Um assunto relativo... Ou não? | *Roberta*

busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego
>>> 14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fim dos jornais? Desconfie
>>> Blogwise
>>> Site de Rafael Sica
>>> Reid Hoffman por Tim Ferriss
>>> Suspense, Crimes ... e Livros!
>>> Entrevista com Chico Pinheiro
>>> Mi casa, su casa
>>> Produtor Cultural Independente
>>> Descobrindo David Goodis
>>> Somente para quem quiser (souber?) sonhar
Mais Recentes
>>> Neuromancer de William Gibson pela Editora Aleph (2016)
>>> Hollywood de Charles Bukowski pela L&pm (2001)
>>> Bia na África (2º Edição - 6º Impressão) de Ricardo Dreguer; Thiago Lopes pela Moderna (2020)
>>> Seita: O Dia Em Que Entrei Para Um Culto Religioso de Paula Picarelli pela Planeta (2018)
>>> Os Quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz pela Best Seller (2019)
>>> Comunidade Que Vem de Giorgio Agamben pela Autêntica (2013)
>>> Esta Casa E Minha (2º edição - 1º impressão) de Ana Maria Machado pela Moderna (2022)
>>> Como Analisar Narrativas de Cândida Vilares Gancho pela Atica (2006)
>>> Os Amigos de Kazumi Yumoto pela Martins Fontes (2000)
>>> Emma de Jane Austen pela Bestbolso (2011)
>>> Barba Ensopada De Sangue de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Gênio Obsessivo de Barbara Goldsmith pela Companhia Das Letras (2006)
>>> Faz Muito Tempo (1º impressão) de Ruth Rocha; Helena Alexandrino pela Salamandra (2019)
>>> Clarice Bean Tem Um Problema de Lauren Child pela Ática (2005)
>>> Brasil: Terra À Vista! de Eduardo Bueno pela L&pm (2017)
>>> A Velha Misteriosa (colecao batutinha - 1º impressão) de Ana Maria Machado - Ionit Zilberman pela Salamandra (2017)
>>> Chapeuzinho vermelho (capa dura) de Nicola Cinquetti - Stefano Morri pela Pensarte (2013)
>>> Box 360º Completo: Produção de texto Produção de texto Volume Único de Maria Inês Campos pela Fdt (2015)
>>> Vegano Sem Frescura. Comida De Verdade Em Mais De 100 Receitas De Arrasar de Thug Kitchen pela Alaude (2025)
>>> As Melhores Crônicas de Fernando Sabino pela Record (2000)
>>> Ler, Escrever E Fazer Conta De Cabeça de Bartolomeu Campos De Queiros pela Global (2004)
>>> Bairro Vivo Sul - São Paulo Nasce Nos Bairros de José Police Neto pela Cia dos Livros (2013)
>>> A Ridicula Ideia De Nunca Mais Te Ver de Rosa Montero pela Todavia (2019)
>>> Os Donos Do Inverno de Altair Martins pela Editora Dublinense (2019)
>>> Pedro Pedra de Gustavo Bernardo pela (1998)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 13/11/2002
Comentários
Leitores

Um assunto relativo... Ou não?
Alexandre, Alexandre... Tisc, tisc... Já te falei que me tornei uma fã sua e, cá entre nós, esse texto realmente está fabuloso! Quanto às críticas (e até revoltas, me corrija se estiver errada), eu mesma já me acostumei com isso, pelo fato de que minhas idéias estão sempre na contra-mão! E acho isso interessante, porque considero o estilo uma das maiores virtudes do ser humano. Realmente, ser um "coitado" é mesmo muito relativo. Porém, enxergando por esse ângulo (o mesmo que você, quero dizer) há pessoas que nunca deixarão de ser coitadas, independendo de sua classe social e até mesmo nível cultural. Parabéns, novamente!

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por *Roberta*
13/11/2002 às
23h16 200.158.25.103
(+) *Roberta* no Digestivo...
 
Um homem incomum
Prezado Rogério: Grato por suas palavras. As narrativas de EW não são, é claro, geniais; não representam um momento excepcional da literatura. Mas ocupam, na obra do autor, um espaço muito importante, pois revelam mais uma partícula, dentre tantas outras, desse homem incomum, cuja inteligência conheceu poucos limites. E, no contexto da produção editorial brasileira, tornam-se ainda mais valiosas, face ao restrito número de traduções que temos de EW. Um abraço!

[Sobre "Convite às memórias de um condado infernal"]

por Rodrigo Gurgel
13/11/2002 às
22h04 200.211.147.166
(+) Rodrigo Gurgel no Digestivo...
 
Mais uma!
Julio Já passou fome na vida? Já dormiu ouvindo tiros na parede de seu barraco de 2 cômodos? Já perdeu 4 horas por dia para se deslocar ao trabalho em pé num ônibus? Já foi mandado embora de algum emprego e teve vontade de chorar? Já foi despejado por não poder pagar aluguel? Nem eu, agora me responda, o que faz um indivíduo que sofre destes probleminhas sociais acordar todo dia e nunca meter uma bala em seu próprio ouvido? Vou dar um palpite: Esperança! Antes que você me bombardeie com seu discurso muito bem articulado e argumentado, citando celebridades literárias, para justificar seu ponto de vista, devo lhe afirmar que concordo com seu ponto de vista. Concordo também que a mídia manipula esta esperança do povo para entretê-los esvaziando seu conteúdo político. E justifico meu voto no Lula, sem patrulhamento algum, nunca votei no Collor, nunca votei no FHC, já votei no Brizola, acreditem, e sabe porque? Porque eu acreditava nas escolas que ele construia, lógico que hoje, mais maduro, não cometo este erro, mas entendo que as pessoas estão amadurecendo, assim como eu. E convenhamos, não podemos menosprezar a força do exercício e erro, não devemos criticar alguém que se esforça e tenta acertar. Leva tempo? Sim, leva , mas 30 anos se passaram e todos ficaram calados na Ditadura, desde 89 (Collor), se passaram apenas 13 anos, pouco tempo. "Não concordo com uma palavra que Tu disseste mas lutarei até a morte pelo direito de dizê-la"(Voltaire)

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por Eduardo Vianna
13/11/2002 às
20h38 200.207.205.22
(+) Eduardo Vianna no Digestivo...
 
www.garotamarota.kit.net
O blog também pode ser uma descoberta. A descoberta da escrita, de repente vc se pega conseguindo se expressar até melhor do que em palavras. Uma terapia? Não, sou mais como, um conhecimento de si mesmo. Abraço

[Sobre "A internet e os blogs"]

por Quel
13/11/2002 às
19h31 200.207.190.119
(+) Quel no Digestivo...
 
daumier no MASP é demais!
Jardel, depois de ler seu texto sobre florbela espanca decidi ler todos os outros que escreveu. são realmente muito bem escritos, muito emocionantes, inteligentes. Daumier, nem se fala. excelente, adorei mesmo. parabéns e espero ler mais e mais...

[Sobre "Um Daumier no MASP"]

por claudia
13/11/2002 às
15h02 198.81.8.3
(+) claudia no Digestivo...
 
Parabéns
Olá, Rodrigo Na minha opinião, se o livro fosse só o conto "A princesa dos cabelos dourados" já veleria a pena. É um dos textos mais bem construídos que já li. Leveza e lirismo num clima de puro erotismo. Em todas as cenas o ambiente muda de cor ao sabor das viagens espirituais do narrador. Tudo muito bem construído, principalmente a posição do narrador num ponto eqüidistante entre Imogen e Anna. Imogen, o modelo ideal e inatingível de mulher, uma musa inefável, tem sua humanidade penosamente revelada através de um problema de saúde. Enquanto isso um mundo de contingências hostis vai se interpondo entre o narrador e Anna. A perspectiva romântica se estilhaça e o narrador sucumbe ao mordorrento cotidiano do condado de Hecate. Dos demais contos, só não consegui ler o Milholland, pois as referências literárias em profusão estavam muito além da minha humilde bagagem de conhecimentos. Saudações e parabéns pela resenha.

[Sobre "Convite às memórias de um condado infernal"]

por Rogério Prado
13/11/2002 às
14h04 200.217.219.4
(+) Rogério Prado no Digestivo...
 
O preço da facilidade
Como disse o Toni na época de Gutenberg o livro foi barateado, agora é a industria fonográfica que sofre os reflexos da tecnologia de rede através da Internet, as mp3 se tornaram um drama para as grandes gravadoras mas são a felicidade dos internautas que se favorecem delas como eu , a parte boa disso eh que as gravadoras estão sendo forcadas e rever preços e outras maneiras de atrair consumidores...não só ela como muitas outras instituições da nossa sociedade. Os blogs são um bom exemplo de como a NET facilitou a difusão de idéias e disseminação do conhecimento. Agora qualquer pessoa com um computador e uma conexão dial-up pode publicar suas idèias na web. Claro que isso também banaliza um pouco as coisas, este é o preço da facilidade.Alias quem quizer visitar meu blog (www.jenny.blogger.com.br) hehehehe.

[Sobre "Megalópoles de informação"]

por Jenny
13/11/2002 às
09h58 200.242.98.3
(+) Jenny no Digestivo...
 
Homo ludens
Caro Alexandre, minha intenção não era deixá-lo chateado. Reconheço que é difícil manter o charme o tempo todo. Alguns dias estamos "charmosos", outros dias charmosos e até charmosos (!?!). Mas o importante é que estamos todos nos divertindo. Você escrevendo suas colunas, algumas pessoas (eu inclusive)lendo-as, minha vizinha ouvindo axé no último volume, a prefeita Marta Suplicy dançando ao som de música eletrônica no parque do Ibirapuera, o segurança da minha rua espancando mendigos, o FFHHCC viajando pelo mundo, meu sobrinho adolescente se masturbando em salas de sexo virtual na Internet, Lula pedindo a benção de "páiiiinho" ACM na Bahia. Enfim, cada um de nós se divertindo da maneira que sabe e/ou pode.

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Claudio
13/11/2002 às
07h58 200.148.192.192
(+) Claudio no Digestivo...
 
Vergonha, impotência e prisão
Voltando ao assunto "vergonha de ser brasileiro", senti essa vergonha no metrô, quando quatro norte-americanas entraram no vagão. A maneira como os brasileiros a tratavam - cedendo os seu lugares nos assentos, segurando suas bolsas com gentileza - me deixou enjoada. Nunca vi brasileiro ser gentil e educado com brasileiro. Por que endeusar tanto outra cultura e nao valorizar um pouco a nossa? Será que não merecemos um assento oferecido só por gentileza? Não merecemos um pouco mais de cuidado por parte de nossos vizinhos? (mesmo sendo vizinhos temporários, os do metrô) É por estas e outras coisas que observo (como o pessoal que ainda joga lixo pela janela do carro) que sinto vergonha de ser brasileira sim. Infelizmente. Porque essa vergonha me dá uma grande sensação de impotência e falta de liberdade.

[Sobre "Sinais de Vulgaridade - Parte II"]

por Denise
12/11/2002 às
23h46 200.162.210.150
(+) Denise no Digestivo...
 
Sim, sim!
Daniel, concordo completamente. E as pessoas que viram sem dar seta? As que não respondem a um bom-dia? Que entram num restaurante gritando ao celular? Que falam palavrão perto da sua mãe? Enfim - e as pessoas da espécie Homo Eurico Midandensis? Também meus antepassados gritam para mim que o duelo é uma coisa boa e devia voltar.../ E Carlos: muitíssimo obrigado. A julgar pelo número de acessos que vieram para cá via o hsjnoticias, você tem bem mais leitores do que simplesmente quatro. Parabéns pelo blog, e me avise o que aconteceu com o padre comunista...Um abraço - Alexandre.

[Sobre "Sinais de Vulgaridade - Parte II"]

por Alexandre
12/11/2002 às
17h34 200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Manual de Español 429
Idel Becker
Nobel
(1989)



Pedro e a Gansa Mágica - Com Marcador de Pagina e Cartela Adesivos
Alexandre Dumas
Piu
(2021)



Brasileiro Com Alma Africana Antonio Olinto
José Luis Lira
Icao
(2008)



Amando Pablo Odiando Escobar 501
Virginia Vallejo
Globo Livros
(2017)



Cartas de John Lennon
Hunter Davies
Planeta
(2012)



O Que Sei de Lula + Da Independência a Lula: Dois Séculos de Política Brasileira
José Nêumanne Pinto; Bolívar Lamounier
Topbooks; Augurium
(2011)



Livro de Bolso Literatura Estrangeira A Utopia Idéias
Tomas Morus
Lpm Pocket
(2000)



Modelagem Financeira com EXCEL e VBA
Não Informado
Campus
(2008)



O Espelho E Outros Contos Machadianos
Machado de Assis
Scipione
(2019)



O Pensamento e a Expressão em Machado de Assis autografado
Cândido Jucá Filho
Civilização Brasileira
(1939)





busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês