| Mais Recentes >>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005) >>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009) >>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009) >>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999) >>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014) >>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001) >>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975) >>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996) >>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011) >>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010) >>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015) >>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012) >>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012) >>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016) >>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009) >>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001) >>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante >>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017) >>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021) >>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019) >>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
|
|
COLUNAS
Terça-feira,
6/8/2013
Quando a neve chega ao Sul
Celso A. Uequed Pitol
+ de 3800 Acessos
O escritor americano Thomas Wolfe (1900-1938), considerado o melhor de sua geração por William Faulkner e sulista como ele, deixou-nos as seguintes palavras sobre a percepção de seus conterrâneos acerca da neve:
A neve no Sul é maravilhosa. Ela aqui tem uma espécie de magia e mistério que não tem em lugar algum. E a razão para tal é que ela vem até o povo do Sul não como um cruel e inflexível inquilino,mas como um estranho e selvagem visitante vindo do secreto Norte.
Thomas Wolfe, um nativo da Carolina do Norte, referia-se às nevadas que, inverno sim, inverno não, atingem as planícies subtropicais do Sul dos EUA, cobrindo as palmeiras e as magnólias com uma fina camada branca por algumas horas - às vezes, alguns minutos - até que o Sol, legítimo dono daquela região, volte a tomar conta do cenário. É um fenômeno belo, quase artístico - um pequeno regalo da criação para os habitantes daquelas paragens.
No Sul dos EUA, a neve é, na maior parte dos lugares, um fenômeno esporádico. É-o também na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde residimos. Nas serras do Sul do Brasil, não. É um visitante anual e conhecido de todos, mas que, na maior parte das vezes, é pouco mais do que um regalo da Criação e não chega a causar os transtornos típicos dos lugares onde ela é mais do que um visitante inesperado - ou seja, o inflexível inquilino de que fala Wolfe. Isso na maior parte das vezes, é claro. A neve que caiu no na Serra Gaúcha, no Planalto Paranaense e em quase todo o Estado de Santa Catarina nestes últimos dias o não foi assim: teve magia apenas para quem assistiu o fenômeno pela TV ou nas fotos. Foi mais ou menos o que aconteceu em Urubici, em 2010, quando nevou mais de 30 centímetros em apenas um dia: é mais do que neva em Nova York em todo o mês de janeiro - é mais do que do que neva na cidade de Vancouver, no Canadá, em todo um ano. É neve demais para ser mágica.
Felizmente, os moradores de Florianópolis, um dos poucos municípios de Santa Catarina que não foram visitados pela onda de neve neste ano, puderam apreciar, ao abrigo do pior, o espetáculo da natureza e conferir ao título de sua cidade natal - Ilha da Magia - um significado diverso do usual.
Celso A. Uequed Pitol
Canoas,
6/8/2013
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Literatura de entretenimento e leitura no Brasil de Luis Eduardo Matta
02.
Gatos em contos mínimos de Jardel Dias Cavalcanti
03.
O homem que está mudando Londres de Arcano9
Mais Acessadas de Celso A. Uequed Pitol
em 2013
01.
De Siegfried a São Jorge - 4/6/2013
02.
O tempo de Arturo Pérez-Reverte - 5/11/2013
03.
Os burocratas e a literatura - 5/2/2013
04.
O Direito mediocrizado - 26/3/2013
05.
A Vigésima-Quinta Hora, de Virgil Gheorgiu - 5/3/2013
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|