A cidade e o que se espera dela | Luís Fernando Amâncio | Digestivo Cultural

busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego
>>> 14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Site de Rafael Sica
>>> Reid Hoffman por Tim Ferriss
>>> Suspense, Crimes ... e Livros!
>>> Entrevista com Chico Pinheiro
>>> Mi casa, su casa
>>> Produtor Cultural Independente
>>> Descobrindo David Goodis
>>> Somente para quem quiser (souber?) sonhar
>>> Maldito é o fruto
>>> Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
Mais Recentes
>>> Livro Os Bilhões De Arsene Lupin de Maurice Leblanc pela Pé Da Letra (2021)
>>> Treine Seu Cão Manual Completo de Dr. Bruce Fogle pela Globo (2003)
>>> Livro Star Wars A Princesa. O Cafajeste E O Garoto Da Fazenda de Alexandra Bracken pela Seguinte (2015)
>>> Livro A Guardadora De Gansos Coleção Contos De Grimm de Maria Heloisa Penteado, ilustrado por Anastassija Archipowa pela Ática (1995)
>>> Livro Put Some Farofa de Gregorio Duvivier pela Companhia Das Letras (2014)
>>> A Nuvem Da Morte de Arthur Conan Doyle pela Nova Alexandria (1996)
>>> Livro Pixarpedia A Complete Guide To The Word Of Pixar... And Beyond! de Barbara Bazaldua pela Dorling Kindersley Publishers Ltd (2009)
>>> Livro Arsene Lupin E A Rolha De Cristal de Maurice Leblanc pela Pé Da Letra (2021)
>>> Sonetos De Bocage de Manuel Maria Barbosa Du Bocage pela Ediouro (1995)
>>> Confissões De Santo Agostinho - Edição Luxo de Santo Agostinho pela Garnier (2024)
>>> Livro Star Wars Marcas Da Guerra de Chuck Wendig pela Aleph (2015)
>>> Livro O Ponto De Mutação A Ciência de O Tão Da Física de Fritjof Capra pela Cultrix (1982)
>>> Ariadne E Poeticidade de Isaura Fernandes pela Maltese (1997)
>>> Livro Arsene Lupin O Ladrão De Casaca de Maurice Leblanc pela Pé Da Letra (2021)
>>> Filosofia Para O Ensino Médio de Maria Luiza Silveira Teles (autor) pela Vozes (2010)
>>> Para Pegar Bagre De Dia, É Preciso Sujar A Água de Wander Piroli pela Leitura (2011)
>>> As Sete Leis Espirituais Do Sucesso de Deepak Chopra pela Best Seller (1999)
>>> Controle Celebral E Emocional de Narciso Irala pela Loyola (1966)
>>> Livro O Diário De Bridget Jones de Helen Fielding pela Bestbolso (2008)
>>> Livro Alice No País das Maravilhas Coleção a Obra Prima de Cada Autor 228 de Lewis Carroll, traduzido por Márcia Feriotti Meira, ilustrado por John Tenniel pela Martin Claret (2008)
>>> Livro Theodore Boone Aprendiz De Advogado de John Grisham pela Rocco (2010)
>>> Livro Casa Das Fúrias de Madeleine Roux pela Plataforma 21 (2017)
>>> Aleluia de Josué Montello pela Nova Fronteira (1983)
>>> Livro Missa Do Galo Variações Sobre O Mesmo Tema de Machado de Assis pela José Olympio (2008)
>>> Senhor Das Moscas de William Golding pela Alfaguara
COLUNAS

Sexta-feira, 24/5/2019
A cidade e o que se espera dela
Luís Fernando Amâncio
+ de 3600 Acessos

Chegar em uma capital após passar a vida toda em uma cidade de interior tem inúmeros desafios. Primeiro, você tenta dar aquela camuflada no sotaque, para não passar a impressão aos novos colegas de que é um caipira. Presta bastante atenção nas informações, decorando os nomes das ruas, dos bairros e nas direções. E se esforça para entender, afinal, qual é a lógica daquele formigueiro em que foi se meter.

Há quinze anos atrás, sem smartphone, acesso a GPS ou internet banda larga, cada viagem de ônibus urbano era uma aventura para mim. Meus sentidos ficavam em alerta, de olho na numeração das ruas, no sentido das vias, e isso tudo em pé, espremido num busão cheio, na esperança de que alguém descesse e o ambiente se tornasse menos inóspito.

Na medida do possível, eu tentava compreender Belo Horizonte. E um detalhe da capital mineira que me causava estranhamento eram aqueles prédios antigos do baixo centro, com portas de um vermelho chamativo, onde homens entravam e saíam apressados em plena luz do dia. Por mais interiorano que eu fosse, não era um grande enigma decifrar a expressão daqueles cidadãos. Eles haviam aprontado algo, ou estavam na fissura de aprontar. Fácil. Eu estava diante dos famosos “sobe e desce”, instituições tradicionais da prostituição na capital mineira.



Vindo de um lugar onde motel era algo que se escondia nas saídas da cidade, fiquei chocado com a naturalidade como o meretrício acontecia no Distrito da Luz Vermelha belorizontino. Entre lojas de importados chineses, itens para salão de beleza e pontos de ônibus, mulheres comercializavam o acesso a seus corpos como se vendessem feijão tropeiro. Simples assim, como qualquer outra negociação deste mundão capitalista.

Mas eu não estava diante de uma mera curiosidade de BH. Era a história local que se mostrava naquele trecho urbano empoeirado. Uma cidade moderna, construída no ocaso do século XIX para ser a capital de Minas Gerais, concebida pelos ideais positivistas, com a utopia de ser toda racional. A inspiração foi em metrópoles como Washington e Paris, com ruas e avenidas geometricamente projetadas, da forma mais organizada possível. E tudo com uma função estimada. A Rua Guaicurus, por exemplo, seria uma área industrial, ligando a Estação Central ao bairro Lagoinha.

Só não projetaram as enchentes do Rio Arrudas, que espantariam as indústrias dali. E não puderam conter a expansão da boemia pela região. Nas décadas posteriores à sua construção, a rua Guaicurus - e adjacências - foi tomada por estabelecimentos "alegres", com cabarés e prostíbulos para atender a públicos diversos, de distintos cavalheiros da sociedade aos trabalhadores braçais que injetavam energia na economia da capital. Hoje, não há mais glamour ali, mas permanece um complexo que, segundo dados, envolve mais de vinte hotéis, empregando algo em torno de 2.000 garotas de programa.

Esta diferença entre o que se projetou e o que efetivamente se tornou Belo Horizonte, como um todo, e a Rua Guaicurus, especificamente, integram uma história de conflito. É o que podemos observar no livro No Intuito de Produzir Influência Educativa (2019, Grupo Editorial Letramento), de Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira. A obra é o resultado do mestrado do autor, defendido em 2012 na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua pesquisa, Lucas Pereira abordou documentos das décadas de 1920 e 1930 que registram como a polícia lidou com a questão da prostituição na capital mineira. Ainda que a prática e os estabelecimentos não fossem proibidos, a autoridade pública tentou coibir excessos e desvios morais. Para o autor, com a ação, que compreendeu a criação de uma Delegacia de Costumes, pode-se considerar que houve um projeto pedagógico moralizante de controle social. O objetivo era claro: enquadrar o meretrício dentro de padrões aceitáveis à sociedade que se pretendia construir.

O autor empreendeu uma ampla pesquisa em arquivos e o livro é rico em trechos de documentos que demonstram a ação dessa polícia de costumes. Mesmo o leitor sem o costume de ler trabalhos acadêmicos de história poderá se interessar por relatos que mostram como as relações na região são marcadas por tensões. A obra está à venda no site do Grupo Editorial Letramento e pode ser encomendada aqui.

É uma leitura que indico não só para se conhecer a história de Belo Horizonte e de sua tradicional zona de prostituição. Em tempos em que discursos moralizantes ganham força, numa onda conservadora de dar inveja às autoridades da década de 1920, é importante saber que a imposição de padrões implica sempre em descriminação e marginalização. Não é o filme Frozen que está criando a homossexualidade, tampouco o vídeo postado pelo presidente não inaugurou o golden shower. A realidade é sempre mais complexa do que um projeto urbanístico e não será qualquer cartilha de bons comportamentos que definirá como os cidadãos lidarão com seus corpos.


Luís Fernando Amâncio
Belo Horizonte, 24/5/2019

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Juan José Morosoli - a solidão, a pureza, a viagem de Eduardo Maretti
02. A clepsidra e os livros de areia de Daniela Kahn
03. Lana Lane surpreende com clássicos do rock de Debora Batello
04. Divagações de Maurício Dias


Mais Luís Fernando Amâncio
Mais Acessadas de Luís Fernando Amâncio em 2019
01. 7 de Setembro - 13/9/2019
02. A Copa, o Mundo, é das mulheres - 14/6/2019
03. Lançamentos de literatura fantástica (1) - 1/3/2019
04. O Vosso Reino - 15/11/2019
05. estar onde eu não estou - 1/2/2019


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Adorno: Art, idéologie et Théorie de l'art'
Marc Jimenez
Coll. 10/18
(1973)



Guia Brasil Sub 2007 + de 200 Pontos de Norte a Sul -especial Mergulho
Ernani Paciornik - Editor
Grupo 1



Questão de Escolha
R. R. Soares
Graça Editorial



Sua Família Pode Ser Melhor
Jaime Kemp
Palavra
(2008)



Livro Infanto Juvenis Ver, Tocar E Sentir Dinossauros!
Mammoth World
Happy Books
(2020)



Gurita
Marcos Antonio Meira
Nova Letra
(2011)



O Bau E A Serpente
Amilcar Doria Matos
Bagaço
(1994)



Vôo Livre
Luiza Lobo
Cátedra Inl



Livro Literatura Estrangeira Deixados para Trás Uma Ficção dos Últimos Dias
Jerry B. Jenkins; Tim F. Lahaye
United Press
(1997)



Novas dimensões da história militar
Russel F.Weigley
Biblioteca do Exército
(1981)





busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês