o leitor se acomodou | Fabio Melo

busca | avançada
70751 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O século de Sabato
>>> O elogio da ignorância
>>> Elon Musk
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Homens, cães e livros
>>> Literatura pop: um gênero que não existe
>>> Oxigênio, com Ana Paula Sousa
>>> A bunda do Gerald Thomas
>>> Roteiro de um ano
>>> Das coisas que você detesta
Mais Recentes
>>> Poderes ou o livro que diviniza de Jorge Adoum (Mago Jefa) pela Pensamento (1985)
>>> O Remédio Maravilhoso De Jorge de Roald Dahl pela 34 (2009)
>>> Araribá Plus Português - 8º Ano de Monica Franco jacintho pela Moderna (2018)
>>> Ventana 3 - Libro Del Alumno de Izaura Valverde pela Santillana (2021)
>>> Livro da Família - a Importância da Família na Formação do Leitor de Equipe Ftd pela Ftd (2018)
>>> Gestão De Relacionamento E Comportamento de Bill Rogers pela Artmed (2008)
>>> Curso e Concurso: Direito Notarial e Registral de Edilson Mougenot Bonfim (coord.) pela Saraiva (2011)
>>> Roma (II) de Vários Autores pela Time Maps (2018)
>>> Contos De Grimm - Volume 3 de Ana Maria Machado pela Salamandra (2013)
>>> O Antigo Egito e as Primeiras Civilizações de Vários Autores pela Time Maps (2016)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2012)
>>> Politicamente Incorreto de Danilo Gentili pela Panda Books (2010)
>>> Código De Obras E Edificações Do Município De São Paulo de Manoel H. Campos Botelho + Sylvio Alves de Freitas pela Pini (2008)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2014)
>>> Revisão Judicial: do Valor dos Benefícios Previdenciários de Adriano Almeida Figueira pela Impetus (2008)
>>> Economia Brasileira: História, Conceitos e Atualidades de José Cláudio Securato pela Saint Paul (2011)
>>> Direito Aplicado À Hotelaria de Luiz André Longanese pela Papirus (2007)
>>> Plano Diretor: Teoria e Prática de Carlos Henrique Dantas Da Silva pela Saraiva (2008)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2012)
>>> Perseu Dossiê - As direitas no Brasil n. 11 ano 7 de Rodolfo Fiorucci e outros pela Funadação Perseu Adamo (2016)
>>> Livraria Amadeu de João Antônio De Paula pela Conceito (2006)
>>> A Energia Curativa Através Do Tao de Mantak Chia pela Pensamento (1987)
>>> Delito Por Bailar El Chachacha de Guillermo Cabrera Infante pela Punto De Lectura (2001)
>>> Marketing Pessoal Passo A Passo de Maurício Mansur pela Autêntica (1998)
>>> Estado, Desenvolvimento E Políticas Públicas. de Ana Beatriz Martins Dos Santos Seraine pela Unicamp/ Unijui (2008)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 9/2/2007
Comentários
Leitores

o leitor se acomodou
A bem da verdade não podemos ignorar o trabalho dos críticos literários. O grande problema de livros como Harry Potter, Eragon e As Crônicas de Nárnia são, de fato, o apelo mercadológico em detrimento de uma profundidade. É fácil criar um best-seller como ele e ganhar rios de dinheiro. Difícil é fazer algo que dure anos, séculos. Mas não condeno. Essa literatura ajuda as editoras a se manterem e a publicarem conteúdo de verdade. O que eu penso é que nossa cultura hoje carece de uma formação mais crítica do leitor, que simplesmente se acomoda em literatura fácil.

[Sobre "Em defesa de Harry Potter"]

por Fabio Melo
http://www.recantodasletras.com.br/fallenarchangel
9/2/2007 à
01h45 200.184.17.45
(+) Fabio Melo no Digestivo...
 
culpa e ressentimento
Barbão, concordo com tudo o que disse. Muito da culpa é certamente nossa, e o ressentimento só torna as coisas piores. Vamos nos falar. Abraço.

[Sobre "A culpa é dos escritores, também"]

por Fernando Burjato
8/2/2007 às
22h10 200.153.215.129
(+) Fernando Burjato no Digestivo...
 
Membro da Academia Paulista
Falando em Ignácio, ele foi eleito hoje (08/02/2007) o mais novo membro da Academia Paulista de Letras.

[Sobre "O trem de Thomaz Ianelli"]

por Henrique
8/2/2007 às
19h41 200.208.91.171
(+) Henrique no Digestivo...
 
Mutismo
"Pena que a imprensa vai calar..." Vai calar porque essas coisas estão relativamente mudas. E a imprensa gosta de diálogos, mesmo com quem não está mais presente.

[Sobre "Digestivo nº 315"]

por Guga Schultze
8/2/2007 às
11h30 201.80.34.33
(+) Guga Schultze no Digestivo...
 
Homenagens e a imprensa calada
As homenagens neste ano vão também para o 100 anos de Oscar Niemaier, os 100 anos de Caio Prado Jr., os 90 anos de Revolução Russa e os 85 anos do Partido Comunista brasileiro. Pena que a imprensa vai calar...

[Sobre "Digestivo nº 315"]

por Manoel Messias Perei
7/2/2007 às
17h20 201.68.14.205
(+) Manoel Messias Perei no Digestivo...
 
Buraco na Alma
Realmente é assim mesmo que estou me sentindo.. o texto é muito real... faltou apenas falar do Buraco na Alma que a gente sente, quando nosso Amor vai embora... Gente, estou muito mal... Será que isso vai passar um dia? Sinto o meu mundinho em ruínas e sem força para reconstruí-lo... Parabéns pelo texto.

[Sobre "Receita para se esquecer um grande amor"]

por Lucas Rizzi
7/2/2007 às
16h33 200.183.187.130
(+) Lucas Rizzi no Digestivo...
 
Obrigado!
Julio, muito obrigado por divulgar nosso blog. Publicaremos várias novidades por lá nos próximos dias. Por enquanto, a novidade é que ele passa a ser publicado no blogspot, com recursos visuais mais interessantes. Quem entra no endereço antigo encontra um link para acessar a página nova. Um abraço, Fernando

[Sobre "Brincando de quê?"]

por Fernando Salles
http://www.brincandodechef.blogspot.com
7/2/2007 às
14h07 200.225.94.130
(+) Fernando Salles no Digestivo...
 
Concordo!
Concordo com o comentário da Cristina: deixa rolar. Pode ser sim que seu filho passe, como você e acho que todo mundo, por muitos trancos. Mas também vai passar por tanta coisa boa! Tenho certeza que você vai curtir muito. Como eu, que sou a mãe mais babona do mundo.

[Sobre "A hora certa para ser mãe"]

por Adriana Carvalho
7/2/2007 às
13h51 200.225.94.130
(+) Adriana Carvalho no Digestivo...
 
Beleza!
Guga, uma vez você me mostrou um texto - nem me lembro se foi prosa ou poesia - que li com atenção e, em seguida, lhe disse: não entendi nada, mas sei que é bom! Devido à complexidade do conteúdo e da forma, não dava para sacar um comentário totalmente racional... Tinha que absorvê-lo talvez pelos poros. Lembro também que já conversamos muito sobre a dificuldade de se atingir a simplicidade. Talvez em tudo mas certamente na música... O Tom Jobim hoje em dia encontra-se na categoria musical que eu mais aprecio, depois da ópera. E depois deles o jazz e a mpb, nessa ordem. O Tom, como você muito bem descreveu, conseguiu essa raridade de ser extremanete simples e extremamente complexo ao mesmo tempo, de ser carioca e ser universal. Tenho um vídeo do Sinatra num show em que ele canta "Bonita" de Jobim, e em que ele fala do Tom com a maior reverência. Adorei o seu texto e o Tom merece cada palavra acertada que você usou!

[Sobre "Dentro do Tom"]

por Lumumba
6/2/2007 às
22h34 201.58.110.39
(+) Lumumba no Digestivo...
 
Uma bela homenagem
Quer dizer que faltou ao programa solenidade? Logo para Francis, que nunca foi solene. Talvez eu tenha visto o programa errado. Não sei. Ainda assim, dizer que o resultado do programa foi "frouxo", waaal, é demais, não acha? Afinal de contas, quantos programas sobre Francis dedicaram 40 minutos para discutir o escritor, o jornalista e, sim, o homem de idéias? (Se faltaram imagens de Francis, basta buscar no YouTube.) Nem o esperado especial da revista Bravo! foi tão generoso. Ficou em 2 textos curtos, de Sonia Nolasco e de José Onofre, quando, em verdade, poderia ter explorado tudo de forma mais abrangente. A homenagem foi, sim, bem feita.

[Sobre "Manhattan Connection, ontem"]

por Fabio Cardoso
6/2/2007 às
20h25 200.229.196.190
(+) Fabio Cardoso no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nowtopia
Chris Carlsson
Tomo
(2014)



Estado para Resultados: Avanços no Monitoramento e Avaliação da Gestão
Tadeu Barreto Guimarães e Outros
Ufmg
(2010)



Relacionamento Ioiô
Julia Duarte
Matrix
(2009)



Tarsila Do Amaral
Angela Braga
Moderna
(1998)



Psicanalise, teoria critica e cultura
Angela Maria
Uem
(2013)



Arquitecturas Vis
Vários Autores
Lampreave
(2013)



Curso de Aconselhamento Para Casais
José Roberto O. Chagas
Kenosis
(2015)



Livro de Bolso Literatura Estrangeira Regain
Jean Giono
Le Livre de Poche
(1995)



Livro Brasil A Sedução da Cidade Os operários-Camponeses e a fábrica dos Lundgren Temas e Reflexões 5
Rosilene Alvim
Graphia
(1997)



No Caminho Com um Mestre Contemporâneo
Juan Sgolastra
Life Quality
(2005)





busca | avançada
70751 visitas/dia
1,7 milhão/mês