O Apanhador de Sonhos | Alessandro Garcia | Digestivo Cultural

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
>>> Estônia: programa de visto de startup facilita expansão de negócios na Europa
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
>>> The Nothingness Club e a mente noir de um poeta
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> A lei da palmada: entre tapas e beijos
>>> A lei da palmada: entre tapas e beijos
>>> A importância do nome das coisas
>>> Latrina real - Cidade de Deus
>>> Notas de Protesto
>>> Um imenso Big Brother
>>> O enigma de Lindonéia
>>> Breve reflexão cultural sobre gaúchos e lagostas
>>> Orson Welles
Mais Recentes
>>> História 1 2 3 e 4 305 de Poliedro pela Poliedro (2023)
>>> Vontade de Potência de Nietzsche - Mário Ferreira dos Santos pela Ediouro
>>> Bar Don Juan de Antonio Callado pela José Olympio (2014)
>>> Bíblia: Mensagem De Deus - Novo Testamento de Vários Autores pela Loyola (1980)
>>> A Turma dos Tigres Bandidos da Internet 305 de Thomas C. Brezina pela Ática
>>> Spy X Family - Volume 5 de Tatsuya Endo pela Panini (2021)
>>> A Gata do Dalai Lama 305 de David Michie pela Lúcida Letra (2013)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Ovo do Barba-Azul de Margaret Atwood; Carlos Ramires pela Rocco (2016)
>>> Histórias Venenosas de Rubens Nascimento pela Do Autor (1999)
>>> The Short Second Life Of Bree Tanner 305 de Stephenie Meyer pela Sem (2010)
>>> Coleção 5 Mangás Otomen Um Doce Garoto de Aya Kanno pela Panini Comics (2010)
>>> Tóquio Ano Zero de David Peace pela Planeta (2011)
>>> Endometriose - Resolvendo a Dor e o Sonho de Ser Mãe de Paulo Serafini, Eduardo Motta, Ricardo Pereira, Marcio Coslovsky, Isaac Yadid pela Manole (2008)
>>> Livro Literatura Estrangeira Ela foi Até o Fim de Meg Cabot pela Galera Record (2010)
>>> Tambores De Angola de Robson Pinheiro Santos pela Casa
>>> Nightlight 305 de The Harvard Lampoon pela Vintage (2009)
>>> Terapia Intravenosa - Coleção Práxis Enfermagem de Jane Banton, Cheryl Brady, Sharon OKelley pela Guanabara Koogan (2005)
>>> Gota D Água 305 de Chico Buarque pela Civilização Brasileira (2019)
>>> Livro Culinária O Admirável Novo Mundo do Vinho e as Regiões Emergentes de Aguinaldo Zackia Albert pela Senac (2004)
>>> Curso Básico De Espiritismo - 2º Ano de Vários Autores pela Federação Espírita Brasileira (1991)
>>> A Fantástica fábrica de chocolate 305 de Roald Dahl pela Martins Fontes (1989)
>>> Nutrição Pediátrica de Editado por Ronald E. Kleinman pela American Academy of Pediatrics (2011)
>>> Livro Sociologia Brasil Pirata, Brasil Original de Oona Castro e Pedro Mizukami pela Folio Digital (2013)
>>> Entrevistas 06 305 de Hans Ulrich Obrist pela Cobogó (2012)
>>> Livro Ensaiando A Festa do Coração - Curso de Celebração para Animadores e Animadoras de Comunidade de João Batista Magalhães Sales pela Paulus (1998)
COLUNAS

Quinta-feira, 1/5/2003
O Apanhador de Sonhos
Alessandro Garcia
+ de 5300 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Eu tinha lido comentários nada abonadores a respeito de Carandiru. Apesar de escrever resenhas críticas de cinema por aí, eu, na realidade, não confio muito nelas porque na maioria das vezes se esconde uma boa porção da condição pessoal da pessoa que está analisando o filme, mais seus gostos e preferências, seus modismos e tendências que são claramente expressos na crítica. Prefiro conferir in loco o filme, e ter a minha própria impressão final. Se se confirmar o que a maioria das críticas descreveu, não vou ficar triste - eu quis conferir por conta própria e, portanto, estava correndo meu próprio risco. Às vezes tenho gratas surpresas, o que é bem difícil, para falar a verdade.

Eu fui assistir a Carandiru no domingo. Na última hora, acho que acabei considerando as diversas lembranças de críticas negativas e acabei, temerosamente, e contrariando meus princípios, recuando. Decidi assistir a O Apanhador de Sonhos. Meu Deus! Mesmo com todas as críticas negativas sobre Carandiru, eu deveria tê-lo assistido. Ou qualquer coisa que não fosse esse Apanhador. Eu, que achava muuuito difícil algum filme ser pior do que Olhos Famintos, consegui, com folga: um que se superou, e que ainda traz de bônus atores relativamente bem conceituados e um considerado atorzão (Morgan Freeman). Difícil entender como se produzem coisas assim, muito difícil.

Para que a coisa funcionasse na minha cabeça, e eu conseguisse uma justificativa no mínimo plausível para que se fizesse O Apanhador de Sonhos, imaginei uma situação extremada: Morgan Freeman, depois daquelas bobageiras com o Ben Affleck, cai em depressão por já não fazer porcaria nenhuma que prestasse desde Conduzindo Miss Daisy, se torna um alcóolatra, perde toda a sua fortuna em tempo recorde em jogatinas pelos bares de Massachussets, acaba mendigando pelas ruas de Los Angeles e é chutado por um impaciente Russel Crowe, que ainda grita: "Seu sujo, eu nunca gostei de você e da sua cara de areia molhada!".

Corta para Thomas Jane (?), que não sabe qual posto lhe caberá na Hollywood rotuladora, e, se debatendo interiormente entre o vilão malvado (!) de Pecado Original e o bonitão legal de Tudo para Ficar com Ele, decide que seu negócio é fazer filmes sérios e profundos (!) e embarca, com Lawrence Kasdan em uma proposta irrecusável...

Jason Lee, que perdeu sua real identidade, sem saber o que será dele depois que empreitadas com Kevin Smith, se tornar objeto de culto de nerds americanos e, irritado por sempre perguntarem se ele é parente de Stan Lee, pensa que já que antagonizar filmes com Tom Cruise não lhe renderam convites para se tornar galã em superproduções, vai apostar na sua verve aventuresca e embarcar em filmecos que mais tarde serão sucesso no cine trash, em um país chamado Brasil, em uma emissora chamada Bandeirantes.

Lawrence Kasdan acha que é bomzão e dá conta da adaptação de um livro de Stephen King. Este, por sua vez, está tão vesgo e torto depois daquele atropelamento, que concorda com qualquer coisa que fizerem de seus livros. Enquanto fuma um baseado com uma nota de cem dólares, concorda com o adiantamento de US$ 150 milhões, que a Castle Rock Entertainment lhe envia por Sedex, e dá carta branca para Kasdan transformar seu romance em uma "onírica viagem onde seres intergalácticos e seus piores pesadelos interagem em busca de um sentido utópico dos conflitos humanos".

Lawrence Kasdan topa com Morgan Freeman lhe pedindo algum tostão pelas ruas de Los Angeles, pergunta o que faz por ali e lhe convida para estrelar uma superprodução. Morgan, sem esperanças e sem um tostão no bolso, concorda com Kasdan desde que ele lhe pague um franguinho frito. Thomas Jane é selecionado através de um teste de vídeo, Jason Lee foi indicado por Kevin Smith e Kasdan completa o elenco com mais alguns atores esquecidos e um débil mental que tem um papel "fundamental" no filme.

As filmagens começam com todos ansiosos, mas Kasdan logo extrapola o orçamento do filme com o aluguel de equipamentos militares, como os helicópteros utilizados em Trovão Azul e cercas elétricas para os campos de detenção de vítimas alienígenas. Morgan Freeman, novamente assediado pela imprensa, exige um trailler luxuoso e até concorda com Lawrence Kasdan quando este lhe pede que corte o cabelo com um machado, para um ar mais militar. Fica um pouco irritado com as sobrancelhas do Seu Saraiva, que Kasdan exige, para conferir um ar mais "malvado" à personagem. Mas o que R$ 5 milhões a mais não pedem chorando que Freeman não faça sorrindo?

Desesperado por que a Castle não quer mais liberar um vintém para o término das filmagens, Lawrence Kasdan vende o corpo e consegue a grana para finalizar sua obra-prima. Em breve poderá sentar de ladinho nos documentários da Fox e dizer o quão complexo foram os bastidores de O Apanhador de Sonhos, mas como se sentia recompensado em honrar uma obra de Stephen King. Este se mata depois de ver mais um livro seu transformado em bomba e é encontrado esmagado pelas pilhas de milhões de dólares que o soterraram. Freeman nega que o sujeito de sobrancelhas longas seja ele e Thomas Jane diz que "o filme nem é tão ruim assim!". Como Jason Lee morreu logo no começo e recebeu o pagamento em dia, não tem do que reclamar e segue em frente, fazendo O Império Contra-Ataca (De Novo!) e vivendo feliz para sempre com Kevin Smith. Em pouco menos de vinte e cinco anos, todos esquecerão que se produziu tal sucesso de bilheteria, e o chefão da Bandeirantes fica feliz por que comprou de pechincha os direitos para a veiculação no cine trash.

Nota do Editor
Alessandro Garcia é escritor, publicitário e pode ser encontrado no Suburbana.


Alessandro Garcia
Porto Alegre, 1/5/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O ódio on-line de Gian Danton


Mais Alessandro Garcia
Mais Acessadas de Alessandro Garcia em 2003
01. A pobreza cultural nossa de cada dia - 17/6/2003
02. Sob o domínio do Mal - 5/8/2003
03. O mundo aos olhos de um pescador - 26/8/2003
04. A aventura de educar os filhos - 22/7/2003
05. A ranhetice da égüinha pocotó - 7/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/5/2003
23h05min
Concordo plenamente com a matéria, O Apanhador de Sonhos é mesmo uma bomba, um dos piores filmes que já vi nos últimos tempos. Eu recomendo Carandiru, com certeza sairia do cinema menos arrependido.
[Leia outros Comentários de Clarissa]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Ensinando o elefante a dançar 414
James A. Belasco
Campus
(1992)



Livro de Bolso Direito BGB Burgerliches Gesetzbuch Auflage 53
Não Específicado
Dtv
(2003)



Literatura e Civismo
Gilberto Vidigal
Hennies Irmãos
(1922)



Fushigi Yûgi - 2
Yû Watase
Conrad



Livro de bolso Literatura Estrangeira Depois do Funeral Coleção Agatha Christie
Agatha Christie
Record
(1987)



Leitura: ensino e pesquisa
Angela Kleiman
Pontes
(2004)



Didática e Interdisciplinariadde
Ivani Fazenda
Papirus
(2004)



Aconteceu em Salzburg
Helen MacInnes
Rio Gráfica
(1986)



Rua dos Artistas e Transversais ( Crônicas)
Aldir Blanc
Agir
(2006)



Livro Literatura Brasileira Mamma, Son Tanto Felice Inferno Provisório Volume 1
Luiz Ruffato
Record
(2005)





busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês