livro de Bolso Literatura Estrangeira La Clave Gaudí de Esteban Marlín e Andreu Carranza pela Debolsillo (2009)
>>> El Bhagavad-gita Tal Como Es de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada pela The Bhaktivedanta Book Trust (2008)
>>> Livro Literatura Estrangeira Travessuras da Menina Má de Mário Vargas Llosa pela Alfaguara Brasil (2006)
>>> Livro Sociologia Da Divisão do Trabalho Social Biblioteca do Pensamento Moderno de Émile Durkheim pela Wmf Martins Fontes (2010)
>>> Livro Sociologia Curso Livre Marx-engels A Criação Destruidora de José pela José Paulo Netto (2015)
>>> Livro Estação Carandiru de Drauzio Varella pela Companhia das Letras (1999)
>>> Livro Infantil Sonho De Uma Noite de Verão de William Shakespeare pela Scipione
>>> Clínica e Laboratório - Interpretação Clínica das Provas Laboratoriais de Rubens Xavier Guimarães; Celso Carlos de Campos Guerra pela Sarvier (1983)
>>> O Poder do Subconsciente de Joseph Murphy pela Record
>>> Livro Culinária Nem Garfo Nem Faca de Rosa Belluzzo pela Senac Sp (2010)
>>> Uma Declaração de Amor de Wilson Frungilo Jr. pela Ide
>>> Livro Para Entender o Capital Livro I de Ignacio de Loyola Brandão pela Boitempo (2013)
>>> Livro Psicologia Criando Meninas de Giselda Preuschoff pela Fundamento
>>> Cura para os Traumas Emocionais de David A. Seamands pela Betânia (1994)
>>> Apologia da História de Marc Bloch pela Zahar (2002)
>>> Livro Poesia Coisas de Você de A. R. Rogerí pela Zanzalás (1978)
COLUNAS

Quinta-feira, 25/12/2008
Reflexões boêmias sobre música
Milton Ribeiro
+ de 4200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Não sou tão original quanto Glenn Gould. Gosto de concertos e de gravações ao vivo. Acho as últimas quase sempre superiores às de estúdio. Freqüento concertos ― principalmente aqueles de preços camaradas ― e creio que eles sejam experiências fundamentais tanto para o músico quanto para a platéia. Ver uma obra ser interpretada é uma experiência muito diferente de apenas ouvi-la. O jogo entre os instrumentos, a dinâmica, o trabalho dos grupos instrumentais de uma orquestra, por exemplo, é algo que enriquece muito a audição e, quando voltamos a ouvir a mesma música em nossa casa, as imagens da execução nos acompanharão.

Mas tenho restrições à escolha de repertório da esmagadora maioria dos concertos, cada vez mais conservadora e heterogênea. A escolha é conservadora porque o solista e o produtor não gostam de arriscar, trilhando via de regra o batido mainstream do repertório. Porém, amigos, há uma imensa distância entre o repertório destes museus sonoros que são nossas atuais salas de concerto e a variedade da oferta de música em CD ou em MP3. Tal distância não precisaria ser tão grande, até porque, excetuando-se os casos Gould-like, quem grava normalmente já apresentou a obra em concertos. Mas nos concertos terceiro-mundistas. Mesmo que um solista ou grupo tenha maior intimidade com determinado compositor ou período, os executantes apresentarão as obras mais óbvias e conhecidas, as de aplauso fácil. Não parece haver grande interesse em surpreender o público com algo diferente. E a heterogeneidade? Credo, dia desses fui a um concerto onde eram interpretados Mozart, Rossini, música para "trompa alpina", Shostakovich e Bartók. Alguém pode conceber cardápio mais variado? Qual é a intenção? É a de satisfazer o maior número de ouvintes ou irritá-los?

Já no amplo mundo dos CDs existe oferta de todo o tipo de música, há a possibilidade de se ouvir 90% das obras dos principais compositores. Os catálogos das gravadoras são potencialmente sempre crescentes, podem ir se ampliando através dos anos (principalmente no caso da Naxos, que tem este objetivo). Hoje ― se pudermos dispor de muito dinheiro e de um considerável limite de crédito em nosso cartão internacional ―, podemos realizar qualquer desejo auditivo. Se você quiser a integral das Cantatas de Bach, por exemplo, basta pagar uns R$ 3.000,00 que logo chegarão via Sedex centenas de cantores berrando na sua casa.

A parte financeira é um tremendo problema para alguém que seja doido por música clássica. Os blogs como PQP Bach e seus congêneres resolvem parcialmente o caso. Nossa necessidade de ouvir diferentes gravações de uma obra que amamos é uma coisa que o ouvinte comum não entende. Uma vez que The White Album dos Beatles foi adquirido, o problema está resolvido. O Álbum Branco sempre será o melhor registro do Álbum Branco, creio. O resto são regravações de músicas isoladas. O mesmo não vale para uma sonata de Beethoven, até porque Beethoven não deixou quaisquer registros sonoros. Simplesmente temos uma grave compulsão por ouvir a sonata "x" por Pollini, Arrau, Freire, Uchida, Richter, Gould, Pires, Kissin, Gilels etc. Amigos meus que só se interessam por literatura ficam pasmos ante a necessidade de se ouvir (ou possuir) várias gravações da mesma sonata. Para quê?, perguntam eles. Eles não imaginam a nossa felicidade ao descobrirmos aquele pequeno detalhe, aquela sutil intenção do compositor que apenas Pollini ou outro regente ou solista soube mostrar. Eles não imaginam como podemos discordar alegremente elogiando ou detratando uma concepção que esteja muito perto ou longe daquilo que nosso ouvido considera o ideal.

A gente é assim, não adianta. A gente gosta é disto que transcrevo a seguir (transcrição ipsis litteris deste post, que é meu):

"Numa noite fria do século XVIII, Bach escrevia a Chacona da Partita Nº 2 para violino solo. A música partia de sua imaginação (1) para o violino (2), no qual era testada, e daí para o papel (3). Anos depois, foi copiada (4) e publicada (5). Hoje, o violinista lê a Chacona (6) e de seus olhos passa o que está escrito ao violino (9) utilizando para isso seu controverso cérebro (7) e sua instável, ou não, técnica (8). Do violino, a música passa a um engenheiro de som (10) que a grava em um equipamento (11), para só então chegar ao ouvinte (12), que se desmilingúi àquilo.

Na variação entre todas essas passagens e comunicações, está a infindável diversidade das interpretações. Mas ainda faltam elos, como a qualidade do violino ― e se seu som for divino ou de lata, e se ele for um instrumento original ou moderno? E o calibre do violinista? E seu senso de estilo e vivências? E o ouvinte? E. as verdadeiras intenções de Bach? Desejava ele que o pequeno violino tomasse as proporções gigantescas e polifônicas do órgão? Mesmo?

E depois tem gente que acha chata a música erudita."

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado no blog de Milton Ribeiro.


Milton Ribeiro
Porto Alegre, 25/12/2008

Mais Milton Ribeiro
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
27/2/2009
21h01min
Existe uma outra questão. Em média, o ouvinte de música erudita é bastante conservador. Ele prefere ouvir cinquenta vezes o "Concerto imperador", de Beethoven, do que uma peça curta contemporânea, mesmo quando acessível, como no caso da "Sinfonia n.4 de Rubbra" ou a "Sinfonia Céltica" do Bantock. É claro que o elitismo da música atonal/dodecafônica afastou o ouvinte, ela criou uma barreira ao separar uma elite iniciada do ouvinte comum. Mas mesmo que fosse acessível, dificilmente o ouvinte de música erudita abandonaria seus ícones.
[Leia outros Comentários de Renato]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Equilibrista Das Seis Cordas - Metodo De Violão Para Crianças
Silvana Mariani
Ufpr
(2002)



O Cancer
Riad Naim Younes
Publifolha
(2001)



Espanol Si 11
Abril
Abril
(2009)



Seculo Do Conforto - The Age Of Comfort
Joan Dejean
Civilização Brasileira
(2012)



Nova Antologia poética
Vinicius de Moraes
Companhia das letras
(2003)



O Princípio da Prevalência dos Direitos Humanos (lacrado)
Vivianny Galvão
Lumen Juris
(2016)



O testamento mágico dos ciganos
E. Leão Maia
Vega
(1978)



Livro Capa Dura Economia The Commanding Heights The battle between gobernment and the marketplace that is remaking the modern world
Daniel Yergin; Joseph Stanislaw
Simon & Schuster
(1998)



Nanquim Contos e Cronicas de Tematica Livre
Alfer Medeiros
Andross
(2015)



Pós Modernidade e Conhecimento (lacrado)
Ernâni Lampert, Maíra Baumgarten, Humberto Calloni
Sulina
(2005)





busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês