Aqui o sol nasce primeiro | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
39612 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto, em setembro
>>> Rolê Cultural do CCBB celebra o Dia do Patrimônio com visitas mediadas sobre memória e cultura
>>> Transformação, propósito, fé e inteligência emocional
>>> Festival de Inverno de Bonito(MS), de 20 a 24 de agosto, completa 24 anos de festa!
>>> Bourbon Street Fest 20 Anos, de 24 a 31 de agosto, na casa, no Parque Villa Lobos e na rua
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Chegou a hora de pensar no pós-redes sociais
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
Colunistas
Últimos Posts
>>> Into the Void by Dirty Women
>>> André Marsiglia explica a Magnitsky
>>> Felca sobre 'adultização'
>>> Ted Chiang sobre LLMs e veganismo
>>> Glenn Greenwald sobre as sanções em curso
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
Últimos Posts
>>> Jazz: música, política e liberdade
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um Furto
>>> É a mãe!
>>> Projeto Itália ― Parte II
>>> Manet no Rio de Janeiro
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Vida virtual, vida real
>>> Caro Francis
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Crônica: o novo jornalismo?
Mais Recentes
>>> Catálogo Obras de Arte Câmara e Senado Exposição Comemorativa dos 180 Anos do Poder Legislativo de Museu da Câmera do Deputados pela Museu da Câmera do Deputados (2003)
>>> Mauá: Empresário do Império de Jorge Caldeira pela Companhia Das Letras (1995)
>>> Catálogo Exposição Os Inumeráveis Estados do Ser de Museu de Imagens do Inconsciente pela Estúdio Gráfico Fotolito (1987)
>>> O Prazer de Pensar de João Amado pela Edições 70
>>> Borogodança de Nelson Job pela Folio Digital (2024)
>>> Desdobramentos do Corpo no século XXI de Maria Conceição Monteiro pela Caetés (2016)
>>> Riptide (first time in paperback) de Catherine Coulter pela Jove Books (2001)
>>> Cliffhanger - illustrated by Nick Sharratt de Jacqueline Wilson pela Corgi Yearling Books (1998)
>>> Fases da Vida de Monica Rodrigues pela Autor (1983)
>>> History and Philosophy of Science - Selected papers de Joseph W. Dauben e Virginia Staudt Sexton pela The Ney York Academy (1983)
>>> Noções Básicas de Serviço Social de Casos de Elizabeth Nicholds pela Agir (1964)
>>> Pergunte ao Seu Anjo: um guia prático para lidar com os mensageiros do céu e fortalecer e enriquecer a sua vida de Alma Daniel; Timothy Wyllie; Andrew Ramer pela Pensamento (1998)
>>> A República 3000 - coleção calouro maior de Menotti Del Picchia pela Ediouro
>>> Força Interior: Ensinamentos práticos para uma vida melhor (Capa. Dura) de Carlos França pela Círculo do Livro (1988)
>>> O Andar Do Bebado - Como O Acaso Determina Nossas Vidas de Leonard Mlodinow pela Zahar (2009)
>>> Sontag - Vida E Obra de Benjamin Moser pela Companhia Das Letras (2019)
>>> Cada Despedida de Mariana Dimopulos pela Roça Nova (2021)
>>> Joao Maria Matilde de Marcela Dantes pela Autêntica (2022)
>>> Artigo 353 Do Codigo Penal de Tanguy Viel pela Rádio Londres (2020)
>>> E Dificil Ser Deus de Arkadi E Boris Strugatski pela Rádio Londres (2020)
>>> Outra Novelinha Russa (capa dura) de Gonzalo Maier pela Dublinense (2022)
>>> Migalhas De Joaquim Nabuco volume I de Joaquim Nabuco pela Migalhas (2015)
>>> O mistério do 5 estrelas (21º edição - 22º reimpressão) de Marcos Rey pela Global (2021)
>>> O mistério do 5 estrelas (21º edição - 20º reimpressão) de Marcos Rey pela Global (2019)
>>> Nao Me Pergunte Jamais de Natalia Ginzburg pela Ayine (2022)
COLUNAS

Quinta-feira, 8/11/2001
Aqui o sol nasce primeiro
Adriana Baggio
+ de 8700 Acessos
+ 6 Comentário(s)

O mar nunca esteve tão lindo como nesses últimos dias. Está de uma cor verde azulada pra lá de convidativa. Na hora do almoço a maré baixa, e mostra uma grande faixa de areia, branca e limpa, já que há poucos banhistas. Tenho a sorte de morar em frente a essa paisagem, e na hora do almoço dá vontade de atravessar a rua, correr pela areia e cair na água. E no começo da noite, quando a lua está cheia, ilumina toda a praia e forma um reflexo dourado no mar. Todas essas vezes que admiro a beleza desta cidade, me pergunto porque João Pessoa é tão desprezada pelo turismo.

Mas não sou apenas eu a questionar. A imprensa, os empresários, o governo, todos debatem e se debatem em busca de uma explicação e de uma saída para o problema. Segundo um artigo em um jornal diário desta semana, a Paraíba perde em turismo até para o Piauí. Que me desculpem os moradores deste estado pela preposição utilizada. Apenas reproduzo o que diz o artigo. A comparação negativa com o Piauí se deve ao fato de que sua capital não fica no litoral, ao contrário de todas as outras do Nordeste, e o litoral também não tem o mesmo apelo que o de outros estados.

Antes de tentar responder a questão da nossa baixa estima turística, gostaria de argumentar sobre o potencial que a Paraíba apresenta. Temos mais de 130 km de litoral formado por baías, enseadas, praias bravas, praias mansas, praias com falésias, praias com recifes, bancos de areia, pedras, enfim, todos os elementos que agregam beleza e interesse a uma praia. Temos até uma praia de nudismo, que por sinal recebe visitantes que ficam por lá mesmo e nem chegam à capital. No interior, a Paraíba guarda antigos engenhos de açúcar e marcas mais históricas ainda, como as pegadas de dinossauro e pinturas rupestres. Sem falar no turismo sertanejo, no qual o próprio clima e aspecto geográfico são atrações para pessoas que moram em locais de vegetação verde a abundante. Existem ainda regiões para a prática de esportes radicais, outro apelo para turismo temático. Ou seja, a Paraíba está repleta de atrações naturais.

João Pessoa tem um charme, a meu ver, que é conservar alguns aspectos de uma cidade calma, tranqüila. Ao contrário de outras capitais nordestinas, como Maceió, por exemplo, a orla pessoense ainda conserva ares de praia mesmo. Existe uma lei de zoneamento que proíbe a construção de grandes edifícios na orla. Assim, a beira da praia conta com casas das décadas de 50, 60 e 70 junto com novas residências, prédios baixos, hotéis e pousadas, bares e restaurantes. Tem cara de cidade para morar, e não para visitar. Por mais que isso pareça desencorajador turisticamente, acredito que na realidade é um diferencial. As pessoas que viajam querem conhecer novos lugares justamente pela diferença em relação a seus locais de origem. Quando se começa a ter uma pasteurização na paisagem, perde-se também a identidade.

Tantos aspectos positivos às vezes perdem seu destaque em contraste com a falta de estrutura e serviços que a cidade apresenta. Já adianto que sempre há exceções, mas no geral, os estabelecimentos pecam no serviço. Garçons, vendedores, balconistas, todos precisam de mais treinamento e melhores condições de trabalho. Se nos restaurantes "da cidade" já existem problemas, naqueles que ficam à beira mar a coisa é pior ainda. Na verdade são grandes bares, com barracas na areia, que servem a cerveja quente, o coco gelado quente, e a comida fria. O som é muito alto, é difícil conseguir a atenção do garçom e os banheiros... bem, isso nem se fala. Mas parece que pouca gente se importa, porque esses lugares vivem cheios. Mas pergunto: vivem cheios de turistas? Acho que não. Um turista mal atendido talvez nem tenha a oportunidade de voltar para o bar, pela brevidade de sua visita, mas com certeza vai desencorajar seus amigos que por acaso estejam pensando em visitar João Pessoa. É essa falta de visão no futuro que acho uma das principais causas do problema turístico daqui. Parece que os empresários e comerciantes vivem para o hoje, mas esquecem de construir a boa imagem de seu estabelecimento e de sua cidade.

Um outro problema apontado é a falta de grandes hotéis e resorts, em comparação com Bahia e Pernambuco, que investem firme neste segmento. Talvez a Paraíba não deva tentar seguir por essa linha. Penso que seria muito mais efetivo assumir a identidade de uma cidade calma, tranqüila e hospitaleira. O turismo estadual deve seguir pelo mesmo caminho. Um dos preceitos básicos do marketing é que, se for difícil concorrer em determinada categoria, inaugure outra e seja pioneiro! Preceitos esses que o pessoal do marketing da PBTUR, órgão estadual de turismo, deveria conhecer e aplicar. Mas aí entra outro problema, de raízes mais profundas e efeitos devastadores: cargos como o de Diretor do Marketing da PBTUR, por exemplo, são usados como moeda de troca por favores políticos. E a Paraíba sente até hoje o maltrato causado pela má administração política do estado.

Em contrapartida, quem trata bem seu produto turístico é a cidade de Campina Grande, segunda maior do estado, e rival da capital tanto em relação à população quanto politicamente (o atual prefeito de Campina Grande, Cássio Cunha Lima, filho do senador "pistoleiro" Ronaldo Cunha Lima, é arquiinimigo do governador do estado, José Maranhão). Campina Grande está descobrindo seu nicho e é responsável por grandes eventos de alcance nacional, sem tentar concorrer com outros destinos mais fortes e famosos, mas "inaugurando" ou potencializando suas próprias categorias no mercado turístico. Para que tentar brigar com Recife ou Salvador durante o Carnaval? Nesta época, Campina Grande promove o Encontro da Nova Consciência, um evento ecumênico, que reúne gente de todas as religiões e de várias partes do Brasil do exterior. A cidade fica lotada, os hotéis ficam lotados... O carnaval de Campina – a Micarande – é fora de época, e também lota a cidade. No meio do ano a cidade tem o São João (o maior do mundo, dizem eles) e um Festival de Inverno, também com ótimos resultados turísticos.

A iniciativa de Campina deveria servir de exemplo para a organização turística da Paraíba toda. A começar pelo marketing. Enquanto Campina batizou sua festa junina de "O Maior são João do Mundo", um slogan que está gravado na cabeça de muita gente (como todos os bons slogans), a Paraíba teve 38 campanhas de incentivo ao turismo durante 41 anos de atuação da PBTUR. Como é que alguém vai gravar uma "marca" que muda quase todo ano?

Com base nessa reflexão toda que está aí, me convenço que, além dos problemas políticos e financeiros, falta identidade para a Paraíba deslanchar como destino turístico. Não existem profissionais qualificados trabalhando nisso. Para encerrar este texto e para dar um exemplo da incompetência que eu propago: na lista telefônica (de responsabilidade da incompetentíssima Telemar), o número divulgado para informações turísticas, tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande, é o mesmo. Mas o pior é que esse número é de um restaurante de comida árabe, delicioso, por sinal. Por infelicidade, o restaurante fechou. Não sei de quem eu tenho mais pena: do novo dono do telefone ou do coitado do turista que liga para pedir informações.


Adriana Baggio
Curitiba, 8/11/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os Doze Trabalhos de Mónika. 1. À Beira do Abismo de Heloisa Pait
02. Don Corleone e as mulheres de Guga Schultze
03. A múmia de seios intumescidos de Adriana Baggio


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2001
01. À luz de um casamento - 18/10/2001
02. O Segredo do Vovô Coelhão - 15/11/2001
03. Náufrago: nem tanto ao mar, nem tanto à terra - 25/3/2001
04. Marmitex - 1/11/2001
05. Arte, cultura e auto-estima - 9/8/2001


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
8/11/2001
13h26min
Adriana, Fui a João Pessoa, por acaso, a trabalho e me apaixonei pela cidade. Volto, como turista, sempre que posso. A lua, refletida no mar, na Ponta do Seixas, é uma das imagens mais impressionantes que trago na memória. É uma pena, realmente, que a cidade não aproveite este potencial. Abraços, Ana
[Leia outros Comentários de Ana Veras]
9/11/2001
10h09min
Adriana, sou da família Baggio também, como sei que são poucos no Brasil, gostaria de manter contato para saber nosso grau de parentesco. Obrigada
[Leia outros Comentários de Daniela]
9/11/2001
13h10min
Ana, fico feliz em saber que você gostou daqui! "Adotei" a cidade, valorizando seus pontos positivos. E o luar aqui realmente é muito lindo, muito romântico. Volte sempre prá cá!
[Leia outros Comentários de Adriana Baggio]
9/11/2001
13h12min
Oi Daniela Sou curitibana, meu pai é da Lapa, uma cidade a 70 km de Curitiba. Não sei muito sobre a origem da família aqui no Brasil, mas tenho o maior interesse em descobrir. Você é de onde?
[Leia outros Comentários de Adriana Baggio]
3/3/2002
20h34min
Adriana, o q aconteceu foi falta de investimentos ao longo dos anos por parte dos administradores locais. A cidade não tinha uma iluminação decente. Veja, por exemplo, a rua que passa em frente à estação rodoviária, totalmente esquecida pela Saelpa! Não permitiam a construção de equipamentos à beira mar; Não abriam novas vias de acesso às praias do sul ou do norte; os órgãos de turismo locais não divulgavam o lugar; os hotéis da cidade não faziam parceria com as grandes agências de turismo (elas divulgariam a cidade nas grandes revistas e jornais do País); some-se a isto o q você citou acima: mais uma vez, a FALTA DE INVESTIMENTOS em treinamento daqueles q atendem diretamente ao turista. Felizmente, nos últimos anos, a cidade parece ter recebido investimentos significativos em sua infraestrutura turística, o que, a médio prazo, permitirá q ela se transforme num destino bem procurado. Morei em JP de 84 a 92 e sempre leio os jornais locais via internet. A cidade é, de fato, apaixonante!!
[Leia outros Comentários de Francisco Costa (SP)]
4/3/2002
11h35min
Francisco A cidade é realmente apaixonante. E é até por isso que dá tanta pena de ver o turismo mal trabalhado por aqui. Mas acho que você tem razão: os investimentos estão acontecendo, mesmo que lentamente. Mas o que ainda falta é um trabalho profissional na área de turismo. Os cargos nos órgãos responsáveis por essa parte ainda são ocupados por pessoas não preparadas. Espero que mude!
[Leia outros Comentários de Adriana]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Usado, Marcas de Envelhecimento e Amarelado Nas Capas e Bor
Júlia Falivene Alves
Moderna
(1995)



Livro O Que É Cultura Coleção Primeiros Passos 110
José Luiz Dos Santos
Brasiliense
(1986)



Na Beira Do Rio, Antes Da Chuva
Gustavo, Acioli
Chiado
(2013)



Revista Brasileira de Psicanálise - Trabalhos Premiados
Federação Brasileira de Psicanálise
Lena Gráfica
(2011)



Resiliência e Educação
José Tavares (Org.)
Cortez
(2001)



Ágape
Marcelo Rossi
Globo
(2010)



Lacan, Você Conhece?
Diversos
Cultura Editores Associados
(1993)



Livro Infanto-Juvenis Authentic Games Vivendo Uma Vida Autêntica
Astral Cultural
Astral Cultural
(2016)



American English File 4b - Multipack (access Code)
Clive Oxenden; Christina Latham Koenig
Oxford do Brasil
(2011)



As diversas face do terrorismo 408
Paulo Sutti
Harbra





busca | avançada
39612 visitas/dia
2,1 milhões/mês