Um bom começo | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> O século de Sabato
>>> O elogio da ignorância
>>> Elon Musk
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Homens, cães e livros
>>> Literatura pop: um gênero que não existe
>>> Oxigênio, com Ana Paula Sousa
>>> A bunda do Gerald Thomas
>>> Roteiro de um ano
Mais Recentes
>>> Monstros Mitológicos de Luiz Antonio Aguiar pela Quinteto (2007)
>>> O Amigo Do Vento - Crônicas de Heloisa Seixas pela Moderna (2015)
>>> Os sonhos e a morte - uma interpretação Junguiana de Marie-Louise Von Franz pela Cultrix (1990)
>>> A Vida Oculta De Gaia - A Inteligência Invisivel Da Terra de Brenda Rosen - Shirley Nicholson pela Gaia (1998)
>>> Desenvolvimento Sustentavel o desafio do seculo XXI (lacrado no plastico) de Jose Eli Da Veiga pela Garamond
>>> Contos De Andersen (2º edição - Coleção Leitura) de Hans Christian Andersen pela Paz e Terra (2005)
>>> Admiravel mundo novo (9º edição - capa dura) de Aldous Huxley pela Circulo do Livro (1982)
>>> O Misterio Da Ilha (17º impressão - com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> O Misterio Da Ilha (com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> Poderes ou o livro que diviniza de Jorge Adoum (Mago Jefa) pela Pensamento (1985)
>>> O Remédio Maravilhoso De Jorge de Roald Dahl pela 34 (2009)
>>> Araribá Plus Português - 8º Ano de Monica Franco jacintho pela Moderna (2018)
>>> Ventana 3 - Libro Del Alumno de Izaura Valverde pela Santillana (2021)
>>> Livro da Família - a Importância da Família na Formação do Leitor de Equipe Ftd pela Ftd (2018)
>>> Gestão De Relacionamento E Comportamento de Bill Rogers pela Artmed (2008)
>>> Curso e Concurso: Direito Notarial e Registral de Edilson Mougenot Bonfim (coord.) pela Saraiva (2011)
>>> Roma (II) de Vários Autores pela Time Maps (2018)
>>> Contos De Grimm - Volume 3 de Ana Maria Machado pela Salamandra (2013)
>>> O Antigo Egito e as Primeiras Civilizações de Vários Autores pela Time Maps (2016)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2012)
>>> Politicamente Incorreto de Danilo Gentili pela Panda Books (2010)
>>> Código De Obras E Edificações Do Município De São Paulo de Manoel H. Campos Botelho + Sylvio Alves de Freitas pela Pini (2008)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2014)
>>> Revisão Judicial: do Valor dos Benefícios Previdenciários de Adriano Almeida Figueira pela Impetus (2008)
>>> Economia Brasileira: História, Conceitos e Atualidades de José Cláudio Securato pela Saint Paul (2011)
COLUNAS

Terça-feira, 18/12/2001
Um bom começo
Rennata Airoldi
+ de 2800 Acessos
+ 2 Comentário(s)

O teatro é uma arte inacessível ao grande público? Seria uma arte elitista? Pode-se dizer que, de certa forma, alguns espetáculos estão bem fora da possibilidade financeira da maioria da população. É só comparar o valor de um salário mínimo a um ingresso de cinqüenta reais ou, às vezes, muito mais que isso. Fica difícil imaginar que uma família de cinco pessoas possa ir ao teatro duas vezes por mês. Pior, fica impossível atingir um grande público e exigir a sua presença nos espetáculos.

Pensando nisso, sempre me perguntei porque não termos, na cidade de São Paulo, companhias estáveis de Teatro, mantidas e subsidiadas pela Secretaria de Cultura com auxílio de outros órgãos que se propusessem a investir em cultura. Assim, os grupos poderiam desenvolver sua pesquisa, os profissionais teriam um salário fixo (coisa rara na profissão) e, ao mesmo tempo, a população teria um acesso à cultura de melhor qualidade, gratuitamente.

Este ano porém, fomos surpreendidos pelo que chamo de "um bom começo". Com um raciocínio e a preocupação próximos ao que eu e muitos profissionais tínhamos em mente, a Secretaria Municipal da Cultura, junto à Cooperativa Paulista de Teatro, criaram o projeto “Formação de Público”. O Projeto visa levar o cidadão de encontro a arte, tornando-a acessível a todos. O curador desta iniciativa é o glorioso Gianni Ratto. Homem de arte que já trabalhou em vários meios: arquitetura, cinema, dança, artes plásticas e teatro.

Foram escolhidos quatro textos de autores brasileiros, quatro diretores e selecionados quatro elencos. Com tudo isso, têm-se mais de oitenta profissionais empregados no mercado! São atores, técnicos e diretores. Nesta primeira fase do projeto, os espetáculos eram os seguintes: “Caiu o Ministério”, de França Júnior, com direção de Ariela Goldman; “Geração Trianon”, de Anamaria Nunes, com direção de Marco Antônio Brás; “Pedro Mico”, de Antônio Callado, com direção de Débora Dubois; e “Nossa vida em família”, de Oduvaldo Viana Filho (o Vianinha), com direção de William Pereira.

As peças ficaram em cartaz no Teatro João Caetano até o dia 16 de dezembro. Com entrada franca: sábados e domingos para a comunidade em geral; e, durante a semana, para estudantes da rede pública. Assim, muitas pessoas, que nunca estiveram num teatro, puderam viver uma nova experiência.

O mais importante de tudo isso, é mostrar que o teatro é para todos! Não precisa pertencer a determinada classe social para freqüentar um teatro. Com este projeto, muitas pessoas perderam o medo de estar nessa “casa” onde todos são bem vindos independente de cor, raça ou origem.

Para os profissionais é, sem dúvida, uma satisfação apresentar espetáculos de qualidade sem qualquer restrição de público. Não há uma preocupação com a bilheteria, por exemplo, pois não é dela que vem o “ganha pão”. Há, sim, a grande preocupação de ensinar e compartilhar toda a experiência cênica com cada um que se sente em uma das cadeiras do teatro. É uma grande oportunidade de falar para todos.

Claro que ainda há falhas no projeto. Ao término de uma das sessões em que estive presente, houve uma pequena conversa com os atores. Um dos espectadores perguntou: “Se o projeto se chama 'Formação de Público', onde está o público?”. É, infelizmente, havia menos de meia casa na ocasião. Talvez não se tenha divulgado o projeto à altura do que ele poderia e deveria proporcionar.

Entretanto, aos poucos, gota a gota, as sementes hão de ser regadas e crescerão. É a partir de iniciativas como essa que poderemos ter cidadãos mais bem informados e culturalmente mais desenvolvidos no futuro. O que não se pode é abandonar o barco logo nas primeiras dificuldades. O público precisa criar um vínculo com o projeto para que ele cresça. E para isso é ecessário persistência. Afinal, é o famoso “boca-a-boca” que faz a melhor propaganda.

Espero, sim, que esse projeto continue por muito tempo, e que sirva de exemplo para que outros órgãos tenham a mesma iniciativa. Nós artistas queremos levar nossa arte a todos! Compartilhar idéias e experiências sem sermos obrigados a “elitizar” nossa arte em função do aluguel do teatro, da falta de patrocínio, dos salários a serem pagos, dos equipamentos a serem alugados, etc. Tomara que isso seja mesmo "um bom começo"!


Rennata Airoldi
São Paulo, 18/12/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A Copa, o Mundo, é das mulheres de Luís Fernando Amâncio
02. Passar a limpo de Ana Elisa Ribeiro
03. Tecnossauros rex de Ana Elisa Ribeiro
04. Espírito Olímpico ou de porco? de Verônica Mambrini
05. Insuportavelmente feliz de Verônica Mambrini


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Breve Apresentação - 21/1/1977
03. Zastrozzi - 2/7/2003
04. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
05. Temporada de Gripe - 17/11/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
19/12/2001
14h40min
Considero extremamente pertinente os elogios à iniciativa pioneira da Secretaria de Cultura de São Paulo. Como foi bem colocado no texto, é um projeto que tem tudo para dar certo e compartilho as expectativas de que na continuação do projeto, uma maior divulgação - quem sabe a Secretaria consiga patrocínio para isso - leve a salas cheias de um público para o qual o teatro ainda é pouco conhecido. Comentários como os de "Um bom começo", são também uma forma de divulgar o projeto.
[Leia outros Comentários de Lucia P. da Silva]
20/12/2001
08h19min
É isso aí, com boa divulgação, pode-se chegar à casa cheia. A mídia só trabalha para um único patrão, o dinheiro; por isso, talvez, esse projeto não tenha tido a divulgação que merecia. Mas, quem sabe, com a ajuda do público, a máquina tenha que se submeter! Isso já aconteceu outras vezes, vide início de algumas bandas por aí. Eu espero que essa iniciativa se estenda também à outras artes, como a poesia, relegada ao esquecimento da imprensa, das editoras e do público em geral. Tiro meu chapéeu para a Prefeitura de Porto Alegre, com suas iniciativas literárias "Poesia no Ônibus" e "Histórias do Trabalho", da qual tive o prazer de participar. Sem receber nada, mas já é, também, um bom começo.
[Leia outros Comentários de Sonia Pereira]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Mecânica Vetorial para Engenheiros 485
Ferdinand P. Beer
Mcgraw Hill
(1991)



Edi-mhs a Comunicação Empresarial Global
Manuel Correia
Érica
(1997)



The Classic 1000 Indian Recipes
Wendy Hobson (ed.)
Foulsham
(1994)



Ouro
Chris Cleave
Intrínseca
(2013)



Ninguém E De Ninguém
Zibia Gasparetto
Vida E Consciência
(2010)



Perfil Caricato Narrativa
Marcelo Coêlho
Teatro e Dança Escolar
+ frete grátis



Conversas do Elpídio Sobre o Estudar
Roberta Gurgel Azzi e Outros Atores
Casa Do Psicólogo
(2013)



O Amor do Pequeno Príncipe Cartas a uma Desconhecida
Antoine De Saint Exupéry
Nova Fronteira
(2009)



O que realmente se ensina na escola de administração de Harvard 333
Francis J. Kelly
Record
(1995)



A Questão da Ideologia
Leandro Konder
Companhia das Letras
(2002)





busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês