As mulheres de Rubem Fonseca | Gabriela Vargas | Digestivo Cultural

busca | avançada
42454 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Infantil VerDe Perto, o Musical Ecológico tem sessão grátis na Estação Literária em Guararema
>>> Larissa de Souza - Simões de Assis
>>> Curso inédito ensina como criar editoras independentes e impulsionar a literatura em Curitiba
>>> “HORIZONTE CERRADO – VIVER NO CENTRO DO MAPA”, NO CCJF, RJ
>>> Coral da USP abre inscrições para novos cantores em janeiro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Eric Schmidt no Memos to the President
>>> Rafael Ferri no Extremos
>>> Tendências para 2025
>>> Steven Tyler, 76, e Joe Perry, 74 anos
>>> René Girard, o documentário
>>> John Battelle sobre os primórdios da Wired (2014)
>>> Astra, o assistente do Google DeepMind
>>> FSC entrevista EC, de novo, sobre a MOS (2024)
>>> Berthier Ribeiro-Neto, que vendeu para o Google
>>> Rodrigo Barros, da Boali
Últimos Posts
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia par descomplicar a vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
>>> Transforme sua vida com práticas de mindfulness
>>> A Cultura de Massa e a Sociedade Contemporânea
>>> Conheça o guia prático da Cultura Erudita
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pode guerrear no meu território
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Arthur Bispo do Rosário, Rei dos Reis
>>> O reinado estético: Luís XV e Madame de Pompadour
>>> Outros cantos, de Maria Valéria Rezende
>>> Metade da laranja ou tampa da panela?
>>> O retalho, de Philippe Lançon
>>> Klaatu barada nikto!
>>> Private Equity e coronavírus
Mais Recentes
>>> O Matuto de Zibia Gasparetto pela Mm Vida & Consciencia (2025)
>>> Das Portas do Inferno para a Vida de Firmiano Francisco de Carvalho pela Centrais Impressora
>>> A Revolução Científica Moderna de Hilton Japiassu pela Imago (1985)
>>> Versos de Trilussa de Paulo Duarte tradutor pela Brasiliense (1973)
>>> O Cao De Olhos Amarelos & Outros Poemas Ineditos de Alberto Da Cunha Melo pela Girafa - Escrituras (2006)
>>> Universidade H4ck3r - Volume 1 de Della Valle - Ulbrich pela Fisicalbook (2011)
>>> Matemática Financeira E Suas Aplicações de Assaf pela Fisicalbook (2002)
>>> Los Archivos Personales de Stanley Kubrick - Somente o Anexo de Alison Castle pela Taschen (2008)
>>> Operations Management For Competitive Advantage de Richard B. Chase, Nicholas J. Aquilano, F. Robert Jacobs pela Irwin/mcgraw-hill
>>> Vida Liquida de Zygmunt Bauman pela Jorge Zahar (2007)
>>> Uma Floresta De Histórias. Contos De Árvores Mágicas Do Mundo Todo de Rina Singh / Helen Cann pela Wmf Martins Fontes (2008)
>>> How English Works: A Grammar Practice Book de Michael Swan, Catherine Walter pela Oxford University Press (1997)
>>> Objective Proficiency Workbook With Answers With Audio Cd de Peter Sunderland, Erica Whettem pela Cambridge English (2013)
>>> Objective Proficiency Student's Book With Answers With Downloadable Software de Annette Capel, Wendy Sharp pela Cambridge English (2013)
>>> À La Une 1 - Livre De L'élève Cd: Au Cóur Du Monde Francophone (french Edition) de Collectif pela Maison Langues (2019)
>>> Glossario De Termos Tecnicos Em Ti de Alex De Lima Cabral E Francisco Gyenge pela Senac (2017)
>>> À La Une 2 - Livre De L'élève: Au Cóur Du Monde Francophone (french Edition) de Collectif pela Maison Langues (2019)
>>> Um Pilar De Ferro de Taylor Caldwell pela Record (2011)
>>> As Aventuras De Paulina No Nilo de Denize Grudzien pela Cortez (2004)
>>> Bright Ideas 1 Class Book With App Pack de Diversos Autores pela Cheryl Palin (2018)
>>> A Menina E O Segredo Da Avó de Alexandre Perlingeiro pela Autentica (2019)
>>> Formosuras Do Velho Chico - Brochura de Lalau e Laurabeatriz pela Peirópolis (2015)
>>> Porto Alegre. A Capital Dos Gaúchos de Luis Augusto Fischer Julia da Rosa Simoes Ilust Jo pela Cortez (2009)
>>> Dicionário Jurídico Universitário de Maria Helena Diniz pela Saraiva (2010)
>>> Gramática Escolar da Língua Portuguesa com Exercícios para Ensino Médio e cursos preparatórios de Evanildo Bechara pela Lucerna (2006)
COLUNAS

Quinta-feira, 28/6/2007
As mulheres de Rubem Fonseca
Gabriela Vargas
+ de 6900 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Nascido em Minas Gerais no ano de 1925, Rubem Fonseca se formou em Direito e exerceu várias funções antes de dedicar-se inteiramente à literatura. Em 1952, iniciou sua carreira na polícia do Rio de Janeiro, no 16º Distrito Policial. Essa vivência fez com que ele se inspirasse e abordasse em seus livros muito dos fatos vividos naquela época, ficando famoso por uma ficção descontínua e agressiva, povoada de anti-heróis impulsionados por desejos carnais e efêmeros sendo, na maioria das vezes, movidos pelo ódio.

No seu mais novo livro, Ela e outras mulheres (Companhia das Letras, 2006, 176 págs.), Rubem Fonseca segue com sua temática violenta, sexual, compulsiva e forte, abordando um cotidiano cruel; porém, não tão distante da nossa realidade. Entretanto, cabe-se dizer aqui que o autor tem como forte característica a originalidade, não deixando seus contos caírem na mesmice, tornando-os muito bem sucedidos com suas típicas reviravoltas.

Nesse livro, são as mulheres as principais geradoras de tramas que, normalmente, sucumbem em finais pesados; ora infelizes, ora perversos. São 27 contos breves, cheios de impetuosos finais. Começamos a ler e é como se ficássemos presos a cada página do livro, em que o léxico nada rebuscado e pesado junto a cenas fortes aumenta intensamente o realismo dos contos, nos fazendo querer saber o final de cada um, como se deles participássemos.

Cada um dos contos leva o nome de uma mulher, que participam da história como protagonistas, vilãs, vítimas ou meras coadjuvantes. O conto "Ela" é o único que não leva nome, sendo um breve relato sobre o começo e o fim de um relacionamento, marcado pelo desejo carnal e que tem como frase principal e arrebatadora: "Na cama não se fala de filosofia".

O primeiro conto já chega como exemplo de uma série de ótimas construções, cheias de muitas surpresas, impulsos, e mulheres, é claro. A narrativa começa muito tranqüila. Um garoto gago e pobre, aluno exemplar em todas as matérias, com exceção do português. Uma nova professora, Alice, se dispõe a ajudá-lo. O garoto muda completamente, deixa de gaguejar e até Machado de Assis começa a ler. Com direito a aulas à noite na casa da professora. Tempos depois o pai do garoto recebe um telefonema de um comissário de menores dizendo que a professora fora acusada de abusar sexualmente de um menino de outra cidade. Surpresa! O comissário quer falar com o garoto, e se este confessar que a professora abusa dele, ela será processada. O pai busca o filho no colégio e o leva para conversar com o tal homem. Depois da conversa de quase duas horas o comissário diz que conforme sua experiência em interrogar menores, o menino falava a verdade quando dizia que a professora nunca havia sequer tocado nele, e vai embora. Pai e filho ficam sozinhos. O menino diz para o pai que seguira suas instruções, que gostava da professora e que não era nenhum pecado o que eles faziam na cama. Os dois se abraçam e não falam mais no assunto. E eu quase caio pra trás da cadeira ao ler esse final. Simplesmente brilhante, obra digna de um grande autor.

A temática de matadores de aluguel, presente em outros livros do autor, também aparece aqui, com um mesmo assassino em alguns contos. Ele primeiramente aparece como um namorado bandido, louco por sexo, que mata sem escrúpulos segundo as ordens do Despachante - o grande chefão -, até a namorada rica de dezoito anos pedir para ele matar o pai dela para eles ficarem com a herança do velho. Então ele mata a menina e acaba o conto dizendo: "Como alguém pode querer matar o pai ou mãe?". Aí notamos, mesmo que infimamente, algum tipo de ética, mesmo que suja.

Em outro conto, o mesmo homem aparece querendo deixar o trabalho de assassino profissional e o despachante manda uma mulher em um restaurante para seduzi-lo e depois matá-lo, mas ele acaba matando-a primeiro. No seguinte ele "salva" uma velhinha do seu prédio dos filhos interesseiros de seu falecido marido, e o final é a morte, novamente. No último conto o mesmo despachante envia uma matadora disfarçada de garçonete para tentar matá-lo, mas nunca dá certo. Ele sempre acaba matando alguém, mas diz que não gosta de fazê-lo com mulheres, embora seja seu ofício e tenha de cumpri-lo.

Os outros contos também são povoados de pessoas doentias, infelizes ou rancorosas: uma cleptomaníaca que começa roubando folhas de papel e acaba na prisão, um pai e um tio que torturam um bandido friamente após ele ter estuprado uma menina e a espancado até a morte, um homem que por um impulso sobrenatural abusa sexualmente de uma garota estrangeira até matá-la, além de muitas outras histórias surpreendentes.

Tudo isso, de certa forma, faz lembrar o real-naturalismo (movimento literário da segunda metade do século XIX), pois o autor usa bastante do psicologismo e de personagens patológicos, além do determinismo do instinto, em que o instinto está sempre a frente da razão, como nos casos de estupros, vinganças, assassinatos.

Essas são apenas algumas das muitas surpresas que esse livro pequeno; porém, denso, nos trás. Com uma capa verde e um design simples, mas sedutor, Ela e outras mulheres foi publicado no final de 2006 causando grandes rumores entre resenhistas, críticos, comentaristas, entre outros, não diferente de outras obras do autor como Feliz Ano Novo, por exemplo, que foi proibido de 1976 a 1989, sendo liberado somente após uma cansativa ação judicial.

Muitos dizem que Rubem Fonseca abusa de narração e linguajar com doses cavalares de brutalidade; entretanto, creio que essas sejam apenas técnicas para aproximar o leitor, fazendo-o andar conforme os passos da história, em que o desfecho dá sentido a tudo que o antecede. Além do mais, lembro aqui que o autor ganhou em 2003 dois prêmios de grande importância pelo conjunto de suas obras: o prêmio Camões e o prêmio Juan Rulfo de Literatura Latino-Americana. Com certeza, vale a pena conferir esse instigante livro tomando uma boa xícara de café num dia frio de inverno.

Para ir além






Gabriela Vargas
Porto Alegre, 28/6/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. G.A.L.A. no coquetel molotov de Gerald Thomas de Jardel Dias Cavalcanti
02. Quem é o abutre de Marta Barcellos
03. Deixa se manifestar de Vicente Escudero
04. Contos fantásticos no labirinto de Borges de Gian Danton
05. Não me interrompas, Pilar de Ana Elisa Ribeiro


Mais Gabriela Vargas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/7/2007
00h26min
essa menina tem futuro!!! prodígia! um dia ocupará o lugar de Arnaldo Jabor, hein??? vai fundo, Gabi!
[Leia outros Comentários de Diego Augusto]
17/8/2012
11h16min
Rubem Fonseca? Precisa dizer mais alguma coisa...
[Leia outros Comentários de Rebeca]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Entre Amigos
Rosa Maria Aguiar
Companhia Ilimitada



Palau de la Música Catalana
Josep Liz Rodríguez
Triangle Postals
(2006)
+ frete grátis



Graça ilimitada
Dwight K. Nelson
Casa Publicadora Brasileira
(2006)



O Diário Roubado
Régine Deforges
Estadão
(1998)



Dance Com Seus Medos - Como Descobrir A Origem De Seu Vazio E Transformar Seu Estado Emocional
Paulo Alvarenga
Benvirá
(2020)



Nicolau I Grandes Personagens da História Universal 50
Ary Coelho
Abril Cultural
(1971)



Manual De Hipnoterapia Ericksoniana
Sofia Bauer
Wak
(2010)



The Short Story - 30 Masterpieces
Edited by Beverly Lawn
St Martins
(1992)



Experiências de Quase-morte e o Dom da Vida
Philip Berman
Nova Era
(2000)



A Guerra Pela Verdade
John MacArthur
Edit Fiel
(2016)





busca | avançada
42454 visitas/dia
1,9 milhão/mês