Realidade em Pindorama | Fina Endor

busca | avançada
104 mil/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Trama provocadora ambientada nos anos 80, “Zero Grau” estreia no Cine Joia, em Copacabana
>>> “Jazz Proibidão” recebe diversas atrações na Arena Samol, na Gamboa
>>> “Luara e as Comadres” mostra a força da mulher no Samba em série de shows no RJ
>>> Convite Ecoarts Amazônia – Inauguração da Casa da Floresta e Lançamento do livro Sementes da Mudança
>>> Nouveau Monde
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A diferença entre baixa cultura e alta cultura
>>> Universo Elétrico, de David Bodanis
>>> Máximas sobre a ideia de Universidade
>>> Hilda Hilst
>>> Converta seu Tweet em Camiseta
>>> Wagner entrevista Beethoven
>>> Meu eu escritora
>>> Experiência privada e explicação pública
>>> O Direito mediocrizado
>>> A pulsão Oblómov
Mais Recentes
>>> Quando o Passado não Passa de Elisa Masselli pela Vida e Consciência (2004)
>>> O Arroz de Palma de Francisco Azevedo pela Record (2013)
>>> Monteiro Lobato - Literatura Comentada de Vários Autores pela Nova Cultural (1988)
>>> Getúlio Vargas - Diário Volume 1. 1930 -1936 de Getúlio Vargas pela Siciliano (1995)
>>> Guimarães Rosa - Literatura Comentada de Vários Autores pela Nova Cultural (1988)
>>> Getúlio Vargas - Diário Volume 2. 1937-1942 de Getúlio Vargas pela Siciliano (1995)
>>> Supernatural E A Filosofia Metafísica e Monstros...Para Idjits de Willian Irwin pela Madras (2014)
>>> João Antônio - Literatura Comentada de Vários Autores pela Nova Cultural (1988)
>>> Os 100 Segredos Das Pessoas Felizes de David Niven pela Sextante (2001)
>>> Jorge Amado - Literatura Comentada de Vários Autores pela Nova Cultural (1988)
>>> Leucipo e Demócrito - Os Primeiros Atomistas Claudia Milani de Claudia Milani pela Salvat (2016)
>>> Alice No Pais Dos Enigmas (1º impressão) de Raymond Smullyan pela Jorge Zahar (2010)
>>> Labirintos de Celso Divino F. Farias pela Massao Ohno (1990)
>>> The Captain Underpants Extra-crunchy Book O' Fun de Dav Pilkey pela Scholastic Inc. (2001)
>>> Fernando Sabino - Literatura Comentada de Vários Autores pela Nova Cultural (1988)
>>> Shiva - Historias E Ensinamentos Do Shiva Mahapurana de Vanamali pela Madras (2025)
>>> Invenção da Cidade de Clemente Luz pela Record (2025)
>>> Os Lohip-hopbatos Em A Guerra Da Rua Dos Siamipês (6º reimpressão) de Flavio De Souza pela Companhia Das Letrinhas (2022)
>>> As Sete Leis Espirituais Do Sucesso de Deepak Chopra pela Best Seller (2002)
>>> Tao Te Ching de Lao Tse pela Martin Claret (2023)
>>> José de Alencar - Literatura Comentada de Vários Autores pela Nova Cultural (1988)
>>> Pitágoras: a Infância da Filosofia de Victor Gómez Pin pela Salvat (2017)
>>> Metamorfose de Kafka pela Brasiliense (1991)
>>> Experiencializando o Mundo! 40 Histórias Reais Baseadas no Método Experiencialise! de Manoel Carlos Junior pela Papel Brasil (2021)
>>> Vinho E Algo Mais de Marcelo Capello pela Record (2004)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 26/6/2002
Comentários
Leitores

Realidade em Pindorama
Em terra de débil-mental, pseudo-intelectual é rei.

[Sobre "Ludopédio em Pindorama"]

por Fina Endor
26/6/2002 à
00h18 200.191.181.125
(+) Fina Endor no Digestivo...
 
O penta é nosso
Vez por outra acontece um chilique de intelectualismo por aqui. Ainda bem que Fred Neumann e Ana Veras deram uma arejada na discussão. Achei o mais legal de tudo a franqueza de Neumann citando seu avô, que por mérito próprio logrou subir na vida. A propósito, uma das expressões mais destestadas por intelectual é "subir na vida". Eles, os intelectuais, só curtem mesmo é política de welfare, que cria gerações de dependendes em assistência social, caridade pública, tickets disso, tickets daquilo, etc. etc....

[Sobre "Ludopédio em Pindorama"]

por Toni
25/6/2002 às
20h05 200.176.140.205
(+) Toni no Digestivo...
 
Deveria...
Eu gostaria que colocassen mais fotos do Harry Potter interessantes no saite,e me enviassem!

[Sobre "O Jovem Bruxo"]

por Luana
25/6/2002 às
19h58 200.203.154.209
(+) Luana no Digestivo...
 
Eu adorei!
Oi!Eu adoro o Harry Potter!E eu gosto de todo o tipo de comentário sobre ele, e achei muito legal esse texto,pois a maioria dos bruxos nos filmes são más,maseu sei que não é assim! Me mande E-mail,e fotos do Harry Potter e da turma dele.

[Sobre "O Jovem Bruxo"]

por Luana
25/6/2002 às
19h41 200.203.154.209
(+) Luana no Digestivo...
 
Descoberta da beleza
Então foi o Fídias quem descobriu o belo! Ou ao menos o racionalizou, né? Aproximar-se dos padrões da natureza, eis o critério. Parabéns pelo excelente texto, Rafael! Um abraço P.S. Achei que você fosse mencionar o Aleph do Borges quando se referiu ao alfa e achei que fosse mencionar a Biblioteca de Babel quando falou sobre constante de Champernowne. Você considera esses textos manjados demais?

[Sobre "Pi, o [fi]lme, e o infinito no alfa"]

por Rogério Prado
25/6/2002 às
17h10 200.194.102.154
(+) Rogério Prado no Digestivo...
 
Mastigar faz bem
É claro que nem todo mundo é fluente em inglês, Vanessa. Mas quem não é pode, com facilidade, consultar um dicionário e traduzir por conta própria os trechos transcritos. Foi também assim que eu aprendi. Essa é uma oportunidade e o meu estímulo. Quem é incapaz desse pequeno esforço está fadado a se marginalizar culturalmente; e não adianta colocar a culpa nos outros - nem em mim. Concordo que discussões pretensiosamente eruditas são irritantes e, geralmente, confinadas em becos. E é exatamente a isso que o Digestivo se opõe. O que não significa que eu vá dar papinha na boca de quem não quer aprender.

[Sobre "O do contra"]

por Eduardo
25/6/2002 às
18h03 200.213.203.195
(+) Eduardo no Digestivo...
 
A quem querem alcançar?
Eduardo, Você já pensou que muitos leitores podem não ser fluentes na língua inglesa? Não acha um pouco (ou muito) pedante fazer transcrições em inglês, sem sugerir ao menos uma tradução livre para elas (e suponho que você tenha capacidade de fazê-lo, já que, para ter lido e entendido os textos em inglês, deve ter fluência)? Não acha anti-democrático, restringindo a reflexão de suas idéias a grupos menores (e acho que se essa fora intenção do site, a princípio acessíverl a todos, realmente é uma grande pena)? No meu caso, tenho fluência em inglês, pude entender perfeita e inteiramente o sentido de seu texto. Mas sinto que sou uma minoria. O site não pode ter a pretensão de dirigir-se apenas a poliglotas, a pessoas de alto saber ou coisa assim (e não me diga que saber inglês é "básico", porque estamos no Brasil). Discutir cultura é essencial para todos - não basta criticar os "limitados", é preciso dar oportunidade e estímulo a todos para que pensem, reflitam também, criando assim um espírito crítico que não se restrinja a pequenos grupos de erudição superior (ou pretensa erudição pretensamente superior). Esse tipo de atitude não é digna do Digestivo Cultural e espero que vocês não queiram fechar-se em um grupinho de críticos voltados para um seleto público erudito ou quase erudito ou supostamente erudito (o que é pior). Obrigada, Vanessa

[Sobre "O do contra"]

por Vanessa Rosa
25/6/2002 às
16h57 200.173.123.2
(+) Vanessa Rosa no Digestivo...
 
Darren Aronofsky
Prezado Rafael: Seu texto sobre "Pi" de Aronofsky é uma excelente introdução para quem quer saber deste novo cineasta, um dos melhores da nova geração, ao lado de Paul Thomas Anderson e David Fincher. Para quem não sabe, Aronofsky também fez "Réquiem para um sonho", um dos filmes mais duros sobre o vício, ao lado de "O Homem do Braço de Ouro", de Otto Preminger e com Frank Sinatra.

[Sobre "Pi, o [fi]lme, e o infinito no alfa"]

por Martim Vasques
25/6/2002 às
12h50 200.211.120.247
(+) Martim Vasques no Digestivo...
 
Sede de sentido
Frankl escreveu também um livrinho, Sede de Sentido, que, no Brasil, foi publicado por uma editora ligada à Igreja Católica. Se não me engano, sua teoria permanece injustamente desconhecida por aqui. Parabéns pelo texto, portanto, e abraço,
Eduardo

[Sobre "Direito de Sentido"]

por Eduardo
25/6/2002 às
11h41 200.213.203.195
(+) Eduardo no Digestivo...
 
saudades de kevin arnols.....
incrível, há anos que nao ouvia falar desse seriado, e fazendo uma pesquisa no google sobre os anos 70... como é bom saber quantas pessoas emocionaram-se, como eu, em cada história, cada capítulo. Os finais de cada episódio, onde ouvíamos as reflexões do Kevin já adulto, e ao fundo aquela trilha sonora... alguns episódios ficaram impregnados na minha memória, como aquele em que toca riders on the storn do doors,é incrível, toda vez que escuto essa música lemobro do Kevin na sua caverna...ou as músicas do simon e garfunkel e tantas outras... como esquecer os conflitos do pai repressor e a louca da Karen e seu namorado hippie...a mãe, sempre em segundo plano, que resolve revolucionar aquela vidinha, começando a trabalhar, como muitas nos anos 60/70...bom, voltando a vida real, os poucos episódios que eu tinha gravado perderam-se na praticidade dessa minha vida adulta...que pena...bom, se alguém puder me informar como eu posso adquirir a trilha sonora, parece que é uma caixa com 5 cd's, mas nunca encontrei à venda, cheguei a procurar na internet algumas vezes, sem sucesso, portanto, agradeço a informação.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por valeria
24/6/2002 às
21h27 200.191.49.187
(+) valeria no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Matemática Financeira para Todos os Concursos
Sergio Altenfelder
Campus
(2007)



Aprenda as Boas Maneiras
Dora Maria
Ediouro
(1961)



Nutriçao Enteral Em Pediatria
Rubens Feferbaum
Yendis Editora
(2012)



Estudo de Filologia e Linguística
Estudo de Filologia e Linguística
Tag



Mensagem Angelical
Mônica Buonfiglio
Pandora
(2000)



O Que É: Jornalismo - Editora - Cinema
Clóvis Rossi, Wolfgang Knapp e Jean Claude Bernadet
Círculo do Livro
(1989)



Quando Vier o Silêncio, o Problema Mineral Brasileiro
Charles Trocate / Tadzio Coelho
Expressão Popular
(2020)



Gestão Contemporânea Cidades Estratégicas e Organizações Locais
Tânia Fischer
Gv
(1996)



A Casa da Floresta
Marion Zimmer Bradley
Rocco
(1994)



Revista Planeta 9 números de 1997
Editora Três
Três
(1996)





busca | avançada
104 mil/dia
2,1 milhões/mês