Órfãos do Muro de Berlim | Daniel Malaguti

busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Silêncio nas trevas
>>> Friedman, sem dúvida...
>>> Pieguice ou hipocrisia?
>>> A aquisição do Whatsapp, pelo Facebook, por 19 bilhões de dólares
>>> Qual é, afinal, a melhor idade?
>>> Caí na besteira de ler Nietzsche
>>> BBB, Zé Ramalho, Pitty, Iron Maiden e Nietzsche
>>> Great power, great responsibility
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
Mais Recentes
>>> Bem do seu tamanho (2ª edição - 27ª impressão - edição especial) de Ana Maria Machado pela Salamandra (2003)
>>> Filó e o arco-íris de Monse Fransoy pela Sm
>>> "Não fui eu!" aprendendo sobre honestidade - coleção valores de Brian Moses; Mike Gordon pela Scipione (2002)
>>> A vida intima de Laura de Clarice Lispector pela Nova Fronteira (1983)
>>> Por Enquanto Eu Sou Pequeno (3º Edição especial - com projeto de leitura) de Pedro Bandeira; Attilio pela Moderna (2009)
>>> O Pequeno Dragão (2º edição especial - com projeto de leitura) de Pedro Bandeira, Carlos Edgard Herrero pela Moderna (2009)
>>> Temperos Do Brasil / Spices Of Brazil de Claudia Fonseca pela Editora Brasileira (2015)
>>> A sombra do Batman 20 - os novos 52! (lacrado no plastico) de DC Comics pela Panini Comics (2014)
>>> Vida de Jesus Para Crianças de Jane Carruth pela Paulinas (2016)
>>> A Corujinha Preguiçosa de Patricia Silva pela Paulinas (1984)
>>> Adoro de Sig Bergamin pela Arx (2003)
>>> Origami Para Crianças de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2021)
>>> O Forte de Copacabana Livro 1 Visitando o Forte de Irles Carvalho pela Maco (2005)
>>> O Forte de Copacabana Livro 1 Visitando o Forte de Irles Carvalho pela Maco (2005)
>>> Dorme Menino Dorme de Laura Herrera pela Livros da Matriz (2015)
>>> Dorme Menino Dorme de Laura Herrera pela Livros da Matriz (2015)
>>> Livro de Receitas do Menino Maluquinho de Ziraldo pela Melhoramentos (2007)
>>> Surpresa de Páscoa de Telma Guimarães pela Atual (2010)
>>> Uma Escola Assim Eu Quero Pra Mim de Elias José pela Ftd (2007)
>>> Uma Família Parecida Com a da Gente de Rosa Amanda Strausz pela Ática (2006)
>>> Piadinhas Infames de Ana Maria Machado pela Salamandra (2015)
>>> Piadinhas Infames de Ana Maria Machado pela Salamandra (2015)
>>> Eulálio o Espantalho de Wagner Costa pela Moderna (2014)
>>> O Anel da Tartaruga de César Obeid pela Ftd (2014)
>>> Anita Bocadura de Mariângela Bueno pela Callis (2010)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 24/8/2004
Comentários
Leitores

Órfãos do Muro de Berlim
Caro LEM, Sinceramente acredito que o fim do Pasquim ocorreu porque a maioria de seus integrantes são egressos de uma esquerda que se tornou lamentavelmente ultrapassada. Era triste ver um sujeito inteligente como o Fausto Wolff ficar lamentando todas as semanas o fim da utopia petista sem ter a menor coragem de rever suas próprias convicções. Não por acaso o que havia de melhor no Pasquim21 eram as (poucas) colaborações de autores jovens bem como as charges da nova geração de carunistas. Discordo de você numa coisa: há espaço não sei se no mercado mas ao menos no espectro da Imprensa para uma revista de esquerda moderna, nos moldes da Adbusters canadense. O problema é que o Ziraldo e sua turma são incapazes de fazê-la pois são órfãos do muro de Berlim, saudosos de um tempo que já passou. Construir uma publicação desse tipo com qualidade será tarefa da nove geração de jornalistas e escritores brasileiros. O desafio é termos competência para isso.

[Sobre "Jornalismo político ontem e hoje"]

por Daniel Malaguti
24/8/2004 às
13h29 200.152.34.1
(+) Daniel Malaguti no Digestivo...
 
Ziraldo e o fim do Pasquim
Olá, Luis Eduardo, mais uma vez vou repetir que seus textos jornalísticos são sempre maravilhosos. No caso do Pasquim, acho realmente uma pena estar encerrando suas atividades. Como você mencionou, ele vem sendo um jornal de excelente qualidade. Na última FLIP, em Parati, tive a oportunidade de assistir à palestra do Ziraldo e alguém lhe fez a pergunta, porque o Pasquim estava encerrando as atividades. E sua resposta foi bastante clara e direta. Não me lembro exatamente as palavras, mas a idéia foi essa. A vida dele teve uma bandeira que era colocar o seu partido no poder para finalmente ver sua ideologia criando um novo país. E ele não teria coragem, por exemplo de fazer uma charge com o Lula recebendo e voando sem parar me seu novo avião! Acho que todos que ajudaram a eleger o presidente Lula, com talvez a última esperança de que o país pudesse sair de uma corrupção suja e mesquinha onde os políticos não tem o menor escrúpulo em criar taxas e impostos para o enriquecimento pessoal e dos seus partidos, sentem o mesmo. Parece que chegar ao poder significa espoliar o povo em proveito próprio! Ou quem sabe o Ziraldo, com sua intuição tão aguçada, previu que com a aprovação da nova lei que vai “controlar” a produção cultural e o jornalismo, o Pasquim de qualquer forma acabaria!

[Sobre "Jornalismo político ontem e hoje"]

por Vera Carvalho Assump
24/8/2004 às
08h51 201.0.82.15
(+) Vera Carvalho Assump no Digestivo...
 
análise crítica e humanizada
Julio, gostei muito da tua análise crítica e muito humanizada sobre o Orkut. Tenho receio de que as pessoas no futuro não possam mais curtir as poucas e verdadeiras amizades. Amanhã mesmo vou procurar um velho amigo, deixado de lado pelas minhas digitações inconseqüentes. Muito obrigado pela inspiração.

[Sobre "Ensaio de interpretação do Orkut"]

por Jorge Geisel
23/8/2004 à
01h57 200.179.225.68
(+) Jorge Geisel no Digestivo...
 
Me inspiro em vc
Fantástico. E vc fala em seu texto o que uma pesquisa comprovou: as pessoas adoram bisbilhotar a vida de seus ex-conhecidos (principalmente ex-cônjuges) para saber com quem estão, como estão ou se, mesmo, estão. Em tempo, ouvi sua entrevista na rádio Cultura (pela Net, pois sou de BH, MG) e gostei muito. Me inspiro em vc para aquilo que busco na minha vida. Continue assim e sucesso.

[Sobre "Ensaio de interpretação do Orkut"]

por Daniel Gomes
22/8/2004 às
19h22 200.166.92.108
(+) Daniel Gomes no Digestivo...
 
Wittgenstein
O texto "Estranho Wittgenstein", embora não explore os conceitos do próprio Wittgenstein, tem a virtude de despertar interesse nos leitores que não conhecem o referido filósofo austríaco.

[Sobre "Estranho Wittgenstein"]

por Kleber
22/8/2004 à
00h34 201.4.171.130
(+) Kleber no Digestivo...
 
Meus melhores amigos
Fenomenal. Não há ser na Terra que se equivala aos K9s. Neles eu confio. Texto nota 1000. Obrigado.

[Sobre "Apologia dos Cães"]

por Claudio Buchholz
21/8/2004 às
21h36 200.246.24.138
(+) Claudio Buchholz no Digestivo...
 
cada texto seu é uma viagem
que faz a gente refletir sobre algum ponto importante em nossa historinha pessoal... meus parabéns pelo neném.

[Sobre "Para gostar de ler"]

por Gisele Lemper
21/8/2004 às
15h14 200.181.20.185
(+) Gisele Lemper no Digestivo...
 
turma do digestivo sempre
Sim, uma delícia de texto, esse que fala de relaçóes próximas, ou distantes, ou reias ou virtuais... ainda nem sinto vontade de conhecer o orkut, mas saber da turma do digestivo, sim, sempre

[Sobre "Ensaio de interpretação do Orkut"]

por Gisele Lemper
21/8/2004 às
14h58 200.181.20.185
(+) Gisele Lemper no Digestivo...
 
por enquanto, viva o Orkut!
(Re)encontrar amores, ver amigos e inimigos, aceitar ou deixar na espera. Não importa. O que fica é a distância cada vez maior entre as pessoas. Quero mediações menos virtuais e mais físicas. Quero abraços, apertos de mãos, beijos, olhares e até broncas. Quero gente. Mas por enquanto, viva o Orkut!

[Sobre "Ensaio de interpretação do Orkut"]

por Cristiana Brandao
21/8/2004 às
13h58 200.216.112.210
(+) Cristiana Brandao no Digestivo...
 
esse Orkut começa a cansar
Muito bom texto sobre o Orkut. Apenas um ponto a acrescentar, embora saiba que não ter sido o assunto da coluna. Freqüento alguns fóruns – ou comunidades, como queiram – na internet. São específicos: um sobre música clássica, outro de literatura, um outro sobre ceticismo e mais um, esse porque ninguém é de ferro, sobre jogos de tabuleiro. Em todos os casos, os similares do Orkut são incomparavelmente piores, fracos em conteúdo, abundantes em frases feitas. Não parei para pensar muito nisso, suas implicações etc. Mas que esse Orkut começa a cansar, começa (e nem me refiro aos incontáveis problemas técnicos...)

[Sobre "Ensaio de interpretação do Orkut"]

por Heberth Xavier
20/8/2004 às
03h10 200.184.52.206
(+) Heberth Xavier no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cozinha Extraordinária
Ron Kalenuik
Magnanimity
(1994)



Projeto Gaia 2012
Hwee-yong Jang
Pensamento
(2008)



Lady Musashi e a Ordem dos Cavaleiros Arcanos
Maicon Tenfen
Gaivota
(2022)



Introdução Á Administração
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Atlas
(1995)



Uma Mente Inquieta
Kay Redfield Jamison
Martins fontes
(2004)



Placard das Copas 1930/70 - Campeonato Mundial de Futebol
Campeonato Mundial de Futebol
T Pinheiro
(1970)



Livro Ensino de Idiomas Heart Of Darkness Stage 6
Joseph Conrad
Eli
(2012)



Atitude Desperta ( Rosacruz )
Gary Stewart
Oficio do Imperator
(2007)



O Chefão - a Verdade Sobrê a Máfia
Mario Puzo
Expressão e Cultura
(1969)



Geographies of global change: Remapping the world in the late twentieth century
R. J. Johnston; Peter J. Taylor; Michael J. Watts
Blackwell
(1996)





busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês