Programa Cultura Zero | Maria Helena Carmo

busca | avançada
34979 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Mostra de jogos independentes acontece no Sesc Taguatinga Norte
>>> Espetáculo Nuit de Noel inaugura programação da Caixa Cultural em 2025
>>> Janeiro de Férias no MAB Educativo com Oficinas Gratuitas.
>>> 80’s Fullgás: entre mídias e massas
>>> SESI São José dos Campos promove Roda de Conversa e Oficina sobre Terra Terreno Território
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Eric Schmidt no Memos to the President
>>> Rafael Ferri no Extremos
>>> Tendências para 2025
>>> Steven Tyler, 76, e Joe Perry, 74 anos
>>> René Girard, o documentário
>>> John Battelle sobre os primórdios da Wired (2014)
>>> Astra, o assistente do Google DeepMind
>>> FSC entrevista EC, de novo, sobre a MOS (2024)
>>> Berthier Ribeiro-Neto, que vendeu para o Google
>>> Rodrigo Barros, da Boali
Últimos Posts
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia par descomplicar a vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
>>> Transforme sua vida com práticas de mindfulness
>>> A Cultura de Massa e a Sociedade Contemporânea
>>> Conheça o guia prático da Cultura Erudita
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
>>> Arte Urbana ganha guia prático na Amazon
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Uma Receita de Bolo de Mel
>>> Psicodelia para Principiantes
>>> O romance espinhoso de Marco Lacerda
>>> 2º Sarau da Academia
>>> A verdade que as mulheres contam
>>> Letra de música é poesia?
>>> Umbigo torto e outras tolices
>>> O retorno das Cruzadas
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> Mínimas
Mais Recentes
>>> Um Toc Na Cuca de Roger Von Orch pela Fisicalbook (1999)
>>> Inteligencia Computacional Aplicada Administra de Oliveira / Aguiar Junior pela Editora (2007)
>>> A Barca De Caronte de Lucian Blaga pela É Realizações (2012)
>>> Segredos Da Mente Milionária de T. Harv Eker pela Sextante (2006)
>>> A Coisas Que A Gente Fala 8 Impressão de Ruth Rocha pela Salamandra (2012)
>>> A Confissão De Santo Agostinho Coleção Pequeno Filosofo de Jean Paul Mongin pela Martins Fontes (2012)
>>> Manuscritos Econômico-filosóficos 1 Edição de Karl Marx pela Boitempo Editorial (2004)
>>> Morte Do Divino Sócrates Coleção Pequenos Filósofos de Jean Paul Mongin pela Martins Fontes (2012)
>>> Maria Na Teologia e na História da Igreja de Carlos Jeremias Klein pela Fonte Editorial (2020)
>>> A Caça Ao Snark de Lewis Carroll pela Galera Junior (2017)
>>> Guardiões Do Carma - A Missão Dos Exus Na Terra de Wanderley Oliveira pela Dufaux (2017)
>>> Ela Confiou Na Vida de Zibia Gasparetto pela Vida E Consciencia (2015)
>>> Entre O Amor E A Guerra Versão pocket com texto integral de Zibia Gasparetto pela Vida & Consciência (2020)
>>> O Apanhador de Sonhos - Volume 1 de Stephen King pela Planeta de Agostini (2004)
>>> Livro De Histórias de Georgie Adams pela Companhia Das Letrinhas (2014)
>>> Beste Freunde A1.2 Arb. cd-rom(ejerc.) de Manuela Georgiakaki, Christiane Seuthe, Anja Schümann pela Hueber Verlag Gmbh (2025)
>>> Beste Freunde A2.2 Kursb. (alum.) de Manuela Georgiakaki, Christiane Seuthe, Elisabeth Graf-riemann, Anja Schümann pela Hueber Verlag Gmbh & Co. Kg (2020)
>>> Beste Freunde A2.2 Arb. cd-rom(ejerc.) de Manuela Georgiakaki, Anja Schümann, Christiane Seuthe pela Hueber Verlag Gmbh & Co. Kg (2020)
>>> Conecte Matemática - Volume 2 parte 1 de Gelson Iezzi pela Saraiva Didáticos (2018)
>>> De Noite No Bosque de Ana Maria Machado pela Ática (2015)
>>> Justica A Qualquer Preco de John Grisham pela Arqueiro (2018)
>>> Os Dias de Mashiach - a Redenção e a Vinda de Mashiach de Menachem M. Brod pela Beit Chabad do Brasil (2013)
>>> Literatura Grega: Irradiações de Donaldo Schuler pela Ateliê Editorial (2024)
>>> Para Compreender A Ciencia de Vários pela Garamond (2009)
>>> O Seminário Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais Da Psicanálise de Jacques Lacan pela Zahar (2008)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 30/4/2004
Comentários
Leitores

Programa Cultura Zero
Apóio inteiramente o protesto de Giron. Como pesquisadora que muitas vezes precisa recorrer à Biblioteca Nacional, tenho sentido cada vez mais a "polícia" da direção da instituição. Parece que privatizaram a BN. Lamentável.

[Sobre "Cultura às moscas"]

por Maria Helena Carmo
30/4/2004 às
19h41 200.157.1.161
(+) Maria Helena Carmo no Digestivo...
 
nova religião salvadora
Gostei bastante do seu texto. Achei mais sóbrio que os textos que encontramos por aí defendendo a internet como se fosse uma nova religião salvadora. Ela não revolucionou a comunicação (pelo menos ainda); talvez pudéssemos falar em modernização conservadora para a internet.

[Sobre "1964-2004: Da televisão à internet – um balanço"]

por paulo
30/4/2004 às
13h24 200.103.246.75
(+) paulo no Digestivo...
 
Estou encantada
Estou encantada com tantos depoimentos a respeito do seriado. Pude constatar que não só eu, mais muitas pessoas se emocionaram com as histórias de Kevin. Parabéns, Juliano, pelo texto.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Maria Bortolan
30/4/2004 às
09h21 200.185.138.32
(+) Maria Bortolan no Digestivo...
 
Pela sofisticação da política
Eduardo. Acompanho suas crônicas há algum tempo, e gostaria de dizer algumas poucas coisas. Primeiro, que de fato a esquerda tem um problema neste país; um não, na verdade vários, sendo o principal deles a falta de percepção do lugar que ocupa, ou ao menos a definição de qe lugar deseja ocupar. Também concordo com algumas críticas que faz à esquerda e até mesmo à FFLCH, local onde estudo. Na verdade, acho que se pessoas como eu, que gostariam de um dia fazer qualquer coisa capaz de promover alguma mudança "boa" deveriam, antes de mais nada, aprender com pessoas como vc, que na lógica mais barata seria tidas como de "direita" o que significa saber qual é seu o seu lugar e que comportamento se deve esperar a partir disto. Isto não é uma crítica, na verdade, é apenas a constatação de que, muitas vezes, falta a alguns intelectuais uma coisa essencial: política. Não o conhecimento político adquirido nos alfarrábios trotskistas ou leninistas, mas a concepção política que me parece mais ... como poderia dizer? Refinada. É desta sofisticação política que sinto falta em alguns "camaradas" meus; e, para adquirí-la, talvez oque falte, e imagino que concorde comigo neste ponto, seja a observação sobre como as coisas de dão não só no tapetão do Senado, mas nas relaçòes de poder que presenciamos na vida. O que quero dizer com tudo isto? Na verdade, a mensagem é simples: depois de alguns meses lendo sua coluna, gostaria apenas de manisfestar-me dizendo que nem toda a esquerda é burra e, embora o grau de sofisticação da esquerda atual seja praticamente nulo, colunas como as suas conseguem, em alguns poucos trazer para a discussão as coisas que pontuei acima. Se a esquerda no Brasil se sofisticará? Não tenho resposta a isto. Mas quis que soubesse que, por incrível que pareça, aquilo que seria taxado como "reacionário" em suas crônicas, para mim, que já não penso mais nestes termos, promovem reflexões que, mesmo discordantes das tuas opiniões, vao um pouco além do "direitista reacionário" contra a "militante revolucionária", termos que de tão desgastados perderam o sentido. PS.: Ainda discordo de várias coisas que vc escreve. Cordialmente, um Abraço.

[Sobre "Diversões"]

por Viviane Alves
29/4/2004 às
14h06 200.144.56.121
(+) Viviane Alves no Digestivo...
 
Parabéns por sua luta
Gostaria muito que meu amigo Ricardo Cravo Albin, que é titular de uma coluna em nosso jornal, o conhecesse. Ele ama o Rio desta forma mencionada em seu texto. E, mais que isso, entende e por certo, se já não faz parte gostaria de estar ao seu lado nesta empreitada. Parabéns por sua luta. Você é muitos e muitos de você salvariam o Rio. Abraço e boa sorte. Zélio Alves Pinto, OPasquim21

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por Zélio Alves Pinto
28/4/2004 às
21h03 200.165.206.31
(+) Zélio Alves Pinto no Digestivo...
 
Parabéns!
Adorei o filme e a sua matéria. E realmente concordo que deveria ter saído em DVD, gostaria de mostrar aos meus amigos e parentes toda essa maravilha que é o Paulinho da Viola.

[Sobre "O Paulinho da Viola de Meu Tempo é Hoje"]

por Lucimara Bispo
28/4/2004 às
09h56 201.7.31.210
(+) Lucimara Bispo no Digestivo...
 
Tesouros da cidade
Luis, como sempre, seu artigo está excelente. Faz tempo que não vou ao Rio e ele me fez lembrar as coisas boas daí e que não são só praias e mulheres bonitas. Gostaria muito que aqui em Sampa também tivéssemos mais cuidado com nossos edifícios históricos. Mas por aqui o que conta é o desfio do novo. Tudo parece que tem de ser destruído e refeito! Parabéns por chamar a atenção dos moradores da cidade para seus tesouros!

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por vera carvalho
27/4/2004 às
18h40 201.0.82.217
(+) vera carvalho no Digestivo...
 
Otimo Artigo!
Luis, Adorei seu artigo! Foi como ir a uma daquelas longas caminhadas de Botafogo a Ipanema. No Rio, existe tambem o fenomeno da apreciacao politica da arquitetura. Muito mais gente fala do Minhocao na PUC, e esta disposta a fazer filmes e pesquias por la, do que do Planetario ou do Teatro Municipal...

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por Ram
27/4/2004 às
13h56 64.171.188.234
(+) Ram no Digestivo...
 
saudades
Estava com saudades dos seus artigos. Mas foi maravilhosa a surpresa não só de reencontrá-lo como também tratando de um tema que me interessa muitíssimo.

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por Ana Lucia
27/4/2004 às
11h03 200.152.34.132
(+) Ana Lucia no Digestivo...
 
Retorno à TV Aberta
Adorei o texto sobre a série. Hoje tenho 30 anos e li no JT de ontem que a TV Cultura está negociando com a FOX para tentar repassar a série à partir de Junho/04. Seria uma ótima notícia se isso se confirmasse. Conclamo a todos que adoram a série que andem e-mails, cartas, telefonem para TV Cultura e mostrem o quanto gostaríamos do retorno da séria para a TV Aberta. A reportagem também faz menção ao um DVD da série. Será que o autor do texto tem alguma informação sobre isto (se realmente existe, onde podemos adquirir etc...)

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Edvaldo
26/4/2004 às
11h16 200.152.201.157
(+) Edvaldo no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




As Regras De Moscou
Daniel Silva
Amarilys
(2011)



Memorias de um Safenado
Maximo B. da Silva
Damasco
(2000)



Livro Direito Antropologia Jurídica
Rodrigo Freitas Palma
Saraiva
(2019)



O Encantador de Cães
Cesar Millan
Verus



Terra Em Transe - Crônicas de um Planeta Em Risco
Jean Remy Guimarães
Instituto Ciência Hoje
(2012)



filosofia das vítimas
Manoel Castelo Branco
Armazém de ideias
(1996)



Do Almanak aos Almanaques
Marlyse Meyer Org.
Atelie
(2001)



Noções de Literatura Brasileira
Y. Fujyama
Ática
(1969)



Livro Pedagogia A Construção do Conhecimento na Educação
Pilar Aznar Minguet
Artmed
(1998)



paixão e loucura de uma mulher
Susan Fromberg Schaeffer
Best Seller
(1983)





busca | avançada
34979 visitas/dia
1,9 milhão/mês