Filmes de Natal | Juliano Maesano | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Itaúnas não será esquecida e nem Bento
>>> Cotas e ação afirmativa
>>> Dying to Live
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Realeza
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
Mais Recentes
>>> Ligações Nanda Noc -nic de Marion Johnson Sue Moorhead e Outros pela Elsevier (2013)
>>> Os Khazares - a 13ª Tribo e as Origens do Judaísmo Moderno de Arthur Koestler pela Ediouro (2005)
>>> Grande Sertao: Veredas de João Guimarães Rosa pela Editora Nova Fronteira (2008)
>>> A Fragmentação e o Nascimento da Forma Calabrone de Jacob Klintowitz pela Sesc São Paulo (1999)
>>> Minigramática de Ernani Terra pela Scipione (didaticos) (2018)
>>> La filosofia politica di Rousseau de Fetscher Iring pela Con (1972)
>>> Cinema, sonho e lucidez de Eloá Jacobina pela Bahia (1991)
>>> O Tarô mitológico (Inclui cartas) de Juliet Sharman-Burke e Liz Greene pela Madras (2007)
>>> Elementos De Teoria Geral Do Estado de Dalmo De Abreu Dallari pela Saraiva (2001)
>>> O Ser do Narrador nos Romances de Clarice Lispector de Maria Teresinha Martins pela Cerne (1980)
>>> A República de Weimar de Lionel Richard pela Companhia Das Letras (1988)
>>> Enterrem Meu Coração na Curva do Rio de Dee Brown pela Circulo do Livro (1978)
>>> Empodere-se 100 Desafios Feministas Para Reconhecer Sua Propria Forca E Viver Melhor de Maynara Fanucci pela Benvirá (2008)
>>> Brincadeira Mortal. Voo Livre de Pedro Bandeira pela Ática (2000)
>>> Para Entender O Caibalion de Lucia Helena Galvão pela Grupo Pensamento (2021)
>>> O Brasil Republicano Estrutura de Poder e Economia de Fernando Henrique Cardoso pela Difel (2010)
>>> Gestual Dos Florais De Bach de Wagner Belluco pela Pensamento - Grupo Pensamento (2008)
>>> Análise Vetorial de Murray R. Spiegel pela Ao Livro Técnico (1980)
>>> O Que Os Donos Do Poder Não Querem Que Você Saiba de Eduardo Moreira pela Alaúde (2017)
>>> Todas As Cores Do Céu de Amita Trasi pela Harpercollins (2008)
>>> O Sol É Para Todos de Harper Lee pela José Olympio (2015)
>>> Uma Vida Sem Limites de Nick Vujicic pela Editora Novo Conceito (2020)
>>> O menino no espelho de Fernando Sabino pela Record (1980)
>>> A cabana de William P. Young pela Sextante (2008)
>>> Comer, Rezar, Amar de Elizabeth Gilbert pela Objetiva (2015)
COLUNAS

Quinta-feira, 13/12/2001
Filmes de Natal
Juliano Maesano
+ de 15800 Acessos
+ 8 Comentário(s)


A época vem chegando e nossos canais de TV abertos e à cabo trazem alguns desses filmes que marcaram época com o tema natalino. Você tem um filme de natal favorito? Eu não saberia dizer um...

De Bing Crosby cantando White Christmas em Natal Branco até um dos últimos, O Grinch, são centenas de filmes que tratam sobre o assunto com nostalgia, alegria, ação ou comédia, para todos os gostos.

Um dos meu eternos favoritos é A Christmas Story, filme de 1983 onde Ralphie é um garoto que sonha em ganhar uma espingarda de chumbo. Você lembra? Lembro da cena onde seu irmão está com tanta roupa de inverno que não consegue nem se mexer... e já começo a rir.

Outro favorito é a mistura de Natal com Halloween em The Nightmare Before Christmas, a animação em stop motion escrita e produzida por Tim Burton com músicas memoráveis. Conta a história de Jack, o rei de Halloweentown que, pra dar uma variada, decide comemorar o Natal em sua terra.

Quem também não lembra das diversas adaptações de A Christmas Carol de Charles Dickens, que traz o famoso e avarento personagem Scrooge? Na época de Natal ele recebe os fantasmas do passado, presente e futuro... teve até versão comédia com Bill Murray em Scrooged e outra até com os Muppets.

Pros fãs de aventura e explosão há sempre a série Duro de Matar com Bruce Willis, sempre se envolvendo em encrencas com bandidos ou terroristas na época do Natal.

Outra boa história que tem duas versões é Milagre na Rua 34, ou como chamaram a versão de 1947, De Ilusão Também Se Vive. Nessa antiga, Natalie Wood é a garotinha que se vê envolvida com o Papai Noel de uma grande loja de departamentos, que acaba sendo processado e consegue provar ser realmente a figura lendária do bom velhinho.

A Felicidade Não Se Compra de Frank Capra é outro que marcou o Natal no cinema. James Stewart é George Bailey, um cara com uma grande dívida que está prestes a se suicidar em pleno Natal. Na ponte onde pensa em encerrar sua vida ele tem uma visão de como seria a vida na sua cidade se ele nem tivesse nascido.

Outro grande sucesso foi Esqueceram de Mim com Macaulay Culkin, revelando o ator mirim que acabou sumindo. Aqui ele é um jovem deixado sozinho em casa por acidente, justo na véspera de Natal, num rico bairro de Chicago. As duas continuações seguiram a linha fielmente e acabaram sendo um fiasco.

Num meio termo entre cinema, vídeo e TV, temos diversas séries com grandes episódios natalinos. Quem não se lembra dos episódios de Natal do Snoopy, dos Simpsons, dos Jetsons e muitos outros? São sempre adaptações de histórias famosas sobre o tema, com seus personagens representando peças literárias, bíblicas ou filmes antigos.

Aproveitem e acrescentem os seus favoritos aí embaixo!


Juliano Maesano
São Paulo, 13/12/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Palavras/Imagens: A Arte de Walter Sebastião de Ronald Polito
02. Senhor Amadeu de Ana Elisa Ribeiro
03. Arte que não parece arte de Gian Danton
04. Perry Rhodan - 50 anos de aventuras espaciais de Gian Danton
05. A profundidade aparente do concreto de Elisa Andrade Buzzo


Mais Juliano Maesano
Mais Acessadas de Juliano Maesano em 2001
01. Anos Incríveis - 21/6/2001
02. Harry, Rony e Hermione - 22/11/2001
03. Filmes de Natal - 13/12/2001
04. O Papel do Produtor - 5/2/2001
05. Diário - 6/12/2001


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
13/12/2001
08h08min
Ju, para mim o filme favorito de natal é sem dúvida "Esqueceram de Mim", até hoje quando passa na TV me programo para assistir, é muito divertido.
[Leia outros Comentários de Gustavo]
13/12/2001
10h40min
Cara, sem duvida e a epoca mais bonita do ano. Eu sou vidrado em filmes do genero, porem o Grich superou as espectativas e pra mim hoje e considerado o melhor. Voce esqueceu da Rena do Nariz Vermelho e claro, Maquina Mortifera 1, com Mel Gibson, Danny Glover e trilha sonora de Clapton e Sanborn, nao precisa dizer mais nada, ne...Feliz natal pra voce e pragalera que le sua coluna.
[Leia outros Comentários de Mauricio Nunes]
13/12/2001
11h11min
Oi Juli, eu A-D-O-R-O o Natal, gosto de filmes, desenhos, músicas...enfim, tudo que lembre Natal e o filme que mais gosto é A Rena do Nariz Vermelho, assisti um zilhão de vezes, gosto muito também do Esqueceram de Mim...aquele velhinho que faz as pazes com a família... Tão lindinho! Esses filmes, aliás, toda essa época tem uma magia muito legal. É isso aí... Feliz Natal pra todo mundo e paz, muita paz para esse planeta. beijinhos.
[Leia outros Comentários de Faby]
13/12/2001
11h36min
Fala Ju, No último parágrafo da sua coluna você comentou algumas séries de desenho animado e seus episódios de Natal, no entanto um clássico do Natal é o episódio dos Flinstones, quando o Papai Noel fica doente bem na casa do Fred e ele e o Barney terão de continuar o trabalho do bom velhinho e levar a mágica do Natal para todo o mundo.
[Leia outros Comentários de Rogério]
13/12/2001
11h53min
Seguinte, não sei se posso dizer se gosto ou não desse filme de natal, mas é IMPOSSÌVEL alguém que não tenha visto pelo menos uma, das 15 vezes que o SBT passou "RUDOLPH, A RENE DO NARIZ VERMELHO".... eu não consigo ver a época do Natal se aproximando e não lembrar desse filminho.....
[Leia outros Comentários de Marcos Praça]
13/12/2001
20h40min
Legal mesmo é o papai noel assassino do Amazing Stories; o resto é conversa fiada.
[Leia outros Comentários de François Maltie]
19/12/2001
18h23min
A Rena do Nariz Vermelho. Quando vi pela primeira vez fiquei encantado. Com o passar dos anos fui sendo capaz de perceber a baixa qualidade imposta pelo tempo e orçamento. Depois comecei a considerar um cult-trash natalino. Hoje em dia acho que se trata de um verdaeiro simbolo do natal como a ceia, a arvore,o papai noel e a rena do nariz vermelho em cores fracas e pardas na tela do sbt !
[Leia outros Comentários de André Pires]
17/1/2009
12h48min
Gosto de "A verdadeira história de Papai Noel", com Dudley Moore.
[Leia outros Comentários de Menin@]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Dia Em Que a Muraquitã Virou Gente
Francisco Sinke Pimpão
Pro Infantil
(2009)



Livro Administração O Guia do Enxoval do Bebê nos Estados Unidos
Priscila Goldenberg
Panda Books
(2014)



Comentários ao Código de Processo Civil - Tomo II - Arts 46 a 153
Pontes de Miranda
Forense
(1995)



Crônicas para Jovens
Marcos Rey
Global
(2011)



O Âncora no Telejornalismo Brasileiro
S. Squirra
Vozes
(1993)



Turbilhão
Frank Yerby; Berenice Xavier (trad.)
José Olympio
(1952)



Beyond Modularity
Annette Karmiloff-smith
Bradford
(1993)



Segurança de Dadoa Com Criptografia Metodos e Algoritmos
Daniel Balparda de Carvalho
Express Book
(2000)



Rio Antigo
Furnas
Furnas



Brasil Contemporâneo: Crônicas De Um País Incógnito
Fernando Schuler (org)
Artes E Ofícios
(2006)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês