Tesouros musicais | Waldemar Pavan | Digestivo Cultural

busca | avançada
49702 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> De Kombi na Praça - Pateo do Collegio
>>> Primeiras edições de Machado de Assis são objeto de exposição e catálogos lançados pela USP
>>> Projeto lança minidocumentário sobre a cultura do Gambá na Amazônia
>>> Cinema itinerante leva sessões gratuitas a cidades do Sudeste e do Sul
>>> Artistas abrem campanha de financiamento para publicação de graphic novel
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Jô Soares (1938-2022)
>>> Casos de vestidos
>>> Elvis, o genial filme de Baz Luhrmann
>>> As fezes da esperança
>>> Quem vem lá?
>>> 80 anos do Paul McCartney
>>> Gramática da reprodução sexual: uma crônica
>>> Sexo, cinema-verdade e Pasolini
>>> O canteiro de poesia de Adriano Menezes
>>> As maravilhas do modo avião
Colunistas
Últimos Posts
>>> Canções Cruas, por Jacque Falcheti
>>> Running Up That Hill de Kate Bush por SingitLive
>>> Oye Como Va com Carlos e Cindy Blackman Santana
>>> Villa candidato a deputado federal (2022)
>>> A história do Meli, por Stelleo Tolda (2022)
>>> Fabio Massari sobre Um Álbum Italiano
>>> The Number of the Beast by Sophie Burrell
>>> Terra... Luna... E o Bitcoin?
>>> 500 Maiores Álbuns Brasileiros
>>> Albert King e Stevie Ray Vaughan (1983)
Últimos Posts
>>> Direitos e Deveres, a torto e a direita
>>> Os chinelos do Dr. Basílio
>>> Ecléticos e eficazes
>>> Sarapatel de Coruja
>>> Descartável
>>> Sorria
>>> O amor, sempre amor
>>> The Boys: entre o kitsch, a violência e o sexo
>>> Dura lex, só Gumex
>>> Ponto de fuga
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Hasta la vista, baby
>>> O amor é importante, porra
>>> Por uma arquitetura de verdade
>>> O criador do algoritmo do YouTube
>>> Cisne Negro: por uma inversão na ditadura do gozar
>>> Filosofia teen
>>> Extraordinary Times
>>> O melhor programa cultural
>>> As estrelas e os mitos
>>> Open Culture
Mais Recentes
>>> Politica. os Textos Centrais de Roberto Mangabeira Unger pela Boitempo (2001)
>>> Perdas e ganhos de Lya Luft pela Record (2004)
>>> Zizek e Seu Diálogo Com Marx, Lacan e Lenin de Claudia Cinatti e Cecilia Feijoo e Gastor Gutie... pela Iskra (2015)
>>> Classe operária, sindicatos e partido no Brasil de Ricardo Antunes pela Cortez (1982)
>>> O lugar do marxismo na história de Ernest Mandel pela Xamã (2001)
>>> Um Brasileiro na China de Gilberto Scofield Jr. pela Ediouro (2007)
>>> Traité Pratique D Iridologie Médicale de Gilbert Jausas pela Dangles (1985)
>>> A inocência e o pecado de Graham Greene pela Verbo
>>> Carlos Marx y Rosa Luxemburgo - La acumulación de capital en debate de Severo Salles pela Peña lillo (2009)
>>> Narcotráfico um jogo de poder nas Américas de José Arbex Jr. pela Moderna (2003)
>>> O Método Em Karl Marx Antologia de Gilson Dantas e Iuri Tonelo Orgs pela Iskra (2010)
>>> China Moderna de Rana Mitter pela L&PM (2008)
>>> Vendedoras boazinhas enriquecem de Elinor Stutz pela Gente (2007)
>>> Gossip Girl - Você sabe que me ama vol 2 de Cecily Von Ziegesar pela Galera (2010)
>>> O Perfume da Folha de Chá de Dinah Jefferies pela Paralela (2017)
>>> O partido Político em Marx e Engels de Orides Mezzaroba pela Paralelo 27 (1998)
>>> Novissima Enciclopedia Mundial de Arte Culinaria de Mestre Cuca pela Formar
>>> Escritos Filosóficos de Leon Trotsky pela Edições Centelha Cultural (2015)
>>> O espírito da coisa de Liber Matteucci pela Prumo (2013)
>>> A Medicina dos Sintomas de Gilson Dantas pela Itacaiúnas (2015)
>>> Pão e Rosas de Andrea D`Atri pela Iskra (2008)
>>> Ícone de Frederick Forsyth pela Record (1997)
>>> A Esposa Americana de Curtis Sittenfeld pela Record (2010)
>>> O Marxismo e a Nossa Época de Leon Trotski pela Iskra/centelha Cultural (2016)
>>> Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo de Sérgio Lessa pela Cortez (2007)
COLUNAS

Terça-feira, 1/10/2002
Tesouros musicais
Waldemar Pavan

+ de 4000 Acessos
+ 3 Comentário(s)

Graças ao barateamento de custos de produção proporcionado pela expansão significativa do número de gravadoras e pelo formato cd, a história da música brasileira contemporânea está recheada de novidades e relançamentos. Nunca se gravou e regravou tanta música no país.

Se por um lado, os números são motivo para vitoriosa comemoração - ao toparmos com tantas opções de escolha -, por outro, esbarramos em gargalos clássicos do tipo "será que este disco é bom?". A história começa a se complicar por aí, já que grande parte das gravadoras e artistas independentes não dispõem de grana para divulgação via imprensa escrita ou jabá-pedágio em rádio e tv.

Outro gargalo de identificação são as lojas de discos, que normalmente mantêm funcionários resumidos ao conhecimento de 'localizadores fisicos de cd's'. Poucas lojas dispõem de atendentes orientados para informar sobre o conteúdo de cd's. E, para piorar a situação, a grande maioria dos estabelecimentos hoje se recusa a abrir a embalagem e tocar o cd, ou seja, presume-se que o consumidor de discos vá à loja sabendo o que quer comprar.

Eu posso considerar que grande parte dos consumidores de discos saiba previamente o que comprar. Já os que querem ir um pouco além do jardim, para fugir da ditadura e da mesmice das paradas de sucesso - patrocinadas pelo jabá-pedágio -, devem se informar sobre o quê adquirir (e como), nestes tempos de grana curta...

Uma das formas de se informar sobre estes desconhecidos conteúdos musicais em cd seria voce participar de uma ou de algumas tribunas musicais na internet, onde as pessoas trocam informações a esse respeito. A desvantagem do formato é o tempo gasto na leitura de mensagens (que muitas vezes não vão te interessar).

Outra forma seria a leitura de todos os cadernos culturais do país, na caça de notícias sobre sobre o assunto (essa também é uma tarefa que demandaria um tempo de que a maioria das pessoas não dispõe).

Para alegria geral de quem quer saber diariamente de tudo o que é publicado sobre música brasileira no Brasil (e no mundo), existe o blog canadense Brasilian Music Treasure Hunt, que reúne todas as noticias sobre música brasileira publicadas em sites especializados, jornais, revistas nacionais e internacionais. É disparado o melhor blog sobre música popular brasileira na internet; é minha mais satisfatória leitura - que com prazer tornei obrigatória - e está adicionado à lista de 'Favoritos' como minha primeira opção de visita diária.

Voce se perguntará: "Um site canadense que divulga a música brasileira?". Sim, site canadense, pessoas que não são brasileiras e que trabalham ardua e diariamente na divulgação de nossa música pelo Brasil e por todo o mundo.

No quesito garimpagem de preciosidades musicais desconhecidas de grande parte do público brasileiro, caberiam também à jornalista-pesquisadora norte-americana Daniella Thompson todos os titulos de honra ao mérito por seu incansável trabalho desenvolvido em prol e na divulgação da música popular brasileira das cepas culta e clássica, tanto instrumental como vocal. Seu envolvimento com música brasileira é tão intenso e legitimamente amoroso que Daniella Thompson dispõe de um blog com atualização diária e de um site, onde o assunto invariavelmente é a boa música brasileira de pequena produção, a exemplo das melhores safras dos melhores vinhos (observe que esta analogia leva em conta somente a qualidade diferenciada do conteúdo e não o preço dos cd's).

Já no dominio ponto-com-ponto-br não sobra para ninguém quando o assunto é Samba e Choro. Graças à dedicação, interesse e disponibilidade de Paulo Eduardo Neves, há cinco anos a Agenda do Samba & Choro informa a população cibernética mundial o que de melhor acontece no âmbito destes dois gêneros brasileiros e suas vertentes.

A exemplo do blog canadense e dos dominios de Daniella Thompson, a Agenda do Samba & Choro funciona desde sempre sem nenhum patrocionio financeiro, graças à marca registrada da dedicação com que o jovem Paulo Eduardo Neves escreve e publica dois informativos semanais (às terças e sextas-feiras), endereçados a mais de uma dezena de milhares de assinantes, que nada pagam para recebê-lo.

Nestes dois informativos semanais, além das novidades musicais inerentes aos gêneros, você fica sabendo de toda a programação diária e do roteiro de bares, teatros e eventos públicos de Samba & Choro, que não são cobertos pela midia jabazeira.

Melhor: antes que se aventure a ir a qualquer destes bares-eventos, você pode conferir os defeitos e virtudes através de um roteiro brasileiro de casas de espectáculos, com destaque para os estados de RJ e SP, onde quem dá a nota e faz comentários sobre atendimento, produtos e serviços é o frequentador.

Nesta altura voce deve estar desconfiado que é deste roteiro que o site retira seu sustento. Ledíssimo engano: dias atrás, comentei um fato ocorrido no Café du Reve mais conhecido por Bar do Cidão. Leia então a informação sobre esse bar nos dominios Samba & Choro, seguido de comentários de frequentadores, e entenda por que nenhum dono de botequim favorece financeiramente o referido sítio.

O que interessa ao site é a divulgação do artista (como artistas de Samba & Choro muito se apresentam em bares e similares fica mais que justificada a inclusão do roteiro de casas).

Outro aspecto importantissimo desse site é a informação nele contida (falo sem medo de errar): é a maior base de dados de Samba e Choro do mundo, aberta gratuitamente para lazer ou pesquisa à toda a população, através da ferramenta Google customizada dentro do site. Sou frequentador assíduo - talvez o mais - dessas páginas, e sei que muitos autores de trabalhos e teses vão beber da água limpa dos arquivos Samba & Choro.

Bem, agora vamos a outro ponto que pode despertar suspeitas de enriquecimento: a loja virtual de discos abrigada nos domínios Samba & Choro. Através dessa loja, você adquire o supra-sumo de Samba e Choro diretamente do artista ou das melhores gravadoras brasileiras (Kuarup, Rob Digital e Biscoito Fino); e melhor: na maioria das vezes por preço abaixo do preço praticado pelo mercado.

Eu não vou mentir para voces, Paulo Eduardo Neves fatura uns piruás com essa loja virtual; mas é piruá mesmo, negócio que dá para ele pagar pequena parte das ampolas de cervejas que consome em noites cariocas. Qualquer disco que você venha a adquirir no dominio Samba & Choro é sinônimo de boa música e, para não dizer que não falei de flores, recomendo os recentes e extraordinários O Samba das Rodas, por Galloti, Teu Nome, Pixinguinha, por Marcelo Vianna (neto de Pixinguinha) e o sensacional Entidades I, do não menos que espetacular sambista Wilson Moreira, fortíssimo e nobre pilar madeira-de-lei do Samba.

Outros não tão recentes, que nasceram clássicos e classudos, foram Aurora de Paz, de Elton Medeiros, parceiro constante de Paulinho da Viola, A Lua e o Conhaque, de Delcio Carvalho, parceiro constante da esplendorosa Dona Ivone Lara, e, finalmente, o excelente Coisa de Chefe, de Cláudio Jorge, que concorreu ao Grammy Latino 2002, na categoria "Melhor Disco de Samba", perdendo para "Deixa a Vida Me Levar", de Zeca Pagodinho; mas, garanto-lhe: está pau-a-pau no quesito delícias musicais (faltou a esse disco de Cláudio Jorge somente o mesmo e merecido tratamento mercadológico diferenciado que recebeu Zeca Pagodinho).

Faço essa recomendação de compras via o site Samba & Choro porque sou vasculhador compulsivo de lojas de discos aqui na capital de São Paulo e esses discos que recomendo são dificílimos de serem avistados aqui (inclusive o de Cláudio Jorge, que concorreu ao Grammy Latino). Agora, imagine em outras praças menos fornidas por lojas. São músicas que não tocam no rádio e nem na tv por motivos óbvios ($$$). A internet, acredito, ainda é o melhor meio de se divulgar esses belíssimos trabalhos brasileiros à margem da midia.


Waldemar Pavan
São Paulo, 1/10/2002


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os Doze Trabalhos de Mónika. 11. A Quatro Braçadas de Heloisa Pait
02. Carta aos de Além do Jardim de Andréa Trompczynski


Mais Waldemar Pavan
Mais Acessadas de Waldemar Pavan em 2002
01. Música Folclórica: Bahia Singular e Plural - 17/9/2002
02. A Música de Moisés Santana e João Suplicy - 3/9/2002
03. (Re)masterizados e (Re)mixados - 9/8/2002
04. Ecos Musicais - 30/7/2002
05. Duas cantoras independentes - 11/11/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
3/10/2002
16h13min
Valeu pela força, Waldemar! Vou avisar ao gerente de minha conta na Suíça que a partir de agora ninguém mais desconfia de meu enriquecimento:-). Uma pequena correção, a Agenda já tem 6 anos de idade, sendo um dos mais antigos sítios da Internet mundial e brasileira. Existimos na Internet há mais tempo do que o Google e do que o Estadão. Uma dica extra, já que também sou grande fã do blog BMTH. Escrevi há algum tempo uma texto sobre ele. É bem legal isto do canadense apaixonado por música brasileira.
[Leia outros Comentários de Paulo Eduardo Neves]
7/10/2002
03h30min
Waldemar, Acabo de descobrir seus artigos por acaso. Muito obrigada pelos comentários generosos sobre meu trabalho.
[Leia outros Comentários de Daniella Thompson]
23/10/2002
02h59min
Caro Waldemar, Voce mais uma vez nos abastece de informações privilegiadas. Esse blog canadense é demais. Mais uma vez obrigado pelas suas generosas contribuições no mundo das novidades musicais.
[Leia outros Comentários de Gil Fernandes de Sá]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Depois da Meia Noite
Diana Palmer
Harlequin
(2007)



Enfoques Doutrinários
Danilo C. Villela
Lar Fabiano de Cristo
(2005)



O Mistério da Múmia Sussurrante
Alfred Hitchcock
Clássica
(1988)



Confissões verídicas de um terrorista albino
Breyten Breytenbach
Rocco
(1985)



A Aventura do Universo
Luis E. Navia
Melhoramentos
(1977)



Além do Cordão de Prata, Labirinto dos Sonhos
Patrícia Fernandez
Travassos
(2015)



Enciclopédia do Patrimônio da Humanidade - Europa 1 - Grécia e Chipre
Altaya
Altaya
(1998)



A literatura e os Deuses
Roberto Calasso
Companhia das letras
(2004)



Lendas do Folclore Popular
Beto Brito e Tatiana Móes
Prazer de Ler
(2006)



J. Carlos Em Revista
Julieta Sobral
São Paulo
(2016)





busca | avançada
49702 visitas/dia
2,0 milhão/mês