Ensaio sobre a surdez | Antônio Sérgio Valente | Digestivo Cultural

busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
>>> A república dos bugres
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> FLIP X FLAP
>>> Viciados em Internet?
>>> Um plano
>>> 29ª Bienal de São Paulo: a politica da arte
>>> Música Popular, não
>>> Cinema de Poesia
Mais Recentes
>>> Estudar Historia: Das Origens do Homem á Era Digital - 7ºAno de Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto pela Moderna (2018)
>>> Física: Conceito e Contextos - 2ºAno do Ensino Médio de Maurício Pietrocola e Outros pela Editora Do Brasil (2016)
>>> Gravity Falls: Journal 3 de Alex Hirsch pela Disney Press (2016)
>>> Dinossauros Vivos - Perigo! Este Livro Pode Morder! de Robert Mash pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Escalas de representação em arquitetura de Edite Calote Carranza; outros pela G & C arquitectônica (2025)
>>> Coisas De Índio. Versão Infantil de Daniel Munduruku pela Callis (2020)
>>> Manual Pirelli de instalações elétricas de Pini pela Pini (2003)
>>> Piadas Para Rachar O Bico. Proibido Para Adultos - Volume 1 de Gabriel Barazal pela Fundamento (2011)
>>> O Ultimo Cavaleiro Andante de Will Eisner pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Manual De Projeto De Edificações de Manoel Henrique Campos Botelho; outros pela Pini (2009)
>>> Introdução À Ergonomia: Da Prática A Teoria de Abrahão Sznelwar pela Edgard Blucher (2014)
>>> Concreto Armado: Eu Te Amo Para Arquitetos de Manoel Henrique Campos Botelho pela Edgard Blucher (2016)
>>> Instalacoes Eletricas E O Projeto De Arquitetura de Roberto De Carvalho Júnior pela Edgard Blucher (2016)
>>> O Edifício Até Sua Cobertura de Hélio Alves de Azeredo pela Edgard Blucher (2015)
>>> Um Garoto Consumista na Roça (2º edição - 13º impressão) de Júlio Emílio Braz pela Scipione (2018)
>>> O Misterioso Baú Do Vovô (com suplemento de leitura) de Marcia Kupstas pela Ftd (2001)
>>> Febre de Robin Cook pela Record (1999)
>>> Um Estudo Em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle pela Ftd (1998)
>>> Feliz Por Nada de Martha Medeiros pela L&pm (2016)
>>> O Demônio E A Srta. Prym de Paulo Coelho pela Objetiva (2001)
>>> Olga e o grito da floresta de Laure monloubou pela Leiturinha (2024)
>>> Desperte O Milionário Que Há Em Você de Carlos Wizard Martins pela Gente (2012)
>>> Tequila Vermelha de Rick Riordan pela Record (2011)
>>> Histórias Que cocam O Coração de Guilherme Victor M. Cordeiro pela Dpl (2006)
>>> Imperfeitos- Edição Comemorativa Capa Amarela de Christina Lauren pela Faro Editorial (2023)
COLUNAS

Segunda-feira, 2/5/2011
Ensaio sobre a surdez
Antônio Sérgio Valente
+ de 7800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Vão dizer que estou ficando velho e implicante. Não me importo. Sinto-me jovem à beça, nem noto as minhas cinco décadas. Podem malhar à vontade. Só peço que não gritem, isto sim seria intolerável.

A cena você provavelmente já viu. O semáforo fecha, você freia, e logo um turbinado qualquer, com os vidros abertos e o som na estratosfera, para ao seu lado. É verão, e você, seja porque é ecologista e não quer transferir mais calor ao meio ambiente, ou é sovina e não quer gastar mais combustível, ou é religioso e está se mortificando, ou simplesmente porque anda meio na tanga, o fato é você optou pela ventilação natural.

Você olha para o condutor ao lado, na expectativa de que o seu mero olhar aborrecido consiga abaixar o volume, mas então nota os outros três ocupantes, todos jovens e sem camisa, com latas de cerveja nas mãos e peles que parecem de cobra.

Você fecha os vidros, liga o ar e o rádio, mas não consegue deixar de ouvir as explosões na pedreira ao lado. Com sua enorme picardia curtida no tempo, você deduz que sofrem de surdez mental, foram mal amados pela família, por professores, colegas e pela tribo, só lhes resta a insolência de contestar na pele e no grito, eis como calam a voz interior.

Até o gosto musical dos elementos, permita-me chamá-los assim, é extremamente duvidoso. O som demolidor nunca é de ópera, jazz, frevo, tango, bolero, samba-canção ou pop romântico. Vá lá, seria exigir muito. Mas, poxa, será possível que nem balanço, bossa, baião, brasa e brega eles ouvem?

Na maioria das vezes, são umas irritantes bate-estacas mixadas por DJs, ou uns raps marginais bestificantes, uns pagodes sofríveis, não de fundo de quintal, mas de área de serviço de quitinete, tão mínimos. Letras rampeiras, melodias banais. Os menos insensatos tocam rock paulera, axé, forró e sertanejo do asfalto, mas até estes são insuportáveis, que as escolhas são quase sempre medonhas.

Nunca o som é de uma bela canção italiana, francesa ou inglesa, uma MPB de qualidade, um Chico Buarque, Caetano, Gil, Milton, Vinicius, Tom, Vandré, Belchior, Djavan, Fagner, Renato Teixeira, Roberto, Erasmo, ou uma Elis, Gal, Bethânia, Fafá, Joana, Calcanhotto, Ana Carolina, Zélia Duncan, muito menos Noel, Lupicínio, Ataulfo, Adoniran, Vanzolini ― nada disso, só bate-estaca, britadeira e pula-pula.

Mas o problema não é o gosto duvidoso, que nem todos são obrigados a querer o azul, devemos respeitar as diferenças. A questão maior está nos decibéis. Estremecem até o asfalto. Desconfio que os buracos da cidade, os vazamentos de água, os desmoronamentos, e até terremotos e tsunamis em outras partes do planeta aumentaram muito depois dessa onda, as autoridades e os cientistas que fiquem de olho.

Exageros à parte, vá lá que o sujeito transforme a sua própria cabeça em lata de lixo, mas será justo espalhar o mal por onde passa? É lugar-comum o limiar entre direito de um e de outro, mas vem ao caso, ninguém é obrigado a ouvir o que não quer. Além do mais, esses moços vão ficar surdos de fato, se é que já não estão.

Nem os alto-falantes publicitários de antigamente, nas capotas de camionetes e Kombis, que reproduziam a voz do Peru que Fala, a do Lombardi e de muitos outros, anunciando carnês, batatas e pamonha, eram tão chamativos e estridentes.

E não é só no trânsito que isso acontece. É também nas praias, na frente de bares, em points de racha, e em certos postos de combustível ― a surdez grassa por aí.

Pena que o Saramago partiu, ia lhe sugerir um Ensaio sobre a surdez. Não digo que ganhasse outro Nobel, mas garanto que até as monjas silenciosas iam rezar pelo ateu. Fica aí a ideia. Se alguém a pegar, faça a gentileza de sussurrar o meu crédito...

Nota do Editor
Leia também "Os piores músicos da década".


Antônio Sérgio Valente
São Paulo, 2/5/2011

Mais Antônio Sérgio Valente
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/6/2011
20h17min
Concordo em número e gênero. E o pior que isso não sai de graça: esse som escandaloso é resultante de um grande investimento financeiro do cidadão de péssimo gosto musical. Acredito que a comunidade onde reside o elemento valorize o potente equipamento e seus gostos musicais. Durma-se com um barulho desses!!
[Leia outros Comentários de José Frid]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Vida Nossa Vida
Francisco Cândido Xavier
Geem
(2010)



A Dinâmica Da Ação Educativa
Pierre Vayer e Jean Destrooper
Piaget
(1976)



A Terceira Guerra Mundial Agosto de 1985
General Sir John Hackett
Biblioteca do Exercito
(1980)



A Câmera do Sumiço 439
Laura Bergallo
DcL
(2007)



Balainha
Betânia Fidalgo Arroyo
Anzol
(2021)



Intencionais - 365 Ideias Para Virar O Mundo De Cabeça Para Baixo
Beatriz Hummel ; Vinicius Condo ; Julia Bomfim ; Stela Kruger ; Lissa Subirá ; Felipe Silveira
Vida
(2011)



L'Ancienne Corinthe: Le Site Et Le Musée - Petit Guide: Archéologique Illustré (Livro Em Francês)
Pétros G. Thémélis
Hannibal
(2004)



A Capacidade Contributiva Sob o Enfoque do Capitalismo Humanista
Terezinha de Oliveira Domingos
Lumen Juris
(2015)



Destros e Canhotos
José Quadros Franca
Melhoramentos
(1969)



Livro Literatura Estrangeira Gossip Girl Eu Mereço! Volume 4
Cecily Von Ziegesar
Galera Record
(2008)





busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês