O Apanhador de Sonhos | Alessandro Garcia | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
>>> Eduardo Freire lança livro e promove imersão em Project Thinking na Bett Brasil 2025
>>> Renan Inquérito celebra 10 anos do álbum “Corpo e Alma” de forma gratuita em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
>>> Ceravolo e a velha internet
>>> Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti
>>> Promoarte 2001
>>> A Promessa de Nicholson e o bem-acabado Desmundo
>>> Apresentação autobiográfica muito solene
Mais Recentes
>>> A Esposa Silenciosa de Karin Slaughter pela Harper Collins (2020)
>>> Dominador de Tess Gerritsen pela Record (2013)
>>> O Predador de Tess Gerritsen pela Record (2015)
>>> Reliquias de Tess Gerritsen pela Record (2012)
>>> Desaparecidas de Tess Gerritsen pela Record (2011)
>>> Corrente Sanguinea de Tess Gerritsen pela Record (2011)
>>> A Ultima Vitima de Tess Gerritsen pela Record (2015)
>>> Gelido de Tess Gerritsen pela Record (2013)
>>> Garota Silenciosa de Tess Gerritsen pela Record (2014)
>>> Ciladas Da Diferença de Antonio Flavio De Oliveira Pierucci pela Editora 34 (2000)
>>> Vida Assistida de Tess Gerritsen pela Record (2012)
>>> New Left Review 215: Carnivores and Capitalists de by on Christopher Lasch; others Fred Inglis, Alexander Cockburn, on A Short History of Meat, Goran Therborn, on 20th c. Marxism, Jim McGuigan, on Raymond Williams, Aidan Rankin pela New Left Review (1996)
>>> Latin America: Economy And Society Since 1930 (cambridge History Of Latin America) de Leslie Bethell pela Cambridge University Press (1998)
>>> O Homem Desenraizado de Tzvetan Todorov pela Record (1999)
>>> Da independencia de Portugal à origem das sesmarias e terras devolutas de Orlando Rodrigues Pereira e Irlan Celestino Pereira pela JM Grafica e Editora (2018)
>>> Matemática Aplicada À Economia E Administração de L. Leithold pela Harbra (2001)
>>> Bwoufallo Bill ? - Vol. 24 de Roba pela Dargaud Benelux (1995)
>>> Um Estudo Em Vermelho - Edição Definitiva - Comentada e Ilustrada de Arthur Conan Doyle pela Zahar (2009)
>>> Levante-se o Véu! - Reflexões Sobre o Exercício da Justiça Em Portugal de Álvaro L. Lúcio; José A. Barreiros; José Braz pela Oficina do Livro (2011)
>>> Você, Eu e os Robôs - Pequeno Manual do Mundo Digital de Martha Gabriel pela Atlas (2018)
>>> O Que Aconteceu Com Annie de C. J. Tudor pela Intrinseca (2019)
>>> Catalogo da Cidade do Salvador 1949 de S/a pela G. Rigaud - A. Cedro (1949)
>>> Harry Potter E O Cálice De Fogo de J. K. Rowling pela Rocco (2001)
>>> Livio Xavier: Politica e Cultura: um Breve Ensaio Biografico de Alexandre Barbalho pela A casa (2003)
>>> O Retrato De Dorian Gray de Oscar Wilde pela Civilização Brasileira (2022)
COLUNAS

Quinta-feira, 1/5/2003
O Apanhador de Sonhos
Alessandro Garcia
+ de 5600 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Eu tinha lido comentários nada abonadores a respeito de Carandiru. Apesar de escrever resenhas críticas de cinema por aí, eu, na realidade, não confio muito nelas porque na maioria das vezes se esconde uma boa porção da condição pessoal da pessoa que está analisando o filme, mais seus gostos e preferências, seus modismos e tendências que são claramente expressos na crítica. Prefiro conferir in loco o filme, e ter a minha própria impressão final. Se se confirmar o que a maioria das críticas descreveu, não vou ficar triste - eu quis conferir por conta própria e, portanto, estava correndo meu próprio risco. Às vezes tenho gratas surpresas, o que é bem difícil, para falar a verdade.

Eu fui assistir a Carandiru no domingo. Na última hora, acho que acabei considerando as diversas lembranças de críticas negativas e acabei, temerosamente, e contrariando meus princípios, recuando. Decidi assistir a O Apanhador de Sonhos. Meu Deus! Mesmo com todas as críticas negativas sobre Carandiru, eu deveria tê-lo assistido. Ou qualquer coisa que não fosse esse Apanhador. Eu, que achava muuuito difícil algum filme ser pior do que Olhos Famintos, consegui, com folga: um que se superou, e que ainda traz de bônus atores relativamente bem conceituados e um considerado atorzão (Morgan Freeman). Difícil entender como se produzem coisas assim, muito difícil.

Para que a coisa funcionasse na minha cabeça, e eu conseguisse uma justificativa no mínimo plausível para que se fizesse O Apanhador de Sonhos, imaginei uma situação extremada: Morgan Freeman, depois daquelas bobageiras com o Ben Affleck, cai em depressão por já não fazer porcaria nenhuma que prestasse desde Conduzindo Miss Daisy, se torna um alcóolatra, perde toda a sua fortuna em tempo recorde em jogatinas pelos bares de Massachussets, acaba mendigando pelas ruas de Los Angeles e é chutado por um impaciente Russel Crowe, que ainda grita: "Seu sujo, eu nunca gostei de você e da sua cara de areia molhada!".

Corta para Thomas Jane (?), que não sabe qual posto lhe caberá na Hollywood rotuladora, e, se debatendo interiormente entre o vilão malvado (!) de Pecado Original e o bonitão legal de Tudo para Ficar com Ele, decide que seu negócio é fazer filmes sérios e profundos (!) e embarca, com Lawrence Kasdan em uma proposta irrecusável...

Jason Lee, que perdeu sua real identidade, sem saber o que será dele depois que empreitadas com Kevin Smith, se tornar objeto de culto de nerds americanos e, irritado por sempre perguntarem se ele é parente de Stan Lee, pensa que já que antagonizar filmes com Tom Cruise não lhe renderam convites para se tornar galã em superproduções, vai apostar na sua verve aventuresca e embarcar em filmecos que mais tarde serão sucesso no cine trash, em um país chamado Brasil, em uma emissora chamada Bandeirantes.

Lawrence Kasdan acha que é bomzão e dá conta da adaptação de um livro de Stephen King. Este, por sua vez, está tão vesgo e torto depois daquele atropelamento, que concorda com qualquer coisa que fizerem de seus livros. Enquanto fuma um baseado com uma nota de cem dólares, concorda com o adiantamento de US$ 150 milhões, que a Castle Rock Entertainment lhe envia por Sedex, e dá carta branca para Kasdan transformar seu romance em uma "onírica viagem onde seres intergalácticos e seus piores pesadelos interagem em busca de um sentido utópico dos conflitos humanos".

Lawrence Kasdan topa com Morgan Freeman lhe pedindo algum tostão pelas ruas de Los Angeles, pergunta o que faz por ali e lhe convida para estrelar uma superprodução. Morgan, sem esperanças e sem um tostão no bolso, concorda com Kasdan desde que ele lhe pague um franguinho frito. Thomas Jane é selecionado através de um teste de vídeo, Jason Lee foi indicado por Kevin Smith e Kasdan completa o elenco com mais alguns atores esquecidos e um débil mental que tem um papel "fundamental" no filme.

As filmagens começam com todos ansiosos, mas Kasdan logo extrapola o orçamento do filme com o aluguel de equipamentos militares, como os helicópteros utilizados em Trovão Azul e cercas elétricas para os campos de detenção de vítimas alienígenas. Morgan Freeman, novamente assediado pela imprensa, exige um trailler luxuoso e até concorda com Lawrence Kasdan quando este lhe pede que corte o cabelo com um machado, para um ar mais militar. Fica um pouco irritado com as sobrancelhas do Seu Saraiva, que Kasdan exige, para conferir um ar mais "malvado" à personagem. Mas o que R$ 5 milhões a mais não pedem chorando que Freeman não faça sorrindo?

Desesperado por que a Castle não quer mais liberar um vintém para o término das filmagens, Lawrence Kasdan vende o corpo e consegue a grana para finalizar sua obra-prima. Em breve poderá sentar de ladinho nos documentários da Fox e dizer o quão complexo foram os bastidores de O Apanhador de Sonhos, mas como se sentia recompensado em honrar uma obra de Stephen King. Este se mata depois de ver mais um livro seu transformado em bomba e é encontrado esmagado pelas pilhas de milhões de dólares que o soterraram. Freeman nega que o sujeito de sobrancelhas longas seja ele e Thomas Jane diz que "o filme nem é tão ruim assim!". Como Jason Lee morreu logo no começo e recebeu o pagamento em dia, não tem do que reclamar e segue em frente, fazendo O Império Contra-Ataca (De Novo!) e vivendo feliz para sempre com Kevin Smith. Em pouco menos de vinte e cinco anos, todos esquecerão que se produziu tal sucesso de bilheteria, e o chefão da Bandeirantes fica feliz por que comprou de pechincha os direitos para a veiculação no cine trash.

Nota do Editor
Alessandro Garcia é escritor, publicitário e pode ser encontrado no Suburbana.


Alessandro Garcia
Porto Alegre, 1/5/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Doida pra escrever de Ana Elisa Ribeiro
02. A dama do crime de Gian Danton


Mais Alessandro Garcia
Mais Acessadas de Alessandro Garcia em 2003
01. A pobreza cultural nossa de cada dia - 17/6/2003
02. Sob o domínio do Mal - 5/8/2003
03. O mundo aos olhos de um pescador - 26/8/2003
04. A aventura de educar os filhos - 22/7/2003
05. A ranhetice da égüinha pocotó - 7/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/5/2003
23h05min
Concordo plenamente com a matéria, O Apanhador de Sonhos é mesmo uma bomba, um dos piores filmes que já vi nos últimos tempos. Eu recomendo Carandiru, com certeza sairia do cinema menos arrependido.
[Leia outros Comentários de Clarissa]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os Caminhos de Dom Helder - Perseguições e Censura
Marcos Cirano
Guararapes
(1983)



Convite à Prosperidade - Vol. 1
Masaharu Taniguchi
Seicho no Ie
(1997)



Medicina no Planalto de Piratininga
Duílio Crispim Farina
São Paulo
(1981)



Niños del Milagro
Katiuska Blanco; Alina Perrera; Alberto Núñez
Casa Abril
(2004)



Guerra Secreta
Brian Michael Bendis Gabrielle Dell`Otto
Panini
(2013)



Contos Classicos Peter Pan
Brasileitura
Brasileitura



Xamã
Noah Gordon
Rocco
(1993)



A Short History of French Literature
Laurence Bisson
Pelican Books
(1943)



A Última Viagem do Malteza S
Valmir Guedes Júnior
Copiart
(2010)



Terceiro Milênio e Seus Movimentos
Isolde Pflug
Hemalu
(1989)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês