A novíssima arquitetura da solidão | Marta Barcellos | Digestivo Cultural

busca | avançada
104 mil/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Paulistana Marina Cyrino Leonel lança livro infantil “Clay”: uma história sobre vocações
>>> MorumbiShopping desafia a imaginação e a criatividade das crianças com o evento LEGO® Minecraft®
>>> Mila Nascimento participa de painel do 1º Café Literário do Interior Paulista
>>> AIEnruta. Anna Colom. Gira Brasil
>>> Zebra sem nome Com Cia Cênica
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
>>> Naval Ravikant no All-In (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A preparação de um romance
>>> Nos penhascos de mármore, de Ernst Jünger
>>> Oscar Wilde, dândi imortal
>>> Mas isso é arte???
>>> A proposta libertária
>>> Bataille, o escritor do exagero
>>> Crise existencial blogueira
>>> Ter e Não Ter, de Hemingway
>>> O assassinato de Herzog na arte
>>> House, 6ª Temporada
Mais Recentes
>>> The Value Enterprise de John Donovan; Richard Tully pela Mc Graw Hill Trade (1998)
>>> A Rede de Amigos de Stefan Zweig de Alberto Dines; Israel Beloch; Kristina Michahelles pela Memoria Brasil (2014)
>>> Inteligencia Artificial de Isaias Lima; Carlos A. M. Pinheiro pela Elsevier (2014)
>>> Problemas de Linguistica Geral II de Eduardo Guimarães; émile Benveniste pela Pontes (1989)
>>> Pré Escola Despertar para a Vida de Ana Maria Lunardo Padilha e Outros pela Átomo (1989)
>>> Alimentos Funcionais de Dr. Varo Duarte pela Artes e Ofícios (2007)
>>> George Muller de Jack Manley pela Betânia (2008)
>>> Todo Espião um Príncipe de Dan Raviv pela Imago
>>> Biografia e Psique: Graus, Distúrbios e Enfermidades da Vida Anímica de Rudolf Treichler pela Antropsófica (1988)
>>> Biografia e Psique: Graus, Distúrbios e Enfermidades da Vida Anímica de Rudolf Treichler pela Antropsófica (1988)
>>> Sucesso Escolar nos Meios Populares de Bernard Lahire; Sonia Goldfeder; Ramon A. Vasquez pela Atica (1997)
>>> Como Escrever Cartas e Textos de Mala Direta Que Vendem de Drayton Bird pela Makron Books
>>> Química Geral de Lawrence S. Brown pela Cengage Learning (2012)
>>> Química Geral de Lawrence S. Brown pela Cengage Learning (2012)
>>> Principios de Antropologia de William A. Haviland; Bunny Mcbride pela Cengage do Brasil (2011)
>>> Principios de Antropologia de William A. Haviland; Bunny Mcbride pela Cengage do Brasil (2011)
>>> Programação Em Matlab para Engenheiros de Stephen J. Chapman pela Cengage (2010)
>>> Enfermagem Pediátrica de Whaley e Wong pela Guanabara (1985)
>>> Sociedade e Mudanças Sociais de Karl Marx pela 70
>>> Td o Trabalho Dirigido no Ensino da Matemática Curso Moderno 6ªsérie de Scipione Di Pierro Netto e Outros pela Saraiva (1973)
>>> A Escalada Política Volume II de Juscelino Kubitschek pela Bloch (1976)
>>> Excursão à Europa de Maria Pires pela N/d (1963)
>>> This is Where I Leave You de Jonathan Tropper pela A Plume Book (2014)
>>> Planejamento e Cálculo de Radioenlaces de Siemens pela Epu (1981)
>>> The Book of Lies de Felice Picano pela Abacus (1999)
COLUNAS

Sexta-feira, 4/11/2011
A novíssima arquitetura da solidão
Marta Barcellos
+ de 4700 Acessos

Não sei aí onde você mora, mas o Leblon está em obras. Não é a Prefeitura, nem o governo do Estado, ninguém preocupado com a Copa. O fenômeno, que deve se repetir em outros lugares onde o metro quadrado tornou-se ouro, começa quando o feliz proprietário acorda, pensa na grana que vale hoje o seu apartamento e fica um pouco incrédulo. Será? Valerá mesmo tudo aquilo que o vizinho comentou, que o jornal noticiou? Na dúvida, raspa a poupança, tira as economias do fundo de investimento que não está rendendo nada, e vai aplicar no apartamento. Se ele ficar bem branquinho, com menos paredes e mais tomadas, será mais fácil de acreditar.

É aí que tudo começa - e não termina mais. Os transtornos serão permanentes, pois os benefícios - reza a moderna arquitetura - são sempre passageiros. Logo outra modernização será necessária, especialmente depois de uma olhadela na sala nova do vizinho; quem será seu arquiteto? O bate-estaca de um inferniza o outro, que logo planeja a sua vingança: uma obra ainda mais devastadora. Entulho e mais entulho sairá do prédio em sacos carregados por trabalhadores que moram longe e não sabem para que tanta tomada. Mania de rico, tanto detalhe reluzente, perfeição que estraga logo.

O entulho vai enchendo a caçamba na calçada, na medida em que as paredes lá de cima vão abaixo. As paredes parecem estar em baixa desde 1957, eu me espanto, lendo uma crônica daquele ano escrita por Rubem Braga, o inspirador deste modesto texto (haja modéstia, ao citar Rubem Braga; nem vou chamar o meu texto de crônica):

"Um amigo meu quis reformar seu apartamento e chamou um arquiteto novo.

O rapaz disse: 'Vamos tirar esta parede e também aquela; você ficará com uma sala ampla e cheia de luz. Esta porta podemos arrancar; para que porta aqui? E esta outra parede vamos substituir por vidro; a casa ficará mais clara e mais alegre'. E meu amigo tinha um ar feliz.

Eu estava bebendo a um canto, e fiquei em silêncio. Pensei nas casinhas que vira na revista e na reforma que meu amigo ia fazer em seu velho apartamento. E cheguei à conclusão de que estou velho mesmo.

Porque a casa que eu não tenho, eu a quero cercada de muros altos, e quero as paredes bem grossas e quero muitas paredes, e dentro da casa muitas portas com trincos e trancas; e um quarto bem escuro para esconder meus segredos e outro para esconder minha solidão."

Fico pensando se Rubem Braga já imaginava que a solidão se tornaria tão démodé, agora que todo mundo tem centenas de amigos no Facebook. De qualquer forma, as paredes continuaram vindo abaixo desde aquele tempo, dependendo do dinheiro do brasileiro para contratar o arquiteto novo. Com as paredes, vão-se as portas e os trincos; e mesmo para o banheiro com tranca há quem leve o celular.

Mas saiamos do banheiro modernizado (existem boxes sem porta, Rubem, juro!) e voltemos às calçadas. Ao entulho que um dia foi parede. De madrugada, há que se sumir com os vestígios daquilo que um dia guardou a solidão, e é nessa hora que aparecem os caminhões para trocar as caçambas abarrotadas. O caminhão se faz anunciar balançando suas partes soltas e metálicas, que irão içar a caçamba. No seu sono você pensa: não, não vou acordar desta vez. Não, não vou odiar o feliz proprietário que inferniza o seu vizinho durante o dia e todo o quarteirão durante a noite. Ele precisa quebrar as paredes, coitado. Não tem segredos.

É apenas o começo, porque a operação pode durar dezenas de intermináveis minutos metálicos. E se repetirá na caçamba da calçada em frente, dali a uma hora. Você se levanta e vai para a sala. Acha um canto e só não bebe porque são três da madrugada. Pensa na reforma que não vai fazer e na silenciosa companhia de Rubem Braga, arquiteto das palavras, finalizando A casa:

"Pode haver uma janela alta de onde eu veja o céu e o mar, mas deve haver um canto bem sossegado em que eu possa ficar sozinho, quieto, pensando minhas coisas, um canto sossegado onde um dia eu possa morrer.

A mocidade pode viver nessas alegres barracas de cimento, nós precisamos de sólidas fortalezas; a casa deve ser antes de tudo o asilo inviolável do cidadão triste; onde ele possa bradar, sem medo nem vergonha, o nome de sua amada: Joana, JOANA! - certo de que ninguém ouvirá; casa é o lugar de andar nu de corpo e de alma, e sítio para falar sozinho.

Onde eu, que não sei desenhar, possa levar dias tentando traçar na parede o perfil de minha amada, sem que ninguém veja e sorria; onde eu, que não sei fazer versos, possa improvisar canções em alta voz para o meu amor; onde eu, que não tenho crença, possa rezar a divindades ocultas, que são apenas minhas.

Casa deve ser a preparação para o segredo maior do túmulo."

Termino de ler a crônica intrigada: onde estão as pessoas tristes, gritando Joana, JOANA!? Onde elas terão se escondido para escrever versos ridículos e andar nuas, se já não há paredes grossas? Talvez tenham aprendido a esconder seus segredos fora dos quartos claros e envidraçados - e eu, que estou velha mesmo, por força da nostalgia tente em vão encontrá-las nos lugares de antes.

Ou talvez elas estejam todas medicadas, e não fiquem mais tristes. Por isso os quartos escuros tornaram-se desnecessários.

Pensando bem, Rubem, vou beber alguma coisa, no meu canto sólido e inviolável, mesmo sendo três da madrugada.



Marta Barcellos
Rio de Janeiro, 4/11/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Ficção e previsões para um futuro qualquer de Ana Elisa Ribeiro
02. O Olhar das Bruxas: Quatro Versões de 'Macbeth' de Duanne Ribeiro
03. Alguns momentos com Daniel Piza de Eduardo Carvalho
04. Ascensão e queda do cinema iraniano de Wellington Machado


Mais Marta Barcellos
Mais Acessadas de Marta Barcellos em 2011
01. A internet não é isso tudo - 14/1/2011
02. Entre livros e Moleskines - 11/2/2011
03. Somos todos consumidores - 8/4/2011
04. Em busca da adrenalina perdida - 4/3/2011
05. Cinema de autor - 26/8/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Matemática Pensar e Descobrir : O + Novo 8ª Série Matemática
Giovanni e Giovanni Jr.
Ftd
(2002)
+ frete grátis



Livro Ciências Exatas Métodos Quantitativos para Economistas e Administradores Volume 1 Cálculo Funções de Uma Variável
Pedro a Morettin
Atual
(1981)



Rei da Vodca: a Saga da Familia Smirnov
Linda Himelstein
Zahar
(2010)



Comentários à Novíssima Reforma do CPC
Joel Dias Figueira Júnior
Forense
(2002)



Perdoa-me
Francisco Almeida Prado
Novo Século
(2013)



Medicina Da Alma
Robson Pinheiro
Casa Dos Espiritos



L'imagination
Jean-Paul Sartre
Puf
(1981)



A Garota da Capa Vermelha
Sahah Blakley
Id
(2011)



Savitri - A Jornada de uma Alma
Luiza Lage
Essencial
(2020)



Convergências - Ciências - 6º Ano
Vanessa Michelan - Elisangela Andrade
Sm
(2016)





busca | avançada
104 mil/dia
2,4 milhões/mês