Homem hightech | Rogério Prado

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
Mais Recentes
>>> Os Filhos De Anansi de Neil Gaiman pela Intrinseca (2015)
>>> Enciclopédia De Guerras E Revoluções - Volume Iii de Francisco Silva pela Elsevier (2015)
>>> Lugar Nenhum de Neil Gaiman pela Conrad (2010)
>>> Maldita (vol. 2) de Chuck Palahniuk pela Leya (2014)
>>> Sobrevivente de Chuck Palahniuk pela Leya Brasil (2012)
>>> Seis Problemas Para Dom Isidro Parodi/ Duas Fantasias Memoráveis de Jorge Luis Borges / Adolfo Bioy Casares pela Biblioteca Azul (2014)
>>> O Ator E Seus Duplos: Mascaras, Bonecos, Objetos de Ana Maria Amaral pela Edusp (2001)
>>> Qualityland de Marc Uwe Kling pela Tusquets (2025)
>>> Ame A Realidade de Byron Katie pela Bestseller (2022)
>>> History Of Western Philosophy de Bertrand-russell pela Allen & Unwin (1961)
>>> As Cavernas De Aço de Isaac Asimov pela Aleph (2013)
>>> O Lesbianismo No Brasil (serie Depoimentos) de Luiz R. B Mott pela Mercado Aberto (1987)
>>> Between Existentialism And Marxism de Jean-paul Sartre pela William Morrow (1976)
>>> What Is Literature? de J. -p. Sartre pela Routledge (up) (1978)
>>> Amanhã Amadrugada (palavra Africana) de Vera Duarte pela Vega (1993)
>>> Ceremonial Chemistry: The Ritual Persecution Of Drugs, Addicts, And Pushers de Thomas Stephen Szasz pela Routledge And K. Paul (1974)
>>> Glass Children And Other Essays de Daisaku Ikeda, Burton Watson pela Kodansha Usa Inc (1979)
>>> O Silmarillion de J. R. R. Tolkien pela Wmf Martins Fontes (2009)
>>> Half The Sky: An Introduction To Women's Studies de Bristol Women's Study Group pela Virago (1979)
>>> Conditions Of Illusion: Papers From The Women's Movement de No Author pela Feminist Books (1974)
>>> Bhagavad-gita (o) Uma Nova Tradução de Georg Feuerstein pela Pensamento (2015)
>>> Wedlocked Women de Lee Comer pela Feminist Books (1974)
>>> Bessie Empress of the Blues de Chris Albertson pela Abacus Uk (1972)
>>> Livro Memória Histórica Del Barrio Nuevo Día de Milec J. Gómez Falcón pela El perro y La Lana (2007)
>>> Vantagens De Ser Invisivel de Stephen Chbosky pela Rocco Jovens Leitores (2012)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 31/5/2002
Comentários
Leitores

Homem hightech
Lembrei-me de um texto do Millor, que dizia mais ou menos o seguinte: trinfará a sociedade que mantiver congelado o último homem que souber fazer conta na ponta do lápis, pois quando todos os computadores entrarem em pane ele será descongelado e será o senhor do mundo. Me parece de uma estupidez imensa a tecnologia-pela-teconologia, o sujeito que quer o último modelo de computador portátil não porque o seu atual não lhe esteja servindo, mas porque o último é o mais recente. E acho que o japonês (não só ele, claro) representa muito bem esse papel do homem hightech, como se a teconologia não fosse apenas um meio, mas o paradigma a ser seguido e, nos casos extremos, incorporado, sob pena de exclusão do mundo dito "avançado".

[Sobre "Psiquiatra declara Japão Oficialmente Maluco"]

por Rogério Prado
31/5/2002 às
13h56 200.194.102.154
(+) Rogério Prado no Digestivo...
 
ai,ai,ai....
Ui...já encheu.Vão bater boca em outro lugar,bando de chatos.Não dá mais para aguentar.Que saudades das discussões interessantes.Que saudades daqueles que não precisam dizer quantos livros/mês ou livros/ano vale suas cabeças...Sérgio Augusto,onde está você?Venha ensinar sua adorável modéstia e deliciosa inteligência a essas crianças ranhentas...

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Andréa Trompczynski
31/5/2002 às
12h43 200.193.168.228
(+) Andréa Trompczynski no Digestivo...
 
Excelente resenha
Excelente resenha feita por Sérgio Amaral, que acompanho em vários trabalhos. Espero ver mais de suas resenhas neste site.

[Sobre "Quem entende de História e quem se faz entender"]

por Ricardo de Jesus Mor
31/5/2002 às
09h17 200.226.1.31
(+) Ricardo de Jesus Mor no Digestivo...
 
Estudar um direito de todos
O ensino anda muito caro, muitas pessoas largaram o estudo por falta de condições para pagá-los, e aqueles que estudam com sacrifício não tem condições de competir vagas públicas com outros que tem um horário mais livre para estudar, e também uma melhor bagagem de conhecimentos. Trabalhar e estudar é duro, e existe muita gente boa fazendo isso. Em relação a leitura, os colégios poderiam dar mais incentivo, pedindo que os alunos lessem e comentassem em sala de aula, normalmente os petizes gostam de brincar, portanto talvez seja necessário que se torne uma obrigação prazerosa.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Suely Coelho
31/5/2002 às
04h41 200.154.217.100
(+) Suely Coelho no Digestivo...
 
Zogo Suzo!
Caro Alexandre, o seu excelente texto foi balsâmico para o meu espírito ferido, inquieto e revoltado. Como se já não bastassem as hipocrisias rubras, será que também precisamos engolir as hipocrisias amarelas? Não! Basta de grotescos pets tomagoshis, de lixo tecnológico e das invasões predatórias em nossas florestas. Basta de ver japoneses fantasiados de biólogos matando centenas de baleias (sob pretexto de pesquisa científica, ha ha ha!) e enfurnando-se na Amazônia para esburacar a terra e arrancar nossas raízes com propriedades medicinais. Não são apenas as raízes; são as folhas, flores, frutos, caules, borboletas, taturanas, cipós, pequenas aves raras... tudo eles metem em barricas, lacram e despacham para a Terra do Sol Nascente. E tais furtos são praticados sob as barbas do Governo Federal, que nunca soube proteger nossas riquezas, sejam elas naturais ou artificiais. Nunca soube proteger nada que fosse nosso, eis a triste verdade! Estou "por aqui" com esses sorrisinhos e mesuras asiáticos, que só fazem disfarçar secretas gargalhadas de escárnio. De quem estão rindo? Claro que de nós, os idiotas saqueados, que ainda compram todo aquele tecnolixo, aqueles aparelhos eletrônicos fabricados com prazo exato para quebrar e nunca mais funcionar! Zogo Suzo! Muita Suzeila! Muita Patifalia! Alexandre, obrigado pelo texto.

[Sobre "Psiquiatra declara Japão Oficialmente Maluco"]

por Dennis
31/5/2002 à
00h31 200.158.234.136
(+) Dennis no Digestivo...
 
...
Primeiro nunca afirmei fazer parte da elite intectual do país, seria muita presunção. Sou apenas uma pessoa que gosta de um bom livro, boa música, bons filmes, de viajar e conhecer novas culturas. Segundo, erros de digitação podem ocorrer. Isto talvez não aconteça com quem tem o hábito de repassar o texto algumas vezes antes de publicá-lo.

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Yara Romero
30/5/2002 às
22h24 200.181.172.128
(+) Yara Romero no Digestivo...
 
O colecionador de insultos
Muito obrigado, Karla, por tentar descer de sua superior condição intelectual para se fazer entender por mim. Mas na minha terra a gente concorda verbo e usa vírgula adequadamente. Tente de novo. Se precisar, posso te emprestar a gramática que usamos aqui. Nós escrevemos em Português.
E não precisa concordar comigo, não. Fique à vontade: talvez mais do que receber elogios de quem admiro, acumular insultos de quem desprezo me anima a continuar escrevendo.
Acho divertidíssimo acompanhar a lucidez do raciocínio de vocês. É engraçadíssimo ler alguém me chamando de Mongol, de machinho encalhado, de pseudo-intelectual americanizado, de picareta falsificador de mensagens, de crítico incompetente, de fascista adolescente. Realmente, Karla, não recebi nenhuma agressão pessoal. Eu é que não sei interpretar texto. Nem escrever. Não na língua de vocês. Repito: eu me comunico em Português - não numa língua em que alguém que se considera elite, tentando me explicar quem são as "mentes femininas pensantes" do seu país, conjuga o presente do verbo "assistir" na terceira pessoa do singular como "assisti".
Nada poderia justificar mais a validade do meu texto do que os comentários de vocês. Muito obrigado a todos! Beijos e abraços,
Eduardo

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Eduardo
30/5/2002 às
20h45 200.213.203.195
(+) Eduardo no Digestivo...
 
Cadeia com eles!
É, meu caro Maurício, às vezes a verdade dói pra muitos. Sempre achei que essa arte contemporânea é, em parte, embromação, coisa de quem não foi ou é capaz de absorver aqueles conhecimentos e a técnica necessários a uma boa e sincera produção artística. Mas, nem todos embromam, é preciso que se faça justiça. Quem, em sã consciência poderia nivelar toda essa produção por baixo, sem pesar isso ou aquilo, levando em conta as características de cada um? Por certo que algo necessita ser feito em prol da arte do passado, a figurativa, face à campanha insidiosa de alguns marchands abomináveis, de mãos dadas com alguns críticos horrendos, experts em produzir gênios da arte a partir de cabeças ocas e, o que é pior, lançando a confusão e a dúvida no público pouco esclarecido a respeito do que seja Arte, com "A" maiúsculo. Como você bem o disse, levaremos tempo para consertar toda essa bagunça produzida por eles.Críticos de arte? Marchands? Muitos deveriam enfrentar a barra do tribunal, por serem criminosos, em sua prática persuassiva de que lixo é (também) Arte! Cadeia com eles!

[Sobre "Crítica à arte contemporânea"]

por Afonso Barreto
30/5/2002 às
20h26 200.221.145.111
(+) Afonso Barreto no Digestivo...
 
...
Isso não é humano ...

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Ricardo
30/5/2002 às
20h20 200.227.233.195
(+) Ricardo no Digestivo...
 
Concorde comig e direi quem és
Ah, então opinião boas e sérias são aquelas que concordam com vc? Sinto muito... E português correto, qual é? Vc não entendeu o espírito da coisa: tive que baixar o nível pra poderes acompanhar. Posso me considerar de uma elite sim, pois tive oportunidades que infelizmente poucas pessoas no Brasil tem e, assim como vc Sue, também sou professora em 02 Universidades, participo de vários grupos de estudo e os 02 livros que leio não são por ano (se este é o seu hábito, Eduardo, desculpe mas não é o meu!). Concordo que isto não significa inteligência nem intelecualidade, nem tão pouco estou aqui pra defender esta ou aquela apresentadora. Apenas não concordo com o escrito no "texto" e sou livre pra expressar a minha opinião. Agora, ele é tão inseguro sobre o que escreve e ainda está tão preso a adolescência (fase pela qual eu já passei há alguns muitos anos), que responde mensagem a mensagem como se fosse uma agressão pessoal. O bom crítico tem que ter cacife pra aguentar as concordâncias e as discordâncias... E dizer que Rita Lee não é inteligente ou que não é um dos grandes expoentes da nossa música é lamentável! É a inteligência rebolante sobressaindo-se sobre a inteligência pensante... e que infantilidade ficar aqui discutindo sobre isto...

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Karla Albuquerque
30/5/2002 às
19h49 200.227.56.69
(+) Karla Albuquerque no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Contos de Amor para Você 1 452
Ayumi Shiina
Panini Comics



Saindo da Garagem
Rodrigo Kuster; Gabriel Machado; Vitor Durão
Salta
(2015)



Introdução Aso Sistemas Operacionais
Ida M. Flyn/ Ann Mclver Mchoes
Thomson
(2002)



A Nova Lógica do Sucesso 458
Roberto Shinyashiki
Gente



Os Famintos
Thomas mann
Nova Fronteira
(1982)



Os Segredos Russos na ParaPsicologia
Martin Ebon
ArteNova
(1973)



Lanterna Verde: A Noite Mais Densa 30
Dc
Dc
(2011)



A General Theory Of Elastic Stability
J. M. T Thompson
J. Wiley
(1973)



A Vida e o Pesamento de Voltaire
Fernanda Cury
Minuano



Coleção Federalismo e Tributação
Misabel Abreu Machado Derzi e Outros
Arraes





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês