Voto nulo não é protesto | Diogo Salles

busca | avançada
75226 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* RSS, Twitter e Facebook
Últimas Notas
>>> Eu Maior, o filme de Fernando, Paulo e Marco Schultz e Andre Melman
>>> Diálogos de Platão, pela editora da Universidade Federal do Pará
>>> Porta dos Fundos
>>> Os Enamoramentos, de Javier Marías
>>> One Click, a História da Amazon, de Richard L. Brandt
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Gonzaga - De Pai pra Filho, de Breno Silveira
>>> Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
Temas
Mais Recentes
>>> Clube de leitura da Livraria Zaccara: um ano!
>>> Os EEUU e o golpe de 64
>>> Todas as Tardes, Escondido, Eu a Contemplo
>>> Família e Maldade
>>> O Corno em Série
>>> A Cidade do Improvável
>>> Um Lugar para Fugir Antes de Morrer
>>> O goleiro que ganhou o Nobel
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
>>> Na minha internet foi assim, e na sua?
Colunistas
Mais Recentes
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> 11/9: Dez Anos Depois
>>> Séries de TV
>>> Discoteca Básica
Últimos Posts
>>> Araquém Alcântara #EuMaior
>>> John Huston: cinema e armas
>>> Paulo de Tarso Lima #EuMaior
>>> The Doors Live at The Bowl 68
>>> The Doors com Eddie Vedder
>>> Ricardo Lindemann #EuMaior
>>> AnaE lança novo livro em SP
>>> Professor Hermógenes #EuMaior
>>> Waldemar Falcão #EuMaior
>>> Barbara Abramo #EuMaior
Mais Recentes
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Psicodelia para Principiantes
Mais Recentes
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
>>> Antonio Henrique Amaral
Mais Recentes
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
>>> Obrigado, Daniel Piza
>>> Seção Mais Acessados
>>> Digestivo no Facebook
>>> Você no Twitter do Digestivo
Mais Recentes
>>> O Sol e Louis Armstrong
>>> Internet & Ensino, de Júlio César Araújo
>>> O filme do Lula e os dois lados da arquibancada
>>> Eu, Marília
>>> Samba da benção
>>> Monteiro Lobato - Livro a Livro
>>> Biblioteca básica latino-americana
>>> O Livro das Cortesãs, de Susan Griffin
>>> Apresentação
>>> A felicidade, segundo Freud
Mais Recentes
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Olga e a história que não deve ser esquecida
>>> Receita para se esquecer um grande amor
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A teoria do caos
Mais Recentes
>>> Cooperativa recebe alunos da FATEC de Mogi das Cruzes
>>> Cooperativa recebe alunos da FATEC de Mogi das Cruzes
>>> Exposição sobre Walter Levy será inaugurada dia 15/6
>>> Rock'n'roll Celebration terá convidado especial na comemoração de um ano no Santa Marta
>>> Banda Delorean apresenta viagem pela história do rock
>>> Hotel de Curitiba oferece serviço de transporte gratuito para hóspedes
>>> Mini Guaíra exibe clássicos da dramaturgia mundial
>>> Rede Deville inicia campanha de combate ao frio
>>> A Crítica de João Apolinário - lançamento de livro
>>> SBIm e SLIPE promovem congresso sobre imunização e infectologia pediátrica
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 20/8/2008
Comentários
Leitores


Voto nulo não é protesto
(1) Américo, como você mesmo disse, sempre haverá mais de uma parte e interesses opostos. Se você consegue escolher um dos lados, não precisa anular o voto, mas deixe-me acreditar nele, já que não me sobraram muitas opções. (2) Mauro, felizmente nunca acreditei em salvadores da pátria. E por isso mesmo nunca acreditei - e nem votei - nesse candidato "carismático" e "popular". (3) Solange, todo mundo tem que fazer a sua parte, mas não podemos esquecer que é exatamente dessa esperança do eleitorado que se alimentam os políticos mais oportunistas. (4) Daniel, boa pergunta. Vai ser muito difícil alguém mexer nessa lei, pois ela interessa tanto aos políticos quanto aos partidos. Quanto ao voto nulo, para mim ele não é inócuo exatamente pelo fato de eu não encará-lo como um "protesto".

[Sobre "Voto obrigatório, voto útil... voto nulo"]

por Diogo Salles
http://www.diogosalles.com.br
20/8/2008 às
19h27 200.185.30.10
(+) Diogo Salles no Digestivo...
 
Obama: um terreno delicado
Você entrou em um terreno delicado. Um leitor mais incauto diria que, de certa forma, você demonstra uma certa peninha de Bush e que Obama, aproveitando-se da situação em que se encontra o império, vai tentar se dar bem. E aí a sua cor pode ser uma grande aliada, nesse contexto. Bem, mas como não sou uma leitora incauta, entendi o que há por trás de seu texto e a mensagem implícita de suas palavras. Posso dizer que quem entender, vai gostar. Mais um bom texto. Parabéns. Beijo.

[Sobre "Obama e o oba-oba"]

por Adriana Godoy
20/8/2008 às
10h47 201.58.48.217
(+) Adriana Godoy no Digestivo...
 
Variações do ópio
Adriana, umas das coisas que Tosches fala no livro e que eu não falei na resenha é que o ópio vem sendo utilizado mais para a fabricação de outras drogas. O consumo puro e romântico do ópio é raridade, segundo ele. Na verdade, pelo que Tosches diz, não existe mais o ópio puro, mas sim uma variante manipulada, suja e ruim dele. Obrigado pelo comentário, abraço!

[Sobre "A última casa de ópio, de Nick Tosches"]

por Rafael Rodrigues
20/8/2008 às
10h43 189.104.164.48
(+) Rafael Rodrigues no Digestivo...
 
Esse Tosches sabe das coisas
Interessantíssimo! Gostei! Parece que esse Tosches sabe das coisas. Outro dia vi em um documentário plantações de papoulas no Oriente (e o comércio da droga como uma questão de sobrevivência desse povo esmagado pela guerra). O negócio é violento, e os consumidores de heroína vendem realmente até a alma para umedecer as veias. Não me pareceu que a extração do ópio esteja em decadência, pelo contrário, as plantações de papoulas são vastas e a procura pela droga é crescente. Quero conferir esse livro. Parabéns pelo texto.

[Sobre "A última casa de ópio, de Nick Tosches"]

por Adriana Godoy
20/8/2008 às
10h31 201.58.48.217
(+) Adriana Godoy no Digestivo...
 
Da insistência da poesia
Poema interessante... O dia-a-dia sendo engolido por compromissos, exigências tamanhas que não abrem espaço para a poesia. Valeu o "desabafo" tão intrínseco a todos os que, como você, pensam vez ou outra atirar-se, imortalizar a dor no abismo... Ah, mas vamos insistindo, e por isso poetando, abraço!

[Sobre "Abismo"]

por Mara faturi
http://www.per-tempus.blogspot.com
20/8/2008 às
09h01 200.163.170.99
(+) Mara faturi no Digestivo...
 
As paredes e as janelas
As paredes de cor bege continuam as mesmas e ainda faltam janelas! (rs) Bjs

[Sobre "Ana Elisa Ribeiro"]

por Dani
19/8/2008 às
17h15 189.12.195.24
(+) Dani no Digestivo...
 
Morte aos poucos
Torço pela morte aos poucos! Pelo menos não é hipócrita!

[Sobre "Obama, o novo imperador"]

por Hellen
19/8/2008 às
16h59 201.1.159.28
(+) Hellen no Digestivo...
 
Bom senso de humor
Hehehehe... adoro seu senso de humor. Abs

[Sobre "Pagã or not pagã, that's the qüestã"]

por Karyn
19/8/2008 às
14h44 83.46.62.37
(+) Karyn no Digestivo...
 
É o fim!
Após ter lido o texto intitulado "Os desafios de publicar o primeiro livro", dá-me uma angústia e sou apoderado por uma tristeza atroz. Penso seriamente em pôr no lixo os meus 65 livros de literatura infatil, ou colocá-los numa imensa fogueira e tocar fogo. Percebe-se com clareza como são amadoras as editoras no Brasil. Já li de tudo a respeito do desatino dos que avaliam livros (originais) de candidatos a escritor: alguns deixam a cargo do filho(a) (uma criança!); outros lêem 10, 20 páginas e logo descartam. Alguns gênios de muitas áreas nascem em barracos de madeira e não têm nem o que comer, mas conseguem criar obras-primas que nuncam vão ser publicadas, haja vista que os que vão analisar seus originais são meras criaturinhas, simples, pouco talentosas e bem limitadas.

[Sobre "Os desafios de publicar o primeiro livro"]

por Leônidas Gregol
http://lgrego.blogspot.com.
19/8/2008 às
13h12 200.223.29.87
(+) Leônidas Gregol no Digestivo...
 
O desconforto contra o belo
Talvez o objetivo dos artistas envolvidos fosse este mesmo: causar um choque no público, criar uma tensao, mesmo que isto seja feito através da provocaçao de um "desconforto" no público. É justamente com este desconforto, provocado pela obra, que o artista tem uma oportunidade de capturar o cognitivo da pessoa e faze-la "pensar", coisa bem mais difícil de acontecer num espetáculo onde a estética do "belo" ou sua harmonia fossem parte do poder impregnante das imagens já pré-concebidas na platéia. Talvez até mesmo as declaraçoes desencontradas de Chico e Edu façam parte deste exercício.

[Sobre "Breu e 21, do Grupo Corpo"]

por José Burle
19/8/2008 às
13h02 201.81.130.23
(+) José Burle no Digestivo...
 
O sistema favorece
A despeito do tom de protesto, acredito que o voto nulo é inócuo. Em compensação sou a favor da não obrigatoriedade ao voto, pois dá a oportunidade de o eleitor simplesmente desistir do jogo político e não votar, como forma de protesto. Além disso, quebra o ciclo vicioso da compra de votos com políticas sociais tão em moda, como também levará a pessoas sem interesse político a deixar de votar (coincidentemente os maiores eleitores de políticos despreparados). A pergunta é: como mudar essa situação, já que esse sistema favorece tanto os políticos oportunistas atuais?!?

[Sobre "Voto obrigatório, voto útil... voto nulo"]

por Daniel M Lisboa
19/8/2008 às
12h50 200.152.193.108
(+) Daniel M Lisboa no Digestivo...
 
Tosches: uma viagem muito boa
Rafael, esse livro do Tosches é realmente uma viagem muito boa. E é bem pequeno, a gente tasca ele em meia hora.

[Sobre "A última casa de ópio, de Nick Tosches"]

por Daniel Lopes
http://www.danielslopes.com
19/8/2008 às
12h07 189.82.202.206
(+) Daniel Lopes no Digestivo...
 
Quando se perde um grande amor
A impressão que se tem quando se perde um grande amor é que estamos mergulhados em um profundo vazio. Nos sentimos ridículos, como se só os fracos passassem por isso. Seu texto veio ao encontro de tudo que sinto. Apesar da dor que tenho agora, sei que não estou só, que como eu existem milhões de pessoas sofrendo a mesma dor. Espero em breve secar minhas lágrimas e seguir em frente, sempre com a esperança de ser feliz e amar de novo.

[Sobre "Receita para se esquecer um grande amor"]

por Fátima
19/8/2008 às
11h08 201.54.12.36
(+) Fátima no Digestivo...
 
Das negativas das editoras
Antes as editoras enviavam as respostas para os autores assim: "Reconhecemos o valor literário da obra, mas comercialmente..." Eram assim, respostas padronizadas. Agora algumas editoras são mais diretas. Elas apenas dizem "Não temos interesse".

[Sobre "Publicar um livro pode ser uma encrenca"]

por Lasana Lukata
http://exerciciodegarca.blogspot.com/
19/8/2008 às
10h06 201.8.125.230
(+) Lasana Lukata no Digestivo...
 
Não vejo pessoas solitárias
Me parece que você volta à discussão "internet isola as pessoas", com um novo recurso para criticar. Concordo que o Twitter não tem ainda, se é que um dia terá, utilidade. É uma ferramenta efêmera, que promove o passageiro. Mas não concordo em nada com o solipsismo. Não enxergo gente solitária, vejo pessoas que querem compartilhar algo e que entendem que não precisam ficar restritas ao universo em volta (casa, escola, clube, faculdade etc) para fazer isso. E se o Twitter é uma via que leva a esse compartilhamento, ótimo! Grande abraço!

[Sobre "Eu, tu, íter..."]

por rafael bucco
http://elvisjamorreu.wordpress.com
19/8/2008 à
00h58 200.232.135.41
(+) rafael bucco no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

WMF Martins Fontes
Globo Livros
Hedra
Best Seller
Madras Editora
José Olympio
Nova Fronteira
Editora Conteúdo
MercadoLivre
Editora Record
Companhia das Letras
Editora Francis
Editora Perspectiva
Intrínseca
Bertrand Brasil
Civilização Brasileira
Cortez Editora
LIVROS


ARMADILHAS DA MENTE


AMEAÇA MORTAL


O FIO DA PALAVRA


COMO TIRAR PROVEITO DE SEUS INIMIGOS


HISTÓRIA DA INTELIGÊNCIA BRASILEIRA 3


DENTRO DO TEATRO DE MARIONETES


QUESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


GUIA DE UMA CICLISTA EM KASHGAR


JOSÉ E PILAR - CONVERSAS INÉDITAS


OS RADLEY


O OUTRO LADO DA INOVAÇÃO


DOSTOIÉVSKI - DO DUPLO À UNIDADE


O PODER ULTRAJOVEM


NANA, NENÊ


WHITNEY, MEU AMOR


busca | avançada
75226 visitas/dia
1,7 milhão/mês