Millôr desde a escola, e pela vida afora | Fernando Lago | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
Mais Recentes
>>> Sistemas De Informação de Emerson De O. Batista pela Saraiva (2006)
>>> Livro Crepúsculo Série A Mediadora Volume 6 de Meg Cabot, traduzido por Alves Calado pela Galera (2012)
>>> Em Que Acreditam os Cristãos? de Malcolm Guite pela Civilização Brasileira (2010)
>>> Geografia Geração Alpha 6 de Fernando dos Santos Sampaio pela Sm (2023)
>>> Livro Regência Verbal e Nominal Coleção Professor Pasquale Explica Volume 8 de Pasquale Cipro Neto pela Gold (2011)
>>> Gerenciamento De Empreendimentos de Sylvio Pessoa pela Insular (2003)
>>> Cuide bem do seu Pássaro de Liz Palika pela Publifolha (2001)
>>> O Diálogo Entre Maria E O Anjo Gabriel de Gabriel Perissé pela Do Autor
>>> Livro O Trabalho Policial Estudo da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul Coleção Monografias Ibccrim Volume 39 de Acacia Maria Maduro Hagen pela Ibccrim (2006)
>>> Caderno Sem Rimas Da Maria de Lázaro Ramos pela Pallas (2022)
>>> Livro Orixás No Divã de Tina De Souza pela Setembro (2019)
>>> Cicero - o Maior Filósofo Latino de Luiz Feracine pela Escala (2011)
>>> Quimica Volumes 1,2 e 3 + Suplemento Enem de Ciscato/Pereira e Chemello pela Moderna (2015)
>>> J. R. R. Tolkien, O Senhor Da Fantasia de Michael White pela Darkside (2016)
>>> Como cuidar do seu Papagaio de Irineu Fabichak pela Nobel (2005)
>>> Advanced Grammar In Use With Answers - Livro Em Inglês de Martin Hewings pela Cambridge University Press (1999)
>>> Especiais - Coleção Feios - Vol. 03 de Scott Westerfeld pela Galera (2015)
>>> Livro Mundo Blw Receitas e Dicas Descomplicadas de Érika Baldiotti pela Much
>>> Oração Na Ação de Frei Betto pela Do Autor (1977)
>>> Aberturas e Armadilhas no Xadrez de Idel Becker pela Nobel
>>> Enxaqueca - Orientações Práticas para Entender, Tratar e Curar de Abouch Valenty Krymchantowski pela Campus (2001)
>>> Livro A Ponderação de Interesses em Matéria de Prova no Processo Penal Coleção Monografias Ibccrim Volume 38 de Fabiana Lemes Zamalloa Do Prado pela Ibccrim (2006)
>>> Personal History de Katharine Graham pela Alfred A. Knopf (1997)
>>> Segredos Do Mundo, Explore Os Mistérios E As Maravilhas Da Natureza de Clécia Aragão Buchweitz pela Ciranda Cultural (2012)
>>> Espermatozoides São de Homens - Óvulos São de Mulheres de Joe Quirk pela Rocco (2009)
COLUNAS >>> Especial Millôr Fernandes

Segunda-feira, 9/4/2012
Millôr desde a escola, e pela vida afora
Fernando Lago
+ de 6900 Acessos

Vocês não podem imaginar com que maneira inusitada eu fui conhecer a obra do Millôr. Não foi na Veja, nem n'O Cruzeiro (até porque eu nem era nascido na época dessa memorável revista), nem na TV, nem na internet ou através de postagens aleatórias de suas frases nas redes sociais. Li Millôr Fernandes pela primeira vez nas páginas de um livro didático do ensino fundamental, da nossa rede pública de educação. Acreditam?

Se um pesquisador perguntar para um grupo de pessoas que tenham estudado ensino médio ou fundamental nos anos 90 se chegaram a conhecer pelo menos um texto do Millôr é bem provável que tabulará uma bela percentagem de pessoas que afirmarão nunca ter lido sequer uma cronicazinha, um poemeuzinho que seja, uma frasezinha qualquer do mestre. Eu, entretanto, acho muito difícil que, nos vaivéns dos livros didáticos, não tenha aparecido ao menos uma das imponentes manifestações da genialidade do Guru do Méier na vida destes estudantes.

Durante anos me deliciei com vários textos millorianos nas páginas dos livros didáticos. Crônicas, humorísticos, cartuns, frases... Quase sempre tinha ― mesmo nos níveis escolares menores: releitura de fábulas e contos de fadas, uma das coisas mais fascinantes na obra do Millôr.

Posso dizer que acompanhei praticamente três gerações de livros didáticos: na pré-escola, quando eu próprio ainda não tinha livros e lia os dos meus irmãos mais velhos ― interior do interior do interior, imagina a dificuldade de se comprar um livro, acabava apelando pros didáticos mesmo; na minha própria vida escolar, com os livros que eu então já recebia ― às vezes em quantidades tão ínfimas que precisavam ser divididos por duplas, diga-se de passagem; e, enfim, quando já me despedia dos anos escolares, os da minha irmã mais nova.

Agora, trabalhando na área de Educação, posso ter a oportunidade de acompanhar mais uma geração, aguardemos.

Mas por que estou dizendo isso? É que, dos livros que meus irmãos mais velhos usaram até os utilizados pela minha irmã mais nova, parece-me haver certa infantilização na linguagem e no tratamento das situações cotidianas. Não será muito surpreendente se os textos deliciosos do Millôr não compuserem mais a lista de textos utilizados no estudo da língua portuguesa no nosso país.

Note-se que esta não é uma afirmação generalizada: livros didáticos existem aos montes e de muitas editoras e autores diferentes. Esta portanto é uma análise sem amplitude e que compreende apenas os livros a que tive acesso enquanto estudante. Tenho visto o esforço por parte de algumas ONGs para melhorar a qualidade dos livros didáticos e a própria forma de escolhê-los também pode ser considerada um avanço no âmbito da democracia. Mas, enfim, este não é o objeto deste artigo que, como o título sugere, é sobre o Millôr.

Então falemos do Millôr...

Foram necessariamente os livros didáticos alheios que me trouxeram as maiores risadas e exclamações de "genial, genial!" pelos textos de Millôr Fernandes. Alheios porque os que diretamente vinham a mim eram pouco explorados. Quando eu pegava um livro didático de outra pessoa pra ler, lia com gosto, saboreando cada texto. E foi assim que fui descobrindo os provérbios renovados, as novas versões (e morais) para as fábulas ― aquele jeitão de escrever que parece rir da cara de quem esta lendo, como se as letras dissessem: "você pensa que eu vou terminar assim e eu termino assado!"

Só fui mesmo comprar um livro do Mestre quando já estava na faculdade. Certa feita, entrando numa livraria em Salvador (olha, mãe, eu na capital!), bati o olho num livro bonito na prateleira e, ao ver o nome do autor, falei com tom de eureka: "Mas esse cara! Esse cara é massa! Leio desde criança!" (notem que ser "massa" na boca de um baiano é um elogio indefinível).

Daí pra diante foi como se um mundo totalmente "milloriano" se abrisse à minha frente: passei do livro ao site, do site ao Twitter, do Twitter fiz um retornozinho descobrindo um disco de vinil com textos do Millôr nas vozes de Miele, Fernanda Montenegro, entre outros. E assim vou: admirando o Guru num casamento da modernidade com o clássico ― lendo-o nos livros de papel e nas geniais atualizações de seu perfil nas redes sociais. E reparem: retuitando, compartilhando, curtindo... Não é maravilhoso?!

Na internet ou na revista, no Cruzeiro ou no Pasquim, no vinil ou na TV, Millôr Fernandes consegue encantar, desencantar, provocar e até consegue deixar a gente com raiva, de vez em quando. Escrevendo, Millôr recria o mundo, reconta histórias, versificava em (re)verso, em contra-verso. Por ser tamanho, não há rótulos que o definam: Millôr é Millôr, simplesmente.

Podem existir outros humoristas que renovem os ditados populares com palavras eruditas; podem existir outros cronistas que recontem as fábulas e os contos infantis; podem existir outros escritores que inventem fábulas fabulosas; podem existir outros tradutores de Shakespeare e pode até existir quem crie peças que tenham um só ato, uma só cena, um só cenário. Mas alguém que faça tudo isso ao mesmo tempo? Difícil... "É, não se fazem millores como antigamente." E acho que não farão mais...


Fernando Lago
Teixeira de Freitas, 9/4/2012

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Prêmio Nobel de Literatura para um brasileiro - II de Cassionei Niches Petry
02. Relatório de compra de Ana Elisa Ribeiro
03. William Faulkner e a aposta de Pascal de Martim Vasques da Cunha
04. Entrevista com o poeta Armando Freitas Filho de Jardel Dias Cavalcanti
05. Diálogo com a Mãe de Rennata Airoldi


Mais Fernando Lago
Mais Especial Millôr Fernandes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nós
David Nicholls
Intrínseca
(2014)



Amor e Memória
Ayelet Waldman
Casa da Palavra
(2014)



Life Intermediate Workbook
Helen Stephenson
National Geographic
(2022)



Eu Me Lembro ...
De Rose
Nobel
(2004)



Emergências Em Cardiologia Pediátrica
Ana Cristina Sayuri
Atheneu
(2007)



Diários de Aventuras da Ellie - Amizade é o Bicho
Ruth Mc Nally Barshaw
Ciranda Cultural
(2014)



Sickening - How Big Pharma Broke American Health Care
John Abramson
Mariner
(2020)



Avaliação Do Risco e Decisão De Crédito
Adriano Blatt
Nobel



Tem Alguém Ai ?
Mirian Keyes
Bertrand Brasil
(2011)



Méthode 90 - Espagnol Pratique de Base
Da Editora
Livre De Poche
(1992)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês