Dois em um | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
>>> ESTREIA ESPETÁCULO INFANTIL INSPIRADO NA TRAGÉDIA DE 31 DE JANEIRO DE 2022
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Feliz Natal, Charlie Brown!
>>> O dinossauro de Augusto Monterroso
>>> Marketing de cabras
>>> Simplesmente tive sorte
>>> Sete tecnologias que marcaram meu 2006
>>> Maria Helena
>>> Sombras
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Aconselhamentos aos casais ― módulo II
>>> Perfil (& Entrevista)
Mais Recentes
>>> Pelos Caminhos de Versos de Nilton Soares pela Líttera Maciel
>>> Madame Bovary de Gustave Flaubert pela Círculo do Livro (1986)
>>> Retrato do Artista quando Jovem de James Joyce pela Abril Cultural (1971)
>>> A Majestade do Xingu de Moacyr Scliar pela Companhia de Bolso (2009)
>>> Cultura de consumo & pós-modernismo de Mike Featherstone pela Studio Nobel (1995)
>>> Lucíola de José de Alencar pela FTD (1999)
>>> Verlaine et les poètes symbolistes de Paul Verlaine pela Classiques Larousse (1943)
>>> Lucio Costa - Um Modo de ser moderno de Ana Luiza Nobre e outros pela Cosac Naify (2004)
>>> A Idade Média - Nascimento do ocidente de Hilário Franco Júnior pela Brasiliense (1988)
>>> Lexil et Le Royaume de Albert Camus pela Folio (2006)
>>> Vik Muniz Obra Completa 1987-2009 de Vik Muniz pela Capivara (2009)
>>> Bob Esponja - um guia completo sobre o desenho animado mais irado da TV de David Lewman pela Delphys (2005)
>>> Amor de salvação de Camilo Castelo Branco pela Ática (1998)
>>> Dessine-moi un parisien de Olivier Magny pela 10-18 (2010)
>>> Caetano Veloso - literatura comentada de Paulo Franchetti e Alcyr Pécora pela Nova Cultural (1988)
>>> River Angel de A. Manette Ansay pela Bard (1998)
>>> Inconfidência Mineira de Cândida Vilares Gancho e Vera Vilhena de Toledo pela Ática (1991)
>>> De Menina para Menina com os conselhos de Mari de Inês Stanisiere pela Leitura (2005)
>>> Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco pela Moderna (1992)
>>> l`étranger de Albert Camus pela Folio (2005)
>>> Mapa Iconográfico Digital de Heloisa Alves pela Arco (2010)
>>> Poésies de Paul Valéry pela Gallimard (2012)
>>> A Revolução Francesa 1789-1799 de Carlos Guilherme Mota pela Editora Ática (1989)
>>> O Cinema, arte e indústria de Carlos Barbáchano pela Salvat (1979)
>>> Capitão América nº 133 de Mark Gruenwald. Paul Neary. Allan Zelenetz e William Johnson pela Abril (1990)
COLUNAS

Quarta-feira, 15/5/2002
Dois em um
Rennata Airoldi
+ de 2700 Acessos

Nesta semana, esta coluna é especial. Apesar de trazer como título "Dois em um", posso afirmar que as informações aqui apresentadas são do tipo mil em um. Desde já, quero deixar claro que não sou sócia do Teatro Ágora e que as opiniões a respeito deste projeto (e de outros espetáculos que já estiveram presentes nesta coluna) são livres de qualquer pedido ou solicitação, ou até mesmo "camaradagem" da minha parte. Na verdade, acho que a minha função enquanto profissional de teatro é divulgar as boas iniciativas desta Arte em nossa cidade.

No segundo semestre de 2001, realizou-se o "Projeto Ágora Livre - Dramaturgias" que revelou novos textos de vários autores consagrados. Essa iniciativa foi merecedora do Prêmio Shell na categoria Especial de 2002. Não há como justificar em poucas palavras a importância de um movimento como esse, que coloca o profissional, o espectador e o autor frente a frente, revelando todas as possibilidades do texto dramatúrgico. O projeto possibilitou aos autores um contato direto com o público e a renovação de sua obra. Ao mesmo tempo, proporcionou aos profissionais um contato direto com os textos que porventura serão montados. Foi exatamente o caso dos dois espetáculos de que destaco a seguir: "Sobre a Arte de Cortar Bifes", de Hugo Possolo e "Ato Sem História", de Luís Alberto de Abreu.


"Sobre a Arte de Cortar Bifes" é uma comédia bem interessante que à primeira vista pode parecer superficial se levada ao "pé da letra". Isso porque a ação cênica ocorre dentro de um açougue. Os três açougueiros interpretados por Jairo Mattos, Gilmar Guido e Ricardo Rathsam, enquanto cortam a carne, conversam sobre questões muito significativas e eu diria até existenciais. O mais importante, porém, é que a discussão sobre a arte de cortar aqueles pedaços de carne é apenas uma metáfora utilizada pelo autor para falar de nossa arte. (Nosso teatro tão invadido por estranhos...) Há um momento brilhante em que um dos personagens diz não saber direito porque está ali, mas sabe que almeja (para o futuro) algo que não é exatamente aquele trabalho de açougueiro. Seu companheiro retruca, indicando que se ele não tem por que estar ali, se é mero passa tempo, que ele então deixe o caminho livre para outro, não tirando assim o lugar de quem quer realmente exercer aquela profissão. Alegorias à parte, os curiosos são muitos... já os profissionais, poucos!

A linguagem que beira o "Clownesco", com repetições de gestos e tom cômico, tornam o espetáculo um bom entretenimento além de, é claro, proporcionar uma auto - reflexão. Não se trata nem de uma comédia chula e sem conteúdo, nem de uma pesquisa profunda, inatingível. Ao contrário, é um espetáculo com excelente apelo popular, sem ser banal. Para completar a trama, existe ainda uma quarta personagem, Tália (Mari Mazzo), funcionária do açougue e única mulher na peça. Os três amigos resolvem então buscar algo mais nessa "arte de cortar bifes", sugerindo uma ação conjunta, em que Tália, sem tempo para escapar, protagoniza um plano revolucionário.

A peça estará em Cartaz no Teatro Ágora até o dia 26 de maio, de Quinta a Sábado, às nove da noite, e aos Domingos, às sete da noite. A direção do espetáculo é de Jairo Mattos.


Já em "Ato Sem História", nos deparamos com um tempo e um gênero bem diferentes da peça anterior. Com direção de Roberto Lage, o tom escolhido é bem intimista, aproximando ao máximo o público dos atores-narradores. Conta-se uma história que se passa numa "época em que se usava chapéu"! Utilizando-se de uma narrativa não-linear, o autor mescla o lirismo e o imaginário. Em cena, três homens e uma mulher: Maurício Inafre, Charles Geraldi, Camilo Brunelli e Ciça Carvalho Pinto. Cada personagem traz um pouco de uma história que vai se somando e se desvendando ao longo da narrativa, deixando sempre um leve suspense no ar. De qualquer forma, não se trata de uma peça densa ou cansativa. Apresenta momentos tocantes, assim como "A Arte de Cortar Bifes", e tem curta duração.


Aqui chego ao início novamente (quero dizer, volto ao "Dois em um" do título). "Ato Sem História" está em cartaz no Teatro Àgora até o dia 26 de maio. De Quinta a Sábado, às dez e meia da noite, e aos Domingos, às oito e meia da noite. Assim, fica a sugestão a vocês, caros Leitores: assistir a uma dupla sessão de teatro. Duas peças curtas com um intervalo onde se pode desfrutar de um café, de uma conversa agradável e até mesmo da companhia dos atores do primeiro espetáculo que se unem ao público no término da peça num "momento social". Infelizmente, mais uma vez, decepcionei-me com o número de espectadores em nossas salas de teatro. Mas não se esqueçam: ainda há tempo de conferir esta dica. Vamos deixar um pouco a "telinha" de lado e alimentar também a alma.

Sobre a Arte de Cortar Bifes
Quinta a Sábado às 21hrs., e Domingo às 19hrs.

Ato Sem História
Quinta a Sábado às 22h30, e Domingo às 20h30.
Teatro Ágora - R. Rui Barbosa, 672 - Tel.: 3284-0290

E atenção: quem assiste aos dois espetáculos ganha desconto no valor do ingresso.


Rennata Airoldi
São Paulo, 15/5/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Menos que um, novo romance de Patrícia Melo de Jardel Dias Cavalcanti
02. Manual para revisores novatos de Ana Elisa Ribeiro
03. Uma entrevista literária de Marta Barcellos
04. A poesia de pedra de Beatriz Luz de Jardel Dias Cavalcanti
05. Bailarina salta à morte, ou: Cisne Negro de Duanne Ribeiro


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Capa Dura História Geral Memórias do Século XX Tempos Modernos 1970 a 1999
Seleções Readers Digest
Seleções Readers Digest
(2004)



O Atiçador de Wittgenstein
David Edmondes, John Eidinow
Difel
(2003)



Fluxo de Caixa uma Decisao de Planejamento
Jose Eduardo Zdanowicz
Sagra Luzzatto
(2004)



Livro Infanto Juvenis Viagens de Gulliver Série Reencontro
Jonathan Swift
Scipione
(1998)



Os Portões do Inferno
Andre Gordirro
Fabrica 231
(2015)



Saúde, Corpo e Sociedade
Org. Alicia Navarro de Souza, Janqueline Pitangui
Ufrj
(2006)



Paixão Índia
Javier Moro
Planeta
(2012)



Livro Saúde Minha Profissão é Andar
João Carlos Pecci
Summus
(1980)



Como Trabalhar para um Idiota
John Hoover
Futura
(2007)



Livro Economia A Economia Solidária Como Política Pública uma tendência de geração de renda e ressignificação do trabalho no Brasil
Rosangela Nair de Carvalho Barbosa
Cortez
(2007)





busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês