O fim do teatro | Kátia Gomes | Digestivo Cultural

busca | avançada
90757 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A morte da revista Set
>>> O Original de Laura
>>> Livrarias, bibliotecas e outros paraísos
>>> O Brasil não é a Suécia
>>> O tamanho do balde
>>> Repescagem ou Mazel tov
>>> Ama teu vizinho
>>> Barba e bigode
>>> Quem sou eu?
>>> Quatuor pour la fin du temps
Mais Recentes
>>> Cadernos do Aplicação, UFRGS, Vol. 16 - Nº 1 de Vários Colaboradores pela Ufrgs (2003)
>>> La Reggia Di Caserta. Il Palazzo, Il Parco de Gianluigi Guiotto pela Capone Editore (2009)
>>> Art Et L'hybride (l) de Collectif pela Pu Vincennes (2001)
>>> Passeport Pour Hollywood: Entretiens Avec Wilder, Huston, Mankiewicz, Polanski, Forman, Wenders (french Edition) de Michel Ciment pela Seuil (1987)
>>> Plays. Five. de Tom Stoppard pela Faber & Faber Ltd (1999)
>>> Waiting For Godot: A Tragicomedy In Two Acts de Samuel Beckett pela Grove Press
>>> Cinderella's Revenge de Chronicle Books Llc Staff pela Chronicle Books (1994)
>>> Philosophy and Human Geography de R. J. Johnston pela Edward Arnold (1984)
>>> Barron's Ielts With Audio Cds, 3rd Edition de Dr. Lin Lougheed pela Barron's Educational Series (2013)
>>> Modern South Asia: History, Culture, Political Economy de Sugata Bose, Ayesha Jalal pela Routledge (2003)
>>> The Enormous Vogue Of Things Mexican: Cultural Relations Between The United States And Mexico, 1920-1935 de Helen Delpar pela University Alabama Press (1995)
>>> E Se O Crime Existir. Teoria Da Rotulação Abolicionismo Penal E Criminologia Crítica de Luciano Oliveira pela Revan (2025)
>>> Manual da Câmara Digital-2 de Michael Freeman pela Bookman (2013)
>>> Mozart The Dramatist de Brigid Brophy pela Da Capo Press (1990)
>>> Acting For The Camera-Revised edition de Tony Barr pela William Morrow Paperbacks (1997)
>>> Civil Liberty -The liberty/NCCL guide de Malcolm Hurwitt, Peter Thornton pela Penguin Books Ltd (1989)
>>> L'écume Des Jours de Boris Vian pela Livre De Poche (1996)
>>> The Cosmic Code de Heinz R. Pagels pela Bantam Books (1982)
>>> Iniciação À Lógica Matemática de Edgard De Alencar Filho pela Nobel (2002)
>>> Epistemologia Genética de Jean Piaget pela Martins Fontes (1990)
>>> A Rainha Vermelha de Victoria Aveyard pela Seguinte (2015)
>>> A Prisão Do Rei (a Rainha Vermelha Vol. 3) de Victoria Aveyard pela Seguinte (2017)
>>> Espada De Vidro ( A rainha vermelha Vol. 2) de Victoria Aveyard pela Seguinte (2016)
>>> Tempestade De Guerra (a Rainha Vermelha Livro 4) de Victoria Aveyard pela Seguinte (2018)
>>> Os Marechais de Napoleão de Hugo Jorge de Brito Chaves pela Bibliex (1996)
COLUNAS

Quinta-feira, 20/12/2001
O fim do teatro
Kátia Gomes
+ de 3700 Acessos
+ 2 Comentário(s)

As dificuldades da profissão do ator e de seu universo ficaram um pouco mais nítidas com a série de discussões que sucederam o texto O teatro e o ator hoje. Não quero ser repetitiva, mas gostaria de acrescentar algo a que talvez os atores de plantão não sejam tão simpáticos.

Sou uma apaixonada por teatro, mas acredito que o seu desmerecimento, em constante crescimento nos últimos tempos, se deve também ao mau direcionamento profissional de alguns atores, e agora não estou falando daqueles globais tão execrados!

Eu explico: é óbvio que a profissão não é fácil, como qualquer outra, mas nem por isso se deve protagonizar o papel de vítima. Alguns atores me fazem questionar onde está o idealismo, o amor à arte quando se sujeitam a trabalhos, muitas vezes humilhantes, como propagandas e pegadinhas. É, ganhar dinheiro neste país não é fácil e uma segunda atividade que complemente a renda é sempre bem-vinda... Mas, precisa jogar a reputação fora? Ora, já cansei de ver ótimos atores de teatro em campanhas publicitárias nas quais até contracenam com aqueles galãs já mencionados. Quanto vale tudo isso? É melhor ganhar uns trocados “sentando no gelo” (como diria um amigo ator que não sucumbiu à ditadura da mídia) ao invés de manter sua dignidade e correr atrás do que realmente acredita?

Ou será que estou totalmente equivocada? Comerciais de escova de dente, papel higiênico ou sopinha se tornaram arte? É, acho que sim. Pois, já existe um nicho de profissionais especializados nessa categoria com agência de atores e tudo... Alguns chegam a fazer curso de ator só para poder participar de um teste para comerciais.

Também, quem não vai querer se expor na tevê no horário nobre, não é? Muitos trabalham anos a fio e não conseguem obter a mesma repercussão no teatro. Concluo que fazer teatro é fazer voto de pobreza. Ganha-se mal, patrocínio só implorando, não tem público que preencha a bilheteria... Vamos, então, decretar o fim da categoria!

Posso parecer intransigente com quem não agüenta ficar na fila de espera de um patrocínio enquanto a barriga ronca, afinal, sempre tem um caminho mais curto, mesmo que não seja o melhor... Mas se todos se renderem ao capitalismo o que vai ser do teatro? Acham mesmo, que esses atores mantém sua credibilidade e conseguem captar mais recursos e público para o teatro?

Atores que vivem para fazer e propagar a arte estão ficando cada vez mais escassos e essa minoria que resta leva sim uma vida sacrificada e merece todos os louros. Com recursos próprios a Confraria da Paixão, por exemplo, consegue desenvolver um trabalho simples e belíssimo de teatro de rua. Recentemente, eles apresentaram, no Sesc Consolação, “A Farsa do Rei que Virou Boi”, história de um poeta de cordel que sai pelo mundo à procura de seu boi perdido.

O que falta para grupos assim é mais divulgação e apoio institucional. É em prol de reconhecimento que devem concentrar todo esforço da categoria, mesmo que cada um faça sua parte mas que resulte positivamente para o todo. É preciso pensar de forma coletiva e não individualista que só faz aumentar a discriminação com o profissional de teatro, bem como a desigualdade entre atores de teatro e de tevê.


Kátia Gomes
São Paulo, 20/12/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Billy Wilder: o mestre do cinema, parte I de Gian Danton
02. A arte contemporânea refém da insensatez de Luis Eduardo Matta


Mais Kátia Gomes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
20/12/2001
22h45min
Adorei a materia , a jornalista expressa muito bem a realidade do teatro e dos atores no pais... Muito bom...espero ler mais materias dela
[Leia outros Comentários de Carlos Eduardo Peres]
21/12/2001
16h43min
Pois é, acho que faltou lembrar um aspecto muito importante: o que é realmente a profissão de ator? Será que os exemplos que levaram a jornalista a escrever esse texto não foram baseados em comportamento de modelos que "da noite para o dia" auto-denominam-se atores e aparecem protagonizando novelas na TV, ou mesmo peças de teatro dirigidas por profissionais (outrora considerados sérios no ramo) que assim garantem a bilheteria? É óbvio que não citarei nomes, no entanto, aqueles que acompanham nosso repertório de espetáculos, certamente perceberão a que situações me refiro. Existem universidades sérias que preparam excelentes profissionais, existm cursos específicos para atores, consagrados pelos talentos que produziram. Será que são atores com essa formação os que se enquadram nos exemplos citados pela jornalista? Será que situação semelhante não vai ocorrer com a imprensa ao não ser exigida formação específica para exercer a profissão? Cara Kátia, seus futuros colegas, no afã de conseguir um emprego, não vão levar a profissão de jornalista a uma situação similar? Na minha opinião, é o que falta: todos os profissionais devem ter o preparo adequado para o exercício da profissão que escolheram, caso contrário, não haverá o sentimento de classe ou orgulho de pertencer a um determinado segmento profissional, passando, como você mesma coloca, a aceitar qualquer atividade para conseguir sobreviver. Aliás, não só sobreviver, mas sobretudo, aparecer sob não importa que luzes ou refletores. Felizmente, ainda há neste país Atores e Atrizes (a maiúscula foi proposital) que mantém acesa a chama encantada das artes cênicas!
[Leia outros Comentários de Lucia P. da Silva]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Princípio de Compaixão e Cuidado
Leonardo Boff
Vozes
(2000)



Os Eleitos
Alex Kershaw
Record
(2011)



Seu Treinador Pessoal
Marcio Lui
Planeta
(2015)



O Corpo Tem Suas Razões
Thérèse Bertherat/carol Bernstein
Martins Fontes
(2001)



Triangulação de Saturno Jupiter Mercurio + Conjunções Sol Lua Mercúrio
Donald H. Yott
Pensamento
(1995)



Praticando a Gentileza em saja de aula
Ney Wendell
Prazer de Ler
(2012)



Quando Calam os Sabiás Conversas ao Lado do Fogão
Amadeu Angelo Civitarese
Clube de Autores



Livro A Arca De Noé
Dilma Avila
Cultural
(2018)



O Cortiço
Aluísio Azevedo
Martin Claret
(2013)



Leis Especiais ( Aspectos Penais )
Paulo Lucio Nogueira
Eud
(1988)





busca | avançada
90757 visitas/dia
2,1 milhões/mês