Pare, Lola, Pare - e veja este filme | Daniela Sandler | Digestivo Cultural

busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
>>> Estônia: programa de visto de startup facilita expansão de negócios na Europa
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
>>> The Nothingness Club e a mente noir de um poeta
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Guia para escrever bem ou Manual de milagres
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> A lei da palmada: entre tapas e beijos
>>> A lei da palmada: entre tapas e beijos
>>> A importância do nome das coisas
>>> Latrina real - Cidade de Deus
>>> Notas de Protesto
>>> Um imenso Big Brother
>>> O enigma de Lindonéia
>>> Breve reflexão cultural sobre gaúchos e lagostas
Mais Recentes
>>> O Livro da Psicologia de Clara M. Hermeto e Ana Luisa Martins pela Globo (2012)
>>> Mulheres Públicas de Michelle Perrot pela Unesp (1998)
>>> Alma de Luz - Obras de Arte para a Alma de Joma Sipe pela Pensamento (2014)
>>> Além do Divã - Um Psicanalista Conversa Sobre o Cotidiano de Antonio Luiz Serpa Pessanha pela Casa do Psicólogo (2004)
>>> Brasil: Uma Biografia de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling pela Companhia das Letras (2015)
>>> Lavoura Arcaica de Raduan Nassar pela Companhia das Letras (1997)
>>> O Diário de Anne Frank (Capa Dura) de Anne Frank pela Record (2015)
>>> Mapas Estratégicos de Robert S. Kaplan e David P. Norton pela Campus / Elsevier (2004)
>>> Perdoar Amar Agradecer de Carmen Mendes pela Luz da Serra (2022)
>>> O Anjo Pornográfico - A Vida de Nelson Rodrigues de Ruy Castro pela Companhia das Letras (2013)
>>> Livro Pena de morte - Coleção Lazuli de Maurice Blanchot pela Imago (1991)
>>> Livro A Colônia das Habilidades de Liriane S. A. Camargo pela Rima (2015)
>>> Memórias de Vida, Memórias de Guerra de Fernando Frochtengarten pela Perspectiva (2005)
>>> Os Segredos da Maçonaria de Robert Lomas pela Madras (2015)
>>> Livro Como Elaborar Projetos De Pesquisa de António Carlos Gil pela Atlas (1993)
>>> Incríveis Passatempos Matemáticos de Ian Stewart pela Zahar (2010)
>>> AS 100 Melhores Histórias Eróticas da Literatura Universal de Flávio Moreira da Costa pela Ediouro (2003)
>>> Livro A Cura de Cristo - Como Recebê-la de T. L. Osborn pela Graça Artes (1999)
>>> Iyengar Yoga Posturas Principais de B. K. S. Iyengar pela Cores e Letras (2006)
>>> Império - Como os Britânicos Fizeram o Mundo Moderno de Niall Ferguson pela Planeta (2010)
>>> Livro A Verdade - Volume 2 de Masaharu Taniguchi pela Seicho-no-ie (2000)
>>> Os Sete Pecados da Memória - Como a Mente Esquece e Lembra de Daniel L. Schacter pela Rocco (2003)
>>> O Ceu Esta Em Todo Lugar de Jandy Nelson pela Novo Conceito (2011)
>>> Vanusa Ninguém é Mulher Impunemente de João Henrique Schiller pela Madaas
>>> Jesus Dentro do Judaísmo de James H. CharlesWorth pela Imago (1992)
COLUNAS

Quarta-feira, 22/8/2001
Pare, Lola, Pare - e veja este filme
Daniela Sandler
+ de 5100 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Yara Mitsuishi

Você se lembra de Corra, Lola, Corra? A mesma dupla - o diretor Tom Tykwer e a atriz Franka Potente - está em A Princesa e o Guerreiro (Alemanha, 2000), em cartaz aqui nos Estados Unidos. Com Tykwer não dá para usar o clássico "se você gostou de..., não perca este...". Não é que a obra do cineasta não tenha a sua marca. Muito ao contrário - o acento do diretor sempre está lá, para quem quiser ver: no rigor compositivo, na sensibilidade e atenção às minúcias emocionais dos personagens, na obsessão por temas como destino, coincidências e acaso. No entanto, a maioria das pessoas ainda associa Lola ao grafismo das cenas, à estética pop-quadrinhos e ao humor quase histérico. Ainda bem, no entanto, que Tykwer não se prende a fórmulas - nem às próprias.

Mantendo a identidade criativa do diretor, cada um de seus filmes explora temas e estéticas diversas, de modo sempre surpreendente. Foi assim com Wintersleepers - Inverno Quente, a história delicada e emocionante de um grupo de pessoas que têm suas vidas subitamente interligadas por um acidente de carro numa gelada cidadezinha de montanha. Nesse filme, a estilização que é óbvia em Corra, Lola, Corra aparece em registro sutil - por exemplo, na identificação de cada personagem com uma cor básica. A garota passional e afetuosa só veste vermelho; sua amiga séria e sensível só usa verde; o homem misterioso com problemas de memória só usa preto... o recurso é tão bem utilizado que um amigo meu, que assistiu ao filme comigo, nem percebeu. O mesmo fenômeno ocorre agora com A Princesa e o Guerreiro, em que vários temas e modos dos filmes anteriores aparecem transformados.

De uma certa forma, dá até para dizer que A Princesa... é um cruzamento entre Lola (1998) e Wintersleepers (1997). Corra, Lola, Corra é um filme frenético e estimulante, em que até mesmo a morte aparece com leveza, não apenas pelo recurso narrativo dos três finais diferentes como também pelo tratamento formal. Wintersleepers, por sua vez, é denso, suave, lento; triste e esperançoso ao mesmo tempo. Wintersleepers destila dor e encantamento; em Corra, Lola, Corra não há tempo para sentir nada que não a vertigem "montanha-russa" do filme. Em A Princesa e o Guerreiro, há ação de sobra, seqüências vertiginosas, socos no estômago (do espectador e dos personagens). As pessoas da platéia cravam as mãos no braço da poltrona, tensas; algumas não contêm o grito de susto ou espanto. No entanto, a história do filme é uma história de amor: de dor e de encantamento, costurada com fios sutis mas certeiros. E quanto mais se pensa na história, mais bonita e sensível ela parece.

Em suma: é filme de deixar as pernas bambas de tanta ação, mas ao mesmo tempo é filme de fazer pensar depois que a sessão acaba.

A admirável Franka Potente, a ruiva Lola, agora é chamada Simone e está de cabelos loiros. Seus traços fortes e sua interpretação intensa carregam um pouco da Lola para este filme, mas a sensação de familiaridade inicial logo se dissolve diante de mais uma caracterização forte. Simone, ou Sissi, como é chamada (não há de escapar a associação com os filmes sobre a princesa Sissi, que virou imperatriz, interpretada por Romy Schneider), é enfermeira num manicômio. Sissi é afetuosa, atenciosa, magnética, rodeada pela corte de pacientes que a adoram.

De novo, Tykwer fala de destino. Em Corra, Lola, Corra, era a especulação sobre o acaso e sobre as "conjunções de fatores" necessárias à ocorrência de um evento. Por um lado, um questionamento do destino - como se o evento final, resultado de pura chance, não tivesse maior importância que os demais possíveis desfechos. Por outro lado, a confirmação da "força" do destino: afinal, o desfecho não estava nas mãos de Lola nem ao alcance de uma decisão racional, mas determinado por uma conjuntura maior que vontades e indivíduos. Já Wintersleepers era estruturado pela coincidência - pelo fio tortuoso e inesperado que ligava as vidas dos vários personagens. Poderia parecer um simples elogio do acaso - o destino das pessoas, no entanto, engendrava-se tanto por fatos externos como por suas decisões pessoais e sua conduta.

A Princesa e o Guerreiro ecoa esses temas: acaso versus coincidência versus vontade autônoma. Um ato aparentemente isolado e sem conseqüência acaba por transformar a vida de Sissi e por ligá-la indelevelmente à vida de Bodo (o guerreiro). Esse ato, no entanto - a mão do acaso, a chance - não teria seu efeito se não fosse potencializado por uma série de coincidências e pela intervenção decidida e voluntariosa de Sissi.

O ato está no começo do filme - uma carta que Sissi recebe de Meike, uma moça misteriosa (não dá para saber se é amiga, namorada ou parente de Sissi) que mora numa mansão encastelada num penhasco à beira-mar. Se o título do filme sugere romantismo medieval, a imagem confirma a impressão... como sempre, porém, a estilização é sutil, e, como nas cores de Wintersleepers, o tom épico e cavalheiresco pode passar despercebido sob a roupagem naturalista e discreta do filme.

Vou resistir à tentação de contar o que acontece depois - a surpresa dos fatos e cenas é sempre uma das delícias de um filme. Digo este tanto: Tykwer mistura situações delicadas e comoventes com cenas chocantes e violentas; trata os personagens, inclusive sua Sissi, de forma quase impiedosa (e, se você tem estômago sensível, prepare-se para uma aflitiva cena de traqueostomia); e acaba até enfiando uma cena em que um personagem corre no meio do trânsito pesado (citando seu próprio Lola...). A Princesa e o Guerreiro funde conto-de-fadas e filme policial; a mistura, longe de indigesta, funciona. Mesmo porque os contos-de-fadas originais - estórias populares européias - primam tanto pela fantasia romântica quanto pelo terror e violência.

De todo modo, a platéia torce pela heroína, que, além de princesa, revela-se a verdadeira guerreira da história. Não adianta destino, coincidência ou ser "feito um para o outro" se não houver esforço e luta. Os apaixonados que assistirem ao filme hão de sair convencidos de que, sim, devem lutar e dar a cara a bater...

Para saber mais

http://www.spe.sony.com/classics/buyitonvideo/2001/princesswarrior.html



Daniela Sandler
Rochester, 22/8/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O momento do cinema latino-americano de Humberto Pereira da Silva
02. Feira do Estudante de Daniel Bushatsky
03. O Pintor das Sombras de Jardel Dias Cavalcanti
04. Um olhar francês sobre os cães de Bruno Garschagen


Mais Daniela Sandler
Mais Acessadas de Daniela Sandler em 2001
01. O primeiro Show do Milhão a gente nunca esquece - 8/8/2001
02. Quiche e Thanksgiving - 21/11/2001
03. A língua da comida - 29/5/2001
04. Notícias do fim-do-mundo - 24/10/2001
05. Mas isso é arte??? - 29/8/2001


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
18/4/2002
13h29min
Eu adoro qualquer filme que a Franka Potente trabalhe....Por isso sou suspeito para dar a minho opinião!!!!
[Leia outros Comentários de Joao Luiz Palma ]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Literatura Estrangeira A Garota da Capa Vermelha Acredite na Lenda, Cuidado com o Lobo.
Sarah Blakley-cartwright e Catherine Hardwicke
Moderna
(2011)



Terribles Dinosaures
Mash Martin
Milan
(2007)



Livro Administração A Meta um Processo de Aprimoramento Contínuo
Eliyahu Goldrat
Educator
(1993)



Livro Infanto Juvenis Foi Ele Que Escreveu a Ventania
Rosana Rios
Pulo Do Gato
(2017)



Coleção Watchmen
Dave Gibbons
Abril
(1999)



Guia Prático para um Namorado Perfeito
Felicity Huffman
Gente
(2007)



Livro Literatura Estrangeira As Memórias do Livro Romance Sobre o Manuscrito de Saravejo
Geraldine Brooks
Ediouro
(2008)



Business Lessons For Entrepreneurs
Mark D. Csordos
Thomson
(2003)



A Dama das Espadas
Aleksandr Púchkin
Max Limonad
(1981)



Estrutura Industrial Americana
Richard Caves
Zahar
(1967)





busca | avançada
55773 visitas/dia
2,0 milhão/mês