Contramão, de Henrique Schneider | Luis Eduardo Matta | Digestivo Cultural

busca | avançada
51116 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Curso - audiodescrição para redes sociais
>>> Afeto, arte e transformação social: Luna Maggalhães lança livro “Vai Pintar” em Jacarepaguá
>>> Série Vozes de Marias, do Festival das Marias, traz depoimentos sobre criação feminina
>>> Evento: Escritora e artista paulistana Kênia Marangão lança obra no FLIM no dia 17, sábado
>>> CCBB RIO ÚLTIMOS DIAS DA MOSTRA INDÍGENA
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Os dez mais e os cinco menos da internet
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Dentro do contexto
>>> A contradição de João Gilberto
>>> Distribua você também em 2008
>>> Olga e a história que não deve ser esquecida
>>> Bar ruim é lindo, bicho
>>> Os filmes de Frederico Füllgraf
>>> A conversa
>>> Nomen est omen
Mais Recentes
>>> Meu Senhor Ama um Coração Puro - a Yoga das Virtudes Divinas (1º edição) de Swami Chidvilasananda pela Siddha Yoga (1997)
>>> Geração Alpha Língua Portuguesa - 8º Ano de Cibele L. Costa; Everaldo Nogueira; Maria Virginia pela Sm (2023)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 16º impressão ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> Fábulas De Esopo de Russell ash pela Companhia Das Letrinhas (2015)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9º edição - 16º imp. ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> Biofeedback Como Intervenção na Ansiedade Competitiva de Patrícia Caroano Giampa pela Jk (2015)
>>> Meninos Do Mangue de Roger Mello pela Companhia Das Letrinhas (2017)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9º edição - 16º impressao ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> Malasaventuras de Pedro Bandeira pela Moderna (2021)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9º ed. - 16º impressao ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> Monteiro Lobato Em Quadrinhos: Dom Quixote Das Cri de Monteiro Lobato pela Globo (2012)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9º ed. - 16 impressao ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> Pinguim de Polly Dunbar pela Wmf Martins Fontes (2007)
>>> Como Dizer Tudo - Como Escrever Tudo Em Inglês de Martinez pela Fisicalbook (2013)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9 ed. - 16 impressao ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> O Coelho Sem Orelhas de Klaus baumgart pela Panda Books (2012)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9 edicao - 16 imp. ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> A Bela e a Fera - Edição Bilíngue - Col. Clássicos Infantis de Vários Autores pela Sas (2017)
>>> A Vida Sexual de Catherine M. de Catherine Millet 1 pela Ediouro (2001)
>>> João e o Pé de Feijão - Edição Bilíngue Col. Clássicos Infantis de Vários Autores pela Sas (2018)
>>> Pedro E Tina de Stephen Michael king pela Brinque-book (2016)
>>> Stellaluna de Janell Cannon pela Rocco (1997)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9 ed. - 16 imp. ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
>>> Cinderela - Edição Bilíngue - Col. Clássicos Infantis de Sas pela Sas (2018)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9 edicao - 16 impressao ) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2018)
COLUNAS

Terça-feira, 26/2/2008
Contramão, de Henrique Schneider
Luis Eduardo Matta
+ de 11100 Acessos

Fiquei muitíssimo bem impressionado com a recém-concluída leitura de Contramão (Bertrand Brasil, 2007, 176 págs.), do escritor Henrique Schneider, um dos bons livros que me fizeram companhia neste verão. O romance, consistente e muito bem escrito, de narrativa ágil e um encaminhamento surpreendente, revela as angústias e desatinos de um homem comum, assaltado pela imprevisibilidade da vida, por meio de uma interessantíssima road story em verde-amarelo com sotaque gaúcho.

Contramão, embora não seja declaradamente um thriller, acaba funcionando como tal, já que, uma vez deflagrada a questão dramática logo nas primeiras páginas, o ritmo tenso e inquietante com o qual o narrador conduz a trama, captura de imediato a atenção do leitor que, a partir de então, torna-se refém dos destinos de Otávio Augusto Ribeiro de Souza, o protagonista. Otávio é um vaidoso e ambicioso executivo de 25 anos, que dirige a metalúrgica do tio e mantém uma relação estável, porém morna, com uma moça, Claudia, com quem pretende se casar em breve ― como, aliás, manda o código social do executivo bem posicionado. Tudo na sua vida parece encaminhado e nos seus devidos lugares, quando, numa manhã como outra qualquer, ao sair de carro do prédio onde mora, em Porto Alegre, em direção ao trabalho, Otávio, inadvertidamente, atropela duas crianças que atravessavam uma avenida. Ele apavora-se ao contemplar os dois corpos estendidos no asfalto e, antes que alguém venha acusá-lo de assassinato, resolve, impulsivamente, fugir.

É essa fuga, desesperada e beirando a paranóia, que permeia toda a história. Otávio está certo de que a polícia se encontra no seu encalço ― ainda que não possua nenhum indicativo concreto disso ― e, para escapar dela, embrenha-se pelas estradas do Rio Grande do Sul em direção à fronteira com o Uruguai, onde, acredita, estará a salvo. Neste percurso muitas coisas acontecem. Sempre procurando se antecipar aos seus supostos perseguidores e cada vez mais ciente de que é um foragido procurado por todo o estado, Otávio se transfigura totalmente, e transforma-se em alguém totalmente despido de moral e limites, capaz de qualquer ato em nome da liberdade; alguém, por sinal, muito diferente do executivo esquemático do começo do livro, cujo futuro dourado parecia garantido. A trama avança à medida que Otávio se aproxima do Uruguai e, em meio a lances audaciosos e até perversos, é possível refletir sobre os limites da moral humana. Até que ponto o indivíduo é capaz de conservar sua integridade e decência em situações extremas? Até que ponto conseguimos manter o equilíbrio emocional e não imergir em teorias conspiratórias que, muitas vezes, estão presentes unicamente na nossa imaginação? Mesmo o homem mais civilizado está imune a se deixar dominar pela própria barbárie?

O certo é que, a despeito da dramática mudança operada em Otávio, de suas atitudes abjetas e repulsivas e da loucura que o domina enquanto luta para chegar à fronteira, torcemos por ele o tempo todo, como se o nosso lado obscuro também emergisse no decorrer da leitura. Como se nós, leitores, estivéssemos, igualmente, fugindo de alguma coisa e nos debatendo de forma febril a fim de preservar a nossa liberdade.

Este não é o primeiro trabalho de Henrique Schneider, nascido em Novo Hamburgo, em 1963. Ele tem outras obras publicadas, como Pedro Bruxo, A segunda pessoa e o premiado O grito dos mudos, lançado originalmente em 1989, e reeditado em 2006. Após a boa experiência com Contramão, já adicionei O grito dos mudos à relação das minhas próximas leituras. Pelo que li na sinopse, o livro ― que narra o desespero de um homem de 47 anos ante a repentina perspectiva de ficar desempregado ― parece abordar uma questão similar à de Contramão: a de como a sensação de estabilidade pode ser ilusória diante dos imprevistos surgidos ao longo da nossa existência. Trata-se de um tema incômodo, pertinente e sempre atual, caro a todos nós, e nada melhor do que uma ficção inteligente para nos levar a pensar a respeito e a fazer, se possível, uma analogia com as nossas próprias vidas.

Leitura no interior do país
Na minha recente temporada anual de verão na chácara de Maricá, uma percepção que se insinuava havia tempos, não me saiu da cabeça e materializou-se de vez: a de como a expansão do mercado livreiro brasileiro poderia se dar pelas cidades menores, pelo vasto interior do país.

Explico: uma das alegações recorrentes que as pessoas fazem para justificar o fato de lerem pouco é a falta de tempo, em meio à correria do dia-a-dia. O trânsito, o ritmo acelerado da cidade grande que se incumbe de seqüestrar as horas livres, as demandas da vida moderna mais fortemente presentes nos grandes centros etc, tudo contribui para afastá-las dos livros. Ora, já que é assim, por que as editoras, então, não voltam suas atenções para o interior, onde a vida é mais lenta, as coisas não acontecem na mesma velocidade furiosa e as pessoas contam com mais tempo disponível em contraste com opções de lazer e cultura em número menor do que em metrópoles como, por exemplo, o Rio de Janeiro ou São Paulo?

Falando dessa forma, parece uma tarefa simples, mas não é. A começar pela dimensão territorial do Brasil, que torna qualquer iniciativa dessa natureza quase uma missão intergaláctica, sem contar os razoáveis investimentos que precisariam ser feitos, inclusive porque a população da maioria dos municípios brasileiros tem escassa ou nenhuma tradição em leitura. Ainda assim, talvez fosse o caso de alguns editores mais audaciosos considerarem a idéia e a levarem a cabo. Quem sabe, espalhando, a título de experiência, pequenos quiosques de livros em pontos tradicionais de algumas cidades pequenas e médias, tais como mercados, farmácias, terminais rodoviários e até botequins, numa espécie de projeto piloto, em vez de ficar cobrando a abertura de livrarias em todas elas para, somente então, ver o que acontece. O fato é que há leitores, sim, no interior e Maricá é um exemplo. Até poucos anos atrás, o município que conta, hoje, com cerca de cem mil habitantes (há vinte anos a população, se bem me recordo, não chegava sequer à metade disso), não possuía nenhuma livraria e hoje já conta com algumas. Não sei o número exato, mas visitei, neste verão, duas delas ― ambas com um acervo considerável, diversificado e atualizado. Seja como for, se queremos de fato difundir a leitura entre a população brasileira, uma hora ou outra o interior do país terá de ser descoberto. Este Brasil dito mais "profundo" que forneceu tanta inspiração para boa parte da melhor literatura nacional, pode ser, também, um campo fértil para o florescimento da leitura.

Para ir além






Luis Eduardo Matta
Rio de Janeiro, 26/2/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A São Paulo em dias de greve geral de Elisa Andrade Buzzo
02. O ano do Nobel a Vargas Llosa e do livro digital de Marcelo Spalding
03. Tempo vida poesia 5/5 de Elisa Andrade Buzzo
04. O hiperconto e a literatura digital de Marcelo Spalding
05. Entretenimento dá dinheiro, sim! de Pilar Fazito


Mais Luis Eduardo Matta
Mais Acessadas de Luis Eduardo Matta em 2008
01. Amor e relacionamentos em tempos de transição - 20/6/2008
02. A evolução da nova democracia brasileira - 12/9/2008
03. A arte contemporânea refém da insensatez - 16/5/2008
04. Quais são os verdadeiros valores? - 29/1/2008
05. Contramão, de Henrique Schneider - 26/2/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Coisa Viva (autografado)
Jane Tutikian
Território das Artes
(2010)



Rede de sussurros
Chandler Baker
Intrínseca
(2019)



Diagnostic Imaging - Orthopaedics
David W Stoller Miriam
W. B. Saunders
(2003)



Contos e Lendas dos Jogos Olimpicos
Gilles Massardier
Cia das Letras
(2011)



Kaos
Millor Fernandes
L & pm
(2025)



Administraçao de operaçoes de serviço
Robert Johnston
Atlas
(2011)



O Dia a Dia das Creches e Pre-escolas
Ana Maria Mello
Artmed
(2009)



The return of the faboulous schuiten boys Heavy Metal
Heavy Metal
Heavy Metal



Organisation And Management Of Intensive Care: Capa Dura
Hans Flaatten, Rui Moreno, Christian Putensen, Andrew Rhodes
Mwv Medizinisch Wissenschaftliche Verlagsgesellschaft
(2010)



Uma Maneira Descomplicada de Fazer Avaliação de Desempenho
Egildo Francisco Filho
Qualitymark
(2008)





busca | avançada
51116 visitas/dia
2,5 milhões/mês