Em defesa do Maroldi | Janethe Fontes

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
>>> Ed Motta
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Livros de presente
>>> Guerras sujas: a democracia nos EUA e o terrorismo
>>> A Arte da Entrevista
>>> Daniel Piza by Otavio Mesquita
>>> Prática de conversação on-line
>>> Fatal: o livro e o filme
>>> Que tal fingir-se de céu?
>>> Publique eletronicamente ou pereça: Ken Auletta na New Yorker
>>> Cabeça de Francis
Mais Recentes
>>> Duelo final (capa dura) de Elmore Leonard pela Círculo do Livro
>>> Amar é assim (capa dura) de Carol Hill pela Círculo do Livro
>>> Os mortos-vivos (capa dura) de Peter Straub pela Círculo do Livro
>>> Nem mais Nem menos (capa dura) de Jeffrey Archer pela Círculo do Livro
>>> The Cambridge Illustrated History Of Medicine (cambridge Illustrated Histories) de Roy Porter pela Cambridge University Press (1996)
>>> Breve Romance de Sonho - Col. O globo 26 de Arthur Schnitzler pela O Globo
>>> Memórias de Adriano - Col. O globo 24 de Marguerite Yourcenar pela O Globo
>>> As Cidades Invisíveis - Col. O globo 21 de Italo Calvino pela O Globo
>>> O Senhor das Moscas, - Col. O globo 19 de William Golding pela O Globo
>>> A Consciência de Zeno - Col. O globo 4 de Italo Svevo pela O Globo
>>> O Fio da Navalha - Col. O globo 28 de W. Somerset Maugham pela O Globo
>>> Nosso Homem em Havana - Col. O globo 20 de Graham Greene pela O Globo
>>> O Jovem Törless - Col. O globo 27 de Robert Musil pela O Globo
>>> O Caso Morel - Col. O globo 15 de Rubem Fonseca pela O Globo
>>> As representações dos prof. de educação especial e as necessidades das famílias de Filomena Pereira pela Graforim (1998)
>>> A Distância Entre Nós de Thrity N. Umrigar pela Nova Fronteira (2006)
>>> A Casa dos espiritos de Isabel Allende pela Bertrand (1989)
>>> Memórias póstumas de Bras Cubas de Macahdo de Assis pela Record (2005)
>>> Dona flor e seus dois maridos de Jorge Amado pela Record (1987)
>>> Pensar É Transgredir de Lya Luft pela Record (2004)
>>> O Clone de Cristo de J R Lankford pela Saida de emergencia (2014)
>>> Tungstenio de Marcello Quintanilha pela Veneta (2014)
>>> Teoria da adolescencia de Rolf muuss pela Interlivos (1973)
>>> Psicanalise: Pesquisa E Clinica de Ana Cristina Figueiredo pela Ipub cuca (2001)
>>> Técnicas de modificação do comportamento de William L Mikulas pela Habra (1977)
COMENTÁRIOS

Domingo, 4/6/2006
Comentários
Leitores

Em defesa do Maroldi
Não creio que o Marcelo Maroldi precise de bajuladores e muito menos de "advogados" para defendê-lo, mas não pude deixar de concordar com o Rafael. Uma coisa é criticar "um" texto, outra coisa é criticar a "pessoa" que escreveu. Eu também não conheço o Marcelo, e não concordo com o texto acima. Mas há textos maravilhosos dele que demonstra sua sensibilidade, sua habilidade como colunista deste site. Abraços.

[Sobre "Novos escritores? Onde?"]

por Janethe Fontes
http://palavreando.zip.net/
4/6/2006 às
22h12 201.0.13.80
(+) Janethe Fontes no Digestivo...
 
se criticar, critique o texto
Uma coisa é criticar o texto do Maroldi com contra-argumentos consistentes, baseados em algo. Outra coisa é criticar o Marcelo Maroldi pessoa, sem nem ao menos conhecê-lo ou saber de sua vida. Eu não o conheço, não sei da vida dele e, quando critiquei, critiquei o texto. Se querem fazer críticas, façam críticas às palavras, e com bons argumentos. Não vale insultar o "cara" que escreveu o texto. Pega mal.

[Sobre "Novos escritores? Onde?"]

por Rafael Rodrigues
http://3vozes.blogspot.com
4/6/2006 às
21h40 200.199.59.33
(+) Rafael Rodrigues no Digestivo...
 
o que faço com meu livro?
Faz isso não Paulo! E agora, o que faço com o livro que estava escrevendo? (-: Piores que os "novos" com ambição a capa de Caras são os rebeldes conservadores, que atulham as prateleiras com ímitações canhestras do Rubem Fonseca e seus tributários, os Sergios Sant'Annas e quetais... Faltou dar aí o nome dos novos admiráveis. Conta, vai, Polzonoff!

[Sobre "Não existem autores novos"]

por S Leo
http://www.quintarte.blogspot.com
4/6/2006 às
19h20 200.163.22.254
(+) S Leo no Digestivo...
 
Eu acredito em Saci...
Sr. Marcelo Maroldi: sua "dissertação" sobre os rumos da literatura atual, e seus novos expoentes, é uma afronta a todos que escrevem e sonham um dia ser lidos por alguem, seja onde for. Contudo, em algo o Sr. tem razão: somente com algum tipo de "proteção" pode-se publicar algo neste pais. Carlili

[Sobre "Novos escritores? Onde?"]

por Carlili Vasconcelos
4/6/2006 às
17h46 200.168.124.138
(+) Carlili Vasconcelos no Digestivo...
 
Textos tão bons...
Andréa, teus textos... considero dos melhores... que lí no Digestivo, desde que o conheço, há cerca de 4 meses. Por que não escreves mais?

[Sobre "Escrever para não morrer"]

por eveline
4/6/2006 às
11h57 201.31.20.217
(+) eveline no Digestivo...
 
Escritor pedindo socorro
Realmente, excrever requer esperiência. Socorro! Júlio

[Sobre "Ser escritor ou estar escritor?"]

por Julio
3/6/2006 às
18h27 200.209.164.97
(+) Julio no Digestivo...
 
Abriram a porta do curral
Adorei o texto, a expressão "bovinamente" é, mesmo, ótima, como achou a Carla, também gostei das ilustrações, com os óleos de Carlos Ramos e concordo que a cultura não deve ser exibida em salas fechadas, como o foi no Festival de Choro realizado em 2003 na Pedra da Cebola na cidade de Vitória, em que, somente após a manifestação popular, a entrada foi liberada e ainda tive que escutar de uma donzela: "Abriram a porta do curral". No entanto, os bovinos eram eles, os convidados do então prefeito Luis Paulo Lucas, que falavam (alto) ao celular, enquanto a população que entrara, aproveitava em silêncio a música verdadeira e essencialmente popular que é o choro. Não tenho a mínima paciência para novelas, nem para a facilidade do axé, nem para as patológicas Wanessa Camargo e Kelly Key (é assim que se escreve?), porém, quando toca música clássica na hora do almoço, eu troco de rádio e sintonizo no som de Luiz Gonzaga, no Lenine, no Luis Melodia, no Guilherme Arantes, na Céu...

[Sobre "O elogio da ignorância"]

por juliana
3/6/2006 às
17h03 200.139.81.216
(+) juliana no Digestivo...
 
Tapa na Cara
Você tirou as palavras da minha boca. Esgota tudo o que venho falado sobre essa nova geração de autores que parecem escrever pela manhã e postar à tarde. Realmente escrever requer tempo, esperiência e, logicamente, talento. E o ato de escrever é irmão siamês da do ato de ler. gd ab

[Sobre "Ser escritor ou estar escritor?"]

por Julio Cesar Corrêa
http://jccbalaperdida.blogspot.com
3/6/2006 às
13h58 200.179.233.16
(+) Julio Cesar Corrêa no Digestivo...
 
Esse papo já tá qualquer coisa
Oi Marcelo, gostei do seu texto, mas me permita opinar. Se quem publica em blog é blogueiro e não escritor, então quem publica em livro, é livreiro? Ou seria ácaro? É uma idéia simplista, descartável como qualquer cascalho pós-moderno. Penso que é pueril demais preocupar-se com esses rótulos. Escrever ainda é uma incógnita. E, saiba, a maioria dos chamados "escritores novos", beiram aos 50. Alguns desses "novos", já morreram. Por isso nem importa mais se são novos. Reduzir o conceito de escritor ao crivo de uma grande editora é uma apologia a mediocridade de Paulo Coelho. Nos tempos de Gregório de Mattos, existia uma Academia Brasiliana dos Esquecidos. Ainda tem muito escritor novo filiado a ela. A coisa não é tão simples assim. Se passar no crivo de uma editora (comendo alguém ou dando) é critério para se considerar alguém escritor, você me dirá que Lair Ribeiro é um escritor. Aí, definitivamente, fico de mal com você. Um grande abraço! Lau

[Sobre "Novos escritores? Onde?"]

por Lau Siqueira
http://www.lausiqueira.blogger.com.br
3/6/2006 às
13h31 200.209.164.97
(+) Lau Siqueira no Digestivo...
 
avaliando a intenção alheia
Descobri o Digestivo e estou lendo todos os artigos. Inclusive os antigos. Ao ler a coluna do Urariano Mota, intitulada "O Rei Roberto Carlos e a ditadura", gostaria somente de expressar uma opinião: Cada indivíduo se encontra em um nível de conhecimento e compreensão. Em uma guerra, nem todos são linha de frente. Muitos cuidam de defender a retaguarda... Cuidar dos feridos, balsamizar suas chagas. E, enquanto alguns vêem o azul, alguns enxergam o verde. Poucos enxergam as duas cores. Avaliando uma das melodias sugeridas nesta crônica, repare nestes versos: "como essa nuvem branca, essa gente não sabe aonde vai", ou, "e apesar de tudo a esperança não se desfaz". Uma das coisas mais subjetivas que pode existir é avaliar a intenção alheia. Quem sabe não existisse um revolucionário dentro dele?

[Sobre "O Rei Roberto Carlos e a Ditadura"]

por Ivan James Vieira
2/6/2006 às
22h35 201.40.140.244
(+) Ivan James Vieira no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Vocabulario para Engenharia Automotiva
Leticia Kayano
Sbs
(2002)



Clarice Na Cabeceira
Clarice Lispector
Rocco
(2012)



Curso de Direito do Trabalho Aplicado, V. 1
Homero Batista Mateus da Silva
Rt
(2017)



American Indian Basketry
Otis Tufton Mason
Dover
(1988)



Utilizando Uml e Padrões
Craig Larman
Bookman
(2000)



A interpretação do assassinato
Jed Rubenfeld
Companhia das letras
(2007)



O Plano de Deus para a Prosperidade
David Harris
Graça
(2002)



O Tio que flutuava 417
Moacyr Scliar
Ática
(2010)



Os Mais Relevantes Projetos de Conclusão dos Cursos Mbas 2007
Strong / Fgv
Fgv
(2008)



Análise de Balanços
Luiz Ferrari
Campus
(2005)





busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhões/mês