| Mais Recentes >>> Por Que os Homens Amam as Mulheres Poderosas - Um Guia Para Você Deixar de Ser Boazinha e Se Tornar Irresistível de Sherry Argov pela Sextante (2009) >>> Livro Campo da Comunicação no Brasil de José Marques de Melo pela Vozes (2008) >>> Livro Também Se Fala Com Os Pés Memórias De Um Jornalista Feliz de Maurício Pandolphi pela Sebo Vermelho (2014) >>> Il Tè Nel Deserto de Paul Bowles pela Garzanti (1991) >>> Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo volumes 1 à 11 de Coleção Folha pela Folha de S. Paulo (2010) >>> A Palavra De João Paulo II no Brasil (discursos e homilias) de João Paulo II pela Paulinas (1980) >>> Índia: Um Olhar Amoroso de Jean-Claude Carrière, Claudia Fares pela Ediouro (2009) >>> Tarô Do Cigano de J. DellaMonica pela Madras (2004) >>> Teorema Katherine de John Green pela Intrinseca (2013) >>> Celso Furtado e a Formação Econômica do Brasil (Edição Comemorativa dos 50 Anos) de Francisco da Silva Coelho e Rui Guilherme Granziera pela Atlas (2009) >>> Livro Aprenda a Operar No Mercado de Ações Um Guia Completo Para o Trading de Dr. Alexander Elder, traduzido por Afonso Celsoda Cunha Serra pela Campus, Elsevier (2006) >>> Pintura Em Seda Internacional - Número 5 de Varios Autores pela Dos Autores >>> E o vento Levou (Volume 1+2 Encardenado) + Scarlett (Continuação de ... e o vento levou). 3 VOLUMES de Margaret Mitchell pela Pongetti (1964) >>> 12 Livros Byung-Chun Han de Byung-Chun Han pela Vozes (2022) >>> A Cabala Da Autossuficiência de Eduardo Stein Maroniene pela Ciência Moderna (2009) >>> Hq Gibi Conde Drácula Ano 3 nº 20 editora Capitão Misterio de Capitão Misterio pela Capitão Misterio >>> Uma Longa Jornada de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2013) >>> Livro O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano pela L&pm (2009) >>> Livro Guerra dos Bálcãs de John Reed, traduzido por Ludmila Hashimoto Barros pela Conrad (2002) >>> Livro A Guerra de Luigi Bonanate, traduzido por Maria Tereza Buonafina e Afonso Teixeira Filho pela Estação Liberdade (2001) >>> Madri. Guia Visual de Vários Autores pela Publifolha Editora (2009) >>> Livro Uma Ética Para o Novo Milênio de Dalai Lama, traduzido por Maria Luiza Newlands pela Sextante (2000) >>> Livro Churchill, Hitler E A Guerra Desnecessaria de Patrick J. Buchanan pela Pocket Ouro (2008) >>> Técnicas De Pintura de Sérgio Prata Garcia pela Do Autor (1992) >>> Livro Amor, Verdade, Felicidade Reflexões Para Transformar a Mente de Dalai Lama, traduzido por Monica Braga pela Nova Era (2001)
|
|
COMENTÁRIOS
Quarta-feira,
16/5/2007
Comentários
Leitores
 |
|
 |
|
Obrigada por Frida Kahlo
Adorei o texto, apesar de ser suspeita para falar, já que gosto muito do trabalho da Frida, e quando gosto de um determinado artista, gosto de saber tudo o que se escreveu e se escreve sobre tal. O texto é jornalísitco sem ser chato nem massante. Gostei das imagens também. No entanto, quando abri o Google, a intenção era pescar na rede imagens de telas da Frida para uma pesquisa de figurino, para um trabalho em cima da vida e obra da Frida. É apenas uma semente que se germina dentro da minha cabeça, mas daqui a pouco começará a botar as folhinhas de fora, e, quando isso começar a acontecer, eu quero estar preparada com material suficiente para dar um início bem seguro a tudo o que pretendo fazer com a obra dessa grande mulher...
[Sobre "Frida Kahlo e Diego Rivera nas telas"]
por
Dora Nascimento
16/5/2007 às
09h46
201.50.179.164
(+) Dora Nascimento no Digestivo...
|
|
Qualquer dia destes...
Quase comprei um Dom Quixote de 1m2 só para ter um livro de 1m2 em casa, num pedestal e cheio de poeira. Mas foi só vontade, ainda não criei interesse para ler este livro. Talvez eu goste, já que dou risadas indefinidamente toda vez que assisto A revolta dos Nerds e Monty Phyton. Qualquer dia ainda tento. Abraços!
[Sobre "Quixote que nada"]
por
Bloom
http://iaad.blogspot.com
16/5/2007 às
09h29
201.6.253.3
(+) Bloom no Digestivo...
|
|
à disposição do digestivo
Gostaria de saber se o blog acima está de acordo com o código. Caso positivo, coloco o mesmo à disposição do digestivo cultural. Grato.
[Sobre "Código de Conduta em Blogs"]
por
Rodrigo França
http://rofranca.blog.terra.com.br
16/5/2007 às
06h48
201.54.209.12
(+) Rodrigo França no Digestivo...
|
|
Tente ler com outro olhar
Acho, Guga, que você já foi ao livro com um pé atrás (sabe-se lá por quê) e não soube apreciar um livro aclamado como o melhor romance já escrito. A linha geral da história pode parecer repetitiva, sim, porém as tramas paralelas são fantásticas, além do que amei, de paixão, o Sancho Pança. Sem falar dos recursos estilísticos infindos que cervantes nos ensina na obra. Recomendo.
[Sobre "Quixote que nada"]
por
Danilo Zanirato
15/5/2007 às
22h50
200.103.92.76
(+) Danilo Zanirato no Digestivo...
|
|
a leitura de Harry Potter
Não perco nenhum artigo seu publicado no Digestivo Cultural e concordo plenamente com as suas idéias. Este aqui está ótimo e concordo com você que mesmo a leitura de Harry Potter (espero que minha filha de treze anos que adora ler Harry Potter se interesse no futuro pela literatura, como esses jovens que citou, e isso se torne um prazer para ela). Continue escrevendo assim, muito bem e estimuladamente. Abraços de quem muito admira seu trabalho (parece que não é só eu, o Julio também)
[Sobre "O desafio de formar leitores"]
por
Mauro Gorenstein
15/5/2007 às
19h42
65.10.162.132
(+) Mauro Gorenstein no Digestivo...
|
|
férias eternas
O texto foi bem escrito, claro, mas discordo de tudo o que você falou, exceto pelo fato de também querer um dia parar de trabalhar e viver em "férias eternas".
[Sobre "Sou um de vocês"]
por
Paulina
15/5/2007 às
19h40
75.37.38.13
(+) Paulina no Digestivo...
|
|
como uma caixa de bombons
Fantástico, Luís Eduardo! Lembro de uma entrevista que vi com a Adélia Prado, em que ela diz que a literatura e os livros devem ser oferecidos aos jovens leitores como uma caixa de bombons, devem ser atraentes dessa forma. Concordo totalmente que, apesar da importância dos clássicos brasileiros da literatura, há tempo para que eles cheguem aos jovens leitores. Eu incluiria até gibi nas salas de leitura das escolas, Harry Potter, Desventuras em Série e tudo que possa deliciar e cultivar o gosto da leitura entre as crianças. Eu mesma devorei quase toda a coleção da Agatha Christie na adolescência, para mim era divertido ficar trancada no quarto tardes e tardes lendo os livros de mistério. E nem por isso deixei de ler e curtir Machado de Assis depois. Assim como na alimentação, onde não é só o conteúdo que interessa, mas o modo como se come, o prazer, a reunião à mesa, na literatura não interessa só o conteúdo, mas também o gosto pela leitura, o prazer e o interesse.
[Sobre "O desafio de formar leitores"]
por
Adriana Carvalho
15/5/2007 às
18h39
200.225.94.130
(+) Adriana Carvalho no Digestivo...
|
|
Um Anti-herói
Algumas coisas fazem com que nos sintamos estranhos, diferentes. Experimentei sensação semelhante com Graciliano mas não sei se era o livro ou, quem sabe, eu. Acho que a figura do anti-herói tende a esta depressão e o ritmo não ajuda muito no caso de Cervantes. Sempre que penso no Quixote vem à tona a figura de Gandhi, uma potência sem agressividade, uma essência sem o juízo das mitologias ocidentais; exemplar único na força não belingerante um paradoxo e como tal sem par, sem referência analógica. Odisseu é em contra-partida a potência do mito, um arauto dos deuses; a ousadia do homem e sua vontade. Ao apontar um paralelo entre o Nazareno e Don Quixote talvez fique apontado na necessidade que alguns sentem de retirá-lo da cruz ou mostrar piedade pelo seu destino, quando de fato ele é refém do seu destino e a sua verdade se funda nisto; existir post-mortem e ad aeternum. A loucura em Don Quixote é paixão suspensa, a sua jornada é a de todos nós, desumanizados pelas nossas incoerências...
[Sobre "Quixote que nada"]
por
Carlos E. F. Oliveir
15/5/2007 às
17h21
201.65.37.4
(+) Carlos E. F. Oliveir no Digestivo...
|
|
Você não está só
Isso, isso, isso!
[Sobre "Quixote que nada"]
por
andré henriques
15/5/2007 às
15h50
189.12.159.163
(+) andré henriques no Digestivo...
|
|
Dom Quixote ainda vive
É inegável a influência que o livro de Cervantes, publicado há mais de 400 anos, exerceu em todos as áreas da cultura - literatura, artes plásticas, música (sonhar mais um sonho impossível... vencer o inimigo invencível...), nas artes cênicas, no cinema, etc. O fato é que passado esse longo tempo, Dom Quixote ainda vive e pulsa, e continua a comover, a intrigar e a encantar milhões de pessoas em todo o mundo, com exceção de alguns poucos críticos, como Guga Schultze. Tudo bem, posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la. Agora, que o livro é magnífico, ah, isso é.
[Sobre "Quixote que nada"]
por
Henrique Godoy
http://Quixote vive
15/5/2007 às
15h04
201.78.5.169
(+) Henrique Godoy no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|