| Mais Recentes >>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005) >>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009) >>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009) >>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999) >>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014) >>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001) >>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975) >>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996) >>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011) >>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010) >>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015) >>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012) >>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012) >>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016) >>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009) >>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001) >>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante >>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017) >>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021) >>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019) >>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
|
|
COLUNAS
Terça-feira,
20/12/2016
Lançamento de Viktor Frankl
Celso A. Uequed Pitol
+ de 3200 Acessos
Há títulos que dão uma ideia errada do livro que nomeiam. Este é o caso de “O sofrimento de uma vida sem sentido”, do psiquiatra austríaco Viktor Frankl. O leitor desavisado tende a pensar que se trata de uma obra de auto-ajuda, impressão que parece confirmar-se pelo subtítulo “Caminhos para encontrar a razão de viver”.
Trata-se, é claro, de um engano. Quem conhece minimamente a obra de Frankl reconhecerá logo um dos temas mais caros, o do sentido da vida, e o relacionará imediatamente ao seu livro mais conhecido, “Em Busca de Sentido”, relato das experiências passadas num campo de concentração nazista, onde os internos encontravam, mesmo no mais profundo desespero, um sentido para suas existências. Mas o que conhecem a sua obra são uma pequena minoria – e o simples fato de alguém confundir esta coleção de textos de Frankl com obras de auto-ajuda já o faria sorrir. Seria, de certa maneira, a demonstração cabal de que, em nosso tempo, a busca pelo sentido da vida é mesmo endêmica: há muitos livros que falam sobre o sentido da vida, para um número imenso de pessoas. O homem moderno, com tantas necessidades satisfeitas, segue um profundo insatisfeito em temas fundamentais de sua existência. Qual a razão? As páginas deste livro procuram indicar uma resposta.
Os textos são oriundos de conferências de Frankl, dadas em várias cidades europeias. Merece particular atenção o texto de abertura, contendo uma reavaliação de Adler, Jung e Freud. Também é digno de nota o artigo sobre o sentido do sofrimento (retirado da obra de outro grande austríaco, Max Scheler) e as lições que pode-se extrair dele; e, por fim, uma interpretação da literatura contemporânea sob a ótica da psiquiatria. Em todas elas Frankl reafirma um traço distintivo do homem em relação ao resto dos animais – justamente o traço que vem sendo negligenciado pelo mundo contemporâneo: a busca pelo sentido.
Celso A. Uequed Pitol
Canoas,
20/12/2016
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Rousseau e a Retórica Moderna de Carlos Eduardo Suprinyak
Mais Acessadas de Celso A. Uequed Pitol
em 2016
01.
'As vantagens do pessimismo', de Roger Scruton - 12/4/2016
02.
80 anos de Alfredo Zitarrosa - 10/5/2016
03.
'A Imaginação Liberal', de Lionel Trilling - 8/3/2016
04.
A coerência de Mauricio Macri - 12/1/2016
05.
Sarkozy e o privilégio de ser francês - 14/6/2016
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|