Intolerância | Guilherme Pontes Coelho | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
Mais Recentes
>>> Livro Como Ganhar Dinheiro no Mercado Financeiro Encontre o perfil de investidor adequado á sua personalidade Um guia para montar o seu plano de investimento de Raphael Paschoarelli pela Elsiever (2008)
>>> O Guia Essencial da Hipertensão de Associação Médica Americana pela Anima (2003)
>>> Livro Literatura Brasileira Flor de Vidro de Ana Suzuki pela Record (1987)
>>> Estrutura da Língua Portuguesa de Joaquim Mattoso Camara Jr. pela Vozes
>>> Livro Arquitetura Essências de Juhan Pallasmaa pela Gg (2018)
>>> Livro Espelho Cego de Robert Menasse pela Companhia Das Letras (2000)
>>> O Ar que Ele Respira de Brittainy C. Cherry pela Record (2016)
>>> Livro Literatura Brasileira Macunaíma de Mário de Andrade pela Villa Rica (2001)
>>> Divergente de Veronica Roth pela Rocco (2012)
>>> Livro Infanto Juvenis Dom Quixote O Cavaleiro da Triste Figura Série Reencontro de Miguel de Cervantes pela Scipione (1985)
>>> A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri de Oliviero Toscani pela Ediouro (2005)
>>> Livro Auto Ajuda Sem Medo de Vencer de Roberto Shinyashiki pela Gente (1993)
>>> Livro Uma Aventura Legal: "Viajei 24 países com US$10 por dia." de Sérgio Motta pela Ediouro (1995)
>>> Desvendando Os Segredos Da Linguagem Corporal de Allan Pease - Barbara Pease pela Sextante (2005)
>>> Livro Literatura Brasileira Memórias de um Sargento de Milícias Série Bom Livro de Manuel Antônio de Almeida pela Atica (2001)
>>> Livro Literatura Estrangeira Educar para Submissão o Descondicionamento da Mulher de Elena Gianini Belotti pela Vozes (1985)
>>> Livro Cruzando Continentes de Richard Amante pela Pasavento (2017)
>>> Livro Literatura Brasileira A Casa das Quatro Luas de Josué Guimarães pela L&pm (1979)
>>> Livro Crianças De Grozni: Um Retrato Dos Orfãos Da Tchetchnia de Asne Seierstad pela Record (2008)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Reciclando A Maledicência - Educação Emocional pra a Promoção do Bem-Dizer de Bianca Ganuza pela Dufaux (2011)
>>> Michaelis Moderno Dicionario: English-portuguese / Portuguese-english de Michaelis H pela Melhoramentos (2000)
>>> Livro Letramento E Minorias de Ana Claudia Balieiro Lodi e Outros pela Mediacão (2009)
>>> Livro Apesar De Tudo . . . de Monica De Castro pelo Espírito Leonel pela Vida E Consciencia (2013)
COLUNAS

Quarta-feira, 14/10/2009
Intolerância
Guilherme Pontes Coelho
+ de 4400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Minha filha foi promovida nas aulas de natação. Da turminha de "acquababy", na qual os pirralhos entram acompanhados por um dos pais, passou para a de natação infantil, onde eles se descabelam sozinhos. No primeiro dia de aula na nova turminha, cheguei cedo demais. Esperamos à beira da piscina o tempo passar, eu e ela conversando discretamente no nosso dialeto particular.

Dora, minha filha, parou um pouco de falar e achou mais interessante escalar uma porta cheia de frisos e de dois metros de altura. Tudo bem, fiquei observando. E, enquanto a observava, comecei a prestar atenção no papo que duas jovens mães levavam ao meu lado. Uma aparentava menos de trinta, a outra, pouquinho mais. O jeito dondoca de vestir e falar é bem a cara do nosso bairro, o Sudoeste. O filho de uma, da mais nova, ainda iria entrar na piscina, ela esperava como eu a hora de começar a aula. O filho da outra, de uns quatro ou cinco anos, estava saindo da aula dele, noutra piscina. Uma dupla chegando, outra saindo, elas se encontraram e começaram a conversar. Um papo muito interessante.

Claro que o assunto era a educação dos filhos. Se você já tiver crianças, sabe como é. É um assunto corriqueiro. Inclusive, é uma ótima maneira de iniciar conversas (com quem já tem filhos). Eu começaria ouvir o papo delas de qualquer forma, pais e mães sempre têm algo a acrescentar, alguma dica para dar a outros. É uma troca de informações frequente, mesmo que dessa forma: abelhudando o papo alheio. Número de pediatra, indicação de lojas de roupas baratas, uma receita de berinjela disfarçada de alguma coisa gostosa, e por aí vai ― a gente vive trocando figurinhas. Mas aquelas figurinhas que as duas mães trocavam não eram exatamente as que eu queria pra minha coleção.

"Eu falo pro meu filho: 'Não, não ande com aquele coleguinha ali, não,viu? Ele não é boa influência'. Falo mesmo!", dizia uma, ao que a outra respondia: "É, a gente tem que ter cuidado mesmo. Não pode deixar, não", e a primeira complementava: "É má influência mesmo! Não quero isso perto do meu filho de jeito maneira!", e a segunda prosseguia: "Começa assim, cedo mesmo. Cada uma que cuide do seu..." etc.

Elas não conversavam assim, nesse pingue-pongue. A fala de uma cortava o final da fala da outra, típico de quem quer falar mais e ouvir menos. Elas se referiam, pelo que percebi, a crianças de outro meio, acho que da escola. E ambas continuaram o exercício pseudopedagógico. E eu prestando atenção. (E Dora escalando a porta.)

Duas mães jovens, bonitas, bem de vida, dando lições de intolerância aos filhos. Estigmatizando e excluindo coleguinhas dos meninos ― e plantando nos próprios filhos, desde a infância, a semente do preconceito.

Maternidade/paternidade: assunto difícil. Difícil pra caralho. Os pais fazem o que podem (uma tia de quem gosto muito já me disse que "Fazem o que conseguem!"). Mesmo que aquela mãe creia estar educando, não pude evitar o pensamento de que aliciar o próprio filho com o fim de afastar outra criança é uma demonstração obtusa de insegurança maternal. O menino vive a vida dele, e você cuida pra que ele, o filho, vá vivendo e aprendendo.

No fundo, poucos pensam em rever valores e atitudes quando viram pai/mãe. A primeira coisa que passa pela cabeça e se incorpora ao papel de educadores é o de transmitir os valores já estabelecidos. É o medo da transgressão, da quebra de hábitos familiares.

Um outro exemplo de intolerância me fez pensar, inclusive, que não deve ser só o medo da mudança, mas uma vontade direta e clara de estigmatizar. Okay, talvez eu esteja exagerando, mas foi o que pensei quando a seguinte coisa aconteceu.

Reunião de pais na creche. Adoro. Geralmente falo o mínimo possível, quando falo. Cedo a vez a quem gosta de barraco, de criar debates calorosos sobre coisas que não farão a menor diferença na educação dos nossos pirralhos. Numa dessas reuniões, pediu pra falar uma certa mãe (a qual minha esposa, depois, me confirmou ser muito, digamos, "contundente" ― barraqueira). A tal senhora, mãe de duas filhas (de 5 e 6 anos, ou 4 e 5, sei lá), apresentou a seguinte proposta: que nas agendas de acompanhamento que nós, pais, recebemos todo santo dia, além das observações alimentares e pedagógicas, houvesse avisos sobre coleguinhas com piolho ou com "coisas" contagiosas, tipo gripe. Porra, qual é?

O que é que eu vou fazer com uma informação dessa? Cochichar no ouvido da Dora: "Não brinque com o Joãozinho, ele faz [causa] dodói"? Crianças doentes não vão pra creche. Ponto. A creche sabe disso, os pais sabem disso, inclusive essa mãe separatista. Mas pense bem: abrir a boca no meio de umas sessenta pessoas e sugerir uma medida "preventiva" para uma coisa que nunca acontece, medida esta cujo efeito seria estigmatizar, é ou não é uma vontade louca de impor um valor escuso sem dar brechas à tolerância e à compreensão?

Pode ser carência. Tem muito de insegurança. Há, sem dúvida, uma dose de medo (não sei precisar do quê, exatamente). Mas parece haver um gosto inegável pela intransigência, mesmo.

Voltando às dondocas, elas se despediram quando a aula ia começar. Uma saiu, com seu rapazote. A outra ficou, a mais jovem, sentou ao meu lado e assistiu à aula do filho, recém-coleguinha da minha menina. Não propriamente conversamos, mas trocamos umas frases. Ela se queixava de que os professores estavam fazendo "coisas muito perigosas" com as crianças, do tipo: mergulhos de, se muito, um metro de altura ― um metro. Eu ouvia esse tipo de coisa, e olhava pras crianças pulando na piscina, cheias de vontade, todas sorrindo.

Acabou a aula, pegamos nossas crianças, conversei com a professora, fui trocar a Dora. Eu a levei pra almoçar.


Guilherme Pontes Coelho
Brasília, 14/10/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O sucesso do Cansei de Ser Sexy de Luiz Rebinski Junior
02. A queda de Daniela Sandler
03. Prazeres escondidos de Eduardo Carvalho
04. O senhor das gotas de Arcano9


Mais Guilherme Pontes Coelho
Mais Acessadas de Guilherme Pontes Coelho em 2009
01. A morte de Michael Jackson, um depoimento - 5/8/2009
02. Exógeno & Endógeno - 4/11/2009
03. Entre a simulação e a brincadeira - 11/3/2009
04. Meu assassino - 10/6/2009
05. Sobre escrever a História - 17/6/2009


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/10/2009
10h35min
Ser mãe não é uma tarefa muito fácil. Principalmente porque temos a tendência de complicar ainda mais. Tenho uma filha de 8 (quase 9) anos e desde o momento que descobri estar grávida eu reflito sobre minhas atitudes e as consequências destas na vida da minha filha. E te confesso que já vivi situações de orientar a minha pequena que mantivesse distância de determinada coleguinha... Não foi uma tarefa fácil. Mas foi necessário... Nunca por razões econômicas ou sociais, mas somos os responsáveis pela segurança de nossas crianças e, diante de uma má influência (ainda que de pouca idade), acredito que o mais apropriado seja se afastar. Confesso que cheguei a vislumbrar a possibilidade de tomar o caminho contrário... Em vez de me afastar (minha filha), me envolver. Tentar solucionar ou, pelo menos, ajudar nos problemas que a criança (a coleguinha) apresentava. Mas isso ia além das minhas forças... E agora, ao ler o teu texto, lembrei da minha decisão de seguir o caminho mais fácil.
[Leia outros Comentários de Maite Lemos]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês