Mamãe cata-piolho | Marta Barcellos | Digestivo Cultural

busca | avançada
43087 visitas/dia
1,2 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival de Teatro de Curitiba para Joinville
>>> TIETÊ PLAZA INAUGURA A CACAU SHOW SUPER STORE
>>> A importância da água é tema de peças e oficinas infantis gratuitas em Vinhedo (SP)
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em SP e público aprende a combater vilões com higiene
>>> Exposição de arte Dispositivos
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Casa de bonecas, de Ibsen
>>> Modernismo e além
>>> Pelé (1940-2022)
>>> Obra traz autores do século XIX como personagens
>>> As turbulentas memórias de Mark Lanegan
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Guignard, retratos de Elias Layon
Colunistas
Últimos Posts
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
>>> Canções Cruas, por Jacque Falcheti
Últimos Posts
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
>>> Humanidade do campo a cidade
>>> O Semáforo
>>> Esquartejar sem matar
>>> Assim criamos os nossos dois filhos
>>> Compreender para entender
>>> O que há de errado
>>> A moça do cachorro da casa ao lado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada
>>> Querem acabar com as livrarias
>>> As máximas de Chamfort
>>> Impressões sobre São Paulo
>>> Menos Guerra, Mais Sexo
>>> A esquerda nunca foi popular no Brasil
>>> A Teoria de Tudo
>>> Anna Karenina, Kariênina ou a do trem
>>> A LIRA de Ricardo Aleixo
>>> Eitonilda rumo aos 100K
Mais Recentes
>>> Livro - Ética; A Arte do Bom de Antonio Marchionni pela Vozes (2008)
>>> Livro - Economia Global e Exclusão Social - Pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo de Gilberto Dupas pela Paz e Terra (1999)
>>> Trabalhos Práticos de Espiritismo de Edgard Armond pela Caminheiros do Bem (1975)
>>> Livro - Ventania de Alcione Araújo pela Record (2011)
>>> Disney Gol nº 1 de Disney pela Abril (2011)
>>> Livro - Bilionários por Acaso: a Criação do Facebook - uma História de Sexo, Dinheiro, Genialidade e Traição de Ben Mezrich pela Intrínseca (2010)
>>> O Sol Depois da Chuva de Gabriel Chalita pela Planeta (2011)
>>> O jovem Lennon de Jordi Sierra I Fabra (Autor) pela Nova Alexandria (2013)
>>> Livro - Sob Pressão - A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro de Marcio Maranhão / Karla Monteiro pela Foz (2014)
>>> Livro - A Cadeira da Sereia de Sue Monk Kidd pela Paralela (2016)
>>> Caminho a Cristo de Ellen G. White pela Casa Publicadora Brasileira (2007)
>>> Livro - No Silêncio das Paixões de Eliana Machado Coelho pela Lúmen (2015)
>>> Livro - Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo de Paulo Yazigi Sabbag pela Saraiva (2013)
>>> Livro - A Regra é Não Ter Regras - A Netflix e a Cultura da Reinvenção de Reed Hastings; Erin Meyer pela Intrínseca (2020)
>>> O Restaurante No Fim Do Universo de Douglas Adams pela Sextante (2004)
>>> O Desafio do Pantanal de Silvia Cintra Franco pela Ática (1991)
>>> A Firma de John Grisham pela Rocco (1993)
>>> Livro - Grande Magia; Vida Criativa sem Medo de Elizabeth Gilbert e Renata Telles pela Objetiva (2015)
>>> Livro - A História de Edgar Sawtelle -Um menino sem voz num mundo de homens e cães de David Wroblewski; José Rubens Siqueira pela Intrínseca (2009)
>>> O Ministério do Espírito Santo de Edir Macedo pela Unipro (2020)
>>> Leonardo da Vinci - A Alma de um Gênio de Marislei Espíndula Brasileiro pela Lúmen (2004)
>>> Livro - Manual de Serviço do Garçom de Aristides de Oliveira Pacheco pela Senac (2010)
>>> Livro -Ei, tem alguem ai de Jostein Gaarder pela Companhia das letras (2018)
>>> Livro - De Bagdá, Com Muito Amor - um Soldado e um Cachorro na Guerra do Iraque de Jay Kopelman pela Best Seller (2007)
>>> Livro - Mude Ou Morra: as Três Chaves da Mudança no Trabalho e na Vida de Alan Deutschman pela Best Seller (2007)
COLUNAS

Sexta-feira, 31/5/2013
Mamãe cata-piolho
Marta Barcellos
+ de 5500 Acessos

Eu almoçava com uma amiga que não via há meses quando a conversa chegou ao inevitável e delicioso assunto "filhos" ― os nossos têm idade próxima. Não lembro exatamente qual era a história, mas o fato é que ela precisou confessar: seu filho, de 15 anos, não sabia andar de bicicleta. Ela abaixou a cabeça, constrangida. Largou o garfo. Tentei minimizar seu desconforto, animá-la um pouco, mas nós duas sabíamos se tratar de um daqueles estrondosos atestados de fracasso da maternidade/paternidade.

Comigo foi por pouco. Jamais vou esquecer da tensão disfarçada, dos planos detalhados, tudo para tentar tirar as rodinhas de apoio da bicicleta na idade certa. Idade certa? Pois é, sua filha deve aprender a nadar, pular corda e jogar vôlei (ou queimado) em uma idade bem determinada, sob pena de sofrer graves problemas de autoestima para o resto da vida. E os culpados serão os pais, que inclusive poderão ser acusados de negligência pelos próprios filhos quando eles forem adultos.

Foram algumas tentativas frustradas: primeiro em torno da Lagoa ― cheia demais. Depois na pista fechada da praia aos domingos: ela ficava nervosa, brigava conosco, estávamos fazendo tudo errado, empurrando por tempo demais, ou de menos, ela queria as rodinhas de volta! Como eu já tinha observado no caso de pular corda, a presença de pai e mãe às vezes atrapalha. Se ela morasse numa cidade de interior, aprenderia na rua, com as outras crianças. Como de certa forma foi comigo (passando férias em Paquetá) ou com o pai dela, no interior do Rio Grande do Sul. Não sabíamos como lidar com a situação na zona sul do Rio de Janeiro.

O playgroud do prédio onde moramos é pequeno, mas talvez fosse nesse espaço, emblemático do lazer das crianças urbanas, que ela devesse aprender, sem a pressão de um programa de domingo com os pais. Obtive pequenos sucessos, mas o equilíbrio momentâneo logo esbarrava no complicador de ter que fazer a curva para não dar de cara na parede. O play era bem pequeno. Até que, naqueles dias, tivemos a visita da filha da empregada, três anos mais velha e com algumas orgulhosas cicatrizes no joelho conferidas pela precocidade com que andou de bicicleta. Em seu aniversário, eu havia lhe dado um presente que a frustrara ― soube depois, pela minha filha, que ela esperava um CD do High School Musical.

― Você quer ganhar um CD do High School Musical? ― perguntei. E fiz a proposta, como uma mãe desesperada, capaz de tudo para não ganhar um daqueles definitivos atestados de incompetência.

― Só isso? ― ela estranhou.

― Só. Mas, além de andar, ela tem que saber fazer curva.

― Fechado ― e pegou minha filha pela mão, rumo ao playground.

No dia seguinte, devo ter parecido a maior fã do High School Musical na loja de discos (elas ainda existiam), tamanha era a minha satisfação. Contei a história do suborno para minha amiga no almoço, e ela se sentiu um pouco melhor. Nada como a cumplicidade dos imperfeitos. Afinal, tínhamos um dia das mães pela frente, e precisávamos nos preparar para o papel de genitora impecável que nos cabe nessas horas.

O meu dia das mães começou ótimo, até porque, com minha filha mais crescida, agora posso ler o jornal com calma aos domingos. E teria terminado bem, não fosse eu resolver dar uma olhada, à noitinha, no Facebook. Entre as mil e uma homenagens e gracinhas relativas à data, uma amiga comentava, em tom indignado, uma matéria do jornal sobre a epidemia de piolhos que se repete todo ano no Rio. A reportagem incluía dicas de uma catadora profissional de piolhos, que cobra R$ 70 por hora, e tanto ela como os comentadores do post achavam um absurdo uma mãe contratar alguém assim. Ora, catar piolho é incumbência de mãe, no máximo da avó, e essas mães dondocas do Rio não têm mais o que terceirizar, depois que passaram a contratar até babás folguistas, vestidas de branco e empurrando carrinhos nos fins de semana.

Engoli em seco. Olhei para os lados. Eu tinha lido a matéria pela manhã, de uma página, com o máximo de atenção, apesar de já saber praticamente tudo sobre a reprodução dos bichinhos (já os chamo carinhosamente) e todos os remédios e receitas caseiras que nunca funcionam. Só tinha lamentado não haver, no jornal, o telefone da catadora. Diante da condenação explícita piscando na tela do computador (incompetente! desnaturada! terceirizadora de criancinhas!), tentei me consolar, como havia feito com minha amiga da bicicleta. Pelo menos eu nunca tive babá no fim de semana, pensei. Mas não havia jeito: meu dia das mães terminara com a tal vergonha de não ser assim tão perfeita quanto nos anúncios da TV.

Como eu precisava confessar em algum lugar, aqui está: nunca consegui enxergar os tais bichinhos, muito menos as lêndeas, que também precisam ser "removidas" do couro cabeludo para o tratamento dar certo. Nas vezes em que minha santa empregada (juro que ela não usa uniforme) precisou catar, condescendente com minha inaptidão, fiquei ao lado e constatei: tratava-se de mais uma daquelas habilidades intuitivas que surgem no pós-parto mas que a natureza, por algum descuido, esqueceu de me contemplar.

O curioso foi que, depois do baque, voltei ao post indignado com a cata-piolhos do jornal, e observei melhor os comentários. Ninguém falava da própria experiência de catadora, ou se orgulhava dela, mas sim de como tiveram seus piolhos catados por mães e avós sem frescura. Hummm, sei não. Acho que a catadora profissional deve cobrar tão caro por causa da cláusula de sigilo embutida no contrato.


Marta Barcellos
Rio de Janeiro, 31/5/2013

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Alma indígena minha de Elisa Andrade Buzzo
02. Houston, we have a problem de Renato Alessandro dos Santos
03. estar onde eu não estou de Luís Fernando Amâncio
04. Apontamentos de inverno de Elisa Andrade Buzzo
05. A Imagem do Som de Fabio Gomes


Mais Marta Barcellos
Mais Acessadas de Marta Barcellos em 2013
01. Para viver de literatura - 7/2/2013
02. Mamãe cata-piolho - 31/5/2013
03. Suicídio - 15/2/2013
04. Suicídio, parte 2 - 15/3/2013
05. Até eu caí nessa - 8/11/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




SP Jardins & Afins
Rosangela Lyra
Lugares e Idéias
(2011)



Emmanuel Swedenborg - Coleção Mestres do Esoterismo Ocidental
Wagner Veneziani Costa; Michael Stanley
Madras
(2007)



Tratado de Afasia
Yvan Lebrun
Panamed
(1983)



Bom dia para os defuntos
Manuel Scorza
Civilizaçao Brasileira
(1973)



Livro Físico - Um Poeta no Samba
Sérgio Bretas
Do Autor
(2022)



Condorito Nº 456
Peppo
Televisa Chile
(1988)



Razão e Sensibilidade 380
Jane Austen
Martin Claret
(2009)



Anarquistas e Operários - Ideologia, Ofício e Práticas Sociais
João Freire
Afrontamento
(1992)



O Assalto
Afonso Schmidt
Clube do Livro
(1948)



27th Ieee Int. Symposium Reliable Distributed System (srds 2008)
Amber
Amber
(2008)





busca | avançada
43087 visitas/dia
1,2 milhão/mês