Até eu caí nessa | Marta Barcellos | Digestivo Cultural

busca | avançada
74109 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> O escultor Renato Brunello participa do SCOGLIERAVIVA - Simpósio Internacional em Caorle (Veneza)
>>> “DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor”
>>> “O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto
>>> Marés EIN – Encontros Instrumentais | Lançamento Selo Sesc
>>> renanrenan e Os Amanticidas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ao Sul da Liberdade
>>> Wikipedia: prós e contras
>>> 10 coisas que a Mamãe me ensinou
>>> A filosofia fruto do tédio
>>> Estamira: a salvação no lixo
>>> Um guia para ter cultura
>>> Utopia
>>> Senna
>>> A Brasilianização do Mundo
>>> A favor do voto obrigatório
Mais Recentes
>>> História de Macaé de Alberto Lamego pela Não especificado
>>> O Papa De Hitler - A Historia Secreta De Pio Xii de John Cornwell pela Imago (2000)
>>> Minha Mocidade de Winston Churchuill pela Nova Fronteira (2011)
>>> Marcos Político-legais Da Edução Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva com CD de Ministério da educação pela Ministério Da Educação (2010)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( Nova Ortografia) de Ana maria machado pela Ática (2008)
>>> Atendimento educacional especializado obra completa com CD de Vários autores pela Seesp;Seed;Mec (2007)
>>> A educação especial na perspectiva da inclusão escolar Obra completa 10 fascículos com CDs de Vários autores pela Ministério da educação; Secretaria de educação especial / UFC (2010)
>>> Marxismo Na America Latina, O: Uma Antologia De 1909 Aos Dias Atuais de Michael Löwy org pela Fundação Perseu Abramo (2012)
>>> Curso De Física VOL. 2 E 3 de Antônio Máximo pela Scipione (2000)
>>> A Guerra: A Ascensão Do Pcc E O Mundo Do Crime No Brasil de Bruno Paes Manso/ Camila Nunes Dias pela Todavia (2018)
>>> O Enigma Chines de Wladimir Pomar pela O egigma Chinês (2015)
>>> Palavra Engajada de Reginaldo Moraes pela Unesp (2023)
>>> Entre As Assombrações Do Passado E As Sementes Do Futuro de Héctor Luis Saint-Pierre/ Isabel dos Anjos Leandro pela Hucitec (2024)
>>> O atraso do futuro e o “homem cordial” de Marcio Pochmann / Luís Fernando Vitagliano pela Hucitec (2024)
>>> Box Stefan Zweig 3 Volumes de Stefan Zweig pela Nova Fronteira (2025)
>>> Leão Tolstoi: Obra Completa BOX de Leao Tolstoi pela Nova Aguilar (2025)
>>> O Que É Esoterismo de Hans-Dieter Leuenberger pela Pensamento (1997)
>>> A Decadência do Ocidente de Oswaldo Spengler pela Zahar (1973)
>>> O Poder Cósmico Da Mente de Joseph Murphy pela Record (1965)
>>> Las Clases Sociales en América Latina de Vários Autores pela Siglo Veintiuno (1973)
>>> Civilização Material, Economia E Capitalismo - Volume 2 Os jogos das trocas de Fernand Braudel pela Martins Fontes (1996)
>>> Quando novos personagens entram em cena: Experiências e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo de Eder Sader pela Paz e Terra (1988)
>>> Tomas de Aquino os Pensadores Capitulo 10 de Tomas de Aquino pela Sem Editora (1953)
>>> Sartre os Pensadores Capitulo 68 de Sartre pela Sem Editora (1962)
>>> Civilização Material, Economia E Capitalismo, Sec XV-XVII V.3 O tempo do mundo de Fernand Braudel pela Martins Fontes (1996)
COLUNAS

Sexta-feira, 8/11/2013
Até eu caí nessa
Marta Barcellos
+ de 4800 Acessos

Setembro de 2013: O milionário e playboy Chiquinho Scarpa anuncia que, a exemplo dos faraós, que enterravam fortunas para chegarem ricos ao reino dos céus, iria colocar sob a terra um de seus bens mais preciosos, um Bentley avaliado em R$ 1,5 milhão. Absurdo, claro, mas se tratando de uma celebridade excêntrica e meio esquecida, a história convenceu. A imprensa que cobre celebridades dispostas a qualquer coisa para aparecer divulgou e foi cobrir o tal enterro.

A pegadinha de Scarpa, pelo menos, era por um bom motivo, e a mídia espontânea foi gerada sem maiores constrangimentos. Um publicitário havia bolado toda a ação para divulgar uma campanha de doação de órgãos. Assim, no dia do enterro, fotógrafos e cinegrafistas a postos, Chiquinho anunciou, ao lado do carro e do trator que havia cavado uma cova em seu jardim, ter desistido da ideia. E lançou o tema da campanha, já impresso em farto material guardado dentro da casa: "Absurdo é enterrar algo muito mais valioso que um Bentley: seus órgãos."

Outubro de 2013: No dia do Enem, o estudante Flávio Queiroz, de 20 anos, chega atrasado a um dos maiores locais de aplicação da prova. Pendura-se nas grades do portão fechado, é fotografado pela imprensa que costuma ficar no local atrás desse "personagem", e dá as declarações esperadas: "Meu pai vai ficar muito bravo". E ainda: "Agora é estudar para as próximas." Só não conseguiu, nas matérias que se espalharam pela internet, muito destaque para o desabafo "Não queria fazer Mackenzie, que é minha segunda opção!". A encenação do estudante de ciências contábeis da USP era para zoar o Mackenzie, tradicional rival da sua faculdade numa competição universitária, e só foi descoberta dois dias depois. A foto de Flávio, empoleirado nas grades, saiu até na primeira página da Folha de São Paulo.

Novembro de 2013: A Veja São Paulo coloca em sua capa o "rei do camarote" Alexander de Almeida, que gasta R$ 50 mil em uma balada na cidade e aceita gravar um vídeo para a revista com os "dez mandamentos" de quem quer ostentar riqueza e status. Na internet, segue-se uma onda de indignação, outra de desconfiança e por fim Alexander sugere que tudo poderia ser uma pegadinha. O suspense se instala, à espera do próximo capítulo: Alexander poderia dizer que não é Alexander; ou, pressionado pela repercussão negativa, alegar que tudo se tratava de uma campanha de doação de órgãos ou de uma aposta feita com os amigos da USP. À revista, já beneficiada pela audiência, caberia provar que o personagem era "verdadeiro".

Daqui a um mês, mal vamos lembrar do rei do camarote. Mas ficará registrada, em algum lugar de nossos cérebros, uma experiência que se repete: acreditar, se indignar (ou se emocionar), descobrir que foi enganado por uma pegadinha (ou jurar que desconfiou desde o início), e até mesmo não concluir se era pegadinha ou não, antes de o assunto encher a paciência. Aos mais atentos, talvez restará a lembrança da versão "definitiva" do rei do camarote oferecida por alguma emissora de TV ou blogueiro bem informado.

A intenção aqui, ao destacar as três histórias, não é fazer uma crítica ao trabalho da imprensa, cada dia mais misturado à própria internet. É até curioso que não seja mais possível culpar a mediação da imprensa por tudo que se reflete nela, como fazíamos antigamente. Não faz sentido, por exemplo, uma pessoa reclamar do sensacionalismo da imprensa enquanto ela própria clica em links suspeitos, que infectam seu computador, por não resistir à promessa de sensacionalismo. Com a mediação pulverizada pela internet, e a sua concorrência, nem sei se ainda cabe a antiga discussão sobre o papel social da imprensa, que deveria de abrir mão da audiência fácil em nome da sua responsabilidade na construção dos valores de uma sociedade.

Pode-se, assim, afirmar que a história tola sobre o carro de Chiquinho Scarpa atraiu a imprensa porque ela avaliou - corretamente - que a notícia fabricada atrairia o seu público. Era "notícia" e pronto. Da mesma forma, o estudante pendurado na grade e o sujeito que queima dinheiro na balada também são "notícias". Para completar, as táticas do marketing de guerrilha, que existem há décadas, tentam se aproveitar dessa simplificação sobre o que é relevante ou interessante para as muitas mídias, com as brechas potencializadas pela velocidade da internet - que impede e nem valoriza as checagens da informação.

Até os mais experientes e espertos na internet já foram enganados alguma vez, se não com um falso personagem ou uma falsa notícia, com uma falsa corrente, uma fotomontagem ou (nos primórdios) uma falsa crônica de Luis Fernando Veríssimo. Na medida em que apuramos o nosso faro, as táticas para nos enganar também se aperfeiçoam.

Onde isso vai parar? Não resta mais dúvida que a tecnologia e a internet - hoje, especialmente, as redes sociais - têm a capacidade de mudar comportamentos, moldar valores, criar novos vínculos sociais. A questão é se vamos nos acostumar a um mundo de muitas versões e incertezas - até porque estamos nos divertindo com paródias e ironias - ou se de alguma forma a credibilidade e a autoridade continuarão a ser relevantes.



Marta Barcellos
Rio de Janeiro, 8/11/2013

Mais Marta Barcellos
Mais Acessadas de Marta Barcellos em 2013
01. Para viver de literatura - 7/2/2013
02. Suicídio - 15/2/2013
03. Mamãe cata-piolho - 31/5/2013
04. Suicídio, parte 2 - 15/3/2013
05. Até eu caí nessa - 8/11/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




The Legal Process: Basic Problems in the Making and Application of Law
Henry Hart Jr.
Foundation Press
(1995)



A Arte de Desenhar Crianças + a arte de desenhar mão e pés
Renato Silva
Conquista



A Pele Dos Livros
Regina Gulla
Dcl
(2006)



Sálvese Quien Pueda!
Andrés Oppenheimer
Debate
(2018)



Sangue na Neve
Jo Nesbo
Record
(2015)



João e o Pé de Feijão
Tradução Anne Carolina de Souza Liliane Batista e
Cedic
(2011)



Código Florestal Comentado Moraes
Luis Carlos Silva De
Atlas
(2009)



A Missão Militar Francesa no Brasil
Jayme de Araujo Bastos Filho
Biblioteca do Exército
(1994)



Uma amizade com Deus
Neale Donald Walsch
Sextante
(2000)



Um Homem Para Qualquer Mercado - De Las Vegas A Wall Street Como Derrotei A Banca E O Mercado
Edward Thorp
Portfolio
(2018)





busca | avançada
74109 visitas/dia
2,0 milhões/mês