Seguindo com arte | Taís Kerche | Digestivo Cultural

busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Revista Ato
>>> Juntos e Shallow Now
>>> Contos Clássicos de Fantasma
>>> O bom, o ruim (e o crítico no meio)
>>> O surpreendente Museu da Língua Portuguesa
>>> As Últimas, de Pedro Doria e Carla Rodrigues
>>> Kafka: esse estranho
>>> Live: tecnologia e escola
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Política versus literatura
Mais Recentes
>>> Colors Of The Tropics: Eden On The Equator de Berndt Fischer pela C J Bucher Verlag Gmbh (2008)
>>> Mata Atlântica - Atlantic Rain Forest de Judith Cortesão e outros pela Index - Fundação Mata Atlântica (1991)
>>> Americae Praeterita Eventa de Helmut Andrä - Edgard de Cerqueira falcão pela Universidade de São paulo (1966)
>>> Arte da África - Obras-primas do Museu Etnológico de Berlim de Alfana Hug - Peter Junge pela Ccbb (2004)
>>> Picasso: Guerra Y Paz de María Teresa Ocaña pela El Cep I La Nansa Edicions (2004)
>>> Portugual - gentes, cores, saudades de Sergio Telles pela Record
>>> 500 yers of Arquitecture in The Cuban Society - 500 años de Arquitectura en la sociedad Cubana de Vários Autores pela Simar (2002)
>>> Praia da Saudade - A História do Iate Clube do Rio de Janeiro 1920 - 2005 de Hélio Barroso pela Iate Clube do Rio de janeiro (2005)
>>> Tradições Negras, Políticas Brancas de Gabriel O. Alvarez - Luiz Santos pela Ministério da Previdência Social (2006)
>>> Poesia da Imagem, Poesia da Palavra de Seed - Secretaria de Estado de Educação PR pela Governo do Estado do Paraná (2010)
>>> Sandman - Fim dos Mundos de Neil Gaiman pela Conrad (2007)
>>> Índios - Os Primeiros Brasileiros de João Pacheco Oliveira pela Sesc SP (2008)
>>> Livro Educação em Foco de Sílvia Regina Teixeira Pinto de Albuquerque pela Ottoni (2011)
>>> Livro O Mistério da Caixa Preta , Violência e criminalidade de Pedro Scuro Neto, PH.D. pela Oliveiras Mendes (1998)
>>> Cristianismo E Espiritismo de Léon Denis pela Bibliomundi Serviços Digitais Ltda (2024)
>>> Livro Tratado De Comunicacão Organizaciona e Política de Gaudência Torquato pela Thomson Learning (2004)
>>> Livro Mensageiro Da Cruz de Watchman Nee pela Vida (2009)
>>> Los Hermanos Karamazov II de Fiodor M. Dostoyevski pela Altaya (1995)
>>> Renda Fixa Não é Fixa! de Marília Fontes pela Empiricus (2017)
>>> Entre Necessidade E Desejo. Diálogos Da Psicologia Com A Religião de Geraldo José De Paiva pela Loyola (2001)
>>> Recomece de Bráulio Bessa pela Sextante (2018)
>>> O Príncipe Medroso E Outros Contos Africanos de Anna Soler-pont pela Companhia Das Letras (2015)
>>> Dicionário Alemão-português de Leonardo Tochtrop pela Globo (1943)
>>> A Arte De Escrever Bem. Um Guia Para Jornalistas E Profissionais Do Texto de Dad Squarisi e Arlete Salvador pela Contexto (2015)
>>> Entre Passos E Rastros de Berta Waldman pela Perspectiva (2002)
COLUNAS >>> Especial Quem vale a pena seguir

Quinta-feira, 4/6/2009
Seguindo com arte
Taís Kerche
+ de 5900 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Antes de surgir o Twitter, indo mais pra trás, mas muito mais pra trás, antes mesmo da criação da roda, os seres humanos seguem alguém ou são seguidos. Só somos o que somos porque alguém começou a ser. Admiramos, nos inspiramos, imitamos e, em alguns casos raros, transcendemos. Nos espelhar em alguém ou nos alimentar dos feitos de alguém é algo natural e intrínseco.

Não poderia ser diferente com a minha pessoa. Desde que me conheço por gente, tenho seguido pessoas e me inspirado em muitas. Beirando os trinta anos, acredito ter um repertório bacaninha para eleger os dez mais. Tarefa difícil, árdua e pesada. Pois há gente boa demais por aí. Só no Twitter, sigo 129 seres. Alguns por admiração, outros por curiosidade e outros por pura busca de informações, para me manter "antenada". Há muitos outros que gostaria de seguir, mas acredito que não estão dispostos a esta tecnologia, como, por exemplo, o Saramago.

Dentre os escritores, José Saramago me faz querer ler toda a sua obra. Ele me desafia com sua narrativa densa, de períodos longos, cheios de vírgulas e diálogos entre personagens diferenciados apenas pela letra maiúscula no início de cada fala. Me pergunto: se Saramago estivesse no Twitter, como ele lidaria com os 140 caracteres? Mas ele não está tão distante assim da tecnologia. O escritor possui um blog, o Caderno de Saramago, que eu sigo por RSS, com grade afinco. No ano passado, quando soube que o escritor português estaria em terras brasileiras para lançar A viagem do elefante, seu último romance, fiz de tudo para conseguir estar presente no Sesc Pinheiros e seguir por alguns minutos seus passos e suas ideias no palco do Teatro Paulo Autran.

E no teatro também tenho as minhas preferências. Sigo alguns dramaturgos. As montagens de Antunes Filho, com suas alegorias, me fazem sair de casa e adentrar o teatro de peito aberto para decifrar cada imagem composta por ele. É sempre bom ver um Nelson Rodrigues no palco de Antunes, como aconteceu com Senhora dos Afogados no ano passado. E no teatro também estou começando a seguir Marcelo Rubens Paiva, além de segui-lo no blog. Depois de ter visto No retrovisor duas vezes, pretendo não perder mais nenhuma de suas peças ricas em reflexões sobre relacionamentos. No caso de No retrovisor, era a amizade o tema central. Como pano de fundo, a década de 80. E estou preparadíssima para assistir A noite mais fria do ano que voltará em cartaz em breve.

Por falar em Marcelo, sigo com todo afinco Marcelo Tas, no Twitter, no blog, no CQC. O sigo por pura admiração com seu jeito de pensar, se comunicar e fazer jornalismo. No Twitter, mais de 50.000 seguidores. Eu não poderia ser diferente. Marcelo Tristão Ataíde de Souza fala a nossa língua. Do Ernesto Varela, passando pelo Professor Tibúrcio e agora como homem de preto no polêmico Custe o Que Custar. Aliás, programa pelo qual nutro uma paixão que me faz ser muito parcial em minhas opiniões.

Voltando às pessoas que sigo e no clima "CQCiano", no Twitter me divirto com a acidez de Rafinha Bastos, que expande sua arte de insultar além dos palcos, diariamente me fazendo rir. Seus comentários são dignos de vários RTs (retwitters).

E a arte de insultar é para poucos. No cinema, o diretor dinamarquês Lars Von Trier faz isso muito bem, com grande maestria. Faço questão de me dirigir ao cinema mais próximo quando sei que um dos seus filmes está em cartaz. Acredito que ele seja um dos cineastas que mais toca nas feridas do ser humano, e eu gosto disso. As imperfeições precisam ser relatadas sempre que possível e de todos os ângulos. Em Manderlay, Von Trier aborda a questão racial e suas crueldades na época da escravatura. Ele mostra as fragilidades, crueldades e podridões humanas tanto do lado escravocrata quanto do lado escravo. Dizendo em letras garrafais que ninguém é tão injustiçado assim, há sempre uma parcela de culpa nos dois lados da história.

Outro cineasta que consegue transpor para as telas histórias com um cunho social grande e que me instiga bastante é Fernando Meirelles. Ele reflete na tela exatamente o que eu gostaria de fazer caso fosse cineasta. Pretensão que tive um dia na vida, mas que não deu certo. Desde Domésticas até a adaptação de Ensaio sobre a cegueira, de Saramago, vi todos os seus filmes na telona, inclusive Cidade de Deus, mais de uma vez, confesso!

E mais de uma vez adentrei teatros e casas de shows para ver e ouvir Ney Matogrosso. Desde que conquistei uma independência financeira, adquiro ingressos para seus shows com uma alegria estonteante, pois é um alimento para a alma, para o corpo, inclusive o coração e o cérebro. Seus shows, com temas bem definidos, focados em artistas da música brasileira ― como Cartola e o Chico Buarque ― ou focados em um tipo de música ― como no Canto em qualquer canto, em que ele é acompanhado apenas por instrumentos de corda, viola, violão e violoncelo ―, fazem a diferença e inspiram a nos aprofundar naquilo que gostamos até esgotar todo o conhecimento.

E faço exatamente isso com o artista que está no topo da minha lista de artistas pelos quais tenho adoração: Chico Buarque. Eu e mais uma grande porcentagem da população feminina mundial e algum público masculino considerável. Tenho certeza de que o seguimos completamente às cegas. Entre um CD e um livro, ou vice-versa, lá estamos nós em shows, palestras, lançamentos. Todos os livros lidos, CDs escutados e suas músicas dissecadas até o entendimento total de suas letras. A riqueza nas letras nos faz entender o mundo ao nosso redor. Sentimentalmente, culturalmente, historicamente. E não é exagero, basta folhear livros dedicados à análise de suas obras. Se acha que já conhece tudo, ainda há muito, mas muito a conhecer. Me alimento de Chico Buarque quase todos os dias, para pensar melhor, escrever melhor e sentir melhor.

E, para finalizar essa lista dos dez mais, o último a quem sigo é meu coração. Pode ser piegas, mas é verdade. Não o escute, não o siga para ver o que acontece! A vida não anda e, se anda, pega o caminho errado.


Taís Kerche
São Paulo, 4/6/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cactos Implacáveis: entrevista com Ronald Polito de Jardel Dias Cavalcanti


Mais Taís Kerche
Mais Especial Quem vale a pena seguir
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
15/6/2009
14h19min
Muito bom texto. Apesar de não conhecer todos os que foram citados, Saramago, Chico, Ney, e o CQC (todos assim, com intimidade mesmo...) são referências que não deveriam estar de fora da vida de ninguém. E, sim, tudo só valerá a pena se seguirmos nosso coração. (Que mal há em ser piegas quando o que se quer é ser sincero?)
[Leia outros Comentários de Daniel]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Solidão do Céu
Rosiane Rodrigues
Viva
(2015)



Sister Carrie
Theodore Dreiser
Perennial Classic
(1965)



Padre Elias - Um Apocalipse
Michael D. O'brien
Vide
(2014)



Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Plt 412
Josiane C. Cintra / Outros
Anhanguera
(2011)



Últimos Cantos
Gonçalves Dias
Redacional
(2016)



El Secreto Del Boticario
Candace Robb
Emecé
(1997)



Livro Infanto Juvenis Robin Hood
Joana Mantovani Garbelotto
Ftd
(2011)



101 Idéias Para Curtir Com Seu Filho (Antes de Ele Completar 10 Anos)
Paula Perim
Globo
(2007)



A Mulher do Silva
Luis Fernando Veríssimo
L&pm
(1984)



Livro Infanto Juvenis O Fantasma de Canterville Coleção de mão em mão volume 8
Oscar Wilde
Smc
(2018)





busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês