Influências I | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
52275 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Começa o Cerrado Cup, o maior circuito itinerante de e-sports do DF
>>> “Malina” é o primeiro e único romance de uma trilogia inacabada da austríaca Ingeborg Bachmann
>>> Kitchen, de Banana Yoshimoto
>>> Galeria de Arte São Luís: 1959-1966
>>> Um ano no Japão: Descubra o Japão que vai além dos roteiros turísticos
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um rio dez vezes maior que o segundo maior rio
>>> O centenário de Contos Gauchescos
>>> Revista Jukebox em São Paulo
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
Mais Recentes
>>> Estudos de Literatura Brasileira de Douglas Tufano pela Moderna (1983)
>>> Por Onde Anda A Virtude? (coleção Letras Italianas) de Fernanda Pivano pela Berlendis E Vertecchia (2002)
>>> Mãos em Evolução de Mauricio Moscovici pela Med Line (2014)
>>> Fundamentos de Matemática Elementar 4 de Gelson Iezzi e Samuel Hazzan pela Atual (2013)
>>> Fundamentos de Matemática Elementar 7 de Gelson Iezzi pela Atual (2013)
>>> A Assustadora História Da Medicina de Richard Gordon pela Ediouro (1995)
>>> Curso de Vinhos de Jancis Robinson pela Cotovia (1999)
>>> Chave da provisão infinita de Masaharu Taniguchi pela Seicho no Ie (2007)
>>> As Uvas E O Vento de Pablo Neruda pela L&pm (2010)
>>> Hq Marvel 99 - 4 revistas: 1,2,3,8 de Vários Autores pela Abril (1998)
>>> O Castelo Animado de Diana Wynne Jones pela Record (2007)
>>> As Melhores Histórias De Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle pela L&pm (2010)
>>> Toda Sua de Sylvia Day pela Paralela (2012)
>>> Chok Leyisrael - Bereshit (Edição Bilíngue) de Rav Yoseph Milstein pela Rdx (2017)
>>> Manifesto Do Partido Comunista de Karl Marx pela Martin Claret (2009)
>>> Um Longo Domingo De Noivado de Sébastien Japrisot pela Asa (1991)
>>> Memórias de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle pela Martin Claret (2007)
>>> Felicidade não tem cor (2º ed. - 37º impressão) de Julio Emílio Braz - Odilon Moraes pela Moderna (2009)
>>> A Abadia De Northanger de Jane Austen pela L&pm (2014)
>>> Um Estudo Em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle pela L&pm (2008)
>>> Fiz O Que Pude (2º edição - 56º impressão) de Lucilia Junqueira De Almeida Prado pela Moderna (2011)
>>> Regras de Futebol Interpretação Das Leis do Jogo de Leopoldo Sant'Ana pela Cia Brasil
>>> O Príncipe de Maquiavel pela L&pm (2025)
>>> O Signo Dos Quatro de Sir Arthur Conan Doyle pela Martin Claret (2009)
>>> The Luxe Food Lovers Companion de Sharon Tyler Herbst e Ron Herbst pela Barrons (2009)
COLUNAS

Sexta-feira, 6/12/2002
Influências I
Gian Danton
+ de 3800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Algumas pessoas têm me perguntado como consigo me interessar por temas tão diferentes quanto histórias em quadrinhos e marketing, passando por filosofia oriental e teoria do caos. Há uma idéia generalizada de que uma pessoa que não entende de um assunto específico e escreve unicamente sobre aquele assunto é uma espécie de impostor, o que espero não ser o meu caso. Por outro lado, o editor do Digestivo Cultural tem se surpreendido com minha capacidade de escrever em forma simples sobre coisas complexas, como algoritmos. Essa capacidade também espantou meu orientador de mestrado, o professor Isaac Epstein, que, inclusive, sugeriu que eu transformasse minha dissertação de mestrado em um trabalho de divulgação científica.

Para entender uma pessoa é sempre importante conhecer suas influências.

Pensando sobre o assunto, chego à conclusão de que muito do que sou se deve a dois escritores. Tanto Isaac Asimov quanto Monteiro Lobato tinham essas características de explicar de maneira simples assuntos complexos e se interessar pelos mais variados temas. Na época de Lobato chamava-se a isso de inteligência enciclopédica.

Monteiro Lobato

A influência de Lobato sobre mim é tão duradoura e definitiva que, enquanto escrevo, tenho à minha frente um bonequinho de chumbo do escritor paulista. Lá está ele com um terno bege, um livro à mão, a sobrancelha de taturana e o olhar calmo, mas determinado.

Lobato costumava dizer que só complica um assunto quem não sabe nada sobre ele. Lembro de ter lido isso em um livro em que ele explicava a lei da gravidade de Isaac Newton. Matéria atrai matéria na razão direta da massa e na razão inversa do quadrado da distância. Imagine explicar isso para uma criança de nove anos. Lobato conseguia. A maneira como ele escrevia era tão simples, tão cheia de exemplos, que só um débil mental ainda ficaria em dúvida. E aquela frase ficou na minha mente: quem não consegue explicar, é porque não entende nada do assunto. Claro que ele estava falando da maior parte de nossos professores. Sou professor universitário e, de vez em quando, alunos de outros professores, vêm me procurar para tirar dúvidas sobre determinados assuntos (especialmente sobre metodologia científica) e, no final, a frase que a maioria diz é: "Mas era só isso? Parecia tão complicado antes!".

Lobato também era uma pessoa que se interessava pelos mais diversos temas. Ele chegou a escrever livros para crianças explicando geologia (O Poço do Visconde), história (História do Mundo para Crianças), geografia (Geografia de Dona Benta) e até matemática (Aritmética da Emília).

Relendo sua obra, tenho a impressão de que, quando desconhecia um assunto, ele lia sobre ele até ser capaz de escrever um livro. Pelo menos era isso que fazia Isaac Asimov. Esse autor russo, naturalizado norte-americano, embora seja mais conhecido por suas histórias a respeito de robôs, escrevia sobre tudo, de feminismo a física.

Asimov

Assim como Lobato, Asimov era movido pela curiosidade. Um assunto desconhecido para ele era como uma esfinge fitando-o e dizendo: "Decifra-me ou te devoro!".

Além disso, Asimov era um escritor compulsivo. Em um dos livros ele lembra de umas férias nas quais a esposa conseguiu convencê-lo a viajar. Eles foram para um hotel com piscina. Pois bem, todo dia o Bom Doutor descia com sua máquina de escrever e postava-se em uma mesa ao lado da piscina, escrevendo e escrevendo, para espanto dos outros hóspedes.

Lobato ficava irritado quando o excesso de visitas à editora não o deixavam escrever.

Lobato e Asimov tinham mais uma característica em comum: ambos eram apaixonados pela ciência e tinham muita fé nela. Claro que isso é relativizado em meus escritos. Afinal, vivemos na pós-modernidade e eu já li Thomas Kuhn e Edgar Morin, mas ainda assim acredito que a ciência pode, ainda, nos apresentar respostas para a maior parte de nossas indagações. Uma ciência ética (ou ciência com consciência, como diz Morin) pode nos levar a um mundo muito melhor.

E, claro, Asimov adorava escrever sobre si. Uma espécie de narcisismo intelectual que tenho perdoado perfeitamente, assim como espero que meus leitores me perdoem por essa mesma falha neste texto.


Gian Danton
Macapá, 6/12/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Luz em agosto de Luiz Rebinski Junior
02. Dois em um de Rennata Airoldi
03. Riobaldo de Paulo Polzonoff Jr
04. Duas noites de sono mais tarde de Paulo Polzonoff Jr


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2002
01. Público, massa e multidão - 30/8/2002
02. A Teoria Hipodérmica da Mídia - 19/7/2002
03. A teoria do caos - 22/11/2002
04. O filósofo da contracultura - 18/10/2002
05. A maçã de Isaac Newton - 16/8/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
10/12/2002
10h04min
Ta bem Gian, eu te perdoo!!! Engraçado que minhas influencias são pessoas do meu cotidiano, dificilemnte tenho idolos duradouros. É dificil pra mim até memsmo na hora de escolher minha banda preferida. Atualmente minhas influencias são meu amigo John Fletcher que é um jovem com memória de elefante, ele tem uma coluna no Amapadigital, coluna 7 arts... e só pra colaborar com seu momento narcisista, gostaria de dizer que também meu professor de teoria tem me influenciado a me interessar mais sobre certos temas...hehe Eh isso ai!!
[Leia outros Comentários de Jenny]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Guerra Civil 489
Stuart Moore
Novo Século
(2014)



Os Nacionalismos
Paulo Martinez
Scipione
(1996)



Testemunhos De Amor
Maria Salvador
Lachâtre
(2004)



O Dossiê Pelicano
John Grisham
Rocco
(1993)



Veja Sob Censura 1968-1976 566
Maria Fernanda Lopes Almeida
Jaboticaba
(2009)



A Redação de Trabalhos Acadêmicos - Teoria e Prática
Orgs. Claudio Cezar Henriques, Darcilia Marindir Simoes
Eduerj
(2004)



Vagabond 27
Takehiko Inoue
Conrad
(2003)



Simples e Complexos - Visão Espírita de Temas Diversos
Alessandro Viana Vieira de Paula
Fráter
(2014)



Um Verso a Cada Passo a Poesia na Estrada Real
Angela Leite de Souza
Autentica
(2015)



Como Proust Pode Mudar Sua Vida
Alain De Botton
Rocco
(1999)





busca | avançada
52275 visitas/dia
1,7 milhão/mês