Revista de Cultura e Artes | Raquel Duarte

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A revista Bizz
>>> Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
Mais Recentes
>>> O Código De Salomão de Richard D. Weber pela Novo Seculo
>>> O Minimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota de Olavo De Carvalho pela Record (2015)
>>> Livro Bedtime For Little Bulldozer de Elise Broach pela Henry Holt (2019)
>>> Estruturas De Dados E Algoritmos de Bruno Preiss pela Campus (2000)
>>> Livro O Macaco Nu de Desmond Morris, traduzido por Hermano Neves pela Círculo do Livro (1974)
>>> Diálogos com Duarte Pereita de Reginaldo Benedito Dias (organizador pela Marxismo21 (2022)
>>> O Caderno de Viagens de O Código da Vinci de Dan Brown pela Sextante (2006)
>>> O Lobo da Estepe de Hermann Hesse pela Civilização Brasileira
>>> Livro Inglês Dinâmico Inglês - Português Volume 3 de Helmut W. Lazar pela Prodil
>>> Livro A Ponte Para O Sempre de Richard Bach, traduzido por A. B. Pinheiro De Lemos pela Record (1984)
>>> Livro Anjos Guardiões e Cabalísticos de Anngela Druzian pela Mystic (1999)
>>> O Metodo Pes Entrevista Com Matus Franco Huertas de Franco Huertas pela Fisicalbook (1997)
>>> Livro Guia Nordeste Guias Unibanco Brasil de Luiz Fernando Martini pela Bei (2006)
>>> Métodos e Técnicas de Tratamento de Água Volume 2 de Luiz Di Bernardo e Angela Di Bernardo Dantas pela Rima (2005)
>>> Manual de Remédios Caseiros de John H. Renner pela Sem (1993)
>>> O Imbecil Coletivo: Atualidades Inculturais Brasileiras de Olavo De Carvalho pela Record (2018)
>>> De La Tour de Coleção de Arte pela Globo (1997)
>>> Brasil: A Construcao Retomada de Aloizio Mercadante pela Terceiro Nome (2010)
>>> Da República - Coleção Mestres Pensadores de Cícero pela Escala
>>> Livro No Palácio do Rei Minos Coleção Ciranda do Mundo de Nikos Kazantzaki, traduzido por Maria Cecília Oliveira Marques pela Marco Zero (1984)
>>> Bruegel de Coleção de Arte pela Globo (1997)
>>> A Hora Da Verdade. Voo Livre de Pedro Bandeira pela Ática (2011)
>>> Monet de Coleção de Arte pela Globo (1997)
>>> Conexões Ocultas, As de Fritjof Capra pela Cultrix (2025)
>>> Arquitetura de Metrô de Arno Hadlich; Marc Duwe e Eduardo Velo pela Vj (2012)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 30/11/2004
Comentários
Leitores

Revista de Cultura e Artes
Olá Ana, tudo bem? O desafio foi lançado. Sim, agora possuimos uma revista de qualidade que vem de encontro com essa necessidade cultural e artística. A Revista Bien'Art, recém lançada pela Fundação Bienal de São Paulo tem como filosofia dialogar com a sociedade sobre cultura e artes. Faço um convite para mergulhar nessa leitura crítica porém agradavél, especializada porém democratizada em sua linguagem.

[Sobre "Uma revista de cultura no Brasil"]

por Raquel Duarte
30/11/2004 às
09h16 200.158.99.168
(+) Raquel Duarte no Digestivo...
 
Verdades
Parabens pela coragem de falar a verdade. Me impressiona o quanto de bobagem passa nas telas, e como a midia se retro alimenta, uns sem talento elogioando outros sem talento, só por que ninguém quer se expor e estar na reta. Não é só o programa do Jô que precisa melhorar, mas quase todos os programas de todas as emissoras. Infelizmente estes programas ainda vendem.

[Sobre "Anti-Jô Soares"]

por Silvana Pereira
30/11/2004 às
08h31 200.219.202.123
(+) Silvana Pereira no Digestivo...
 
BH tem carro demais
Não sei de você, Adriana. Mas se eu não estiver numa situação bem específica (bêbado, por exemplo), não tem chance de ficar observando a paisagem urbana durante um engarrafamento. É mais fácil eu, que odeio matemática, gastar meu tempo calculando uma velocidade de atropelamento segura com a qual eu mataria o prefeito ou o governador, caso eles tivessem o azar de (tentar) atravessar a rua naquele justo momento. Se não for isso, estou xingando a turma que, por ser roda-dura, consegue priorar ainda mais a situação. Adoro a minha cidade, mas não dá pra negar que em Belo Horizonte tem carro demais. Simplesmente, tem carro demais.

[Sobre "Uma janela aberta para o belo"]

por Víktor Waewell
29/11/2004 às
18h02 170.66.1.123
(+) Víktor Waewell no Digestivo...
 
meio melancólico, né?
Andréa. Muito legal. Confesso que comecei a ler esta coluna com o seguinte pensamento: "bom, vou ler mais uma pessoa careta falando de drogas, que m...". Mas ao longo do texto achei tudo tão perfeito, me identifiquei tanto, (também li durante no meu horário de serviço, e as pessoas também ficaram caladas durante o texto), só que me encontrei no meio do processo pelo qual você passou... meio melancólico, né?

[Sobre "A ponte para as formigas"]

por Víktor
29/11/2004 às
15h34 170.66.1.123
(+) Víktor no Digestivo...
 
Informação
Olá Luis! Muito boa a matéria. Bem informativa e rica, curti! Vc fez um ótimo apanhado da situação, de ontem e de hoje. Meus parabéns! Georgia

[Sobre "Beirute: o renascimento da Paris do Oriente"]

por Georgia Fajuri
29/11/2004 às
15h23 200.155.201.33
(+) Georgia Fajuri no Digestivo...
 
Sandálias da humildade
Já notamos o que foi a volta do Jô Soares 'a Globo. Ele se perdeu totalmente. Eu tenho uma tese: se não domino algo, não fico dando opiniões sem qualquer base. Aliás, o Jô precisa calçar urgente as sandálias da humildade. O pessoal do Pânico na TV poderia esquecer um pouco o Clodovil Hernandez e partir em busca do gordo arrogante.

[Sobre "Anti-Jô Soares"]

por Elvis Lima C Mutti
29/11/2004 às
09h03 200.222.84.10
(+) Elvis Lima C Mutti no Digestivo...
 
precisamos rever os conceitos
Nos pequenos atos é que percebemos que estamos integrados ou não 'a sociedade. Veja: jogar papel na rua é algo que não condiz com uma atitude cidadã. Acho que precisamos rever os nossos conceitos enquanto ainda é tempo.

[Sobre "A difícil arte de viver em sociedade"]

por Elvis Lima C Mutti
29/11/2004 às
08h42 200.222.84.10
(+) Elvis Lima C Mutti no Digestivo...
 
Por que tem de ser prático?
"Não há nada de prático resultante da leitura de poesia..." E ainda bem que é assim! Por que tudo tem de ser prático? Por que temos de retirar alguma espécie de "lucro" com cada atividade que executamos? Ler poesia faz bem à alma (não duvido nem por um segundo que esta exista). Ler prosa de ficção, para meu gosto particular, mais ainda; mas Gregório de Matos bem merece estar entre os seletos (um dos raros casos em que a faculdade me fez descobrir um autor que se me tornou caro...). Quanto à música clássica, o que sabemos do homem comum que, nos séculos XVIII e XIX, cantava árias de óperas de Mozart e de Verdi pelas ruas (assim afirmam os historiadores) pode nos dar uma pista; podia ser que, sendo "comuns", essas peças musicais (no sentido de populares, conhecidas), como óperas, tendo letras a serem cantadas, a distância entre elas e a música "popular" não fosse grande como agora é. Creio que o costume faz boa diferença. E pessoas sem cultura formal ou instrução superior também gostam de ópera, e de música clássica hoje: conheço pelo menos um exemplo. Crianças carentes, quando "apresentadas "a Mozart e a Beethoven", apreciam-nos; há os que se entusiasmam (fiz a experiência quando trabalhei com oficinas de leitura). Enfim, é assunto vasto, cheios de caminhos e nesses caminhos bifurcações... excelente texto!

[Sobre "Por que se lê e por que se escreve?"]

por Carla
29/11/2004 às
04h39 200.164.51.174
(+) Carla no Digestivo...
 
Reflexão
Nunca tinha pensado no jornalismo sob esse ponto de vista...

[Sobre "Nós — os jornalistas de alma vendida"]

por Bion
28/11/2004 às
22h29 201.5.234.54
(+) Bion no Digestivo...
 
Parabéns!!!
Parabéns, Julio! Obrigado pelos seus textos. Continue com seus ideais, pois isso é essencial para pessoas como eu, que buscam algo mais em um texto do que só informação: é preciso alma, densidade, sensibilidade, personalidade em uma matéria. E isso não se aprende da noite para o dia e, quando se aprende, é preciso coragem, criatividade e determinação para não ser engolido pela "grande máquina". Mais uma vez, obrigado.

[Sobre "Nós — os jornalistas de alma vendida"]

por Roberto Bezerra
27/11/2004 às
21h56 201.1.197.86
(+) Roberto Bezerra no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Tristão e Isolda
Maria do Anjo Braamcamp Figueiredo
Francisco Alves
(2000)



100 Reflexões Filosóficas e Cor Local Nos Romances Mediúnicos De Victor Hugo
Divaldo Franco; Washington L. Nogueira Fernandes
Leal
(2009)



O Adulto Diante da Criança
Andre e Anne Lapierre
Manole
(1987)



Autografado - Leasing: Negócio Jurídico Fiduciário
Washington Luiz da Trindade
Salvador
(1974)



Murilo Mendes - Poetas Modernos do Brasil - Vol. 2
Lais Correa de Araujo
Vozes
(1972)



Guerra dos Tronos RPG
Robert J. Schwalb
Sem



Gerenciamento de Aquisições em Projetos
Carlos Magno da Silva Xavier
Fgv
(2006)



Canto da Esperança
Castro Alves
Nova Fronteira
(1990)



A Ilíada (em forma de narrativa)
Homero
Ediouro



O Diário de um mago
Paulo Coelho
Klick
(1990)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês