After Mozart | Digestivo Cultural

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
>>> ESTREIA ESPETÁCULO INFANTIL INSPIRADO NA TRAGÉDIA DE 31 DE JANEIRO DE 2022
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Decálogo (Comentado) do Perfeito Contista, de Horacio Quiroga
>>> Agonia
>>> Web 2.0 Awards
>>> Feliz Natal, Charlie Brown!
>>> O dinossauro de Augusto Monterroso
>>> Marketing de cabras
>>> Simplesmente tive sorte
>>> Sete tecnologias que marcaram meu 2006
>>> Maria Helena
>>> Sombras
Mais Recentes
>>> Columbine de Dave cullen pela Darkside (2009)
>>> Prefiro regar as plantas de Franck Santos pela Primata (2021)
>>> Meursault. contre-enquête de Kamel Daoud pela Actes Sud (2014)
>>> Mulheres que correm com lobos de Clarissa Pinkola Estés pela Rocco (2018)
>>> O Matrimônio de Céu & Inferno de Enéias Tavares, Fred Rubim e William Blake pela Avec (2019)
>>> H.P. Lovecraft Além do Desconhecido de Cayman Moreira (baseado na obra de H.P. Lovecraft) pela Editora de Cultura (2019)
>>> Mrs. Dalloway de Virginia Woolf pela Nova Fronteira (2006)
>>> Origem da Idade Média de William Carroll Bark pela Zahar (1985)
>>> Marvel 2000 1 ao 6 (Diabo da Guarda completo) de Kevin Smith. Joe Quesada. Mark Waid. John Romita Jr.. Kurt Busiek pela Abril (2000)
>>> Crepúsculo Esmeralda de Ron Marz e Bill Willingham pela Abril Jovem (1995)
>>> A carícia essencial: uma psicologia do afeto de Roberto Shinyashiki pela Editora Gente (1989)
>>> Lobo Solitário 1, 2 e 3 de Kazuo Koike. Goseki Kojima pela Panini (2016)
>>> O Vendedor de Sonhos A Trilogia de Augusto Cury pela Planeta (2010)
>>> Luluzinha Teen e sua Turma nº 5 de Renato Fagundes pela Pixel (2009)
>>> Direito de (não) Fumar - Uma Abordagem Humanista de Amanda Flávio de Oliveira pela Renovar (2008)
>>> O Caçador de Palavras de Walcyr Carrasco pela Ática (1993)
>>> Os mares do Sul de Manuel Vázquez Montalban pela Companhia das Letras (1998)
>>> Sátira de Gregório de Matos pela Agir (1985)
>>> Batman 1/83 de Zdarsky, Jimènez, Ortega, Ram V pela Panini (2023)
>>> L`objet d`Art Hors-série nº 69 (Roy Lichtenstein Exposition Au Centre Pompidou) de Camille Morineau pela Éditions Faton (2013)
>>> A Experiência Burguesa da Rainha Vitória a Freud - A Educação dos Sentidos de Peter Gay pela Companhia das Letras (1988)
>>> The Three Secret Cities de Mattew Reilly pela Orion (2019)
>>> Indian Song de Marguerite Duras pela Gallimard (1996)
>>> Superman nº 2 de Joe Casey w Mike Wieringo pela Abril (2002)
>>> Manuel de Piadas de Português e piadas portuguesas de brasileiros de Paulo Tadeu pela Matrix (1999)
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Além do Mais

Segunda-feira, 25/9/2006
After Mozart
Julio Daio Borges
+ de 2200 Acessos




Digestivo nº 298 >>> Gidon Kremer é um dos grandes violinistas contemporâneos que nos brinda com o privilégio da sua convivência de tempos em tempos. Kremer e sua Kremerata sempre chegam para nos ensinar alguma coisa. Neste ano, na Temporada 2006 do Mozarteum Brasileiro, instigando nossa curiosidade talvez com seu arranjo para “Smile”, de Chaplin, arrastou-nos até Beethoven, e esse seu redemoinho, que é o opus 133, a Grande Fuga. Depois, retomando sua periódica homenagem a Piazzolla, desta vez com “Celos” e “Libertango”, conduzindo-nos a Schumann, e a seu Concerto para violoncelo, op. 129, em lá menor. Gidon Kremer tem essa compreensão plena do público. Sabe que, no Brasil (e, talvez, no mundo), o cinema pode vir a ser uma “porta” para a música erudita – também pela inclusão no programa de Dunayevsky, e de sua trilha para Children of captain Grant –, mas não deixa de revisitar os mestres, e de acompanhar a audiência passo a passo. Como em todos os outros setores da cultura, em que existem intenções sérias por trás, a preocupação em, minimamente, educar as platéias é uma constante no universo da música. A encruzilhada da indústria fonográfica, no ramo da música clássica, é um problema ainda mais inquietante. Porque, além das vendas terem sofrido queda – como em todos os demais setores –, a empreitada do disco deixa de compensar a partir da gravação (muito mais dispendiosa, em termos orquestrais, do que a da música popular). Como Gidon Kremer, que mistura soundtrack com contraponto, vibrafone com movimento “religioso”, cada ator na música, cada músico, é, atualmente, responsável pela reinvenção da outrora naturalíssima relação entre expectador e intérprete. Os concertos que começaram com o virtuosismo, têm sua concepção elevada, em grau de importância, ao mesmo nível da performance. Fora o desempenho impecável, a orquestra e o solista devem hoje conquistar o público desde o libreto. Gidon Kremer, que com sua Kremerata faz até ação social, está, coincidentemente, na trilha certa – e nesse sentido nos ensinando sempre quando vem.
>>> Mozarteum Brasileiro
 
Julio Daio Borges
Editor
Quem leu esta, também leu essa(s):
01. A Revista de Cultura do Itaú Personnalité (Imprensa)
02. Can’t stop the flood (Música)
03. Whoopee (Cinema)
04. A man in full (Literatura)


Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os Refugiados
Arthur Conan Doyle
Melhoramentos
(1955)



Dez Novas Competências para Ensinar
Philippe Perrenoud
Artmed
(2000)



O Poder Normativo da Justiça do Trabalho no Âmbito Constitucional
Gabriela Soares Balestero
Lumen Juris
(2019)



Sem O Veu Das Ilusoes
Roberto de Carvalho
Alianca



Os Mais Relevantes Projetos de Conclusão dos Cursos Mbas 2002
N/c
Strong
(2004)



O amor nos tempos de #likes
Pam Gonçalves
Galera Record
(2016)



O Patinho Feio E Os Três Porquinhos - Col. Clássicos Bilíngues
Álvaro Maharg
Libris
(2014)



Outras Globalizações Cosmopoliticas Pós-imperialistas
Gustavo Lins Ribeiro
Eduerj
(2014)



O Desejo da Psicanálise
Leonardo da Silva Brasiliense Jr.
Sulina
(1996)



Cem Bilhoes de Neuronios
Roberto Lent
Atheneu
(2004)





busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês