Prêmio Nobel de Literatura para um brasileiro - II | Cassionei Niches Petry | Digestivo Cultural

busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Política versus literatura
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Brasil, o buraco é mais embaixo
>>> Olavo de Carvalho: o roqueiro improvável
>>> 7 de Novembro #digestivo10anos
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Livros de presente
>>> Guerras sujas: a democracia nos EUA e o terrorismo
>>> A Arte da Entrevista
Mais Recentes
>>> Livro Meus Primeiros Passos No Inglês. Aprenda A Falar, Entender, Ler E Escrever de Jihad M. Abou ghouche pela Disal (2011)
>>> The Private Life of Mona Lisa de Pierre la Mure pela Fontana Books (1977)
>>> Iniciação à Enologia de Aristides de Oliveira Pacheco pela Senac (2006)
>>> O Que é Espiritismo de Roque Jacinto pela Brasiliense (1982)
>>> Seja Lider de Si Mesmo de Augusto Cury pela Sextante (2004)
>>> Dieta De South Beach de Arthur Agatston, M.D. pela Sextante (2003)
>>> A Longa Noite Sem Lua de John Steinbeck pela Record
>>> Livro A Transferência De Tecnologia No Brasil: Aspectos Contratuais E Concorrenciais Da Propriedade Industrial de João Marcelo De Lima. Assafim pela Lumem (2005)
>>> Manual da mamãe - Um Guia Completo de Informações, Produtos e Serviços de Vários pela Bamed (2014)
>>> Lung Function Tests: Physiological Principles And Clinical Applications de Hughes Md Phd, John M. B., Pride Md Frcp, Neil B., Price, N.b. pela Bailliere Tindall (1999)
>>> Livro Introdução Às Ciências Sociais de Vilma Aguiar pela Iesde (2020)
>>> Tutoria - Mentoring na Formação Médica de Patrícia lacerda Bellodi; Milton de Arruda Martins pela Casa do Psicólogo (2005)
>>> On Call: Principles And Protocols de Marshall Md Frcpc, Shane A., Ruedy Mdcm Frcpc Lld (hon) Dmed (hon), John pela Saunders (2000)
>>> A Psicogenética - demarcando os processos da vida de Joaquim Ferreira Xavier Junior pela Vesper (2004)
>>> Trauma Informatics (health Informatics) de Kimball I. (kimball Ivan), Augenstein, Jeffrey S. Maull pela Springer (1998)
>>> Long-term Mechanical Ventilation (lung Biology In Health And Disease, 152) de Nicholas S.a Hill pela Crc Press (2000)
>>> Organisation And Management Of Intensive Care de Hans Flaatten, Rui Moreno, Christian Putensen, Andrew Rhodes pela Mwv Medizinisch Wissenschaftliche Verlagsgesellschaft (2010)
>>> Kuby - Imunologia de Richard A. Goldsby; outros pela Revinter (2000)
>>> Reumatologia - Diagnóstico e Tratamento de John Imboden; David Hellmann; John Stone pela Mcgraw-hill (2008)
>>> Obstetrícia Fundamental de Rezende pela Guanabara Koogan (2011)
>>> Diagnóstico Diferencial em Tomografia Computadorizada de Francis A. Burgener; outros pela Revinter (1998)
>>> Pulmonary Rehabilitation de Bach Md, John R. pela Hanley & Belfus (1996)
>>> Cardiopulmonary Critical Care de David Dantzker Outros pela W. B. Saunders (1998)
>>> Update One: Pulmonary Diseases And Disorders de Alfred Fishman pela Mcgraw-hill (1982)
>>> Manual Rotinas de Humanização Em Medicina Intensiva de Raquel Puxh de Souza e Outras (org) pela Do Autor (2004)
COLUNAS

Quarta-feira, 7/10/2020
Prêmio Nobel de Literatura para um brasileiro - II
Cassionei Niches Petry
+ de 4100 Acessos

O Nobel de Literatura é um prêmio que causa polêmica. Há sempre discussões acaloradas sobre quem perde ou quem ganha, principalmente agora, com a amplificação proporcionada pelas redes sociais. Há pouco tempo, houve quem fosse contra o vencedor ser o compositor Bob Dylan, enquanto Philip Roth, para citar apenas um nome entre tantos, foi preterido.

Em 2018, uma denúncia de abuso sexual envolvendo membros da Academia Sueca, que escolhe o vencedor, fez com que o prêmio fosse cancelado. Por ironia do destino, logo depois do escândalo, morreu Philip Roth, em cuja obra há personagens que costumam assediar mulheres. Entra na lista seleta de escritores que não foram contemplados, como Borges, Nabokov, Kafka, Cortázar, Tolstói, Drummond, Proust, Joyce...

Quantos aos brasileiros, a decepção é por jamais nosso país ter sido merecedor de um Nobel, em que pese termos batido na trave algumas vezes, pelo que consta nos arquivos revelados pela Academia. Na ficção, no entanto, já foram escritas algumas obras em que um brasileiro é galardoado. Em 2002, Fernando Monteiro publicou o romance "O grau Graumann", pela Editora Globo (leia a resenha aqui). O escritor fictício Lúcio Graumann, gaúcho de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul (da minha cidade, ora vejam), quase desconhecido da maioria do público, recebe o Nobel de Literatura de 2001. Decide, no entanto, se esconder da mídia, evitando todo o agito em torno do vencedor, permitindo que apenas um jornalista, seu velho conhecido, o entreviste. Monteiro planejava uma trilogia sobre Graumann, mas escreveu apenas o segundo volume, "As confissões de Lúcio". Entretanto, outro romance do autor, "O livro de Corintha", tem elementos que nos remetem ao nobelizado.

O escritor mineiro Jacques Fux, por sua vez, publicou "Nobel" (José Olympio Editora), um romance em forma de discurso do vencedor, nada mais nada menos do que o próprio Fux. Curiosamente, o protagonista é laureado em 2018, justamente no ano em que a escolha foi suspensa e em que foi publicada a obra.

É também de 2018 "O imortal" (Companhia das Letras, 340 páginas), de Mauricio Lyrio. Dessa vez, o laureado é o escritor fictício Cássio Haddames, que recebe o Nobel no ano de 2025, apesar de ter apenas 3 livros publicados. Atuando como diplomata (mesma profissão do autor do romance), seu nome é lembrado a partir de uma armação diplomática, em que se tenta melhorar a imagem do Brasil no exterior. Na verdade, o objetivo é premiar o Presidente da República, Marcos Febuen (eleito em 2022), para o Prêmio Nobel da Paz, alavancando, assim, sua reeleição. A ideia era indicar os dois nomes para as premiações distintas, para não parecer que tudo fora planejado, porém não contavam que Haddames fosse escolhido, impossibilitando que o país fosse duplamente laureado.

“O Cássio era só fachada. Cortina de fumaça. O chanceler não podia indicar somente o presidente. Ia pegar mal. Favorecimento. Tinha que parecer uma estratégia ampla.”

Consequentemente, seu nome passa a ser aventado para concorrer à presidência. Crescem, então, na narrativa as figuras do senador Otto e do deputado Nelson, em cujos diálogos se revelam os bastidores da política nacional.

Como todo bom romance, porém, são as questões mais íntimas do ser humano que ganham relevo. No âmbito familiar, suas relações com os filhos, principalmente André; a paixão pela argentina Alicia, que conheceu na cerimônia de entrega do Nobel, em Estocolmo; um acidente em que se envolveu quando ainda não era escritor conhecido e que se tornou o estopim para a carreira (“Comecei a escrever um romance. Não, não estou brincando. Farei algo sobre o garoto que matei.”); as reflexões sobre a escrita (“Nenhuma tarefa é mais absorvente e autorreferente do que passar meses ou anos a fio escrevendo-se, exteriorizando-se num filho concebido, gestado e parido na solidão.”).

A estrutura é interessante. O romance começa com algumas páginas do diário de Haddames, que vão aparecendo fora da ordem cronológica durante toda a narrativa. Depois, a história segue através de telegramas, cartas, e-mails (inclusive em espanhol), matérias jornalísticas, relatórios do psicanalista de André, diálogos pelo telefone, trecho de um debate para a presidência (mediado pelo William Bonner), partes do discurso de agradecimento pelo Nobel, etc. Há também um edital fictício de 2027 que concede uma bolsa de escritor-leitor, ideia de um ministro da cultura, em que os escritores recebem um valor para comprar livros de seus pares. Na lista de autores, quase todos reais, e livros, todos fictícios, para serem lidos estão, por exemplo, o gaúcho Sérgio Faraco, que nos brindaria (espero que profeticamente) com sua primeira novela, "O camaleão", e Raduan Nassar, que voltaria a escrever literatura a partir da publicação de "A cal e as pedras da nossa catedral".

O equivocado desfecho de "O imortal", previsível a determinada altura do enredo, não estraga o romance, pois a narrativa foi muito bem arquitetada. Mauricio Lyrio, que publica apenas suas segunda obra, apesar de já ter 53 anos de idade, é um nome que vem se firmando no cenário literário brasileiro.

Nota do Editor
Leia também "Paulo Coelho para o Nobel".


Cassionei Niches Petry
Santa Cruz do Sul, 7/10/2020

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Contos de imaginação e mistério de Gian Danton
02. O Livro Impresso e O Livro Virtual de Ricardo de Mattos


Mais Cassionei Niches Petry
Mais Acessadas de Cassionei Niches Petry em 2020
01. Prêmio Nobel de Literatura para um brasileiro - I - 26/8/2020
02. Prêmio Nobel de Literatura para um brasileiro - II - 7/10/2020
03. Jogando com Cortázar - 23/12/2020
04. As luzes se apagam - 13/5/2020
05. Notas confessionais de um angustiado (Final) - 15/1/2020


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Ensino de Idiomas Go Beyond 1 Students Book Pack
Robert Campbell e Outros
Macmillan Education
(2015)



Ancient Egyptian Religion
Henri Frankfort
Harper E Row
(1948)



Natacha
Heinz G. Konsalik
Record
(1976)



O Fim da Fila
Marcelo Pimentel
Rovelle
(2011)



Mozart
Peter Gay
Objetiva
(1999)



João Santana: Um marqueteiro no poder
Luiz Maklouf Carvalho
Record
(2015)



Sem Asas Ao Amanhecer...
Luciana Scotti
O Nome Da Rosa
(1998)



Vingança da Maré
Elizabeth Haynes
Intrinseca
(2013)



Toquinho 30 Anos de Música
João Carlos Pecci
Maltese



Serena
Ian McEwan
Companhia das Letras
(2012)





busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês