De Cuba, com carinho | Alexandre Inagaki | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Microsoft matando o livro
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
Mais Recentes
>>> A Vênus Platinada de Irving Shulman pela Eldorado (1965)
>>> Missão: Matar! de Robert L. Fish pela Record
>>> Amanhã é Outro Dia (capa dura) de J. M. Simmel pela Círculo do Livro
>>> Pânico na multidão de George LaFountaine pela Record
>>> A Testemunha Ocular do Crime (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Assassinato no Campo de Golfe (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Os Cinco Porquinhos (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Livro Pensadores, Exploradores e Mercadores de Janice Theodoro pela Scipione (1994)
>>> A Noite dos Tempos (capa dura) de René Barjavel pela Círculo do Livro
>>> Elantris de Brandon Sanderson pela Leya (2012)
>>> Bellini E O Labirinto de Tony Bellotto pela Companhia Das Letras (2014)
>>> A Caminho Do Lar de Ellen G. White pela Fisicalbook (2017)
>>> Etiqueta Sem Frescura de Claudia Matarazzo pela Melhoramentos (1995)
>>> Livro O Jogo das Palavras - Aprendendo Português de Amélia Lacombe pela Brasiliense S.A (1991)
>>> Mar De Monstros de Rick Riordan pela Intrinseca (2009)
>>> O Prisioneiro de Anand Dílvar pela Sextante (2018)
>>> Noites do Sertao de Joao Guimaraes Rosa pela Nova Fronteira (1988)
>>> O Estranho e o Extraordinário de Charles Berlitz pela Best Seller
>>> Desenvolvimento Mediúnico de Edgard Armond pela Aliança (2006)
>>> Tubarão de Peter Benchley pela Record
>>> Livro Amor, Medicina e Milagres - A cura espontânea de doentes graves, segundo a experiência de um famoso cirurgião norte.americano. de Bernie S. Siegel pela Best Seller (1989)
>>> Gaijin de Marc Olden pela Record
>>> Educaco Doc de Luiz Bolognesi pela Modena (2014)
>>> Como Ler O Evangelho De Mateus de Ivo Storniolo pela Paulus (1991)
>>> O Riso dos Velhos Deuses de Frank Yerby pela Record
COLUNAS

Quinta-feira, 24/12/2009
De Cuba, com carinho
Alexandre Inagaki
+ de 5900 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Lamento ver certas discussões, seja na internet ou na vida off-line, que acabam por dicotomizar simpatizantes de ideologias opostas. De repente, tudo no mundo torna-se branco ou preto, sem que haja espaço para o cinza; você é 8 ou 80, esclarecido ou alienado, "petralha" ou "tucanalha". Cada lado defende suas posições com agressividade típica de torcidas organizadas de futebol, e o resultado torna-se tão deprimente quanto o estrago cometido pelos falsos torcedores do Coritiba no estádio Couto Pereira, semanas atrás. Sem espaço para discussões ponderadas e críticas construtivas, vejo muita gente que só quer saber de ler textos que reiteram suas opiniões, tapando olhos e mentes para visões conflitantes com suas convicções arraigadas. Triste esse paulatino processo de amesquinhamento intelectual, que faz com que debates tornem-se meras rinhas de neurônios murchos lutando na lama.

Querem um exemplo prático do que falo? As discussões em torno da Revolução Cubana, que celebrou 50 anos em 2009. Creio que o melhor texto já escrito sobre o assunto foi escrito por Idelber Avelar em fevereiro de 2008. Sua simpatia pelas causas esquerdistas não o impediu de fazer um balanço lúcido e sereno sobre o legado deixado por Fidel Castro. Transcrevo aqui suas palavras:

"Cuba se transformou numa espécie de espelho distorcido onde cada um projeta uma visão que já traz de antemão. Amigos de esquerda viajam à ilha e voltam com relatos acerca de um povo muito orgulhoso do que fez. Mas também não dá para negar uma outra realidade: a da quase prostituição das relações pessoais com estrangeiros e a dura vida dos presos políticos. Aí eu não posso deixar de lamentar que as pessoas dedicadas a defender a Revolução Cubana ― causa mui legítima ― simplesmente não mencionem o fato. Vira uma ladainha: os defensores mencionam educação e saúde; os detratores mencionam a falta de imprensa livre e os presos políticos. Ambos têm razão. Ambos vão perdendo a razão na medida em que se recusam a olhar a coisa de uma maneira mais trimensional".

Fiz todo este preâmbulo para falar da mais notória blogueira cubana: Yoani Sánchez, filóloga de 34 anos que desde abril de 2007 relata em seu blog Generación Y seu cotidiano e seus imbróglios com o regime ditatorial na ilha. Volta e meia vejo simpatizantes da revolução cubana acusando Yoani de ser uma agente internacional da CIA patrocinada pelo governo americano, embora não apresentem provas disso. Recentemente, foi noticiado que Sánchez foi detida e espancada por autoridades cubanas no dia 6 de novembro, mas relatos compilados por um artigo do Global Voices Online mostram que há muita gente que contesta a veracidade desse incidente, assunto de uma matéria da CNN. Um deles foi Frei Betto, que publicou um artigo intitulado "A blogueira Yoani e suas contradições" (aliás, sobre esse texto, recomendo a leitura do post "Frei Betto, Yoani Sanchéz e o Copyright", de Leandro Beguoci).

Ou seja: ao mesmo tempo que Yoani Sánchez ganhou prestígio no exterior, a ponto de ter sido considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, e de ter recebido prêmios como o Ortega y Gasset de jornalismo (concedido pelo jornal espanhol El País) e o The BOBs de melhor blog de 2008, há várias pessoas contestando as ações e motivações desta blogueira, movidas essencialmente por razões ideológicas. Creio, pois, que não há nada mais apropriado do que ouvir Yoani Sánchez em pessoa: seja por meio deste vídeo, produzido pela trupe do Garapa.org, seja pela entrevista realizada por André Deak.

Por fim, recomendo fortemente a leitura do livro De Cuba, com carinho (Contexto, 2009, 208 págs.). Em seus textos, Yoani, que foi impedida de vir ao Brasil para o lançamento da edição por estas bandas (motivando inclusive um pronunciamento no Congresso do senador Eduardo Suplicy), mostra ser uma observadora atenta da realidade que a cerca. E não me refiro apenas ao que Sánchez chama de "utopia imposta"; cito, por exemplo, um breve texto no qual ela fala, com viés otimista, da juventude de seu país:

"Esses jovens que vejo hoje, ensimesmados nos seus MP3 e com a calça abaixo da cintura, anseiam ― como nós já ansiamos ― pelo momento de estar 'no comando da casa' e trocar os móveis, renovar a pintura e convidar os amigos. Eles têm a mesma aversão ao que é herdado e o mesmo deleite com o proibido que todos que já passamos por essa idade também tivemos. Gosto da maneira como fazem de conta que nada lhes interessa, quando na realidade aguardam o momento de tomar o microfone, brandir a caneta, levantar o indicador. O hedonismo os salva da entrega incondicional e certo toque de frivolidade os protege contra a sobriedade das ideologias".

Antes de criticarem ou elogiarem o blog e as atitudes de Yoani Sánchez, gostaria muito que as pessoas ao menos se dispusessem a ler seus textos antes de emitir julgamentos apressados e conspurcados por certezas inexpugnáveis.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado em seu blog, o Pensar Enlouquece, Pense Nisso. Leia também "Yoani Sánchez no Brasil".

Para ir além






Alexandre Inagaki
São Paulo, 24/12/2009

Mais Alexandre Inagaki
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
25/12/2009
15h49min
Toda a avaliação que se faça sobre Cuba é organizada com uma ideologia, ou de esquerda ou de direita. O importante é enteder que lá, mesmo com bloqueio econômico, não há analfabeto, e temos um sistema de saúde por lá que é o melhor atendimento segundo a Organização Mundial de Saude, e o que eles precisam são de verbas pra melhorar os equipamentos (mas os Estados Unidos, pretendem boicotar)... Portanto: que liberdade é essa que nunca reconhecemos o que foi feito lá? E aqui somos capitalistas, temos liberdade, uma escola que não funciona, cheia de violência, um serviço de saude, que está acostumado a ter pessoas morrendo nas filas, e medicos falsos fazendo cirugias, e matando pacientes... (Quando não estuprando as pacientes...) E somos livres e capitalistas! Bem diferente(s) de Cuba...
[Leia outros Comentários de Manoel Messias Perei]
27/12/2009
07h49min
A filha de um amigo estudou em Cuba, fez medicina. Tempos depois, ela ficou grávida de um brasileiro e, na dúvida, veio ter o filho aqui, para ser brasileiro também. Quando ela voltava, a bagagem era enorme: papel higiênico, absorvente, pasta de dente, essas coisa básicas... Perguntei: "Lá não tem isso?" "Não; nos mercados até que tem, mas são itens caros e só os americanos compram (é tudo em dólar)". Ela falava da saúde de Cuba com uma ponta de orgulho, como quem diz: "Lá ninguém morre na fila, lá tem remédio para controlar o vitiligo; aliás, lá tem tudo dividido, pouco, mas tem; e aqui é o contrário: só os poucos têm tudo, a maioria não tem nada, nem saúde". Fiquei sem argumentos, calado, e me perguntando qual será melhor: a ditadura de Cuba, com tudo dividido, ou a "democracia" brasileira, onde só se divide as balas perdidas e a miséria? Ainda não encontrei a resposta.
[Leia outros Comentários de Candido Rubim Rios]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Amigos Para Sempre - Espirita
Divaldo Franco - Cezar Braga Said
Ebm
(2020)



Fontana Dictionary of Modern Thought
Alan Bullock and Oliver Stallybrass
Collins
(1977)



Livro Astronomia Você Está Aqui Uma história portátil do Universo
Christopher Potter; Claudio Carina
Companhia das Letras
(2010)



Em paz com a mesa
Eliane Bassoul
Vieira e Lent
(2004)



Menotti - O Filho Brasileiro De Anita E Garibaldi
Elma Sant'Ana
Do Autor



Cine Disney Aladdin 351
Disney
Melhoramentos



Nome aos Bois
Bernardino Coelho da Silva
Matrix



A ilha do tesouro
Cedic
Cedic
(2012)



Os Dogmatismos Sexuais
Naumi Vasconcelos
Paz e Terra
(1971)



Manual Prático do Ilustrador
Jayme Cortez
R. Chiesi Livros
(1972)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês