Sérgio Santos, Edu Lobo e Dori Caymmi | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
Mais Recentes
>>> A Formação Das Almas: O Imaginário Da República No Brasil de José Murilo de Carvalho pela Companhia das Letras (1990)
>>> O Céu Está Caindo - Sidney Sheldon de Sidney Sheldon pela Record (2000)
>>> O Mistério Do Trem Azul - Agatha Christie de Agatha Christie pela L&pm (2009)
>>> Seja Feliz Meu Filho Como As Expectativas dos Pais Podem Favorecer Ou Prejudicar o Crescimento do Adolescente de Içami Tiba pela Gente (1996)
>>> Parábola Do Bambú - Hernani Dias Lopes de Hernani Dias Lopes pela United Press (2019)
>>> A Confraria - John Grisham de John Grisham pela Rocco (2000)
>>> A Marca Do Zorro - Johnston Mcculley de Johnston Mcculley pela Panda Books (2000)
>>> O Juri - John Grisham de John Grisham pela Rocco (1998)
>>> O Rei Das Fraudes - John Grisham de John Grisham pela Rocco (2003)
>>> Social Struggles And The City: The Case Of Sao Paulo de Lucio Kovarick (edit.) pela Monthly Review Press (1994)
>>> A Linhagem Do Santo Graal - Laurence Gardner de Laurence Gardner pela Madras (2004)
>>> O Recurso - John Grisham de John Grisham pela Rocco (2008)
>>> Chakras Mandalas De Vitalidade E Poder - Shalila Sharamon de Shalila Sharamon e Bodo J. Baginski pela Pensamento (1997)
>>> Ofensas Pessoais - Scott Turow de Scott Turow pela Record (2000)
>>> Sequências Brasileiras: Ensaios de Roberto Schwarz pela Companhia Das Letras (2025)
>>> A Arte Da Aromaterapia - Robert Tisserand 13ª Ed. de Robert Tisserand pela Roca (1993)
>>> O Testamento - John Grisham de John Grisham pela Rocco (1999)
>>> Duma Key - Stephen King de Stephen King pela Suma De Letras (2009)
>>> Massagem Para Alívio Da Dor - Peijian Shen de Peijian Shen pela Manole (1999)
>>> A Vida Íntima Das Palavras - Deonísio Da Silva de Deonísio Da Silva pela Arx (2002)
>>> A Gloria E Seu Cortejo De Horrores de Fernanda Torres pela Companhia Das Letras (2017)
>>> Atualidade Do Pensamento Espirita de Divaldo Pereira Franco pela Leal (2002)
>>> Cash: A Autobiografia De Johnny Cash de Angélica Freitas; Patrick Carr; Johnny Cash pela Leya (2013)
>>> Revista National Geographic Brasil Janeiro 2011 de Revista pela National Geographic
>>> Revista National Geographic Brasil Novembro 2011 de Revista pela National Geographic
COLUNAS

Quarta-feira, 1/12/2010
Sérgio Santos, Edu Lobo e Dori Caymmi
Rafael Fernandes
+ de 5900 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Num sábado no começo de novembro, havia duas promessas no ar: a de um temporal em São Paulo e a de um show competente de Sérgio Santos no Sesc Vila Mariana. Enquanto o primeiro fato não se confirmou, o segundo se deu com sobras. Ainda mais pelas luxuosas participações de Dori Caymmi e Edu Lobo. O teatro estava cheio, mas não lotado ― talvez pelo fato de o show ter sido apresentado em três dias seguidos. Mas isso não foi problema, já que o público estava interessado e bem disposto. O único porém é que se o público da MPB é como a amostra desse dia, significa que ele não foi renovado. Embora houve algumas poucas pessoas mais jovens, a maioria era de 20 e tantos para cima, com maior concentração em 40, 50 e até 60 e 70 anos. Um fator que pode indicar essa faixa etária é que Sérgio Santos faz música para adultos: madura e cheia de nuances e improvisos. Quase um contraponto ao Restart. Mas talvez seja mais que isso. Por algum motivo, o público da música brasileira mais sofisticada parece não ter se renovado de maneira proporcional ao seu envelhecimento. O ponto positivo é que os presentes eram conhecedores da música brasileira, dadas as reações ao término de solos, músicas e na apresentação dos músicos.

Desde o início destacou-se o violão ritmado e elegante de Sérgio Santos. Em vários momentos foi possível notar duas influências de João Bosco. Primeiro, no tocar, mas de uma forma mais polida. Um estilo de violão parecido, mas como se tivesse saído do botequim, das ruas, e colocado fraque para uma noite de gala. Enquanto Bosco tem uma pegada mais violenta, Santos vai pela discrição. Segundo, nas sílabas sincopadas de algumas melodias e num vocalise meio "zaguigumdum", bem característico do autor de "O bêbado e o equilibrista", "Papel machê" e tantos outros clássicos.

"Lá vem a chuva", do álbum Litoral e Interior, além da levada brasileira também tem um clima meio "cool", meio jazzístico que dá um sabor diferente à canção, que é ótima. É uma boa amostra do universo sonoro de Santos, cheio de dinâmicas. Ele faz músicas que respiram e nos deixam respirar. Não é uma avalanche de informação, nem uma produção pasteurizada. "Litoral e Interior" foi indicada ao Grammy Latino de 2010 na categoria Melhor Canção Brasileira. Aliás, esse foi um dos motes do encontro, já que os convidados também foram indicados na mesma categoria. Essa música, do álbum homônimo, também é muito boa e com várias alternativas, com destaque para o clima cinematográfico da parte final.

Em "Ganga Zumbi" foi possível ouvir ecos de Milton Nascimento. Não à toa, André Mehmari fez uma brevíssima citação de "Cravo e canela". Aqui, vale um parênteses para destacar esse músico. Pena Schmidt, superintendente do Auditório Ibirapuera, cravou em seu twitter: "Sinta-se bafejado pela sorte de viver ao mesmo tempo que este pianista" (se referia a este vídeo). Não foi exagero. Mehmari é um músico que já pode ser considerado dos grandes artistas da música brasileira. De uma força musical absurda, ele vai do singelo ao brutal sem dificuldades. É chamado por grandes artistas para gravar em seus discos e participar de suas apresentações porque parece não ter limites. É um daqueles raros artistas que unem preparo e bom gosto e que evoluem a cada ano. Não à toa foi praticamente ovacionado no show de Sérgio Santos. E sabe bem se colocar no espetáculo alheio, jogando para o time e aparecendo quando se faz necessário. A banda inteira, aliás, era de alto nível: Rodolfo Stroeter (contrabaixo), Tutty Moreno (bateria) e Teco Cardoso (flauta e saxofone).

Dori Caymmi, com seu jeito aparentemente bonachão, fez piada o tempo todo. Porém, não deixou de lado seus comentários ácidos. Em determinado momento, criticou o MST ― em suas, palavras o "Movimento dos Sem Talento" ― na música nacional. O público adorou, claro. Ele abriu sua participação com "Quebra-mar" que, parafraseando a própria música, foi "bonito de se ver". Em seguida, cantou dois clássicos brasileiros: "Desafinado" (Tom Jobim) e "Aquarela do Brasil" (Ary Barroso). Nas duas versões fez uso das suas conhecidas re-harmonizações, ou seja, substituiu acordes originais, inseriu outros, num universo dentro do qual é mestre.

Que me perdoem Sérgio Santos e Dori Caymmi, bons compositores e muito competentes, mas quando as músicas de Edu Lobo começaram a ser executadas houve uma mudança de dimensão musical. Canções com riqueza e força raras. E isso não é nenhum demérito aos primeiros citados, longe disso. É que Lobo está próximo do Olimpo dos Deuses da música nacional, onde repousam nomes como Tom Jobim, Pixinguinha, Villa-Lobos, entre outros. Destaque-se aqui que Edu Lobo é um compositor que precisa de intérpretes para que suas músicas ganhem o acabamento que precisam. Ele mesmo tem consciência disso. Antes de cantar a sublime "Beatriz", afirmou, em tom de brincadeira, que não deveria cantá-la depois que Milton Nascimento e Mônica Salmaso o fizeram. Mas iria fazer por um "simples" motivo: é o autor. Antes, já havia apresentado a épica "Vento bravo". Ainda houve tempo para a complexa "Dança do corrupião", originalmente um instrumental chamado "Corrupião", cujo título foi alterado depois da letra criada por Paulo César Pinheiro. Este, aliás, não estava no teatro, mas esteve presente musicalmente. Afinal, é parceiro contumaz de Sérgio Santos, além da já citada parceria com Edu Lobo e, também, com Dori Caymmi. No bis, os três voltaram e o destaque foi "Confluências", de Santos, feita especialmente para o encontro. Ao final do show, o público já estava totalmente conquistado. A música sofisticada brasileira vive (mas sem afetações, por favor).


Rafael Fernandes
Araçoiaba da Serra, 1/12/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cosmogonia de uma pintura: Claudio Garcia de Jardel Dias Cavalcanti
02. Os dinossauros resistem, poesia de André L Pinto de Jardel Dias Cavalcanti
03. O pródigo e o consumo de Eugenia Zerbini
04. 40 com corpinho de 39 de Ana Elisa Ribeiro
05. Vai lavar uma pia de louça que passa de Adriana Baggio


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2010
01. Os piores músicos da década - 22/9/2010
02. Futebol: 10 mandamentos e 5 mitos - 9/6/2010
03. Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 1 - 17/2/2010
04. Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 4 - 28/7/2010
05. Guns N' Roses no Brasil: São Paulo - 21/4/2010


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
6/12/2010
15h25min
Fui assistir ao show no domingo, mas no início de novembro agora (agosto seria um erro de digitação?). Teatro lotado, a maioria do público com mais de trinta anos. Para mim, essa faixa etária deve-se à má divulgação do show e do próprio artista. Eu mesmo só compareci porque considerei que o Dori Caymmi e o Edu Lobo não se apresentariam com qualquer um. Aposta ganha: o show foi ótimo! Não só pelos três músicos como também pelos instrumentistas que os acompanhavam: Teco Cardoso sensacional, Tutty Moreno, Rodolfo Stroeter e o André Mehmari, merecedor de todos os elogios do texto. Entretanto, que me perdoe Rafael Fernandes, o ponto alto do show foi a participação do Dori Caymmi com suas harmonizações. Depois de "Desafinado" e "Aquarela do Brasil", a plateia não sabia se aplaudia de pé ou se prostrava-se em reverência ao mestre. Edu Lobo, como o próprio Rafael aponta, não é um grande intérprete e a Mônica Salmaso estava na plateia fiscalizando o que ele iria fazer com "Beatriz"...
[Leia outros Comentários de José Frid]
6/12/2010
15h43min
Caro José, o show foi, sim, no começo de novembro. "Agosto" foi um lapso já corrigido. Agradeço por isso e pela leitura. Abs.
[Leia outros Comentários de Rafael Fernandes]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Breve História da Felicidade
Nicholas White
Loyola
(2006)



O autómato
Alberto Moravia
Europa-América
(1972)



Os Lusíadas
Luís de Camões; Rubem; Edson Braga
Scipione
(1997)



A Viagem fantástica da FD 4 392
Perry Rhodan
Ediouro



Serie House of Night 9 Vols.
P. C. Cast e Kristin Cast
Novo Século
(2009)



O Mais Sublime dos Histéricos 18
Hegel Com Lacan Aslavoj Zizek
Zahar



Fundamentos de Física Eletromagnetismo 3
David Halliday; Robert Resnick; Jearl Walker
Ltc
(1993)



O Amor e a Multidão dos Pecados
Ricardo Orestes Forni
O Clarim
(2007)



Coisas Que Todo Garoto Deve Saber
Antonio Carlos Vilela
Melhoramentos
(2000)



Finanças Públicas- a Politica Orçamentária no Brasil- 5ª Edição - R. A
José Matias-pereira
Atlas
(2010)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês