Autores & Ideias no Sesc-PR II | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Microsoft matando o livro
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
Mais Recentes
>>> A Farsa Do Rei de Steve Berry pela Record (2016)
>>> Inimigo Que Enfrentamos - Como Surgiu, Como Vive e Como Age a Horda Nazista de Pierre J. Huss pela Calvino (2024)
>>> Livro A Deriva Dos Continentes de Samuel Murgel Branco, Fábio Cardinale Branco pela Moderna (1992)
>>> A Verdade De Cada Um de Zibia Gasparetto pela Vida E Consciência (1996)
>>> O Elo De Alexandria de Steve Berry pela Record (2010)
>>> Jack Reacher: Sem Retorno de Lee Child pela Bertrand (2016)
>>> Dívida de Honra de Tom Clancy pela Record (1996)
>>> O presidente Cego de William Safire pela Record (1977)
>>> Estrela Nefasta de Rae Foley pela Nova Fronteira (1978)
>>> Fazendo Meu Filme 4 - Fani em Busca do Final Feliz de Paula Pimenta pela Gutenberg (2019)
>>> Shan de Eric Van Lustbader pela Record (1986)
>>> Giri de Marc Olden pela Record (1982)
>>> Pro$peridade - Fazendo Amizade com o Dinheiro de Lair Ribeiro pela Objetiva (1992)
>>> Corrida Vertical de Joseph R. Garber pela Objetiva (1995)
>>> Antologia Poetica De Augusto Dos Anjos de Notas De Ivan Cavalcanti Proença pela Ediouro
>>> A Máfia de Saias de Lynda La Plante pela Circulo do Livro
>>> De Colombo a Kubitschek - Histórias do Brasil de Eduardo Almeida Reis pela Nova Fronteira (1979)
>>> A Maldição do Titanic de Robert Serling pela Record (1994)
>>> 79 Park Avenue de Harold Robbins pela Record
>>> Til de José de Alencar pela Ateliê (2012)
>>> Eles Conheceram o Desconhecido de Martin Ebon pela Pensamento
>>> Fugindo no Escuro de Desmond Bagley pela Nova Fronteira (1979)
>>> Trocadero de Leslie Waller pela Record (1978)
>>> Ciência e Comportamento Humano de B. F. Skinner pela Martins Fontes (1994)
>>> José e Seus Irmãos de Thomas Mann pela Livraria do Globo (1947)
BLOG >>> Posts

Sexta-feira, 20/8/2010
Autores & Ideias no Sesc-PR II
+ de 13800 Acessos
+ 2 Comentário(s)

* (Começou aqui...) Foi "pauleira" a volta para São Paulo, com um jogo da seleção na sexta, 25 (contra Portugal) e outro na segunda, 28 (contra o Chile). Claro que estive on-line no Paraná, mas há sempre coisas para se resolver no escritório (de que a internet simplesmente não dá conta). Trabalhei, em resumo, na segunda, porque desembarquei na sexta à tarde e só consegui ir para casa (em meio ao trânsito da nossa vitória, chocha, contra Portugal).

Cascavel, 29/6, terça-feira — O acesso a Cascavel se dá por Curitiba. Segui para a capital do Paraná basicamente no primeiro horário. Assim, madruguei — só que fui mais esperto, dessa vez, com a mala. Segui o exemplo do Cardoso e não despachei bagagem, fiz check-in automático, em Congonhas. Encontrei meu colega de mesa na sala de espera, já em Curitiba, enquanto ele terminava um livro da Cosac Naify, que resenharia mais tarde.

* Pegamos um aviãozinho de hélice, mas o Cardoso achou o serviço de bordo melhor do que qualquer outro. O aeroporto de Cascavel me lembrou o de cidades pequenas na Bolívia e até no Marrocos. Era, praticamente, um corredor, onde a distância entre "desembarque" e "embarque" não era grande, de modo que o fluxo de pessoas podia se misturar. A delicada Lysiane Baldo, nossa anfitriã em Cascavel, chegou logo em seguida, no carro do Sesc-PR.

* O hotel, Harbor Self, era da mesma cadeia de Londrina — e oferecia a melhor conexão de internet em toda a viagem. Como o tempo — nas nossas cidades — havia sido escasso, tínhamos coisas a fazer on-line. Portanto, almoçamos cada um por sua conta, liberando, inclusive, a Lysiane. Me esbaldei com um filé à parmegiana, no restaurante quase deserto do hotel, enquanto Paraguai e Japão disputavam uma vaga nos pênaltis. Ainda deu tempo de escrever sobre "internet e ensaísmo" e de ver um pouco de Espanha e Portugal (#fail).


Ouça o áudio da nossa mesa no Sesc de Cascavel

* O Sesc propriamente dito era pequenininho, mas nos brindou com a plateia mais interativa da turnê paranaense. A mediadora, Vera Ferreira Leite, que acabou ficando nossa amiga, estava preocupada com as perguntas e pediu sugestões quanto ao direcionamento. Como o público não era tão numeroso, sugeri uma abertura, desde o começo, para as perguntas — e para tudo que as pessoas quisessem saber... Nos bastidores, igualmente, conheci a Tere Tavares, uma leitora fiel do Digestivo, comentadora de longa data, que, inclusive, trouxe seus comentários impressos para me mostrar. Adorei. E ganhei um livro dela (como se não bastasse, tínhamos um amigo em comum: o Erwin Maack).

* A Vera preparou uma apresentação minha em cima de dados que eu havia fornecido para uma coletânea de que participei anos atrás. Mais uma vez a "eternidade" da internet: os dados, sobre nós, nem sempre são os mais atualizados, mas, em pesquisas na rede, isso não fica muito claro. E, na hora de corrigir, é você "contra" a internet ;-(

* A provocação, da Vera — de que eu deveria publicar um livro —, acabou induzindo a escolha do assunto naquela noite: literatura. Escassas perguntas sobre internet e comunicação. As pessoas queriam saber, por exemplo, onde encontrar boas "referências" — já que "todo mundo" publica e existe cada vez menos gente disposta a "filtrar". Eu indiquei o Sérgio Rodrigues. Depois, queriam saber, também, porque a poesia era tão desprezada como gênero... Eu sugeri que talvez ela tivesse sido ofuscada pelas letras de canções de música popular. Aquela plateia só de interessados constantemente nos desafiava ;-)


Um registro incipiente da plateia (by Cardoso)

* A Lysiane e a Vera, depois do evento, nos levaram a uma choperia, onde comemos pizza, e o tema da conversa foi, de novo, relacionamentos. Como os papéis (de homens e mulheres) mudaram — e alguns se inverteram — etc. A Vera estava aliviada, passada a mediação, e se revelou bem articulada, falando de Bauman e dos tais "amores líquidos". Esqueci de dizer a ela que um dos textos mais longevos do Digestivo é justamente um, da Gioconda Bordon, resenhando esse livro. Depois vieram uma porção de outros volumes "líquidos" de Bauman, mas essa ideia do "amor" talvez justifique — mesmo — muitos comportamentos atuais, pós-fragmentação da vida, da personalidade... e, claro, dos relacionamentos.


Pato Branco, 30/6, quarta-feira — Para a última cidade da nossa turnê, seguimos de van, com motorista e tudo. Pato Branco não era longe de Cascavel, mas a viagem demorou, porque só havia uma pista, disponível, na estrada (a outra estava em obras). Já em Pato Branco, as pessoas confundiam o Sesc com o Sesi e demos algumas voltas no quarteirão. O Cardoso enviou um SMS para os Daniéis (Galera e Pellizzari), e eles responderam que haviam se perdido, igualmente, em Pato Branco.

* Quando o Sesc se revelou, contudo, foi o mais impressionante de todos. Era novo, tinha menos de um ano, e era enorme. Um estacionamento amplo, uma entrada com passarela, biblioteca convidativa, muitas salas, incrível anfiteatro, mais de um andar e, atrás, um ginásio coberto digno das Olimpíadas de 2016 (se o Rio não conseguir se aprontar...). O Daniel Momoli, nosso anfitrião em Pato Branco, era, como seus predecessores, afável, e nos levou para almoçar.


* O hotel, San Pietro, era mais central, como o de Maringá. O quarto me pareceu o mais bem planejado — pequeno, mas com tudo o que era necessário. Internet 100%, mais uma vez. Revisei e despachei, finalmente, meu texto sobre ensaísmo na Web. Em seguida, assisti a um documentário sobre o cinema de John Ford. Era tão bonito, com a narração de Orson Welles, que até chorei — lembrando da minha família ("família" é um valor importante para o cinema de Ford). Também forneciam depoimentos: Spielberg, Clint Eastwood, Scorsese, e atores como John Wayne e Maureen O'Hara. O roteiro era de Peter Bogdanovitch.

* Na volta para o Sesc, conhecemos o Neri Schneider, diretor dessa nova unidade de Pato Branco. Um veterano do Sesc da Esquina, muito simpático, que nos falou do desafio de atrair o público, atendendo a vários municípios próximos. Nossa mesa foi naquele "super anfiteatro", sendo que, no camarim, um verdadeiro banquete nos esperava. Não deu tempo de comer nem a metade, junto com o mediador, o Leo, pois Daniel já nos anunciava...


O camarim em registro do Cardoso

* Entramos um a um, como em Maringá. O auditório estava praticamente lotado e a maioria era "jovem", como em Londrina. Eu ficava pensando em como não entediar aqueles estudantes e procurava recordar o estudante que fui (na mesma idade). Tentei não ser muito técnico, mas um veterano de internet — escondido no meio dos colegiais — quase me corrigiu, quando comentei da Amazon apagando um título do Orwell no Kindle de alguns leitores...

* O sujeito havia lido o CardosOnline há quase uma década, citou o Spamzine, do Inagaki, e poderia ter subido no palco, tranquilamente, para discutir conosco. Jamais esperaríamos isso em Pato Branco (que imagináramos, erroneamente, ser o local menos "globalizado" que iríamos visitar). Graças a ele — de quem, infelizmente, não lembro o nome —, a juventude se soltou e começou a perguntar. Também alguns professores. Com essa participação, tivemos certeza de que o evento havia funcionado ;-)


Ouça o áudio da nossa mesa no Sesc de Pato Branco

* Encerramos a noite com um jantar num "pizza & grill", a convite do Daniel — embora não restasse muito de fome, após um camarim tão farto ;-) O dia seguinte foi da longa viagem de volta. Primeiro, para Cascavel. Depois, para Curitiba. Por fim, para São Paulo. E o Cardoso ainda teria de esperar, em São Paulo, para ir até Porto Alegre. Quase perdi o embarque em Curitiba (tive de implorar para fazer o check-in — o sistema havia caído...). No desespero de entrar no avião, quase não consegui dar um último abraço no Cardoso e desejar-lhe tudo de bom... E o Sesc foi, mais uma vez, impecável, pagando o nosso cachê no dia seguinte, sem atrasos ;-)


Postado por Julio Daio Borges
Em 20/8/2010 à 00h13

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Have Yourself A Merry Little Christmas de Julio Daio Borges
02. Planner 2020 de Ana Elisa Ribeiro
03. Aécio, em seu retorno, hoje de Julio Daio Borges
04. García Márquez 1982 de Julio Daio Borges
05. Mighty Good Leader de Yuri Vieira


Mais Julio Daio Borges no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
20/8/2010
15h53min
O veterano da internet de Pato Branco era eu mesmo. Realmente é o menos globalizado dos municipios paranaenses com o SESC. Muito boa a oportunidade de discutir com vocês.
[Leia outros Comentários de Noah Mera]
27/8/2010
11h52min
Temos muito a apreender na lide das palavras. Essa iniciativa do SESC/PR nos trouxe oportunidades imperdíveis de aprimorar e expandir horizontes.
[Leia outros Comentários de Tere Tavares]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




50 Anos Depois
Francisco Cândido Xavier
Federação Espírita Brasileira
(1984)



Pique
Regis Castro
Vozes
(1982)



Microprocessor interfacing techniques
Rodnay Zaks Austin Lesea
Sybex
(1979)



Gear design simplified
Franklin D. Jones; Henry H. Ryffel
The Industrial press
(1961)



Coleção no Mundo das Aventuras
Capitão Mayne Reid
Rêde Brasileira de Livros



Revelando o Código da Vinci
Martin Lunn
Madras
(2004)



Vendas - aprenda em uma semana, lembre por toda vida
Christiane Harvey
Saraiva
(2014)



O Poder Do Infinito: Como O Cálculo Revela Os Segredos Do Universo
Steven Strogatz
Sextante
(2022)



Tom Jones
Henry Fielding
Abril
(1971)



Sexo e Consciência
Divaldo Franco
Leal
(2000)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês