Perspectiva e parcialidade I | mauro judice

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Manual para o leitor de transporte público
>>> O que faz de um livro um clássico
>>> Fetiche por película
>>> A resistência é vermelha
>>> Saudosismo
>>> Sebastião Rodrigues Maia, ou Maia, Tim Maia
>>> Maupassant e Flaubert
>>> the human calendar
>>> Furo! Furo! Furo!
>>> Seis vezes Caetano Veloso, por Tom Cardoso
Mais Recentes
>>> A Ira de Mulgarath - Livro 5 - as Crônicas de Spiderwick (1º edição - capa Dura) de Tony Di Terlizzi; Holly Black pela Rocco Jovens Leitores (2006)
>>> O misterio da fabrica de livros (59º edição) de Pedro Bandeira pela edições Rosari (1994)
>>> Cartografia Manuscrita De Brasil En Las Colecciones Españolas (1500-1822) de Juan Vicente Bachiller Cabria pela Universidad De Salamanca., Centro De Estudios Brasileños (2008)
>>> Relacoes Brasil-eua No Contexto Da Globalizacao de Moniz Bandeira pela Senac (1999)
>>> World Atlas Of Tea de K. Smith pela Mitchell Beazley (2016)
>>> Graphis Digital Fonts 1 de Baruch Gorkin/ Herausgegeben Von Edite Par pela Graphis Inc (1996)
>>> O Que Dizem As Mãos de Cheiro pela Hemus (1971)
>>> La Industrializacion En America Latina Y Asia Oriental de Pablo Bustelo pela Complutense S A Editorial (1994)
>>> Direitos Humanos e as politicas públicas transversais de raça, classe e genêro de Julio Mangini Fernandes pela Pontes (2019)
>>> A Droga da Obediência (117º Impressão - com suplemento de leitura) de Pedro Bandeira pela Moderna (1995)
>>> El Nuevo Modelo Económico En América Latina de Bulmer-thomas Víctor (comp.) pela Fondo De Cultura Económica (1997)
>>> Manson, A Biografia de Jeff Guinn pela Darkside (2014)
>>> Disney Velho Oeste de Abril pela Abril (2012)
>>> Descolonizar O Imaginario de Gerhard Dilger/ Miriam Lang/ Jorge Filho pela Autonomia Literária (2016)
>>> A Cidade-fantasma de Sarah Dixon pela Scipione (2011)
>>> O Deus da Esperança Motivação e Alegria em Meio às Dificuldades da Vida de Flavio Valvassoura pela Mundo Cristão (2019)
>>> Ruído: Uma Falha No Julgamento Humano de Daniel Kahneman/ Olivier Sibony/ Cass Sunstein pela Objetiva (2021)
>>> O Enigma Do Quarto 622 de Joel Dicker pela Intrinseca (2020)
>>> Rapido E Devagar: Duas Formas De Pensar de Daniel Kahneman pela Objetiva (2012)
>>> As Armas Da Persuasao: Como Influenciar E Nao Se Dexar Influenciar de Robert B Cialdini pela Sextante (2012)
>>> O Homem E Seus Simbolos de Carl G. Jung pela Harpercollins Brasil (2020)
>>> No Mundo Da Lua: Perguntas E Respostas Sobre O Transtorno Do Déficit De Atenção Com Hiperatividade Em Crianças, Adolescentes E Adultos de Paulo Mattos pela Lemos (2005)
>>> A Mente de um Viciado e os 5 Passos para a Cura de Rogério Formigoni pela Unipro (2017)
>>> Confesso Que Vivi de Pablo Neruda pela Bertrand Brasil (2010)
>>> Cartas De Amor De Homens Notaveis: Romances Protagonizados Pelas Personalidades Mais Marcantes Da Historia de Ursula Doyle (org. ) pela Best Seller (2010)
COMENTÁRIOS

Domingo, 31/1/2010
Comentários
Leitores

Perspectiva e parcialidade I
Reclama-se que as pessoas vão logo polarizar para o bem ou para o mal a respeito do filme, de acordo com suas posições partidárias. Se alguém é partidário, só pode opinar tomando partido, senão, ele seria imparcial. Agora, a crítica à polarização é inócua. Não atinge os parciais, porque, se eles se achassem parciais, não o seriam. Se não produz efeito nas pessoas que pensam parcialmente, menos ainda a crítica incide nos imparciais. Indivíduo de visão não precisa ser avisado da existência de barricadas parciais, porque ele só conseguiu se tornar imparcial após ter consciência da parcialidade. Homem honesto nunca pensa de forma partidária. A verdade não é propriedade de um partido, como não é de um homem. Às vezes, está com um partido, às vezes com outro (ou com nenhum deles). Um homem honesto é sempre apartidário, porque não quer apoiar uma mentira, quando o partido estiver errado. A essência da arte não é ver a verdade, mas as perspectivas em que se enxerga a realidade. A arte nunca...

[Sobre "O filme do Lula e os dois lados da arquibancada"]

por mauro judice
http://www.gizeditorial.com.br/maurojudice
31/1/2010 às
20h26 201.93.70.28
(+) mauro judice no Digestivo...
 
Um véu sobre o verdadeiro Irã
Ótima resenha, consegue reunir e destacar os pontos relevantes da obra, que de fato proporciona reflexões e entretenimento. É interessante observar a metáfora: um véu encobre o verdadeiro Irã, em que mulheres trabalham, estudam, pensam, opinam, mas, aos olhos do Ocidente, é apenas um país "atrasado". Parabéns ao autor do livro e ao do artigo.

[Sobre "O Véu, de Luis Eduardo Matta"]

por Roberta Resende
31/1/2010 às
18h03 201.52.159.102
(+) Roberta Resende no Digestivo...
 
Niemeyer fora de moda
Em tempos de ecologia e ambientalismanis, as obras de Niemeyer deveriam ser banidas da face da terra. Falta de funcionalidade, beleza, desperdício de tempo, dinheiro e material.

[Sobre "Niemeyer e a unanimidade"]

por Titus
http://megacritica@gmail.com
30/1/2010 às
21h17 200.234.227.55
(+) Titus no Digestivo...
 
Marina em vez de Dilma
Marina Silva. Primeiro porque gostei muito dos trabalhos anteriores dela. Segundo porque acho que a Dilma não seguirá com o bom governo adotado pelo Lula. [São Paulo - SP]

[Sobre "Promoção Lula: O Filho do Brasil"]

por David da Silva Pires
30/1/2010 às
10h42 143.107.44.18
(+) David da Silva Pires no Digestivo...
 
Ninguém segura!
Claro que o Brasil está progredindo! Basta ver os noticiários pelo mundo e notar o cenário econômico. Ninguém segura este país! [São Paulo - SP]

[Sobre "Promoção: Deu Tilt no Progresso Científico"]

por David da Silva Pires
30/1/2010 às
10h40 143.107.44.18
(+) David da Silva Pires no Digestivo...
 
Aceleração do crescimento
Se observarmos bem, acredito que está. A passos lentos, mas melhor devagar do que ficar parado. Percebo uma maior consciência das pessoas para questões de educação, leitura e meio ambiente. Vamos torcer para tudo isso "acelerar" e atingir outros campos também. [Paulista - PE]

[Sobre "Promoção: Deu Tilt no Progresso Científico"]

por Severino Rodrigues
30/1/2010 às
10h39 189.93.184.54
(+) Severino Rodrigues no Digestivo...
 
A vez do cinema brasileiro
Sei que lista de destaques são bastante pessoais e que estão isentas de imparcialidade, mas ainda assim podem acontecer algumas injustiças, não que seja o caso da sua ótima lista, mas esperava uma maior participação de filmes nacionais, já que o cinema brasileiro de qualidade se firmou nesta primeira década do século. "Cheiro do Ralo", "Cidade Baixa", "Amarelo Manga", "Madame Satã", "À Deriva", "Via Láctea" e vários outros são bons exemplos de filmes que tiveram boa repercussão aqui e lá fora.

[Sobre "Os filmes mais significativos da década"]

por Amábile Grillo
http://unsdizeres.blogspot.com/
30/1/2010 às
02h47 187.90.45.226
(+) Amábile Grillo no Digestivo...
 
Dúvida
Não entendi o propósito do texto. Há alguma mensagem implícita que me passou despercebida?

[Sobre "O menino mais bonito do mundo"]

por Miguel Lannes Fernan
http://ponteiroapontado.blogspot.com
29/1/2010 às
14h32 200.99.25.194
(+) Miguel Lannes Fernan no Digestivo...
 
Liindoo
Estou louca para ler livros dela. Vi um filme sobre ela. "O clube do livro de Jane Austen". É perfeito. Acho que vou começar com "Razão e Sensibilidade". ;*

[Sobre "Orgulho e preconceito, de Jane Austen"]

por Thaís
http://thaisdelajustina.blogspot.com.br
29/1/2010 às
10h48 189.74.112.150
(+) Thaís no Digestivo...
 
Jô e Raul
Cara... do tempo em que ainda conseguia assistir a um programa do Jô Soares...

[Sobre "Raul Seixas: Última Entrevista"]

por Daniel
http://www.100cilindradas.wordpress.com.br
29/1/2010 às
09h25 200.228.16.222
(+) Daniel no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Administração The Innovation Playbook A Revolution in Business Excellence
Nicholas J. Webb
John Wiley & Sons
(2010)



Minhas Mulheres e Meus Homens
Mario Prata
Objetiva
(1999)



Uma Ajuda Lá de Cima
Catherine Lanigan
Butterfly
(2007)



El Aprovechamiento de las Tierras Tropicales En América Latina
Michael Nelson
Siglo Veintiuno Editores
(1977)



Motivação no Trabalho
Hywel Murrell
Zahar
(1977)



Histórias e Leituras de Almanaques no Brasil
Margareth Brandini Park
Mercado de Letras
(1999)



Livro Literatura Brasileira O Doce Veneno Do Escorpião O Diário De Uma Garota De Programa
Bruna Surfistinha
Panda Books
(2005)



Fortunately, The Milk
Neil Gaiman
Harper Collins Publishers
(2013)



Interação Entre os Agentes das Infecções e o Hospedeiro
Jayme Neves
Imprensa Oficial
(1987)



Por Que O Budismo Funciona
Robert Wright
Sextante
(2018)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês