Obrigado pelo blog canadense | Gil Fernandes de Sá

busca | avançada
56261 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília
>>> Bailarinos de Brasília apresentam espetáculo gratuito em Planaltina e Sobradinho
>>> Evento: escritora paulistana Daniela Bonafé lança “Rosas de Chumbo” na 7ª FLIMA
>>> Evento: poeta mineira Thaís Campolina lança “estado febril” na Ria Livraria, dia 23/5
>>> Livro de André Moravec traz uma nova proposta para entender o átomo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Renato Russo, por Bruce Gomlevsky
>>> FHC, Collor, Sarney e Lula
>>> Por que não leio mais jornais
>>> Um conto-resenha anacrônico
>>> Desejos e argumentos para 2005
>>> A crise dos 28
>>> Lobão com a boca no trombone
>>> Queen no Live Aid (1985)
>>> São Paulo, que dá nome à nossa cidade
>>> Glenn Gould: caso de amor com o microfone
Mais Recentes
>>> Cartas do solitario de Tavares Bastos, A. C. [Aureliano Cândido] pela Companhia Editora Nacional (1938)
>>> National Geographic Magazine, Vol. 167, Nº 2 - MUMMIES de Vários Colaboradores pela National Geographic (1985)
>>> National Geographic Magazine, Vol. 166, Nº 6 - MONSOONS de Vários Colaboradores pela National Geographic (1984)
>>> estudo preliminar do plano de desenvolvimento integrado da area metropolitana de Salvador - vol II de Conder pela S/e
>>> Palácio da Associação Comercial da Bahia : Antiga Praça do Comércio de Waldemar Mattos pela Alba (2011)
>>> Ipac-ba: Serra Geral e Diamantina - Vol. Iv de Secretaria da Industria e Comercio pela S/e (1990)
>>> 7 anos que mudaram a Bahia (Acm) de S/a pela Egba
>>> Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho Na Sociedade Inclusiva de ClaudiaWerneck pela Wva (1997)
>>> National Geographic Magazine, Vol. 166, Nº 5 - CHOCOLATE de Vários Colaboradores pela National Geographic (1984)
>>> O Brasil Dos Viajantes - Um lugar no universo - volume II de Ana Maria De Moraes Belluzzo pela Odebrecht (2025)
>>> Guia Completo De Reiki - Um Curso Estruturado Para Alcançar a Excelência Profissional de Tanmaya Honervogt pela Pensamento (2008)
>>> O Brasil Dos Viajantes - Imaginário do novo mundo - volume I de Ana Maria De Moraes Belluzzo pela Odebrecht (2025)
>>> O Brasil Dos Viajantes - A construção da paisagem - volume III de Ana Maria De Moraes Belluzzo pela Odebrecht (2025)
>>> 2666 de Roberto Bolaño pela Companhia Das Letras (2025)
>>> Cabo Verde: dez anos de desenvolvimento de Christian Bossu-Picat pela Delroisse (2025)
>>> Amoras - 14ª Reimpressão de Emicida pela Companhia Das Letras (2021)
>>> De la France de Maria Antonietta Macchiochi pela Bourgois (1979)
>>> Berklee Improvisação Jazz Para Guitarra - Uma Abordagem Melódica de Garrison Fewell pela Editora Passarim (2016)
>>> Salvador E A Baia De Todos Os Santos - Guia De Arquitectura E Paisagem de Universidade Federal Da Baia (ufba) pela Junta De Andalucia (2012)
>>> Cinquenta Tons De Cinza de E. L. James pela Intrinseca (2012)
>>> Conversando Com Deus - Livro I - um Diálogo Sobre os maiores problemas (1º ed.) de Neale Donald Walsch pela Agir (2011)
>>> A Mentira de Helen Dunmore pela Companhia Editora Nacional (2015)
>>> Nos Ombros Dos Gigantes - 1ª Ed. de Umberto Eco pela Record (2018)
>>> Set in a Silver Sea de Arthur Bryant pela Book Club (1985)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes: O Amor Nunca Morre. . . de Emily Bronte pela Lua De Papel (2009)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 23/10/2002
Comentários
Leitores

Obrigado pelo blog canadense
Caro Waldemar, Voce mais uma vez nos abastece de informações privilegiadas. Esse blog canadense é demais. Mais uma vez obrigado pelas suas generosas contribuições no mundo das novidades musicais.

[Sobre "Tesouros musicais"]

por Gil Fernandes de Sá
23/10/2002 às
02h59 200.164.136.216
(+) Gil Fernandes de Sá no Digestivo...
 
O Coitado flaubertiano
Caro Alexandre, realmente você escreve muito bem! Li seu artigo e fiquei realmente tocado. Que fluidez e sutileza ao tocar num assunto tão delicado como a Política. Pois bem - continuo aqui meditando sentado na minha almofadinha sobre seus conselhos de como me tornar um Coward, quer dizer, como me tornar elite. Que tal encaminhar esta sugestão ao coitado do Lula que só 20 e poucos anos de luta por frívolos ideais como reforma social e distribuição de renda? E ainda dizer que isso é trabalho. Bom, se é trabalho, não sei, mas certamente não é tão interessante quanto uma gravata. Digo uma gravata certa, é claro. E como você, meu caro Alexandre, muito bem afirmou, com extrema propriedade e a humildade de um verdadeiro líder: "Realmente a inteligência de quem me lê às vezes é maior do que a inteligência com que escrevo." Uma excelente observação de alguém que, quem sabe, não se tornou elite - nasceu elite, mesmo tendo nascido pobre (de espírito). Não se esforçou - apenas foi. Agora sintonize a sua mente com a dele (Lula), e pare de se chamar de elite, interessante, inteligente, culto. Sobretudo pare de se chamar de elite... Você é um coitado e não sabe...

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Luis Alberto Mansur
23/10/2002 à
01h05 200.187.67.7
(+) Luis Alberto Mansur no Digestivo...
 
Êta sistema injusto!!!
É isso aí! E para complementar a idéia, gostaria de dizer àqueles que classificam o Lula como "uma vítima do sistema e por isso não pode estudar além da 5ª série e blablabla", que eu gostaria de uma beirada desse sistema que permite que um cara que só estudou até a 5ª série, foi operário de fábrica, está sem trabalhar há dez anos, e tem um patrimoniozinho na ordem de 400 ou 600 mil reais. Êta sistema injusto, hein!!!!!

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Ester Inês Scheffer
23/10/2002 à
00h29 200.221.236.248
(+) Ester Inês Scheffer no Digestivo...
 
O "Valor" da Arte
Há pouco a acrescentar sobre o assunto, após o seu artigo. Muito bem escrito, Parabéns! Resta um último questionamento: "O barquinho do Cleiton não tinha valor artístico"... Bom, até concordo com você no nível mais básico da afirmativa, mas a frase me levou a um questionamento um pouco mais profundo: O que é "valor artístico"? É mensurável por que parâmetros? E, chegando a uma abordagem até talvez comportamental: O valor artístico é intrínsico à obra de arte ou depende em que grau do contexto sócio-cultural de quem a vê? Me parece assunto para um novo artigo! ;)

[Sobre "O filósofo da contracultura"]

por Alexandre Lobão
22/10/2002 às
19h13 200.197.165.8
(+) Alexandre Lobão no Digestivo...
 
Bravo.
A cada quinze dias, venho aqui, basicamente para ler a coluna do Alexandre. Sempre é bom ou muito bom, mas alguns trechos me dão a sensação de estar lendo o último dos clássicos. Ando procurando seu livro "A Coisa Não-Deus". (Infelizmente não é muito fácil de achar.) Um grande abraço e parabéns.

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Felipe Ortiz
22/10/2002 às
16h08 200.184.182.2
(+) Felipe Ortiz no Digestivo...
 
sem comentários
Mas como? Como poderia deixar de comentar tal artigo, como? [acabei não comentando]

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por
22/10/2002 às
12h35 200.223.74.98
(+) Zé no Digestivo...
 
Pensamento homogêneo
Agradeço os elogios. Concordo com o Dacianni quando diz que a Escola de Frankfurt não apresenta um pensamento homogeinizado. Há uma diferença muito grande, por exemplo,entre o pensamento de Adorno, essencialmente neofóbico com relação aos meios de comunicação de massa, e o de Walter Benjamim e de Marcuse. Sem dúvida a Escola de Frankfurt foi tão importante justamente por esse pensamento heterogêneo.

[Sobre "O filósofo da contracultura"]

por Gian Danton
22/10/2002 às
12h16 200.213.138.254
(+) Gian Danton no Digestivo...
 
nível dos comentários
Concordo com o Heitor. Impressionante o baixo nível dos comentários mais recentes. O que está acontecendo com os leitores? Ninguém mais sabe argumentar? Nem pensar? Só ofender?! Também achei o texto profundo para quem não conhece Coward, mas eu, particularmente, gosto disto. Poder ler sobre coisas que conheço bem, sobre outras que conheço mal, sobre outras ainda que não conheço. Misturar tudo e pensar, sentir, passar a conhecer. Isto é parte do prazer de ler. E o Alexandre tem o dom de contribuir com muitas coisas que conheço mal ou que não conheço e com muitas outras com as quais concordo totalmente. Abaixo a ditadura da feiúra, da pobreza de espírito, da auto-comiseração! Viva a beleza!

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Kelly
22/10/2002 às
11h01 200.189.66.114
(+) Kelly no Digestivo...
 
o artigo está excelente
A obra de Marcuse comprova que, de fato, a Escola de Frankfurt não deveria ter esse nome que supõe um pensamento homogeinizado e sim, o Círculo de Frankfurt, num livre pensar para várias direções. As referêmcias são muito boas,o artigo está excelente. Parabéns!

[Sobre "O filósofo da contracultura"]

por Dacianni
21/10/2002 às
22h10 200.163.108.89
(+) Dacianni no Digestivo...
 
Comentário
É isto que dá um site ser aberto e democrático como este: os comentários de alto nível só resistiram até o número 12, depois começaram as baixarias! Sinto-me solidário com o Alexandre pois eu mesmo já fui alvo de coisas piores aqui. Mas que continue aberto, sabemos deixar de lado o que não presta. Achei o texto excelente, embora muito profundo para quem conhece pouco Coward, como eu. Mas quanto às conclusões sobre a verdadeira elite, estou de pleno acordo e o autor mostra que está entre elas. O comentário 3, de Rogério Prado, ao descrever a diferença entre um intelectual e um idem uspiano, é de bela ironia e faz jús ao texto. Parabéns!

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Heitor De Paola
21/10/2002 às
20h58 200.255.208.201
(+) Heitor De Paola no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Eu Escolhi Esperar para Elas
Nelson Júnior
Above
(2013)



De Exu A Preto-velho: Corsário Da Lei
Daniel Luconi; Pai Benedito
Madras
(2021)



Asp. Net 2. 0 Unleashed
Walther
Sams
(2006)



A Escolha
Nicholas Sparks
Arqueiro
(2016)



Zupi - Ano 03 - Edição 10
Vários Autores
Zupi
(2008)



Metodo facil para guitarra: cuarto (cuarto año)
Hector Ayala
Aromo



á Flor da Pele
J. Ron Eaker
Graça
(2013)



Governança Corporativa - No Brasil e No Mundo
Alexandre Di Miceli da Silveira
Campus
(2015)



Coises Existentes Em Função Do Desejo
Marcos Zacariades
Caixa Cultural
(2016)



Historia de um Casarao
Luis Kehl
Nova Alexandria
(2007)





busca | avançada
56261 visitas/dia
2,5 milhões/mês