O rival | Digestivo Cultural

busca | avançada
39612 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto, em setembro
>>> Rolê Cultural do CCBB celebra o Dia do Patrimônio com visitas mediadas sobre memória e cultura
>>> Transformação, propósito, fé e inteligência emocional
>>> Festival de Inverno de Bonito(MS), de 20 a 24 de agosto, completa 24 anos de festa!
>>> Bourbon Street Fest 20 Anos, de 24 a 31 de agosto, na casa, no Parque Villa Lobos e na rua
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Chegou a hora de pensar no pós-redes sociais
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
Colunistas
Últimos Posts
>>> Into the Void by Dirty Women
>>> André Marsiglia explica a Magnitsky
>>> Felca sobre 'adultização'
>>> Ted Chiang sobre LLMs e veganismo
>>> Glenn Greenwald sobre as sanções em curso
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
Últimos Posts
>>> Jazz: música, política e liberdade
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O fim (da era) dos jornais, por Paul Starr
>>> Macunaíma, de Mário de Andrade
>>> Anos Incríveis
>>> Risca Faca, poemas de Ademir Assunção
>>> Camuflagem para e-readers
>>> Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada
>>> Um Furto
>>> É a mãe!
>>> Projeto Itália ― Parte II
>>> Manet no Rio de Janeiro
Mais Recentes
>>> Feng Shui O Livro das Soluções - 150 Soluções Simples Para Sua Saúde e Felicidade No Lar Ou No Escritório de Nancilee Wydra pela Pensamento (1996)
>>> A Camareira de Nita Prose pela Intrínseca (2022)
>>> Desperte Seu Poder de José Roberto Marques pela Buzz (2017)
>>> Torto Arado de Itama Vieira Junior pela Todavia (2020)
>>> Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie pela Companhia Das Letras (2014)
>>> Descubra Seus Pontos Fortes de Marcus Buckingham pela Gmt (2015)
>>> Segredos Da Mente Milionaria de T. Harv Eker pela Sextante (2006)
>>> Um Novo Mundo - O Despertar De Uma Nova Consciencia de Eckhart Tolle pela Editora Sextante (2010)
>>> Plantas Que Curam: Cheiro De Mato de Panizza Sylvio pela Ibrasa (1997)
>>> O Segundo Sexo I- Fatos e Mitos de Simone de Beauvoir pela Nova Fronteira
>>> O Segredo Dos Gnios de Renato Alves pela Fisicalbook (2010)
>>> A era das Revoluções 1789 - 1848 de Eric J. Hobsbawm pela Paz E Terra (1998)
>>> Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva pela Brasiliense (1986)
>>> Poder Do Habito de Charles Duhigg pela Objetiva (2012)
>>> Canção No Tempo: 85 Anos De Músicas Brasileiras: 1958 - 1985 de A - Vol. 2 Canção No Tempo pela Editora 34 (2009)
>>> Minigramática de Ernani Terra, José De Nicola pela Scipione (2001)
>>> Guia de Medicina Homeopática de Dr. Nilo Cairo pela Teixeira (1981)
>>> A Crise Agrária de Alberto Passos Guimarães pela Paz e Terra (1982)
>>> Tocar: Terapia do Corpo e Psicologia Profunda de Deldon Anne Mcneely pela Cultrix (1995)
>>> Sitemas Hamiltonianos Caos e qualificação de Alfredo M Ozorio de Almeida pela Unicamp (1995)
>>> Tipos e Aspectos do Brasil de Varios pela Ibge (1970)
>>> Sem Medo de Vencer Ser de Roberto Shinyashiki pela Gente (1993)
>>> Minha Primeira Biblia de Reginaldo Manzotti pela Petra (2012)
>>> A Loira do Banheiro e Outras Histórias de Unknown Author pela Atica (2010)
>>> Obama - Barack Obama de Orlando Nilha, Gabriela Bauerfeldt, Maria Julia Maltese pela Editora Mostarda (2019)
BLOG >>> Posts

Quarta-feira, 6/6/2007
O rival
+ de 4300 Acessos
+ 8 Comentário(s)

O telefone que toca, ela que atende, ele que está a três mil quatrocentos e vinte e dois quilômetros de distância, do outro lado da linha e que fala, despreocupado, confiando que são assim próximos, chegados, mesmo em extremos geográficos irreconciliáveis.

Ela me olha, muda, escutando o fone mas com olhos fixos em mim, abana a cabeça como se a pessoa do outro lado da linha - ele, o amigo gay - a pudesse ver, mas olha para mim e seus olhos encerram uma pergunta e eu me pergunto qual seria e ela aponta o dedo na direção das prateleiras da sua sala e faz, com a mão, o gesto de escrever. Quer uma caneta, provavelmente quer papel também; ela faz gestos imperativos agora e eu não acho a porcaria das coisas na primeira tentativa, mas meto a mão por detrás dos livros, no vão que eles formam - livros de psicologia - e consigo capturar a Bic azul e volto, procurando o bloco de anotações que, para meu alívio, ela já achou e tem nas mãos.

Eu estava na casa dela, tinha passado ali para dizer que havia um filme na cidade, que estava passando nos cinemas e queria que ela fosse comigo, mas percebi que eu nunca teria a décima parte da atenção que ela demonstrava ter, conversando, atenta, com o amigo gay e distante - uma atenção de mulher faminta. As palavras dele enchiam, visivelmente, sua alma.

Eu não ouvia, claro, o que ele dizia, mas via no rosto dela o sorriso de criança feliz que, tantas vezes, em vão, eu tentara provocar. Fiz a ela sinais com as mãos, me despedindo. Fui em direção à porta, andando quase que de costas e me despedindo. Seu gesto de adeus, ainda que inconformado, me lançou porta afora, de novo para as ruas, de onde eu não deveria ter saído para ir até sua casa e fui, mãos nos bolsos da jaqueta, procurando os trocados para o ônibus, rumo ao centro da cidade, para ver o último super-herói americano e seu amor impossível, como o meu.


Postado por Guga Schultze
Em 6/6/2007 às 14h33

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Saudações cinemusicais de Julio Daio Borges


Mais Guga Schultze no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
8/6/2007
20h37min
Guga, talvez os homens não entendam por que as mulheres têm um certo fascínio por amigos gays. Mas, não é difícil, para nós, entendê-los e admirá-los. Por eles terem um corpo de homem e uma alma de mulher a proximidade é fatal. No fundo, todas as mulheres gostariam que os homens as entendessem como os gays. Embora, o lado oposto, especificamente, macho, do homem, nos atraia e muito. Com os gays, podemos falar tudo, as mais escondidas intimidades, compartilharmos os desejos, como também discutirmos como os homens são, em seus diversos aspectos, e perguntarmos a eles se o cabelo está bom, se o vestido não te deixa mais gorda, se o sapato está combinando, se a casa está bem decorada e eles responderem COM ATENÇÃO, pois realmente entendem daquilo e sabem dar a opinião que as mulheres esperam. O perigoso é quando a mulher e o amigo gay se apaixonam pelo mesmo cara ou ela se apaixona perdidamente por esse amigo gay. Aí, a baiana roda, o bicho pega e salve-se quem puder. Bj. Dri
[Leia outros Comentários de Adriana]
12/6/2007
14h20min
Lindo conto, Guga, super delicado. A Adriana disse exatamente o que eu penso.
[Leia outros Comentários de Viva]
12/6/2007
16h51min
Adorei seu texto também Guga!
[Leia outros Comentários de Adriana Carvalho]
13/6/2007
00h42min
Faço coro com as meninas dos comentários, não há nada melhor nesse mundo do que um amigo gay. Talvez por eles serem inofensivos para nós mulheres, não precisamos seduzi-los, não precisamos ficar preocupadas se estão querendo algo mais, podemos simplesmente ser verdadeiras, assim como eles também o são e podemos nos esbaldar com mil neuras de relacionamentos e risadas espalhafatosas. Assim como as Adrianas, amo meus amigos gays, são os que abraço por mais tempo quando encontro, pois nunca quero largá-los.
[Leia outros Comentários de Bia Cardoso]
14/6/2007
08h28min
Ótimo conto. Simples e direto. Quanto à reação das meninas, bastante óbvia. É claro que elas precisam e adoram seus amigos gays. Mulheres são naturalmente competitivas, e raramente podem se abrir totalmente ou serem completamente amigas de outras mulheres. A relação competitiva é muito mais forte. E com os homens o problema todo está no que a Bia disse: seduções, preocupações, etc... Restam os gays, uma espécie de campo neutro nas relações femininas, uma espécie de mulher "café com leite", do ponto de vista das mulheres "de verdade". See Ya
[Leia outros Comentários de Fabricio Leotti]
14/6/2007
10h13min
O segredo dos gays esta na sinceridade usada com os amigos em geral. Depois de ter sofrido discriminacao por todos os lados, os gays aprenderam a ser mais gente, e assim acabam atraindo todo mundo. Nao digo somente as mulheres, mas os familiares em geral. O problema esta' em ser aceito uma vez. Depois disso, tudo fica mais facil. Nao queria que o mundo experimentasse a sinceridade somente depois de ser discriminado e nao aceito, mas esta e' a realidade da vida. Nem mesmo a cinematografia tem aceitado os gays como gente, pois esconderam os gays dos filmes a vida toda. Este tipo de discriminacao criou uma camada da populacao mais sensivel, mais honesta e mais pura em relacao a muitas coisas, e com isso as amizades sao mais cultivadas em torno da verdade, e nao em torno da rivalidade. Digo isso porque sou gay, e apesar de nao ser decorador nem cabelereiro, sei dar meus honestos palpites em tudo. Nao sou flamboyant, apenas sexualmente sou diferente do resto, e isso me fez mudar num todo.
[Leia outros Comentários de Milton Laene Araujo]
10/6/2008
21h01min
É... O problema é quando a gente se apaixona por esse amigo gay, e ama-ama-ama ele, mais do que a própria vida, e sabe que não pode viver sem ele, muito menos COM ele... É uma filial do Inferno.
[Leia outros Comentários de ana lima]
11/6/2008
12h57min
Não sei não se sou adepta dos amigos gays... Às vezes, eles podem ser tão cruéis. Reparam demais nos nossos defeitos físicos e falam deles sem tato nenhum. Mas estou generalizando total. Que coisa feia! Aliás, até esse negócio de "ah como é bom ter um amigo gay" já é uma baita generalização! Como se fosse, "ai, é tão bom ter um bichinho de estimação". Ué... se o cara for gay, mas não tivermos interesses em comum, não vai ter por que sermos amigos, não é?
[Leia outros Comentários de Juliana Dacoregio]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Oração dos Bichos
Ana Stoppa
Mundo Criar
(2015)



Uma Dose Antes da Cirrose
Paulo Murilo
Sinergia
(2013)



The Columbia Anthology of Gay Literature
Byrne R. S. Fone
Columbia
(1998)



Livro Literatura Brasileira Southernmost Rumo ao Sul
Silas House
Faro Editorial
(2018)



Manual da Fossa Você Leva Pé, a Gente Te Dá a Mão
Mica Rocha
Benvirá
(2015)



De Cães a Lobos do Mar Súditos Ingleses no Brasil
Adriana Lopez
Senac
(2007)



Política e Negócios em São Paulo - Da Abertura dos Portos à Independência (1808-1822)
Renato de Mattos
Intermeios
(2019)



Digital Dilemmas
Cristina Venegas
Rutgers University P
(2010)



Estratégias de Comunicação Em Grupo (lacrado)
Maria Helena da Nóbrega
Atlas
(2007)



Rainbow Magic: Emma The Gymnastics Fairy
Daisy Meadows
Orchard Books
(2008)





busca | avançada
39612 visitas/dia
2,1 milhões/mês