Melhor que muito casamento | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Teoria de Tudo
>>> Homenagem a Euclides da Cunha
>>> A voz da singularidade
>>> 100 homens que mudaram a História do Mundo
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Plebiscito contra a Alca
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Mané, Mané
>>> Scott Henderson, guitarrista fora-de-série
>>> Information Society e o destino da mídia
Mais Recentes
>>> A vida que ninguém vê de Eliane Brum pela Arquipélago (2006)
>>> Livro As Meninas Da Esquina Diários Dos Sonhos, Dores E Aventuras De Seis Adolescentes Do Brasil de Eliane Trindade pela Record (2010)
>>> Livro Star Wars Marcas Da Guerra Trilogia Aftermath Livro 1 Jornada Para Star Wars: O Despertar da Força de Chuck Wendig pela Aleph (2015)
>>> Essência da Filosofia de Wilhelm Dilthey pela Presença
>>> Livro O Irmão Que Tu Me Deste de Carlos Heitor Cony, ilustração por Teixeira Mendes pela Ediouro (2003)
>>> Relatos do Fazer Psicopedagógico de Maria Helena Bartholo (Org.) pela Noos (2003)
>>> Livro Sexo E Juventude Como Discutir a Sexualidade Em Casa e Na Escola de Carmen Barroso, Cristina Bruschin pela Cortez (2002)
>>> Livro Shiloh de Phyllis Reynolds Naylor pela Atheneum Books For Young Readers (2000)
>>> Elis Regina Nada Será Como Antes de Julio Maria pela Master Book (2015)
>>> Aspectos Psiquiatricos e Espirituais nos Transtornos Emocionais de Divaldo Franco pela Washington Luiz Nogueira Fernandes (2003)
>>> Qué Se Puede Esperar Cuando Se Está Esperando (Edição Em espanhol) de Arlene-heidi-sandee Eisenberg pela Ediciones Medici, S.l. (2005)
>>> India - Roteiro Bem E Mal-humorado de Ricardo Cravo Albin pela Mauad (1996)
>>> Livro A Casa Das Orquídeas de Lucinda Riley pela Arqueiro (2018)
>>> Hercule Florence: A Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil de Boris Kossoy pela Edusp (2006)
>>> Quase Memória de Carlos Heitor Cony pela Objetiva (2006)
>>> Livro A Mente Acima Do Dinheiro de Brad Klontz & Ted Klontz pela Figurati (2011)
>>> A Brief Illustrated Guide to Understanding Islam 2ª Ed. de I a Ibrahim pela Darussalan (1997)
>>> Livro Abc do Desenvolvimento Urbano de Marcelo Lopes De Souza pela Bertrand Brasil (2003)
>>> Livro Educação Para A Paz Sentidos E Dilemas de Marcelo Rezende Guimarães pela Educs (2005)
>>> Livro Because Of Winn-dixie de Kate Dicamillo pela Candlewick Press (2000)
>>> Livro Os Descendentes de Kaui Hart Hemmings pela Alfaguara (2012)
>>> Livro Pandolfo Bereba Coleção O Avesso da Gente de Eva Furnari pela Moderna (2000)
>>> Livro O Que Toda Mulher Inteligente Deve Saber Como Lidar Com os Homens com Sabedoria e Conseguir o Amor Que Você Merece de Steven Carter e Julia Sokol pela Sextante (2006)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes de Emily Brontë pela Camelot (2023)
>>> Livro Todas As Suas Imperfeições de Colleen Hoover pela Galera (2022)
COLUNAS

Sexta-feira, 22/11/2019
Melhor que muito casamento
Ana Elisa Ribeiro
+ de 3600 Acessos

Estou aqui há 16 anos. Aqui, sim, nesta coluna. Nem sempre na sexta-feira, mas talvez mais nela do que em outros dias da semana. Sim, há 16 anos escrevo "crônicas" para o Digestivo, a convite do Julio Daio Borges, ou simplesmente Jui, atingindo leitores/as que raramente se revelam. De vez em quando se manifestam e ficam amigos, em raríssimos mas existentes casos.

O painel do Digestivo conta diferente de mim. Aqui nos bastidores, eu consigo saber que foram 1.347.069 acessos desde novembro de 2002, o que deve corresponder ao primeiro momento em que postei um texto neste template. Tal texto só deve ter ido ao ar duas semanas depois ou é justo aquele texto inaugural que traz a data do meu aniversário. Talvez seja isso. O fato é que se eu e o Digestivo Cultural namorássemos, teríamos de negociar a data de aniversário do consórcio. Ou cada um faria seu jantar solo à luz de velas.

Cada um, cada um

Cada colunista aqui tem sua história. Como 16 anos não são 16 dias, vi muitos nomes virem, sumirem, voltarem ou não, nesta listinha à esquerda. Alguns desses nomes conheci pessoalmente, mas bem poucos. Outros se transformaram em colegas de coluna, com algum sentimento de proximidade, mesmo não nos tendo visto de perto jamais. Aliás, encontrei o próprio editor pouquíssimas vezes, nos telefonamos mais algumas raras, em especial em momentos de crises pessoais aqui e lá, mantendo sempre um sentimento de amizade que independeu da presença física.

No início...

Júlio Daio Borges sempre foi um cara antenado. Lá nos idos de 2001, 2002, ele recebeu um jornal impresso de uma faculdade de Comunicação aqui das Gerais. E era nesse número que eu figurava como poeta, numa matéria até grandinha, com uma foto de impor respeito. O editor do DC me procurou na internet (ainda sem Google) e topou com meu finado blog, o Estante de Livros, que fazia relativo sucesso no jurássico internético. Nesse blog, eu me atrevia a escrever contos curtos, resenhas de livros muito contemporâneos e a publicar entrevistas com autores em começo de trajetória (a maioria hoje bem badalada).

Não foi difícil estabelecer um contato mais firme. Júlio me enviou, talvez, um e-mail (provavelmente no Hotmail ou na conta de um outro site que eu tinha, o Patife) e me perguntou se eu gostaria de escrever semanalmente para o Digestivo. Bom, eu adoro um desafio, ainda mais se for na escrita.

O DC não era desconhecido para mim. Meu amigo e colega de trabalho Lucas Junqueira já havia defendido uma monografia de especialização sobre o site do Júlio. Eu sabia um pouco da história do Digestivo e da vibe que rolava por aqui, à época. O site não tinha uma cara muito diferente do que tem hoje e eu espiava o que era escrito, quem circulava por aqui, etc. Minha experiência com colunas periódicas era curtíssima (uma passagem rápida pela Carta Maior), mas eu morria de vontade de ter um espaço virtual onde aprender e exercitar este lance intenso de escrever sempre.

Só impus uma condição ao Júlio: escrever o que eu quisesse. Sem pautas, sem comandos autoritários, etc. E ele topou. Me entregou o pedaço de terra sem pestanejar. Mas avisou: de vez em quando, conforme a ocasião ou a oportunidade, posso te pedir que escreva algo mais temático, a fim de que você participe de algum especial, mas nada demais. E você só vai se quiser. E várias vezes eu quis.

Liberdade

Lidar com a liberdade: sonho desde menina. Coisa ótima compor o elenco do site, angariando assunto onde quer que fosse. Um motivo a mais para estar sempre atenta a tudo, à conversa alheia, às leituras sempre sem inocência, ao dia a dia, aos discursos e aos silêncios. Uma beleza. De semana em semana eu precisava preencher, com no mínimo 5 mil caracteres, esta folha em branco que se abria, inclusive com alguns códigos html.

E o tempo passou. Os assuntos às vezes se repetiam, mas foi possível escrever, por mais de década e meia, sobre muita coisa, para muita gente que teve a paciência e a generosidade de ler. Deixei de ser semanal para ser quinzenal, lá pelas tantas. E depois fui ficando frouxa, espaçando mais os textos, mas sem abandonar o posto. É uma conquista, não uma obrigação.

Livros

Desta vida de 16 anos no DC, fiz brotarem dois livros de crônicas: Chicletes, Lambidinha e outras crônicas e Meus Segredos com Capitu, ambos no aniversário de dez anos da empreitada, pela maravilhosa Jovens Escribas, editora pequena e corajosa de Natal, RN. Belos livros, que fizeram relativo sucesso com leitores/as, esgotando-se as duas tiragens, sendo uma vez reimpressos e, no caso do Capitu, aparecendo de gaiato numa semifinal do prêmio Portugal Telecom, antecessor do atual Oceanos.

Sem estresse

Atravessar 16 anos foi também atravessar algumas fases do país, emitir discursos, provocando ou evitando. Em momentos mais polarizados, jamais senti qualquer tipo de restrição ou constrangimento neste espaço. E isso me deixou tão à vontade, sempre, quanto estar em casa.

Mulheres na área

Outra coisa que o Digestivo faz como poucos: convocar mulheres cronistas para suas fileiras. Não pesquisei detidamente, não fiz as contas, mas muitas cronistas ou "colunistas" passaram por aqui, segurando uma onda que ainda é hegemonicamente masculina. São, infelizmente, poucas as cronistas muito conhecidas. E se forem de humor então... quase nenhuma. Uma grande porcaria, mas esperado para o contexto geral.

Colunista?

Cronista ou colunista? Pois então implico com isso. Considero-me, desde os inícios, cronista. E isso porque, embora nem sempre eu consiga, pretendo sempre que meu texto aqui tenha um jeitinho literário e um lance atemporal; que dure mais que os fatos; que possa ser lido longe e adiante; que seja mais generalista que específico. Muitos outros colunistas escrevem comentários, textos muito presentes, com data de validade bem curta, coisa que nunca me interessou como escritora. Vez ou outra, publiquei aqui resenhas de livros ou teci comentários a certos fatos, mas a tônica não era essa. E não será.

Votos renovados

Pretendo fazer aniversário de 20 anos aqui. Pretendo arrancar deste terreno mais pelo menos um livro, por outra editora legal, que talvez me leve a mais leitores/as, noutro tipo de circulação. E provavelmente continuarei uma quase anônima na seara mapeada dos cronistas (impressionante, deveras, como nos esquecem ou nos ignoram). Mas... 20 anos não serão 20 dias, e minha gratidão, meu respeito e meu carinho pelo DC e pelo Júlio só confirmarão nossos votos de parceria e cumplicidade, tudo mais duradouro que muito casamento, oras. E tenho provas: já troquei e lancei ao mar algumas alianças; o DC, como veem, continua firme.

LeP



Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 22/11/2019

Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2019
01. Outros cantos, de Maria Valéria Rezende - 13/9/2019
02. Treliças bem trançadas - 26/7/2019
03. Manual para revisores novatos - 21/6/2019
04. 2 leituras despretensiosas de 2 livros possíveis - 22/3/2019
05. Crônica em sustenido - 5/7/2019


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Educação Geográfica Em Foco -temas e Metodologias para o Ensino
Augusto César Pinheiro da Silva e Outros
Lamparina
(2014)



O Amor e a Multidão dos Pecados
Ricardo Orestes Forni
O Clarim
(2007)



Somos irmãos
Jonas Glória pelo espírito Franz
Feic
(2011)



Corpo Espelho Dalma
Marcia Etelli Coelho
Mentes Raras
(2008)



Livro de Bolso Infanto Juvenis O Feijão e o Sonho
Orígenes Lessa
Edições de Ouro



São Cristovão e a Herança Perdida
Luiz Antonio Seraphico
Arauco
(2009)



Atención Integral - Al Paciente Ostomizado
Ana M. Molina Garcia
Coloplast
(1992)



The Fourth Paradigm
Tony Hey e Outros
Microsoft
(2009)



Poemas Escolhidos
Gregório de Matos
Familía Cristã
(2021)



O Capital (crítica da Economia Política) Livro 1 - Volume 2
Karl Marx
Civilização Brasileira
(1975)





busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês