Inspiração | Nando

busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
>>> Sugerido para adultos?
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
>>> 2021, o ano da inveja
>>> O futuro político do Brasil
>>> David Foster Wallace e Infinite Jest
>>> Arquitetura de informação
>>> L’Empereur
>>> Fake-Fuck-Fotos do Face
Mais Recentes
>>> Missões Franciscanas no Brasil (1500/1975) de Frei Venancio Willeke pela Vozes (1974)
>>> Análise Fatorial Em Administração de Francisco Aranha | Felipe Zambaldi pela Cengage Learning Nacional (2008)
>>> Como Os Médicos Pensam de Jerome Groopman pela Agir (2008)
>>> Contabilidade Financeira de José Nicolás Albuja Salazar pela Cengage Ctp (2003)
>>> Os Porcos-espinhos de Schopenhauer de Deborah Anna Luepnitz pela José Olympio (2006)
>>> Educação Corporativa No Brasil: Mitos E Verdades de Marisa Pereira Eboli pela Gente (2020)
>>> Produzindo o Passado. Estratégias de Construção do Patrimônio... de Antônio Augusto Arantes ( Organizador ) pela Brasiliense (1984)
>>> São Paulo: Segregação, Pobreza e Desigualdades Sociais de Eduardo Marques + Haroldo Torres (org.) pela Senac Sao Paulo (2005)
>>> Convulsão protestante de Antônio Carlos Costa pela Editora Mundo Cristao (2015)
>>> Modelo De Competências E Gestão Dos Talentos de Maria Rita Miranda Gramigna pela Pearson (2002)
>>> Nascer Sorrindo de Frederick Leboyer pela Brasiliense (1986)
>>> A Mulher que Desvendada a Morte de Ariana Franklin pela Rocco (2007)
>>> Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa de Jose De Nicola pela Scipione (2003)
>>> A Unica Historia de Julian Barnes pela Rocco (2018)
>>> Os Segredos Da Mente Milionaria Novo de T. Harv Eker pela Fisicalbook (2020)
>>> Um Amor - Biblioteca Áurea de Dino Buzzati pela Nova Fronteira (2019)
>>> Por Um Fio de Eoin Colfer pela Record (2013)
>>> Desclassificados do Ouro: A pobreza mineira no século XVIII de Laura de Mello e Souza pela Graal (1982)
>>> Gerenciamento de Serviços de Ti na Prática - uma Abordagem Com Base Na de Ivan Luizio Magalhães/walfrido Brito Pinheiro pela Novatec (2007)
>>> Jesus Na Ecologia Biblica de Nivalda Gueiros Leitao (autografado) pela Letra (2007)
>>> The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms To Fail de Clayton M. Christensen pela Harvard Business Review Press (2016)
>>> Simone Weil: A condição operária e outros estudos sobre a opressão de Ecléa Bosi (org.) pela Paz e Terra (1979)
>>> Travel Stories de Varios Autores pela Macmillan Readers (2011)
>>> Gramsci e o Estado de Christinne Buci- Glucksmann pela Paz e Terra (1980)
>>> Química Orgânica Vol. 2 de Graham Solomons pela Fisicalbook (2001)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 21/1/2004
Comentários
Leitores

Inspiração
Você me inspira! Como é bom ler o que vc escreve. Gosto do teu ponto de vista e quase sempre concordo com o que queres dizer. Continue assim. Um beijo de quem te curte muito.

[Sobre "As veias iluminadas da baleia cinza"]

por Nando
21/1/2004 à
01h45 200.162.233.231
(+) Nando no Digestivo...
 
Comentário, apenas
Acabo de ler "Intelectualidade e Democracia". É um texto necessário e corajoso. A intelectualidade brasileira, e nisso ela não difere muito de outras "tribos", de fato parece temer o confronto de idéias. Não tenho elementos para fazer generalizações, mas me parece que pelo menos uma parcela é petulante e arrogante, como se essa atitude fosse a derradeira possibilidade de manter o "status", quando o "quo" já está bem comprometido. Evidentemente, o Estado brasileiro (pouco importando a definição que se dê a esse ente) conhece essa fraqueza da sua intelligentzia e concede, pelo menos às cabeças que são mais dóceis (conforme a sucessão das estações), o sedutor manto do subsídio. Assim, a petulância e a arrogância de parcela da intelectualidade se perpetua, sem colocar em cheque a petulância e a arrogância do próprio Estado. Parece-me que, além da revista que estás sugerindo, precisamos pensar numa campanha contra uma fome que é tão avassaladora quanto um estômago vazio: refiro-me, é claro, à fome de liberdade; não a liberdade que temos hoje, que é a de “reserva de feudos”, mas a uma liberdade predisposta a considerar as pretensões de verdade contidas no contraditório, de forma a alcançar sínteses que de fato estejam comprometidas com o combate a todas as fomes. Parabéns pelo texto contundente, que tem o mérito intransferível de permitir a reflexão. Abraços, Luís Carlos Carpein - Jornalista

[Sobre "Intelectualidade e democracia"]

por Luís Carlos Carpein
20/1/2004 às
23h02 200.203.84.213
(+) Luís Carlos Carpein no Digestivo...
 
Apelo a Dom Paulo Polzonoff
Sinto muito ter decepcionado esse gênio que é Paulo Polzonoff Júnior. Fico consternado. Estou até pensando em me matar. Mas não sei se isso seria o certo, pois eliminaria facilmente o problema e a culpa que sinto é muito grande. Talvez seja o caso de me colocar à disposição de Paulo para que faça de mim o que quiser pelo resto da vida. Oh, Deus, que faço?!?! (Jamais usei assim interrogações duplas com exclamações duplas, o que demonstra meu estado de alma.) Rogo A Dom Paulo, por favor, que me diga o que fazer.(A partir de agora, só o chamarei de Dom, como a um mago, pois Dom Paulo tem o dom de nos fazer ver nossa exata dimensão, devolvendo-nos à nossa mediocridade,de onde jamais deveríamos ter saído). Dom Paulo, velai por nós, você que é um iluminado, cuja visão alcança muito além da crítica literária, e que, certamente, mudará o mundo com seu olhar crítico-mítico. Reverentemente, Domingos Pellegrini

[Sobre "Da decepção diante do escritor"]

por Domingos Pellegrini
19/1/2004 às
15h18 200.250.36.71
(+) Domingos Pellegrini no Digestivo...
 
Também gostei
Também gostei muito da "Nossa História" e acho que há tempos que tínhamos esta carência no mercado. Mas enfim, de presente ganhamos duas "Nossa História" e "História Viva". É se deleitar!

[Sobre "Digestivo nº 157"]

por Elaine Santos
19/1/2004 às
10h42 200.178.122.130
(+) Elaine Santos no Digestivo...
 
sobre armando freitas
Prezado jardel, gostei deveras da entrevista com o poeta armando freitas. que bom que o site dá voz a estas pessoas que fizeram de sua vida algo importante para a cultura brasileira. embora discorde do comentário sobre Augusto de Campos, aprecio muitísismo a poesia do Armando.

[Sobre "Entrevista com o poeta Armando Freitas Filho"]

por claudia
17/1/2004 às
13h41 200.218.225.10
(+) claudia no Digestivo...
 
um tiro no conceto
julio, gostei do seu texto sobre Tom Zé. me pergunto: até que ponto uma música deste tipo pode interessar a quem não compartilha das paixões políticas do artista? o engajamento que, aparentemente, dá força a esta obra, marca também seu limite. como dizia Stendhal: "a política no meio dos interesses da imaginação é como um tiro no meio de um concerto. essa política irá ofender mortalmente metade dos ouvintes, e aborrecer a outra, que a viu de uma forma muito mais interessante nos jornais da manhã..." abraço, jardel

[Sobre "Digestivo nº 158"]

por jardel
19/1/2004 às
10h00 200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
 
Universo de sutilezas
Excelente crítica sobre mais um trabalho deste bardo das letras que é, sem a menor dúvida, um dos grandes escritores de nosso tempo. Em época da disseminação de uma cultura individualista, inanimada e descartável, soa como um bálsamo a leitura de mais um trabalho deste artífice das palavras. E o crítico Fábio Silvestre Cardoso soube, como poucos, captar e transmitir aos leitores do Digestivo este universo tão rico em sutilezas, melhorando a cada texto publicado e tornando a sua coluna uma das mais aguardadas pelos leitores desta revista.

[Sobre "John Updike não se cala"]

por Patricia Grillo
19/1/2004 às
08h38 200.158.57.138
(+) Patricia Grillo no Digestivo...
 
Nossa História
"Nossa História" resgata o prazer da boa leitura e desperta o gosto e o interesse em se conhecer a História desse Grande Brasil. Adriano Fernandes - Brasilia-DF

[Sobre "Digestivo nº 157"]

por Adriano Fernandes
18/1/2004 às
17h09 200.103.43.202
(+) Adriano Fernandes no Digestivo...
 
Mais que isso
Além de uma jornalista e quase profissional de História, o espelho reflete muito mais de você. Reflete também dedicação, responsabilidade, amizade e bondade. Seu lado pessoal é tão iluminado quanto o profissional, apesar de estar apenas no início de sua caminhada. O mundo é melhor por existir pessoas como você.

[Sobre "Espelho"]

por Bia Aguiar
17/1/2004 às
18h37 201.5.201.63
(+) Bia Aguiar no Digestivo...
 
o filme poderia emagrecer
Sem pretensão de desenvolver crítica, achei que o filme poderia "emagrecer", ao menos, uma horinha. As cenas lacrimejantes e cheias de "emoção" também não me convenceram. O que mais gostei foram dos imensos elefantes usados na batatalha. Ô dó dos bichinhos!

[Sobre "Digestivo nº 158"]

por Neuza Paranhos
17/1/2004 às
17h13 65.176.40.81
(+) Neuza Paranhos no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sob Custódia
Anita Desai
Rocco
(1988)



O premio
Irving Wallace
Circulo do Livro
(1963)



The Impossible Lives Of Greta Wells: A Novel
Andrew Sean Greer
Ecco
(2014)



Au Arquitetura & Urbanismo Nº 174
Pini
Pini



Nao e da Sua Conta
Valerie Block
Record
(2006)



Os Pensadores
Mario Vitor Santos
Relume
(2006)



Newbury House Dictionary of American English With
Philip M. Rideout
Thomson Heinle
(2003)



História: das cavernas ao terceiro milênio
Patrícia Ramos Braick Myriam Becho Mota
Moderna
(2012)



Como Conseguir Emprego no Brasil do Século XXI
Thomas A. Case
Catho
(2004)



Procure e Ache - Animais
Lisa Regan
Pé Da Letra
(2022)





busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês