Pergunta | Guga Schultze

busca | avançada
55107 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Affinity passa a ser grátis para professores, escolas e ONGs
>>> Cia Truks faz temporada de teatro em escolas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo
>>> Guilherme Dias Gomes estreia o show “Chronos” no Blue Note Rio
>>> CIA VENENO DO TEATRO estreia montagem de ÉDIPO sob ótica de Foucault dia 20 de setembro
>>> Nonada ZN Apresenta Quatro Exposições Simultâneas de Escultura, Fotografia, Instalação Site-Specific
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
Colunistas
Últimos Posts
>>> Sultans of Swing por Luiz Caldas
>>> Musk, Moraes e Marçal
>>> Bernstein tocando (e regendo) o 17º de Mozart
>>> Andrej Karpathy no No Priors
>>> Economia da Atenção por João Cezar de Castro Rocha
>>> Pablo Marçal por João Cezar de Castro Rocha
>>> Impromptus de Schubert por Alfred Brendel
>>> Karajan regendo a Pastoral de Beethoven
>>> Eric Schmidt, fora do Google, sobre A.I.
>>> A jovem Martha Argerich tocando o № 1 de Chopin
Últimos Posts
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Championship Vinyl - a pequena loja de discos
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> Para tudo existe uma palavra
>>> Wiki, wiki, hurra!
>>> 4 de Novembro #digestivo10anos
>>> Matisse e Picasso, lado a lado
>>> Entrevista com Pedro Doria
>>> Uma história do Elo7
>>> 89 FM, o fim da rádio rock
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
Mais Recentes
>>> Estatística Básica de João Ismael D. Pinheiro pela Elsevier (2009)
>>> Zen e a arte da manutenção de motocicletas de Robert Pirsig pela Paz e terra (1984)
>>> O Holocausto de Martin Gilbert pela Hucitec (2010)
>>> A Segunda Guerra Mundial: os 2. 174 Dias Que Mudaram o Mundo de Martin Gilbert pela Casa da Palavra (2014)
>>> O Outono da Idade Média de Johan Huizinga pela Cosac Naify (2010)
>>> Monet de Karin Sagner-düchting pela Taschen (2006)
>>> Salazar: Biografia Definitiva de Filipe Ribeiro de Meneses pela Leya (2011)
>>> Joana Darc de Mark Twain pela Record (2001)
>>> Em Busca da China Moderna: Quatro Séculos de História de Jonathan D. Spence pela Companhia das Letras (1995)
>>> Obra Completa de João Simões Lopes Neto pela Sulina (2003)
>>> Box História de Heródoto pela Nova Fronteira (2019)
>>> Box Dicionário Temático do Ocidente Medieval 2 Vols. de Jacques Le Goff & Jean-claude Schmitt pela Edusc (2002)
>>> Mao: a História Desconhecida de Jon Halliday & Jung Chang pela Companhia das Letras (2006)
>>> História Geral da África - a África Antiga (volume II ) de G. Mokhtar (coordenador do Volume) pela Ática (1983)
>>> História de Israel de Martin Gilbert pela Edições 70 (2010)
>>> Os Miseráveis de Victor Hugo pela Cosac Naify (2002)
>>> A Sociedade Feudal de Marc Bloch pela Edições 70
>>> Box Albert Camus (edição de Colecionador) de Albert Camus pela Record (2022)
>>> Tolstói: a Biografia de Rosamund Bartlett pela Globo (2013)
>>> O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo - 2 Vols. de Fernand Braudel pela Martins Fontes (1983)
>>> Heinrich Himmler: uma Biografia de Peter Longerich pela Objetiva (2013)
>>> Joseph Goebbels: uma Biografia de Peter Longerich pela Objetiva (2014)
>>> Box Guerra e Paz de Leon Tolstói pela Nova Fronteira (2019)
>>> Nelson Mandela: Longa Caminhada Até a Liberdade de Nelson Mandela pela Nossa Cultura (2012)
>>> Raspútin: Fé, Poder e o Declínio dos Románov de Douglas Smith pela Companhia das Letras (2018)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 30/5/2007
Comentários
Leitores

Pergunta
E a Barbra Streisand, entra onde?

[Sobre "Uma Srta. e um Blog"]

por Guga Schultze
30/5/2007 às
02h34 201.80.147.216
(+) Guga Schultze no Digestivo...
 
eu quero saber o motivo
Viktor, eu sou tão calmo e sereno que dá até vontade de sacudir. E gosto muito de discutir, de ver meus argumentos contestados. Vejo, aliás, um monte de buracos nos meus textos que podem ser rebatidos com facilidade até, e eu teria muito prazer em ver até onde eles se sustentam. Acontece que juízo de valor tem limite. Em todos os comentários contrários, eu tentei jogar pra argumentação. Não concordou e quer comentar? Explica o porquê. Eu acho que estou certo. Se alguém diz que estou errado, eu quero saber o motivo. Quando isto não acontece, fica chato e perde o sentido discutir.

[Sobre "Exceção e regra"]

por Edward Bloom
http://iaad.blogspot.com
29/5/2007 às
22h35 201.83.155.43
(+) Edward Bloom no Digestivo...
 
Amigos?
Fica tranqüilo, meu caro... nossa, não precisa disso! Vamos ficar numa boa? Olha só, apenas pensei que seria saudável comentar seu texto, discordar de você. Peço desculpas, com honestidade, se fui rude, coloquei coisas na sua boca ou te ofendi, ok? Com toda sinceridade, não foi a intenção - mas admito que eu possa ter feito isso (as palavras às vezes fogem do controle!). Fica tranqüilo que você não tem inimigo aqui, ok? (Se é que você se importa, é claro...) Abraço, Víktor.

[Sobre "Exceção e regra"]

por Víktor Waewell
29/5/2007 às
19h52 201.17.227.148
(+) Víktor Waewell no Digestivo...
 
Oscar Wilde e A Rebours (2)
Aqui na USP (FFLCH), há alguns trabalhos sobre Huysmans, inclusive a tradução As Avessas, por J. P. Paes. Não deu para consultar esse material enquanto escrevia o ensaio porque a USP está em greve. Quando voltar ao normal, vale até uma consulta. Com relação às observações da Adriana: há décadas, sou uma admiradora de Huysmans, mais por sua vida do que por sua obra. A determinação com que ele procurou a sua verdade me comove. E ele "nunca deixou barato". Há uma aura de heroísmo em sua trajetória. Ele freqüentou o que havia de melhor em termos literários em seu tempo. Foi amigo íntimo de Prosper Mérimée e de Barbey d’ Aurevilly. Com uma turma de escritores foi ao enterro de Flaubert, em 1880, além de ser o testamenteiro dos irmãos Goncourt. Ele agitou. Não teve vida de autor maldito (embora suas obras justificassem esse título).

[Sobre "O romance sobre o nada"]

por eugenia zerbini
http://netasdaema.zip.net
29/5/2007 às
19h10 201.27.81.246
(+) eugenia zerbini no Digestivo...
 
Oscar Wilde e A Rebours (1)
Olá pessoal, Adriana, Edson e Lucio (A Adriana pediu que a resposta à questão do Edson fosse compartilhada): Pois é, Wilde pode ter posteriormente afirmado que "o livro amarelo" não existia; porém, ficou mais ou menos público na época que se referia ao A Rebours. Em resposta paralela ao Edson, aventei a angústia da influência, tratada por Harold Bloom. Já pensaram que podia ser uma vaidade de autor? Além do trecho que eu cito, Wilde volta a comentar sobre o livro mais adiante, afirmando que o que lera não lhe saiu da cabeça durante anos. Eu estudei (Direito, pasmem), há tempos, em Dijon (França). Na biblioteca de Faculdade de Letras daquela cidade havia livros e algumas teses sobre Huysmans (onde me aprofundei sobre sua obra). Muitas delas abordavam essa questão.

[Sobre "O romance sobre o nada"]

por eugenia zerbini
http://netasdaema.zip.net
29/5/2007 às
19h03 201.27.81.246
(+) eugenia zerbini no Digestivo...
 
Resposta
Viktor, tem bastante espaço, sim. Vai mandando que eu vou rebatendo. Agora, comentário de boa fé? Você vem aqui, coloca palavras na minha boca dando a entender aquilo que você acha, apenas acha, que eu penso e chama isto de boa fé? Deve ser a mesma boa fé dos vândalos que invadiram a reitoria. Se eu sei pouco, se o que eu escrevi está errado, aponte que eu argumento. Pois bem, aquela assembléia pode ter sido representativa dos alunos petistas e variantes, que é o que tem nestas assembléias gerais, não representativa da USP, como deu a entender nos noticiários. Tanto que das 66 instituições, apenas 3 aderiram à greve (por assembléia interna das faculdades). Até a faculdade de filosofia da FFLCH votou contra a greve. Ninguém apartidário participa destas assembléias gerais porque é só isto que tem lá: variações de petistas e sindicalistas que, quando contrariados, aplicam suas vontades democráticas no braço. Então pergunto novamente, que papo é este de opinião dos alunos da USP?

[Sobre "Exceção e regra"]

por Eduardo Mineo(Bloom)
http://iaad.blogspot.com
29/5/2007 às
18h02 201.6.253.3
(+) Eduardo Mineo(Bloom) no Digestivo...
 
Uma Reflexão Sobre Caricatura
Oi Julio, eu nem peguei tão pesado assim, vai... Sei que você curtiu. Deixa eu só refletir um pouco sobre essa arte: a caricatura depende muito — também — da maneira como o caricaturado a vê. Muitos vêem a caricatura como uma "versão mais feia" de si mesmo, outros até dizem que ficam parecendo monstros. As pessoas tem que ver a caricatura como uma versão BEM HUMORADA de si mesmos. Não se tratam dos "defeitos" da pessoa, e sim de seus traços. Eu faço caricaturas ao vivo em eventos (festas particulares, eventos, feiras, stands, etc) e a resposta do público é sempre excelente. O grande truque é "maneirar" um pouco com a mulherada e detonar os homens...hahaha Abraços, Diogo

[Sobre "Caricaturas de Blogueiros"]

por Diogo Salles
http://www.diogosalles.com.br
29/5/2007 às
17h57 189.33.33.250
(+) Diogo Salles no Digestivo...
 
Legal o seu texto
Olá! Seguramente, tocar nesse assunto é mexer em vespeiro. Sob a minha ótica, acho que o fato de mostrar tão crua realidade em um documentário não vai ajudar muito às mulheres, a não ser que fizesse parte de uma grande campanha, que fosse exibido em diversos canais abertos, em praças públicas, em escolas, gratuitamente. Mas, mesmo assim, as pessoas que são sujeitas a essas atrocidades não precisam do filme para saber como é. O que devemos pretender é que as campanhas contra esse tipo de crime devam ser enfocadas na conscientização da sociedade em relação à denúncia, e a certeza da população de que será atendida em seus direitos básicos. Não sei se terei coragem de assistir ao documentário, mesmo que seja muito bom, pois a realidade tal qual ela, em muitos aspectos, me assusta profundamente. Abraço. Adriana

[Sobre "Abuso sexual de crianças: do silêncio para a tela"]

por adriana
29/5/2007 às
17h56 201.58.104.230
(+) adriana no Digestivo...
 
Como assim, meu caro?
Cara, não tenho espaço pra discutir todos os seus argumentos. Fiz um comentário neste espaço disponibilizado pelo Digestivo Cultural - só isso. Acho, no mínimo, pouco elegante da sua parte me chamar de preguiçoso ou desonesto, na posição de colunista que você ocupa. Cabe a você digerir o comentário, que foi feito de boa fé, cara! Na verdade, só quis dizer, com serenidade, que você sabe muito pouco sobre os assuntos pelos quais discorreu com tanto extremismo. Não há como negar. Mas, se você pediu, dou (mais) um exemplo: 1500 alunos podem formar sim uma assembléia representativa, a menos que ela não tenha sido minimamente divulgada. Nunca ouvi falar de uma assembléia com 51% dos alunos da USP, que dá umas 75 mil pessoas (teria que chamar todo mundo pro Morumbi!). Mas, enfim, depois da sua última resposta, creio não ser saudável discutirmos mais, uma vez que você, sem sequer me conhecer, ousou sugerir, durante uma discussão quase técnica, defeitos pessoais em mim.

[Sobre "Exceção e regra"]

por Víktor Waewell
29/5/2007 às
17h40 201.17.227.148
(+) Víktor Waewell no Digestivo...
 
a fama tem dessas coisas!
Ana, Milton Hatoum pode ter lá suas razões para não citar novos escritores nas colunas dele, mas, diante da desculpa que deu ao Leandro Oliveira sobre não "promover" esses novos, fiquei a pensar, e em um instante me veio à mente o nome do escritor francês, Guy de Maupassant, que, em 10 anos, publicou 27 livros, e é um dos maiores escritores de literatura mundial. É... a fama tem dessas coisas! Infelizmente. Mas, ninguém é obrigado a nada, a fazer nada. Hoje, se te pedirem uma "orelha", é possível que a escrevas. Amanhã, para não a escreveres, poderás alegar uma série de desculpas, algumas muito esfarrapadas. Ana, um grande abraço. Continuo admirando teus textos.

[Sobre "Hatoum e os novos autores"]

por Américo Leal Viana
29/5/2007 às
14h43 200.223.252.194
(+) Américo Leal Viana no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Momentos de Musica Brasileira
Lea Vinocur Freitag
Nobel
(1986)



Livro Literatura Estrangeira O Olho de Hertzog
João Paulo Borges Coelho
Ndjira
(2010)



Los Hermanos - Turnê 2012
Bruno Medina
Automatica
(2015)



Filosofia na escola - o prazer da reflexao
Marcos Antonio
Moderna
(2008)



Conversacoes Sobre Final De Analise
Sonia Leite
7 Letras
(2023)



Ecce Homo
Friedrich Nietzsche
Martin Claret
(2000)



Só se conhece a paz quando se conhece a Deus 319
Alexandre Silveira
Palavra & Prece
(2010)



Geografia Geral e do Brasil Volume Único
Eustáquio de Sene; João Carlos Moreira
Scipione
(2010)



Livro Literatura Brasileira Assombros Urbanos
Dionisio Jacob
Companhia das Letras
(2003)



Literatura Brasileira: Do período realista à literatura contemporânea - Linguística, frases e artes.
Prof. Maria Gonzalez Bezerra
Uniasselvi
(2021)





busca | avançada
55107 visitas/dia
1,9 milhão/mês