Digestivo nº 317 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
Mais Recentes
>>> Livro Como Ganhar Dinheiro no Mercado Financeiro Encontre o perfil de investidor adequado á sua personalidade Um guia para montar o seu plano de investimento de Raphael Paschoarelli pela Elsiever (2008)
>>> O Guia Essencial da Hipertensão de Associação Médica Americana pela Anima (2003)
>>> Livro Literatura Brasileira Flor de Vidro de Ana Suzuki pela Record (1987)
>>> Estrutura da Língua Portuguesa de Joaquim Mattoso Camara Jr. pela Vozes
>>> Livro Arquitetura Essências de Juhan Pallasmaa pela Gg (2018)
>>> Livro Espelho Cego de Robert Menasse pela Companhia Das Letras (2000)
>>> O Ar que Ele Respira de Brittainy C. Cherry pela Record (2016)
>>> Livro Literatura Brasileira Macunaíma de Mário de Andrade pela Villa Rica (2001)
>>> Divergente de Veronica Roth pela Rocco (2012)
>>> Livro Infanto Juvenis Dom Quixote O Cavaleiro da Triste Figura Série Reencontro de Miguel de Cervantes pela Scipione (1985)
>>> A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri de Oliviero Toscani pela Ediouro (2005)
>>> Livro Auto Ajuda Sem Medo de Vencer de Roberto Shinyashiki pela Gente (1993)
>>> Livro Uma Aventura Legal: "Viajei 24 países com US$10 por dia." de Sérgio Motta pela Ediouro (1995)
>>> Desvendando Os Segredos Da Linguagem Corporal de Allan Pease - Barbara Pease pela Sextante (2005)
>>> Livro Literatura Brasileira Memórias de um Sargento de Milícias Série Bom Livro de Manuel Antônio de Almeida pela Atica (2001)
>>> Livro Literatura Estrangeira Educar para Submissão o Descondicionamento da Mulher de Elena Gianini Belotti pela Vozes (1985)
>>> Livro Cruzando Continentes de Richard Amante pela Pasavento (2017)
>>> Livro Literatura Brasileira A Casa das Quatro Luas de Josué Guimarães pela L&pm (1979)
>>> Livro Crianças De Grozni: Um Retrato Dos Orfãos Da Tchetchnia de Asne Seierstad pela Record (2008)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Reciclando A Maledicência - Educação Emocional pra a Promoção do Bem-Dizer de Bianca Ganuza pela Dufaux (2011)
>>> Michaelis Moderno Dicionario: English-portuguese / Portuguese-english de Michaelis H pela Melhoramentos (2000)
>>> Livro Letramento E Minorias de Ana Claudia Balieiro Lodi e Outros pela Mediacão (2009)
>>> Livro Apesar De Tudo . . . de Monica De Castro pelo Espírito Leonel pela Vida E Consciencia (2013)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 23/2/2007
Digestivo nº 317
Julio Daio Borges
+ de 2200 Acessos
+ 3 Comentário(s)




Música >>> Gentis, você já vio já?
Sabemos, via Tinhorão, que o “lundu” fundou muito do que conhecemos, hoje, como música (popular) brasileira. Já da “polca” sabemos que era aquele ritmo depreciado até no respectivo conto de Machado de Assis. O “maxixe”, segundo Tereza Pineschi, está entre um e outro. No seu CD, O teu grammophone é bão... (Pôr do Som, 2005), Tereza finalmente nos mostra, na prática, a diferença entre os três. Melhor do que definir os “ritmos” do século XIX, definitivamente, é ouvi-los. O Grammophone de Tereza, nesse sentido, revela-se um dos registros mais interessantes, dos últimos tempos, da nossa música entre 1830 e 1910. O problema das gravações recuperadas do início do século XX – quando começou o registro em disco – é que chegam até nós muito “poluídas”, ruidosas, nem um pouco easy listening. E o problema das regravações, em sua maioria, é que terminam tão “limpas”, frias e impessoais que não achamos, nelas também, a menor graça. Tereza Pineschi encontrou o meio-termo, juntou o melhor de dois mundos: fez uma bela pesquisa, respeitou as letras e partituras – mas não canta como se estivesse dentro de um barril; não persegue arcaísmos dispensáveis; e, ao mesmo tempo, não soa distante, anti-séptica ou versada em pedagogia. Além do prazer de aprender a diferença entre “polca”, “maxixe” e “lundu”, com exemplos (!), o álbum de Tereza traz de brinde uma revelação aterradora: como a música popular do Brasil piorou em 100, 150, 200 anos... Ainda que se tenha implodido com a forma-canção, mesmo quem a tem por objetivo, hoje, não consegue emplacar um único hit “cantável”. Pelo lado da letra, tudo bem que a versificação se foi, atualmente, mas parece que o português também, sem deixar qualquer rastro de gramática ou ortografia. O pessoal do século XIX, da Tereza, parece que era elegante até quando “desrespeitava” o idioma – porque havia charme, propósito e não a orgulhosa ignorância “politizada” de hoje. Por último, terminamos entendendo por que quem entende de música brasileira, invariavelmente, vai se refugiar no passado recente... [Comente esta Nota]
>>> O teu grammophone é bão
 



Imprensa >>> Movimentos ritmados
Flávia Marques de Oliveira percebeu que a dança estava renascendo no Brasil, desde a década de 90, e quis fazer uma revista. Não demorou muito, Flávia fez. Ela acaba de sair, está no número 3 (houve um número zero) e se chama, justamente, Dança em Revista. A idéia inicial era distribuir em teatros e escolas de dança, sustentando a publicação com anúncios e mantendo-a gratuita para o grande público. A partir deste exemplar, porém, ela passa a ser vendida a um preço simbólico, para atrair assinantes. Como o assunto “dança” rareia nas publicações dedicadas à “cultura”, Flávia e sua Dança em Revista foram duplamente vencedoras porque, além de provar que um veículo assim era possível, temos assistido à sua evolução editorial número a número – e, embora a revista tenha uma programação visual modesta (mas eficiente), soube abarcar os principais aspectos da arte da dança no Brasil de hoje. Há sempre uma preocupação com a história da dança (“Antropologia em Movimento”), um destaque concedido para quem a dança é a própria vida (“Vivo Dançando”), um toque sobre saúde, algum envolvimento com cidadania (e terceiro setor), uma relação atualizada de cursos, uma boa entrevista, matérias obviamente sobre música, um espaço reservado às “vanguardas” e uma última seção para “agenda”, “serviços” e “compras” (fora a “arte” de Fábio Moon...). A dança de salão, desde que ressuscitou, nunca mais saiu de moda (e agora parece que está atacando com força total...); alguns grupos – muita atenção para a cena de Belo Horizonte... – se firmaram, e preencheram o calendário do ano no País todo; festivais – como o exemplar, de Joinville – pipocam aqui e ali (quando se pensava que só de festivais de cinema, pós-Retomada, vivia o Brasil do século XXI...). Flávia Marques de Oliveira e sua Dança em Revista aparentemente contam com os ventos a favor... Seja no formato pago ou gratuito, toda a dança brasileira, neste momento, torce para que o novo veículo finque raízes. [Comente esta Nota]
>>> Dança em Revista
 



Além do Mais >>> Sempre uma presença
Sivuca, que trabalhou muito a vida inteira, não deixou por menos em seu último registro ao vivo e legou-nos um DVD que é, no mínimo, virtuosístico, nas muitas formações que apresenta. Sivuca: O Poeta do Som, pela gravadora Kuarup, mostra, além da inspiração do compositor, a habilidade do arranjador, que começou a mexer com orquestração relativamente tarde mas que seguiu, exemplarmente, os passos de seu mestre, o maestro Guerra Peixe. Sivuca, do alto de seus 76 anos, no Teatro Santa Roza de João Pessoa, encara, na seqüência, nada mais nada menos que: Quinteto da Paraíba, Camerata Brasílica, Quinteto Latino-Americano de Sopros, Brazilian Trombone Ensemble, Sexteto Brasil e a eterna companheira, também compositora, Glória Gadelha (entre outros). Em sua capacidade rara para a escrita musical – num músico oriundo do povo –, Sivuca dá as mãos a Tom Jobim, que, segundo Edu Lobo, não deixava nenhuma voz de fora do arranjo. Ao contrário do Tom vacilante dos últimos anos com a Banda Nova, porém, Sivuca se apresenta lépido, ainda bastante inspirado e cirurgicamente preciso, junto a um time de estrelas que, assim reunido, nesse DVD, parecia intuir que seria mesmo a última apresentação. O repertório gira em torno do igualmente bem realizado CD Terra Esperança (2005), seu derradeiro registro em estúdio pela mesma Kuarup. Portanto, estão presentes as belas “Amoroso Coração”, “A Doce Canção de Nélida”, “Zabelê” e a própria “Terra Esperança”. Nos extras, Glória Gadelha dá uma “canja” com “João e Maria”, parceria de seu companheiro com Chico Buarque de Hollanda. O clima das performances é, naturalmente, intimista, com Sivuca ao centro, como se se despedisse da música altivo, mas com um gesto delicado. A serenidade contrasta com o festeiro Cada um belisca um pouco (2004), outro de seus últimos discos, com Oswaldinho e Dominguinhos, pela Biscoito Fino. Também a execução foge da grandiloqüência de Sivuca Sinfônico (2004), pela mesma BF, como se Sivuca buscasse nesse “adeus” a representação mais nuclear de sua música... Conseguiu. E coroou uma carreira longa e próspera, dentro e fora de seu País, em música. [Comente esta Nota]
>>> Sivuca: O Poeta do Som
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
20/2/2007
23h54min
Sinceramente, acho que tá na hora do Digestivo virar midia impressa, uma revista, sei lá, com, no mínimo, 200 págs., 3 milhoes de exemplares. Isso pq, sendo um dinossauro, e, como tal, acreditando que leitura (de boa qualidade) é alimento do espirito, não precisaria mais apertar botões. Além da conta. Era só folhear.
[Leia outros Comentários de Bernard]
23/2/2007
10h25min
Não sabia da existência desse "o seu grammophone é tão bão!", essa volta ao passado não tão recente. Por ora, não me sinto internamente disposta a conhecer tal trabalho, mas quem sabe um dia. É bastante curioso. Continue nos informando, precisamos dessas dicas. Abraço, Adriana.
[Leia outros Comentários de Adriana]
23/2/2007
20h51min
Sivuca foi um grande menestrel. Com suas melodias simples e, ao mesmo tempo, universais, conquistou seu lugar no nosso cancioneiro popular brasileiro.
[Leia outros Comentários de Clovis Ribeiro]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês