Da'-lhe Bortolotto | Pedrinho Renzi

busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego
>>> 14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fim dos jornais? Desconfie
>>> Blogwise
>>> Site de Rafael Sica
>>> Reid Hoffman por Tim Ferriss
>>> Suspense, Crimes ... e Livros!
>>> Entrevista com Chico Pinheiro
>>> Mi casa, su casa
>>> Produtor Cultural Independente
>>> Descobrindo David Goodis
>>> Somente para quem quiser (souber?) sonhar
Mais Recentes
>>> Diamantina um espaço-vivo de Cláudia R. Vial Ribeiro pela Artear (2015)
>>> O Cinema Em Cartaz de Rubens Fernandes Jr./ Maximo Barro pela Fundação Armando Alvares Penteado (2025)
>>> Mustafá de Marie-louise Gay - Gilda de Aquino pela Brinque-book (2019)
>>> Formacao Do Brasil Contemporaneo de Caio Prado Jr. pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Cenas Da Abolição de Joseli Maria Nunes Mendonça pela Fundação Perseu Abramo (2007)
>>> O Silêncio De Júlia de Pierre Coran - Melanie Florian - Heloisa Prieto pela Ftd (2011)
>>> O Alfaiate Ulm - Uma Possivel Historia Do Partido de Lucio Magri pela Boitempo (2014)
>>> Dopamina - A Molécula Do Desejo de Daniel Z. Lieberman E Michael E. Long pela Sextante (2025)
>>> Nação Dopamina de Anna Lembke pela Vestígio (2022)
>>> Tremor de Jonathan Franzen pela Companhia Das Letras (2012)
>>> O Rei De Havana de Pedro Juan Gutiérrez pela Alfaguara (2017)
>>> Família Online (1º edição - 1º Impressão) de Isabel Vieira pela Moderna (2022)
>>> Deuses Americanos de Neil Gaiman pela Intrinseca (2016)
>>> Lugar Nenhum de Neil Gaiman pela Intrinseca (2016)
>>> Viagem pela história do brasil de Outros e Jorge Caldeira pela Companhia Das Letras (1997)
>>> Cantarim De Cantará (1º impressão) de Sylvia Orthof - Mariana Massarani pela Rovelle (2013)
>>> Live From Golgotha de Gore Vidal pela Random House (1992)
>>> Quem Foi Que Inventou O Brasil? - Volume 1 de Franklin Martins pela Nova Fronteira (2000)
>>> Aromaterapia de Lavabre pela Record (1997)
>>> O Que É O Virtual? de Pierre Lévy pela Editora 34 (2009)
>>> O mestre de Octavia E. Butler pela Morro Branco (2024)
>>> A descoberta da tumba de Tutankhamon de Howard Carter e A.C. Mace pela Planeta (2004)
>>> A Metade Que Nunca Foi Contada de Edward E. Baptista pela Paz e Terra (2019)
>>> Resgatando o Cristianismo de A. W. Tozer pela Motivar (2009)
>>> O Que Pode um Analista no Hospital? de Maria Lívia Tourinho Moretto pela Casa do Psicólogo (2001)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 10/5/2005
Comentários
Leitores

Da'-lhe Bortolotto
Ainda bem que o Brasil nao "veta" autores, atores e diretores que vão mostrar a inteligência e a criatividade em pátrias do Primeiro Mundo... Da'-lhe BORTOLOTTO neles...ainda bem que temos um Italiano na França e no Brasil...

[Sobre "Ainda bem que existe a França"]

por Pedrinho Renzi
10/5/2005 às
12h59 200.210.29.131
(+) Pedrinho Renzi no Digestivo...
 
Apenas uma ressalva
Ótimo, Marcelo. Apenas uma ressalva: se "ela" achou o pior filme da vida dela um filme que agradou a você, a conclusão não poderia ser que ela viu poucos filmes na vida, mas sim que ela viu excelentes filmes na vida, a ponto de um bom filme ser o pior... Valeu! André.

[Sobre "A falta de paciência com o cinema"]

por André Pires
10/5/2005 às
11h51 201.19.7.82
(+) André Pires no Digestivo...
 
uma bunda em close...
Acredito que o cinema hoje em dia tem sido interpretado pelas pessoas da mesma forma como elas interpretam a TV cotidiana. As pessoas avaliam se um filme é bom (ou não) através da quantidade de cenas banais ofertadas: um tiro certeiro, uma bunda em close... e é só! As pessoas estão perdendo a paciência e a capacidade de refletir sobre cenas mais bem trabalhadas do que somente isso. Não têm "paciência" pra assistir uma boa produção ("Má educação", de Pedro Almodóvar, por exemplo), um filme introspectivo ("Moça do Brinco de Pérola", de Peter Webber, outro magnífico exemplo). Essa falta de paciência e sensibilidade esbarra no maior problema do mundo atual: a velocidade de informação! Cabe a nós, sensíveis pelo mundo das artes, despertar, ao menos em nosso meio, a curiosidade da descoberta por esse mundo onde o tempo está a nosso favor, onde um minuto pode até definir a vida de um personagem, mas venha cá, isso acontece de forma tão bem programada que esse um minuto se torna uma eternidade... e a impaciência, se quiser, por favor, que assente ao nosso lado e espere passar um desse eterno minuto por que o filme ainda está no "ar"... Marcelo, parabéns por continuar nos incitando a curiosidade pela sétima arte. E aos outros, paciência!

[Sobre "A falta de paciência com o cinema"]

por Maurícia M. Cocate
10/5/2005 às
10h36 200.165.22.91
(+) Maurícia M. Cocate no Digestivo...
 
Que maravilha!
É um prazer enorme poder ter lido um texto tão bem estruturado com este. Na atual conjuntura, poder ter esse tipo de prazer, ao falarmos de cultura e, principalmente de cinema, é raro. Raro, porque cada vez mais pessoas falam e escrevem o que querem, sem embasamento ou certeza alguma. E você, caro Marcelo, como sempre, nos dá o prazer de ótimos textos, recheados de críticas e sensibilidades ímpares. Mais uma vez, parabéns! Sucesso! E que possamos ter o prazer de suas colunas espalhando-se pelo mundo, talvez aculturado e carente de colunistas competentes como você.

[Sobre "A falta de paciência com o cinema"]

por Carol Piva
10/5/2005 às
08h38 200.131.18.22
(+) Carol Piva no Digestivo...
 
inveja é o elogio que azedou
Parece-me haver um certo prazer em críticas que tendem ao menosprezo. Acredito que esse tipo de crítica baseia-se em inveja mal contida cuja tradução que muito me agrada é a seguinte: inveja é o elogio que azedou. Espinafrar o Código da Vinci só pode ser mesmo por pura inveja e por não ser capaz de produzir uma obra de tanto sucesso. O que lhes resta? Espinafrar! O livro pode não ser perfeito e conter alguns pecadinhos que não alteram o prazer de o ler. Quanto ao Papa Bento XVI ser tachado de nazista, acho ridículo visto que na época em que foi obrigado a se alistar mal sabia o que significava o nazismo, aliás, como a maioria dos adolescentes que ingressaram nas fileiras da Juventude Hiltlerista. Causa desconfiança, sim, o silêncio do Papa Pio XII, se não me engano, chamado Papa de Hitler. Esse, sim, omitiu-se e preferiu não tomar partido ainda que estivesse bem informado do que acontecia nos famigerados campos de concentração nazistas. Apesar de não ser católica, torço para que o novo Papa seja menos conservador do que o anterior mas tenha tanto carisma quanto o outro, para o bem dos católicos e para que não se sintam tão culpados ao trangredir determinadas proibições sem cabimento na atual conjuntura. Espero e desejo que o Papa Bento XVI volte-se, inteiramente, a uma luta em favor da paz no mundo e continue o belo trabalho de seu antecessor buscando o entendimento entre as várias religiões que brigam e se matam em nome de Deus. abçs, gina

[Sobre "O primeiro código de Brown"]

por Regina Mas
10/5/2005 à
00h57 200.179.216.220
(+) Regina Mas no Digestivo...
 
Aos sabichões
Marcelo, é verdade que tem aqueles que não entendem nada e querem opinar com toda a sabedoria do mundo. Deve-se ter paciência com eles, porque quase todo mundo faz isso e não percebe o trabalho que o crítico tem para se tornar conhecedor de toda uma história para lhe dar uma melhor base ao analisar os filmes. A obra, depois que é feita, passa a ser de quem a assiste, não acha?

[Sobre "A falta de paciência com o cinema"]

por Flávia Medeiros
10/5/2005 à
00h19 200.97.188.147
(+) Flávia Medeiros no Digestivo...
 
Anos Incriveis
Parabenizo este excelente colunista por esta maravilhosa matéria sobre a série Anos Incriveis, e digo que compartilho de sua admiração, sem mais.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Rafael De oliveira
9/5/2005 às
21h00 201.7.32.157
(+) Rafael De oliveira no Digestivo...
 
Reencarnação é ruim mesmo...
Complementando: não sei se "Reencarnação" é o pior filme que vi. É um dos três ou quatro piores... Talvez o título nacional esconda a verdade: o roteirista deste filme deve ser o próprio Edward Wood Jr. reencarnado!

[Sobre "A falta de paciência com o cinema"]

por Joaquim Azevedo
9/5/2005 às
10h38 200.148.204.12
(+) Joaquim Azevedo no Digestivo...
 
salseiro brasil
Calma, seu Giron, bater na xenofobia que assolou a música brasileira é chutar cachorro morto, negócio já está tão bem guardadinho que ninguém sabe, ninguém viu onde e em quais paradas anda a tal música popular brasileira, reserva de mercado dá nisso, a bagaça tá tão dramatica que já existe até sambista xenófobo implementando um upgrade ligeiro para a salsa, é mais uma tentativa desesperada de arribar para si os trocos da manezada, não é só música, não, outro negócio que está em baixa são os livros de dialeto africano, não estão vendendo nadinha, sabia?

[Sobre "A balela do Nacionalismo musical"]

por VValdemar Pavan
5/5/2005 às
21h12 200.148.79.128
(+) VValdemar Pavan no Digestivo...
 
Continuando...
A mão do artista que pinta está hoje mais evidente do que nunca, e ela fala ao olhar contemporãneo, sem nostalgias, mas também sem abrir mão da criação da imagem pictórica nem de suas qualidades representativa. Ela está até mais popular (sob a forma de arte mural urbana -- os grafites). Ela se imiscui nos meios digitais (e o pincelzinho maravilhoso do photoshop, a variedade de cores e texturas que ele proprociona?). Pra mim tudo isso é pintura. é isso, novo abraço. Paula

[Sobre "Saudades da pintura"]

por Paula Mastroberti
5/5/2005 às
06h54 200.198.132.179
(+) Paula Mastroberti no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Guerra Se Torna Mundial
Gary Sheffield
Folha De Sao Paulo
(2014)



A Face Oculta de Jesus
Mariano Fernández Urresti
Madras Editora
(2014)



Destino Em Aberto
Marisa Lajolo
Atica
(2006)



Salmos um comentário espiritual
Abade M. Basil Penninghton
Pensamento
(2009)



Recordações de Um Olho Torto
Plínio Cabral
Novo Século
(2008)



British Warplanes of World War Two
Daniel J. March
Grange Books
(2002)



Dead Zone - Where the Wild Things Were
Philip Lymbery
Bloomsbury Publishing
(2017)



Voar De Asas
Artemio Zanon
Papa-Livros
(2010)



Quebra de Script
Thomaz Magalhães
Agir
(2009)



Alexandre Herculano - Um homem e uma ideologia a construção de Portugal
Cândido Beirante & Jorge Custódio
Livraria Bertrand
(1980)





busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês