Digestivo nº 322 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
63201 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'Cracolândia' ganha sessão comentada em São Paulo
>>> BIENAL DO LIXO 2025 CONFIRMADA PARA MAIO, NO PARQUE VILLA LOBOS, EM SÃO PAULO
>>> “Sobre Viagens”: Pesquisadora lança livro sobre narrativas de viagem e seus impactos
>>> Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição no dia 26 de abril
>>> Colóquio Nacional: Arte Sacra Brasileira – 'Da Colônia ao Império'
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Discurso de William Faulkner
>>> Xô, telemarketing e gerundismo
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Uma literatura entre crimes e cães
>>> A Paixão de Cristo e Cidade de Deus
>>> A ousadia de mudar de profissão
>>> Por que as curitibanas não usam saia?
>>> Quando se está triste
>>> O difícil diálogo
>>> Felicidade (extra)conjugal
Mais Recentes
>>> Livro Traída Série House Of Night Livro 2 de P. C. Cast; Kristin Cast pela Novo Século (2009)
>>> Ausência Na Primavera - Coleção L&pm Pocket de Agatha Christie pela L&pm (2011)
>>> Sierra Maestra - da Guerrilha ao Poder - Passagens da Guerra de Che Guevara - Eduardo Galeano Prólogo pela Edições Populares (1982)
>>> Livro Pubis Angelical de Manuel Puig pela Codecri (1981)
>>> Arte E Conhecimento Em Leonardo Da Vinci de Alfredo Bosi pela Edusp
>>> Psicoterapia existencial de Valdemar Augusto Angerami - Camon pela Pioneira Psicologia (1993)
>>> Livro 24 Horas Na Vida De Uma Mulher Coleção L&pm Pocket Plus 589 de Stefan Zweig; Saulo Krieger pela L&pm Pocket (2007)
>>> Atitude Mental Positiva de Napoleon Hill pela Cdg (2014)
>>> The Secrets Of Station X: The Fight To Break The Enigma Cypher (dialogue Espionage Classics) de Michael Smith pela Biteback Publishing (2011)
>>> Bíblia da Mulher de Fé, NVI, Couro Soft, Dourado: com comentários de Sheila Walsh de Thomas Nelson pela Thomas Nelson Brasil (2018)
>>> Livro Relações Literárias E Culturais Entre Rússia E Brasil de Leonid A. Shur pela Perspectiva (1986)
>>> Um Crime Adormecido - O Ultimo Caso de Miss Marple de Agatha Christie pela L&pm Pocket (2011)
>>> Eclipse de Stephenie Meyer pela Intrinseca (2009)
>>> Adolf Hitler Volume 2 - Tradução de Henrique Mesquita de John Coland pela Francisco Alves (1976)
>>> Livro Nem Te Conto, João Coleção L&pm Pocket 934 de Dalton Trevisan pela L&pm Pocket (2011)
>>> Lições Dos Mestres de George Steiner pela Record (2018)
>>> Meditar Transforma. Um Guia Definitivo Para Acalmar A Sua Mente E Equilibrar As Suas Emoções Com 8 Minutos Diários de Amanda Dreher pela Luz Da Serra (2016)
>>> Livro Qual E A Cor De Sua Aura? de Barbara Bowers pela Saraiva (1990)
>>> Livro Fale Tudo Em Inglês! Um Guia Completo de Conversação Para Você se Comunicar no Dia-a-dia, em Viagens, Reuniões de Negócios, Eventos Sociais, Entrevistas e Muitas Outras Situações Inclui Cd Audio de José Roberto A. Igreja pela Disal (2007)
>>> Canteiros De Saturno de Ana Maria Machado pela Nova Fronteira (1998)
>>> Livro Buenos Aires O Guia Da Cidade de Publifolha pela Publifolha (2008)
>>> O Cavalo Amarelo - Edição de Bolso de Agatha Christie pela L&pm (2013)
>>> Planejamento no Brasil de Betty Mindlin Lafer pela Perspectiva (1973)
>>> Livro Elementos de Psicologia de David Kreech, Richard Crutchfield pela Biblioteca Pioneira de Ciência Sociais (1980)
>>> Livro Cosmoterapia de Huberto Rohden pela Alvorada
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 30/3/2007
Digestivo nº 322
Julio Daio Borges
+ de 2800 Acessos
+ 1 Comentário(s)




Literatura >>> A doutrina do engodo
São tantas as edições de A Arte da Guerra hoje disponíveis que a chance de se pegar a edição errada é altíssima. Muito embora confundido com um clássico do marketing ou da administração moderna, o volume é, na realidade, um clássico chinês de inestimável valor (ainda que, por ser interpretável, tenha as mais variadas “aplicações”). Se alguém sempre teve curiosidade em saber do que se tratava, mas sempre morreu de medo de cair no golpe editorial de algum “guru”, a Conrad lançou a primeira edição brasileira bilíngüe traduzida direto do chinês por Adam Sun, da revista Piauí. Ao contrário dos volumes grandes e grossos, destinados a vendedores “pit bull” ou a líderes da raça “servidor”, a edição da Conrad é quase de bolso e contém, rigorosamente, os treze capítulos sem nenhuma versão ou adendo desnecessário. Como uma coleção de saberes condensados durante séculos – pois cada ponto rende inúmeras meditações –, apesar das cento e poucas páginas, não é um livro para se ler “numa sentada”: o ideal é que seja ruminado o maior tempo possível; tem vocação, inclusive, para livro de cabeceira ou vade-mécum. A paz é um anseio constante da humanidade e, atualmente, nenhum ser humano deseja, em sã consciência, a guerra. Assim, um tratado desse tipo pode parecer perfeitamente inútil, mas não é – se lembrarmos que a “guerra”, a luta, a batalha, a disputa, está em todo lugar. Faz parte da vida. Na simplificação rodriguiana aplicada restritamente ao amor: “Quem não trai, é traído”. Portanto, A Arte da Guerra não tem um caráter belicista em si, mas pode ser utilíssimo, até como manual de sobrevivência – para viver entre os homens... [Comente esta Nota]
>>> A Arte da Guerra (trecho)
 



Música >>> El sueño de la razón
Sob as bênçãos da União Européia, o mundo vem assistindo ao boom econômico da Espanha e o Brasil vem sentindo, cada vez mais forte, a presença da sua cultura. Recentemente, têm desembarcado, por exemplo, as editoras de livros, como Planeta e Alfaguara. E neste ano de 2007, mais especificamente, é preciso chamar a atenção para as ações exemplares do Instituto Cervantes de São Paulo. Além de responsável pela monumental exposição das gravuras de Goya no Masp agora, o Instituto está promovendo, em março, uma Mostra de Cinema Galego, um Curso de Dança e Coreografia Flamenca e acaba de abrir a “temporada” Guitarrísimo, que se estende por todo o ano, totalmente dedicada ao violão e a instrumentos afins, desde a Idade Média até hoje. Na penúltima semana de março, no auditório do próprio Instituto Cervantes na avenida Paulista, pôde-se gratuitamente assistir à apresentação de Alfred Fernàndez, de Barcelona, à vihuela (entre o alaúde medieval e o nosso violão), executando peças desde o século XVI até o ano passado. Em abril, além de promover uma belíssima exposição do design contemporâneo de livros na Espanha, o Instituto vai trazer o argentino Gabriel Schebor, para tocar la guitarra barroca. Em maio, Miguel Trápaga homenageia o grande amigo de Villa-Lobos, Andrés Segovia; e, em agosto, o quarteto espanhol Entrecuatre desembarca na nossa cidade. Interessante como essa iniciativa específica envolvendo o violão, e seus aparentados, casa com o presente “retorno” do instrumento no Brasil e, de certa forma, com a exemplar série radiofônica de Fabio Zanon, na Cultura FM, sobre sua história e sua evolução em nosso País. Num momento em que os centros culturais “de marca” são advertidos pelo governo, para serem menos auto-referentes, o Instituto Cervantes ensina como é que se faz. [Comente esta Nota]
>>> Instituto Cervantes de São Paulo
 



Artes >>> Várzea
As revistas estão numa indefinição lascada. Aquelas feitas para serem em papel, com projeto gráfico e tal, se são cobradas, ninguém compra; se são eletrônicas, tornam-se lentas ou até rápidas mas perdendo todo o charme. As manifestações artísticas em forma de revista talvez sejam as que melhor sobrevivem – porque não estão pensando em sobrevivência econômica apenas (hoje um sonho impossível), estão pensando em, de repente, resistir, em comunicar algo e contam com algum apoio “ex machina” para sair em papel, ponto. Parece ser assim o caso da PKdoZine, do Coletive0508, que sai, aparentemente, a cada estação, e sem muita explicação. Eminentemente gráfica, o que talvez funcione melhor do que na internet, a edição deste Verão 2007 apresenta o núcleo BijaRI, entrevista Judith Lauand, a artista mais longeva do Concretismo, fala de street art (meio “anos 80”, mas tudo bem), inclui um caderno sobre a exposição Atos Paralelos I e até dicas como a da revista Colors sobre a Amazônia (essa meio “anos 90”, mas tudo bom também). O pessoal das letras se entrosou muito fácil com a Web, nestes anos 2000, porque a internet, até a banda larga, era eminentemente texto. O pessoal do áudio ganha agora uma nova pele, em formato podcast, e o pessoal do vídeo recebeu uma injeção de ânimo com o YouTube. Apesar das galerias virtuais e das “peças” publicitárias brasileiras (que ganham prêmios em todo o mundo), os artistas “plásticos” pareciam meio tímidos na Rede Mundial de Computadores – e publicações como a PKdoZine talvez indiquem que o suporte físico, e não só o “écran”, lhes seja ainda primordial. [Comente esta Nota]
>>> PKdoZine
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
30/3/2007
07h20min
Concordo com esta analogia pois guerra por guerra, temos constantemente. Ora com um, ora com outro, mas sempre temos algum tipo de "guerra" seja no profissional, seja no pessoal. Não dá para tapar o sol com a peneira. Temos guerras bem piores das que acontecem pelo mundo afora. Saibam que a cada dia que se passa, uma vitória é conquistada. O problema aí é justamente que: na maioria das vezes, não nos damos conta do quanto lutamos no nosso dia-a-dia.
[Leia outros Comentários de reinaldo]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Terrorismo e Comunismo o Anti Kautsky
Leon Trotsky
Saga
(1969)



Tales of The Greek Heroes
Roger Lancelyn Green
Puffin Classics
(1994)



Velho da Horta Auto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira
Vicente Gil Spina Segismundo
Ateliê Editorial
(2003)



A Sandália das Sereias
Teresa Noronha
Loyola



As Fontes da Criação Literária
Carmelo M. Bonet
Mestre Jou
(1970)



Acesso ao Conhecimento
Edson Beas Rodrigues Junior
Singular
(2013)



Sintaxe Portuguesa para a Linguagem Contemporânea 2ª Ed Revista
Claudio Cezar Henriques
Oficina do Autor
(2003)



Latitudes Azuis: incursões audaciosas aos lugares
Tony Horwitz
Rocco
(2004)



Pregão Eletrônico - uma Análise de Sua Aplicabilidade
Marco Adriano e Ramos Fonsêca
Impactus
(2008)



Pétalas Autografado
Gustavo Borges Cris Peter
Tambor
(2015)





busca | avançada
63201 visitas/dia
2,4 milhões/mês