No Ritmo da redundância | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
205 mil/dia
2,9 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Espetáculo inspirado na vida cotidiana do Bixiga volta ao cartaz comemorando 28 anos do Teatro do In
>>> Semana Gastronômica do Granja
>>> Mulheres em meio ao conflito:sobre inclusão, acolhimento e sororidade incondicional
>>> Arsenal da Esperança faz ensaios de teatro com moradores em situação de rua
>>> Vem pra Feira do Pimp Estoque: Economia Circular com catadoras, catadores e artistas!
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
>>> The Nothingness Club e a mente noir de um poeta
>>> Minha história com o Starbucks Brasil
>>> O tipógrafo-artista Flávio Vignoli: entrevista
>>> Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
Colunistas
Últimos Posts
>>> Inteligência artificial e o fim da programação
>>> Temer fala... (2023)
>>> George Prochnik sobre Stefan Zweig (2014)
>>> Hoffmann e Khosla sobre inteligência artificial
>>> Tucker Carlson no All-In
>>> Keleti: de engenheiro a gestor
>>> LeCun, Bubeck, Harris e a inteligência artificial
>>> Joe Satriani tocando Van Halen (2023)
>>> Linger by IMY2
>>> How Soon Is Now by Johnny Marr (2021)
Últimos Posts
>>> Toda luz que não podemos ver: política e encenação
>>> Sarapatel de Coruja
>>> Culpa não tem rima
>>> As duas faces de Janus
>>> Universos paralelos
>>> A caixa de Pandora do século XX
>>> Adão não pediu desculpas
>>> No meu tempo
>>> Caixa da Invisibilidade ou Pasme (depois do Enem)
>>> CHUVA
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Defesa dos Rótulos
>>> A história de cada livro
>>> O poeta do pesadelo e do delírio
>>> Além do Mais em 2004
>>> Sites que mudaram o mundo
>>> Textos, contextos e pretextos
>>> Dicas da Semana
>>> 19 de Abril #digestivo10anos
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> O perfeito cozinheiro das almas deste mundo
Mais Recentes
>>> Quintino Cunha e Outros: Antologia Cultural de Plautus Cunha (encontro das águas rios negro e solimões pela Angelo Accetti (1974)
>>> Química Geral Volume I de Ricardo Feltre pela Atual (1996)
>>> Piloto de Guerra - biblioteca do espírito moderno vol 15 de Antoine de Saint-Exupéry tradução de Monteiro Lobato pela Companhia das Letras (1943)
>>> Matemática - Ciência e Aplicações 1 Ensino Médio de Gelson Iezzi-osvaldo Dolce pela Atual (2001)
>>> Matemática Ciência e Aplicações 2 Ensino Médio de Gelson Iezzi-osvaldo Dolce pela Atual (2004)
>>> Biologia Segundo Grau e Vestibulares de Albino Fonseca pela Ática (1980)
>>> Economia - Micro e Macro de Marco Antonio Sandoval de Vasconcelos pela Atlas (2002)
>>> Estatística Aplicada Economia, Administração e Contabilidade de John E. Freund - Gary A. Simon pela Bookman (2000)
>>> Martini Seco - série rosa dos ventos de Fernando Sabino pela Ática (1987)
>>> Estatística - Coleção Schaum de Murray R. Spiegel pela McGraw-Hill do Brasil (1971)
>>> Administração de Recursos Humanos - Fundamentos Básicos de Idalberto Chiavenato pela Atlas (2003)
>>> Trabalhadores - Profissões do Brasil de Humberto Medeiros - Patrícia Henriques Mafra pela Aon (2008)
>>> A Polícia Que Queremos de João Carlos Pereira pela Do Autor (2011)
>>> Os 27 desafios que todo chefe deve enfrentar de Bruce Tulgan pela Sextante (2015)
>>> Design para crescer - aprenda com a Coca-Cola sobre escala e agilidade de David Butler - Linda Tischler pela Campus (2015)
>>> Implantando uma Empresa de Cesar Simões Salim e outros pela Elsevier - Campus (2011)
>>> Competências - conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna de Joel Souza Dutra pela Atlas (2013)
>>> Um novo jeito de trabalhar de Laszlo Bock pela Sextante (2015)
>>> Pipeline de Desempenho de Stephen Drotter pela Campus (2011)
>>> Nocaute - Como contar sua historia no disputado ringue das redes sociais de Gary Vaynerchuk pela Hsm (2016)
>>> Liderança - a inteligência emocional na formação do líder de sucesso de Daniel Goleman pela Objetiva (2015)
>>> Excelência em atendimento ao cliente de Alexandre Luzzi Las Casas pela M.books (2012)
>>> 100 Maneiras de motivar as pessoas de Steve Chandler - Scott Richardson pela Sextante (2008)
>>> Lições de Impacto e Inovação - O executivo transformador no jogo da indústria de Jeffrey J. Fox - Robert Reiss pela Rocco (2014)
>>> ( Re ) Descobrindo A Matriz Nine Box de Rogerio Leme pela Qualitymark (2013)
COLUNAS

Sexta-feira, 21/2/2003
No Ritmo da redundância
Gian Danton
+ de 3000 Acessos

Há algum tempo alguns alunos me deram um desses livros de auto-ajuda sobre como conseguir o equilíbrio entre o sucesso profissional e a qualidade de vida. O livro sugeria que eu deveria encontrar mais tempo para mim, mas não dizia como fazer isso. Logo cheguei à conclusão de que uma ótima maneira de encontrar mais tempo para mim era deixar de ler aquele livro e ir brincar com meus filhos. A coisa toda parecia um monte de comentários óbvios reunidos em uma bela capa, uma ótima encadernação e impressão de primeira. É essa mesma impressão que se tem ao ler o livro No Ritmo da Vida, de Richard Carlson e Joseph Bailey, editora Rocco.

Carlson é autor da série Não Faça Tempestade em Copo d'água. Se isso diz algo para você, ótimo. Carlson se juntou com o psicólogo Joseph Bailey para escrever um livro sobre o que eles chamam de "psicologia da mente". A própria nomenclatura é curiosa. Psicologia da mente. Se levarmos a idéia em frente, vamos concluir que os dois sugerem que as outras teorias psicológicas tratavam de outras partes da anatomia humana. Freud provavelmente era a psicologia do pênis. O behavorismo deveria ser a psicologia do músculo. A gestalt deveria ser a psicologia do olho.



Chamar uma teoria de psicologia da mente só que demonstra toda a redundância que virá pela frente. Se é redundância o que você quer, não haverá decepção. Textos na forma de Sol (Não, não é brincadeira, há um gráfico na forma de sol na qual a expressão FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO SAUDÁVEL - A REALIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL INATA é rodeado de palavras como OTIMISMO, COMPAIXÃO e, claro, SAÚDE MENTAL INATA).

São 205 páginas de muita, muita redundância e obviedade. Todos nós sabemos que é necessário arranjar um tempinho a mais para nós mesmos. Todos nós sabemos que não adianta a realização profissional sem a realização pessoal. Isso eu já sei e, se você não tiver o QI de uma lesma, deve saber também. O que eu gostaria de saber é como fazer isso. E essa é a resposta que No Ritmo da Vida não dá.

Para qualquer um que já tenha lido filosofia oriental, um livro como esse soa como a palavra redundância escrita um milhão de vezes. Como se diz, é uma publicação BO. Bom para otário. Bela capa, ótima encadernação, mas nenhuma conteúdo. Quem gosta de quadrinhos deve conhecer o trabalho do desenhista inglês Brian Bolland. Na década de 90 ele foi uma dos melhores capistas dos quadrinhos norte-americanos. Nós costumávamos chamá-lo de pega trouxa. Não que ele fosse ruim, nada disso. É que seu trabalho era tão bom que era colocado pelos editores como capa das piores revistas da editora. Quem comprava pela capa, logo descobria que o conteúdo era bem inferior. Quem comprar No Ritmo da Vida pela capa vai ter a mesma impressão.

Se você quer realmente algumas soluções para uma vida equilibrada, há um livrinho muito mais barato e antigo: o Tao Te King.

Dizem que Lao Tse (o Jovem Sábio) era conselheiro do imperador da China. Um dia ele se cansou das intrigas da corte e resolveu ir embora. Quando passava pela muralha da China, o guarda, sabendo que o Imperador não ia gostar nada de saber que havia perdido seu conselheiro mais sábio, bolou um estratagema para fazê-lo voltar. Ele pediu que Lao Tse escrevesse um livro que contivesse toda a sua sabedoria. Lao Tse se sentou numa pedra durante uma hora, escreveu 81 poemas e os entregou ao guarda. Era o Tao Te King. Depois desapareceu.

Esse livrinho não tem toda a pompa de um No Ritmo da Vida, e não tem tantas páginas, mas tem muito mais conteúdo. Tao Te King não apresenta nada da baboseira óbvia e melosa dos livros de auto-ajuda. Mas deveria ser lido por todos, especialmente pelos governantes.

Um exemplo retirado do Tao Te King (tradução de Huberto Rohden - há outras boas traduções nas livrarias):

Palavras verdadeiras não são lisonjeiras.
Palavras lisonjeiras não são verdadeiras.
O homem de bem não fala muito.
Quem fala muito não é homem de bem.
Homens sábios não são eruditos,
Homens eruditos não são sábios.
Quem trilha o caminho da perfeição,
Não acumula tesouros.
Riqueza é para o sábio
O que ele faz pelos outros.





Gian Danton
Macapá, 21/2/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Obrigado, Wander Taffo de Rafael Fernandes


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2003
01. A teoria do jornalismo e a seleção de notícias - 28/2/2003
02. A análise da narrativa - 24/1/2003
03. Os X-men e o fim da infância - 31/1/2003
04. Demônio maniqueu e demônio agostiniano - 11/4/2003
05. Experiências e Livros - 7/10/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Literatura Estrangeira Inferno
Dan Browm
Arqueiro
(2016)



Livro Infanto Juvenis A Colcha de Retalhos
Conceil Correa da Silva e Nye Ribeiro Silva
Do Brasil
(1995)



A garota americana (Vol. 1)
Meg Cabot
Galera
(2004)



Construir o Homem e o Mundo
Michel Quoist
Livraria Duas Cidades
(1973)



Longe de Manaus
Francisco José Viegas
Record
(2007)



Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim...
Paulo Sergio Valle
Litteris
(2008)



Histórias e Conversas de Mulher
Mary Del Priore
Planeta
(2013)



Livro Infanto Juvenis Novo Final da História
Mirna Pinsky
Companhia das Letras
(2004)



Contabilidade para Administradores
Helio de Paula Leite
Atlas
(1997)



O Legado de um Pai
João Rubens Fagundes; Michelle Werder
Meta
(2016)





busca | avançada
205 mil/dia
2,9 milhões/mês