A cachorra da vizinha | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
Mais Recentes
>>> Livro Sesinho Edição De Aniversario Volume 24 de Sesinho pela Sesi
>>> Mentiras Inocentes E Verdades Escancaradas de Cathy Hopkins pela Vergara & Riba (2007)
>>> Livro O Que Sobra de Principe Harry tradução Cássio de Arantes pela Objetiva (2023)
>>> Livro A Essencial Arte de Parar Um Método Revolucionário e Simples Para a Paz e o Encontro Consigo Mesmo de Dr. David J. Kundtz, prefácio de Richard Carlson, traduzido por Paulo Sérgio Moraes Rego Reis pela Sextante (1999)
>>> Entre Irmãs de Frances De Pontes Peebles pela Arqueiro (2017)
>>> A Chama De Ember de Colleen Houck pela Arqueiro (2019)
>>> Espiritualidade (3ª edição ampliada) de Rubem Alves pela Papirus (2004)
>>> Educação e Universidade de Anisio Teixeira pela Ufrj (1998)
>>> Números Do Jogo de Chris Anderson pela Paralela (2013)
>>> Quatro Vidas De Um Cachorro de W. Bruce Cameron pela Harper Collins (2016)
>>> Cliente Nunca Mais de Sérgio Almeida pela Casa Da Qualidade (1994)
>>> Livro Bolívar Grandes Biografías de Manuel Giménez Saurina, Manuel Mas Franch pela Edimat Libros (2003)
>>> Uma Chance Para O Perdão de Marcos Alencar pela InteLítera (2012)
>>> Erased. A Cidade Onde Só Eu Não Existo Volume 1 de Kei Sanbe pela Jbc (2018)
>>> Livro As Quatro Graças de Patricia Gaffney pela Bertrand Brasil (2006)
>>> Livro Sesinho Vida De Abelha Volume 10 de Sesinho pela Sesi
>>> Educação Para a Democracia de Anisio Teixeira pela Ufrj (1997)
>>> Carte Blanche de Jeffery Deaver pela Record (2012)
>>> The Nine Inside The Secret World Of The Supreme Court de Jeffrey Toobin pela Doubleday (2007)
>>> Ensinando A Cuidar Da Criança de Nébia Maria Almeida De Figueiredo pela Difusão Editora (2003)
>>> A Gaia Ciência de Friedrich Nietzsche pela Escala (2006)
>>> Barros De Estremoz de Azinhal Abelho pela Panorama (1964)
>>> Copywriting de Paulo Maccedo pela Dvs (2019)
>>> Armas e Varões - A Guerra Na Lírica De Arquíloco de Paula Da Cunha Corrêa pela Unesp (1998)
>>> Os Manuscritos Perdidos de Charlotte Bronte pela Faro Editorial (2019)
COLUNAS

Quinta-feira, 21/7/2005
A cachorra da vizinha
Adriana Baggio
+ de 7300 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O condomínio onde eu moro tem muitos inadimplentes. Alguns deles passam por um aperto momentâneo (como a maioria dos brasileiros), por isso atrasam a taxa de condomínio. Mas existem outros que são safados mesmo. Devem há meses, há anos, mesmo a gente vendo que eles têm condições de pagar. A desculpa que eles dão? São contra pagar condomínio. Acham a taxa absurda, injusta. Têm desavenças com o síndico e com os vizinhos. Discordam das flores que o jardineiro planta e odeiam a marca de desinfetante utilizada pela zeladora. Apesar disso, não abrem mão da TV a cabo e do gás que aquece a água para seus banhos.

O gás eu também uso, mas a TV a cabo, não. Gostaria de ter, mas não é prioridade. Outras coisas vêm na frente e utilizam a verba que eu poderia despender mensalmente com esse serviço. Mas, veja só, eu acabo pagando a assinatura da TV a cabo dos vizinhos inadimplentes! Enquanto eles já nem lembram se a Carrie ficou com Mr. Big no final de Sex and the City, eu acompanho a série com alguns anos de atraso, pela TV aberta (Canal 21, é muito legal!). Garanto que eles também deixam a chama piloto do aquecedor ligada o dia inteiro! Claro, por que se preocupar em economizar, já que somos nós que pagamos a conta?

Felizmente, eu acompanho muito pouco o emocionante dia-a-dia do condomínio. Por isso, não conheço quase nenhum dos inadimplentes. Só sei de uma, e parece que é justamente a mais descarada de todas. Além de assistir Fox, Sony e HBO às minhas custas, tem uma picape na garagem e não esconde de ninguém que possui outros imóveis. Não seria de descer do salto e pular no pescoço da megera?

Às vezes, quando estou regando meu manjericão na varanda, fico mais sociável e interajo um pouco com os outros moradores. Em um belo e inesperado sábado de sol no outono, dediquei algumas horas a cuidar do basílico e das outras plantinhas. Ao mesmo tempo, tentava fazer com que Ferrugem não escapasse pelas aberturas da grade. O perigo não é a altura, já que o apartamento é térreo. O problema é que quando Ferrugem escapa, é muito difícil trazê-lo de volta. Incrível como esses cachorros correm!

Bem, nesse idílico cenário em que eu cumprimentava um morador aqui e outro ali com as mãos sujas de terra, apareceu uma simpática vizinha. Ela tem uma poodle do mesmo tamanho de Ferrugem. Como não podia deixar de ser, a cachorrinha ficou encantada com o meu principezinho e resolveu brincar com ele. Enquanto os dois se divertiam, eu e a vizinha estabelecemos uma cordial conversa sobre os hábitos de cada um deles. Por fim, até deixamos combinado que quando a cachorrinha entrasse no cio, Ferrugem seria convocado para cumprir seu papel de varão da espécie e garantir descendência.

Essa idéia me interessava bastante. Ferrugem já tem 4 anos, mas nunca cruzou. Até tentou uma vez, mas a parceira era muito alta para ele. Inexperiente, o coitado não conseguiu levar a cabo o intento, mesmo com as listas telefônicas que tentávamos colocar sob suas patas. A experiência frustrante deixou Ferrugem estressado. A namorada, que antes era sua amiga, passou a nutrir um grande desprezo por ele. E ele, por sua vez, só queria saber de montar na bichinha toda vez que encontrava com ela, mesmo depois do cio ter terminado. Foi por sorte que ele não levou algumas dentadas nessa confusão toda...

Depois disso, Ferrugem nunca mais teve nenhum encontro. Falha minha, claro, que não fiz muito esforço para procurar uma namorada com o temperamento e altura adequados a ele. Por isso, quando apareceu essa vizinha e sua cachorra, fiquei bastante aliviada e contente. Mas a felicidade durou pouco. Qual não foi minha surpresa ao saber que a mulher era, justamente, a mais famosa e descarada das inadimplentes do condomínio!

Fiquei com muita raiva. Xinguei-me várias vezes por ter sido tão amável, simpática e cordial com uma criatura dessas. Pensei na imagem que as outras vizinhas tiveram de mim, ao me ver conversando animadamente com a inadimplente. Elas, que vivem a rotina do condomínio mais de perto, conhecem o who's who do lugar e podem estabelecer ou cortar relações dependendo da respeitabilidade de cada um. Mas eu não tinha como saber!

O fato é que Ferrugem acabou sofrendo as conseqüências desse equívoco social. Jurei que aquela cachorra nunca mais colocaria suas patas peludas na minha varanda. Por mim, Ferrugem poderia morrer virgem antes de cruzar com aquela desclassificada. Fui muito firme e disse para ele não insistir nem ter esperanças. Ele não falou nada, apenas virou a cabeça um pouquinho de lado e colocou as orelhas pra frente. Quando terminei, levantou e foi comer ração.

Felizmente, junto a mulheres destemperadas como eu existem homens sensatos e muito mais generosos de coração. O meu me fez ver que a pobre da cachorra não tinha nada a ver com o comportamento da dona. Ela não deveria ser alvo do meu desprezo e preconceito só porque teve o azar de morar com uma inadimplente descarada.

Refleti bastante e vi que ele tinha razão. Fiquei envergonhada das minhas atitudes mesquinhas. Resolvi que, caso a dita cuja entre no cio e revire seus olhinhos escuros pelo meu fofucho, vou permitir que ele, finalmente, conheça o amor. Quanto à dona dela, não sei se terei a mesma nobreza. Vou manter a elegância e cumprimentá-la sempre que o destino nos colocar frente a frente. Só espero que ela não me aborde na varanda no próximo sábado de sol.


Adriana Baggio
Curitiba, 21/7/2005

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O cinema visita a funilaria de Vicente Escudero


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2005
01. A importância do nome das coisas - 5/5/2005
02. Traficante, sim. Bandido, não. - 16/6/2005
03. Por que eu não escrevo testimonials no Orkut - 6/10/2005
04. O erótico e o pornográfico - 20/10/2005
05. É preciso aprender a ser mulher - 4/8/2005


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
29/7/2005
11h55min
Adriana, ao invés de se preocupar com como tratar vizinha, lembre-se de participar das ações do seu condomínio mais ativamente... todos os inadimplentes podem ser processados pelo condomínio, e o tempo até a execução judicial (tomar o bem para pagar as despesas do condomínio) dura em média um ano. Em geral, no final das contas, nenhum condomínio perde dinheiro com os inadimplentes, a não ser quando a administração é falha. Você não precisa ficar indignada. Escrevo esse comentário não por criticar sua conduta pessoal, mas porque muita gente se encontra na sua posição, e achei que poderia contribuir com outro ponto de vista. São os condôminos adimplentes que decidem o destino dos inadimplentes. Participação é cidadania. Quanto ao Sex and the City, faça como eu: alugue numa boa locadora, sai barato. Abraços, Yara
[Leia outros Comentários de Yara Mitsuishi]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Esperando O Fim De Semana
Witold Rybczynski
Record
(2000)



O universo de Jorge Amado: Caderno de leituras e orientações para o trabalho em sala de aula
Vários Autores
Companhia Das Letras



Literatura Estrangeira Espártaco Coleção Grandes Sucessos
Howard Fast
Abril Cultural
(1981)



Os Imperfeccionistas
Tom Rachman
Record
(2011)



O Mestre dos mestres
Augusto Cury
Academia de inteligência
(2001)



Pão amargo
Jadwiga J. Mielzynska
Educ
(1997)



Por uma Vida Mais Doce
Danielle Noce; Beatriz Sanches
Melhoramentos
(2014)



O Desenho Cultivado Da Criança: Prática E Formação De Educadores
Rosa Iavelberg
Zouk
(2006)



João Cabral de Melo Neto Cadernos de Literatura Brasileira
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles
(1997)



O Último Trem de Berlim
George Blagowidow
Summus
(1978)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês